sábado, 25 de abril de 2009

Felicidades meu amor!

"Hoje é o seu dia, que dia mais feliz..."
Meu Pedrinho está crescendo!

Volta pra casa?


Imperador pode voltar a vestir o manto sagrado no brasileirão! Leia aqui.

Comentário do blog:
Arerê! É tudo que o Mengão precisa - há tempos. Um grande atacante. E ainda com raízes rubro-negras!
Se der certo: Poeira, poeira...

FOTO: Marcos Felipe (globoesporte.com)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pelo amor dos tucanos

O blog do Garotinho teve hoje um novo alvo, o Deputado Fernando Gabeira (PV/RJ). Em dois posts o ex-Governador atacou o verde, repercutindo a questão das passagens aéreas pagas pela Câmara para parentes do parlamentar.
Em plena campanha para retornar ao Palácio Guanabara, mas com o seu destino partidário indefinido, o marido da Prefeita aposta na saída de Gabeira do páreo. Sem a sua presença, Garotinho espera que caia em seu colo o apoio de Serra no Estado do Rio - o governador paulista preferiria colar sua imagem a Gabeira, mas precisa de um palanque forte aqui. O desdobramento destas possibilidades pode levar ainda o ex-prefeito campista ao ninho tucano.

Diga-me com quem andas...

DO BLOG DO NOBLAT:

DEM solta nota de apoio a Gilmar Mendes

Nota da Comissão Executiva Nacional do Democratas (DEM):

A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.

Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.

De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.

Brasília, 24 de abril de 2009

Rodrigo Maia
Presidente Nacional do Democratas




Joaquim Barbosa desfila no centro do Rio de Janeiro

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, está neste momento trancado em seu apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro - enquanto defronte do prédio um grupo de jornalistas espera que ele atenda ao seu apelo, se digne a aoarecer e conceda uma entrevista.

Barbosa almoçou, hoje, no tradicional Bar do Luiz, na rua da Carioca, centro da cidade. Ali, no passado, se bebia o melhor chopp do Rio. Ali ainda se come o melhor bife à milaneza acompanhado de salada de batata. Barbosa comeu um filé bem passado e bebeu dois chopps.

À saída do restaurante, foi cumprimentado por fregueses e respondeu ao aceno de vários deles. Caminhou pela rua da Carioca até a esquina da avenida Rio Branco. Foi reconhecido por outras pessoas e cumprimentado. Entrou no seu carro e foi para casa.

O fã clube de Barbosa sugere ao ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, que se submeta ao mesmo teste de popularidade.

Fora da lista

O sempre atento Ricardo André registrou no seu Eu penso que... que deputados com base eleitoral em Campos não estão na lista de 261 parlamentares que requisitaram passagens aéreas internacionais para familiares e terceiros - clique aqui para ler.

Acrescento que o Deputado Chico D'Angelo (PT/RJ), campista que obteve por aqui bela votação em 2006, também não pontua na extensa relação.

Eles não tem moral!

O Jornal Nacional de hoje manteve o foco na questão das passagens aéreas pagas pelo Congresso para terceiros, nas cotas dos parlamentares. Longe deste blogueiro defender a atitude aparentemente da maior parte dos parlamentares. A indignada reação popular espontânea é justa e absolutamente respeitável.
Contudo, a ironia e a insistência da Rede Globo na pauta é questionável. Hoje o Senhor Bonner - aquele para quem somos todos uns Hommer Simpsons - editou uma matéria bem ao estilo de um outro verme das redações da emissora, Alexandre Garcia. Nela, iniciativas secundárias e sem importância, mas também sem dolo e até justas em alguns casos, oriundas do Congresso foram ridicularizadas e sua rápida e eficiente aprovação contraposta ao "escândalo" da hora.
Tudo Ok, se a denunciante fosse imaculada no que se refere à utilização de verbas públicas para favorecimento privado - ou direcionado a empresas "amigas".
O Senhor Bonner, o senhor Garcia - saudoso dos tempos de ditadura e empenhado há anos na crítica às instituioções democráticas - e outros responsáveis pela programação da vestal platinada, mantêm o pacto de silêncio sobre vultosas quantias de dinheiro público aplicadas pelo BNDES para salvar a produção de programas para TV fechada, pelas organizações Globo.
Não vamos nem questionar valores para não retirar o debate do âmbito do mérito da questão. Mas será que o favorecimento a parlamentares por meio de passagens aéreas ofende mais á nação do que o financiamento público do monopólio da TV fechada, que atinge modesta parcela do universo de telespctadores e é uma das mais caras do mundo?
É inegável o comprometimento ético de muitos "nobres" deputados. Mas seria a TV dos Marinho o algoz mais credenciado para promover tais questionamentos?

Reflexão política

Dedilhada em um violão "de R$ 100,00" por um velho companheiro, em lúdico encontro, misto de ação militante e confraria de amigos, do qual participou este blogueiro esta semana.
Mais maduros (?) - ou simplesmente mais velhos - continuamos passionais, "românticos" e irônicos. "Sigamos em frente".

Fashion

Na novela das oito!

Enquanto a "chique" Daslu estampa manchetes referentes a escândalos e crimes financeiros, capítulo de ontem de Caminho das Índias retratou em várias cenas um desfile da grife Daspu, criada pela ONG Davida há quatro anos, e cujo nome faz irônica referência à famosa boutique de Eliana Tranchesi.
Clique aqui e conheça a Putique - a loja virtual da grife.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Glossário

Lhaneza

substantivo feminino; qualidade do que é lhano, afável; candura, singeleza, lhanura
(Houaiss)

"Créu do Barbosão"!

Personagem da Semana


Ministro Joaquim Barbosa - nosso porta-voz - no traço do Gilmar... Fraga.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Incansáveis

Eles são perseverantes, se continuarem assim e a Justiça não relaxar a prisão do Calil de Vila Nova, vão acabar atraindo a atenção do CQC ou do Casseta & Planeta!
Lembra do pequeno grupo de militantes(?) fiéis que pediam "Justiça" há cinco dias atrás em frente à Justiça Federal pedindo pela liberdade do "Califa de Vila Nova"?
Pois eles estão nesse exato momento em frente à delgacia da Polícia Federal com as mesmas faixas e a mesma cantilena. A continuar assim, nesse clamor por "justiça", periga convencer as autoridades a engaiolarem o guapo ex-subsecretário por longa temporada!

P.S. Como já disse o José Carlos Salomão, faz falta a esse blog "primo-pobre" uma máquina fotográfica digital para registrar cenas como essa. Alô lojas do ramo! Aceitamos "apoio cultural" - claro, falamos de doações lícitas e devidamente informadas ao fisco.

Aberta a temporada de leviandades

Toda a oposição quer "tirar casquinha" e tentar abalar a popularidade do governo.
Mas alguns casos soam grosseiros em sua estupidez e má fé. Agora à noite, vi uma inserção de propaganda gratuita do PPS na TV, onde o Deputado Raul Jungmann(PE), ex-ministro de FHC, afirma:

O governo vai mexer na poupança como fez o governo Collor. O PPS vai lutar para que isso não aconteça

Ora, as possíveis mudanças anunciadas pelo governo para a poupança nada tem a ver com confisco, nem afetará pequenos poupadores. E o Deputado pernambucano bem sabe disso. Sua hilação leviana esconde sua real intenção: preservar interesses de especuladores que estariam deslocando grande capital para o investimento popular. Muita desfarçatez do partido, ao promover uma manipulação de informação tão grosseira e mentirosa, se apresentar como reserva ética e "esquerda".
Fica clara a demarcação do campo. LULA e Dilma tem compromisso com a maioria pobre. Serra e seus aliados neoliberais preferem o capital.

Rede Globo e Daniel Dantas: um caso de polícia

A Professora Norma Dias envia por e-mail para o blog o seguinte texto, de Osvaldo da Costa, classificado por ela como uma "trolhada".

Não se trata de cobertura dos fatos, se trata de um ataque à consciência dos telespectadores

Na noite de 19 de abril o programa de variedades Fantástico, da Rede Globo, apresentou uma suposta reportagem sobre um conflito ocorrido numa fazenda do Pará, envolvendo "seguranças" (o termo procura revestir de legalidade a ação de jagunços) da fazenda do banqueiro Daniel Dantas e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Só pude descobrir que se tratava de propriedade do banqueiro processado por inúmeros crimes e protegido por Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, após ter vasculhado algumas páginas na internet em busca de meu direito de escutar o outro lado da notícia, a versão dos fatos dos sem terra, pois na reportagem eles aparecem como invasores, baderneiros, seqüestradores da equipe de reportagem da Rede Globo, assassinos em potencial, e ao final, corpos de militantes aparecem baleados no chão, agonizantes, sangrando, sem nenhum socorro, e a reportagem não fornece nenhuma informação sobre o estado de saúde das vítimas.

Sem ter acesso às causas do conflito, e a nenhum dos dois lados envolvidos, o telespectador se vê impelido a acompanhar o julgamento que o narrador da reportagem e a câmera nos sugere. No caso, tendemos a concordar com a punição dada aos desordeiros: “que sangrem até morrer!”, ou “quem mandou brincar com fogo?!” podem ser algumas das bárbaras conclusões inevitáveis a que os telespectadores serão levados à chegar.

Nós, em nossas casas, consumidores do que a televisão aberta nos apresenta, não temos direito ao juízo crítico, porque o protocolo básico das regras do jornalismo não é mais cumprido. Nós somos atacados em nosso direito de receber informações e emitir julgamentos, nós somos saqueados por emissoras privadas que mobilizam nosso sentimento de medo, ódio e desprezo, para em seguida nos exigir sorrisos com a próxima reportagem.

Como um exercício de manutenção da capacidade de reflexão, precisamos nominar esse tipo de ataque fascista com os termos que ele exige. A ilusão de verdade deve ser desmontada, a suposta neutralidade deve ser desmascarada, caso a caso, na medida de nossas forças.

Seguem questionamentos à reportagem, com o intuito de expor o arbítrio de classe da Rede Globo, para que esse texto possa endossar a documentação que denuncia a irregularidade das emissoras privadas e protesta contra a manutenção de concessões públicas para empresas que não cumprem com as leis do setor.

1º) Por que a Globo protege Dantas? Por que a emissora não tornou evidente que as terras pleiteadas pelo MST para Reforma Agrária são de Daniel Dantas? Qual o grau de envolvimento da emissora nas manobras ilícitas do banqueiro?

2°) Por que o MST não foi escutado na reportagem? Quais os motivos do movimento para decidir ocupar aquela fazenda?

3°) As imagens contradizem os fatos. A câmera da equipe de reportagem aparece sempre posicionada atrás dos seguranças da fazenda, e nunca à frente dos sem terra.
E vejam informação da Agência Estado: “A polícia de Redenção informou a Puty [Cláudio Puty, chefe da Casa Civil do governo do Pará] não ter havido cárcere privado de jornalistas e funcionários da Agropecuária Santa Bárbara, pertencente ao grupo do banqueiro Daniel Dantas e que tem 13 fazendas invadidas e ocupadas pelo MST. Os jornalistas, porém, negam a versão da polícia e garantem que ficaram no meio do tiroteio entre o MST e seguranças da fazenda”. Quer dizer, nem mesmo os grandes jornais conservadores estão fazendo coro com a cobertura extremamente parcial da Rede Globo.

4°) Ocorreu um tiroteio mesmo? Só aparecem os jagunços da fazenda atirando, e com armas de calibre pesado. E a imagem dos feridos mostra os sem terra baleados e um jagunço de pé, com pano na cabeça, possivelmente contendo sangramento de ferimento não causado por arma de fogo, dado o estado de saúde do homem.

5º) Por que os feridos não são tratados com o mesmo direito à humanidade que as vítimas de classe média da violência urbana? Eles não têm nomes? O que aconteceu com eles? Algum morreu? Quem prestou socorro? Em que hospital estão? Por que essas informações básicas foram omitidas?

6°) Por que mostrar como um troféu a agonia de seres humanos sangrando no chão, sem nenhum socorro?


Clique aqui e leia também - n'A TroLha - a nota do MST esclarecendo a versão do movimento acerca do lamentável acontecimento no Pará.

É Ele!


O Xacal exibiu finalmente sua imagem n'A TroLha. O homem é descendente de linhagem divina egípcia! Leia mais aqui.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Licença poética

Eu não sou "assim"
marinheiro só
eu não tenho amor
marinheiro só
eu sou da bahia
marinheiro só
de são salvador

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tudo que é sórdido se desmancha no ar?

Esse é um daqueles artigos meio datados, que não são escritos exatamente no momento em que são concebidos – e que por isso talvez percam um pouco da oportunidade – mas que permanecem na pauta do articulista e cuja idéia exige ser trabalhada, pois a sua consciência acusa a pertinência do debate.
Numa estranha coincidência, nas primeiras semanas de abril, quando as pesquisas de opinião começaram a indicar um crescimento da pré-candidatura de Dilma Roussef nas intenções de voto para a corrida presidencial, matérias na imprensa nacional começaram a remexer os arquivos do DOPS avidamente, em busca de passagens e atos que pudessem de alguma forma desabonar a Ministra em seu possível projeto eleitoral.
O jornal Folha de São Paulo, em sua edição do último dia 05 exacerbou nas especulações maldosas ao sugerir, com bases em arquivos da ditadura e depoimentos de ex-militantes de organizações da esquerda clandestina, que a pré-candidata do PT tivesse envolvimento em um suposto plano de sequestro do Deputado Delfim Neto e em ações armadas, para as quais teria recebido treinamento militar. A Revista Piauí, publicação preferida da
inteligentsia nacional de centro-direita, na edição deste mês traz extensa matéria de Luiz Maklouf Carvalho que reconstitui a trajetória pessoal e política de Dilma. Ali também há sugestões maliciosas sobre a ação dela na clandestinidade, como a “revelação” de sua participação, sob tortura, na prisão do operário Natael Custódio Barbosa, em 1970.
Penso que são atitudes como estas que levam o jornalista Paulo Henrique Amorim a classificar grande parte da mídia nacional como integrantes do que ele chama de PIG – Partido da Imprensa Golpista. Eu, particularmente, acho estranho tanto interesse simultâneo de órgãos críticos ao governo LULA por tal pauta agora. Se considerarmos o quanto o assunto é delicado e polêmico, as sutilezas nas versões e o que eventual leviandade numa informação não confirmada pode suscitar junto à opinião pública num período pré-eleitoral, podemos vislumbrar algo de sórdido em tal interesse editorial. Nos próximos dezessete meses observaremos a evolução desta linha de ação e seu poder de desgaste. Vejamos se, como outros preconceitos e tabus já superados nesse país, tal pretensão de interferir no cenário político se desmancha no ar.



Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.
Obs. Talvez por alguma falha no arquivo enviado por e-mail ou algum outro contratempo na editoria, o título do artigo lá publicado foi, lamentavelmente, alterado, o que, nesse caso, faz muita diferença. Aqui, mantemos o título original, com sua sutil referência.

domingo, 19 de abril de 2009

Social

Hoje vou assistir à final da Taça Rio ao lado dos "pé-quente" Fernandos Andinós, pai e filho, respectivamente meu padrinho e primo-irmão. O Júnior, na foto com o blogueiro, fez aniversário na última sexta e aguarda feliz a chegada da pequena Nathália, terceira geração do querido clã. Vou levar meu abraço e manter a tradição que diz que sempre que assisto decisões com meu Padrinho o Mengão sai campeão. Oxalá não seja diferente hoje. Saudações rubro-negras!

FOTO: Luciana Andinós.

Bom vice?

DO BLOG DO NOBLAT:
"O que importa é saber se é ou não legal. Não dá para que as pessoas fiquem definindo o que é e o que não é ético."


Geddel Vieira Lima, ministro da Integração Nacional.

Melhor a minha candidata a Presidente, Dilma Roussef, abrir o olho. Cotado como nome forte para vice numa chapa de composição com o PMDB, o porquinho da índia baiano, saiu-se com essa, após ser flagrado utilizando indevidamente verbas destinadas a passagens aéreas com viagens de sua mulher.
Temerário um vice com tantas dúvidas sobre o conceito de ética. E olha que ele já declarou sonhar ser "o Dilmo da Dilma". Seria bom lembrar ao nosso caro Ministro - que inclusive já foi chamado pelo ex-Presidente Itamar Franco de "percevejo de gabinete", numa referência à sua vocação governista - que nesse campo não cabe tanto relativismo, ao contrario das habituais controvérsias interpretativas no campo jurídico!

(FOTO sítio Bahia Notícias)