sábado, 20 de setembro de 2008

Carreata do amor...

Hoje às 14:00 tem mais uma carreata da Professora Odete. É a "carreata do amor", onde ninguém enche o tanque de gasolina, só esvazia... mas enche o coração de orgulho em manifestar sua opção independente e cidadã, sem estar em listas de supersalários, sem se ambicionar "boquinhas", e sem outras perspectivas nada republicanas que infelizmente vicejam na política local. Participe e ajude a fazer a diferença! Concentração às 14:00 no posto dallas na Av. Presidente Kenedy, no Jockey.

Dialogando com Avelino

Comentário postado por este blogueiro em post de Avelino Ferreira no blog Aspectos, onde ele ataca a candidata do PCdoB e seus eleitores - leia aqui:

Caro Avelino,
Com todo o respeito, permita-me discordar e me distinguir do que você classifica como quem "deseja o quanto pior melhor. São pessoas que não dependem diretamente da administração pública (a não para receber seus salários, pois em geral, são servidores públicos)(...)"
Sou funcionário público - CONCURSADO - mas sou também um cidadão que tem preocupações sociais amplas, sobretudo com os excluídos. Mas numa perspectiva de emancipação, e não de manutenção de suas consciências cativas por meio de "programas sociais".
Assim, bem como por outras razões que podemos discutir oportunamente, me permito ter uma visão crítica sobre a candidatura que você legitimamente defende.
Você pode ter razão quanto a comparação entre sua candidata e Arnaldo. Acho que nestes termos ela realmente poder ser hoje uma opção melhor para a cidade. Mas um homem inteligente como você sabe que a eleição em dois turnos serve para isso: primeiro a opção pelo que se considera melhor, o voto; no 2º turno, o veto!
Penso que, assim sendo, um democrata com você deveria ser mais tolerante conosco, eleitores de Odete. Se "o povo" realmente sufragar sua candidata nas urnas, reconhecerei isso democraticamente. Mas, devagar com o andor "meu irmão trabalhador"!
Me reservo o direito de considerar que a candidatura de Odete é melhor para Campos.
Vou sugerir a você - com a mesma fraternidade que me dirigi na quinta-feira a meu amigo Roberto Henriques - paciência. Se o povo assim quiser, vamos ao segundo turno... Não há porque tanta ansiedade! Vcs estão trabalhando com competência, mas o jogo democrático ainda nos dá o direito de sonhar.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Terrorismo eleitoral na blogosfera local!

O crescimento da candidatura da Odete e o espaço que ela vem ocupando nesse e em outros blogs locais parecem estar irritando militantes virtuais simpáticos à candidatura de Rosinha, empolgados com a hipótese de vitória no 1º turno.
Só isso explica a enxurrada de comentários anônimos - que vão da simples desqualificação à acusações covardes e levianas contra a candidata - em vários posts de vários blogueiros. Alguns "comentários" são reproduzidos em vários blogs, sobretudo os mais maldosos e mentirosos.
Falei hoje a tarde com o Professor Amaro Sérgio Azevedo, hoje filiado ao PCB, mas que em 2004 era dirigente do PCdoB. E ele me confirmou o que eu tinha quase certeza: o PCdoB estava coligado naquele pleito com... o PMDB do então candidato Pudim!
Quem conhece a disciplina e o centralismo democrático que caracterizam a cultura política do PCdoB, sabem que uma militante disciplinada como Odete jamais faria campanha para Campista naquele contexto, onde ela inclusive teve atuação discreta - ainda que Campista não seja igual a Arnaldo e tenha provado isso nos 5 meses em que esteve a frente da Prefeitura.
E mais, ao assumir a presidência do PCdoB, Odete conduziu esse partido a uma inédita posição de independência em Campos, caminhando no sentido da composição com o PT, tendo sido candidata a vice-prefeita na chapa de Makhoul em 2006.
Daí, avançou para a "terceira via" no pleito em curso, frente a vacilação da maioria do PT, que se entregou a Arnaldo e as facilidades do pragmatismo excessivo e irresponsável.
São ainda levianas as especulações sobre o alinhamento da nossa candidata no 2ºurno. Primeiro porque na hipótese de uma disputa entre Rosinha e Arnaldo, isso dependeria de uma profunda discussão no seu partido, como a candidata deixou claro em entrevista hoje à Folha da Manhã; segundo porque Odete, aumentando sua visibilidade e se saindo bem nos debates, tem tudo para crescer ainda mais e ir ao segundo turno, representando o anseio por mudança que move boa parte das pessoas do bem em Campos! É isso que temem os guerrilheiros virtuais pró-Rosinha.


Em comentário ao post É Odete, abaixo, uma eleitora pediu ao blog contatos da campanha. A coordenação da campanha de Odete informa que está instalada na sede do partido, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, 15 sala 101 - na tradicional galeria do calçadão. Informações e contatos sobre a campanha podem ser obtidos através do telefone 9881-7528, ou pelo e-mail, lumakebba@hotmail.com

Dicas culturais

Acabo de folhear em situação incofessável a Revista piauí deste mês - adquirida na banca do Coliseu por interesse na matéria sobre a "garota do Garotinho", a partir de provocação virtual do Vitor Menezes, conforme post abaixo.
Nela, um texto delicioso sobre os vereadores "sem-voto" que são a prova da distorção representada pela votação em lista fechada para o parlamento, que manipula a vontade do eleitor - clique aqui para ler na íntegra. [Informação relevante: em Queimada Nova (PI) um vereador recebe R$ 1400,00 por mês. Será que os edis locais se habilitariam?] Sugiro ainda matéria divertida sobre queixas femininas a respeito dos homens - leia aqui - digna do blog A gente se envergonha, mas agüenta, das inteligentes, bonitas e simpáticas menines Ingrid Oliveira e Simone Pedro, e demais "descolaboradoras".

Teatro
E por falar na Simone, ela está em cartaz no Teatro de Bolso até domingo, sempre às 21:00, com o espetáculo Rádio Baranga, dirigido pela Jane Rangel - Simone de baranga? É preciso muito talento!!!
O blog vai conferir!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Campanha eficiente

Há uns dois meses recebi um telefonema onde uma simpática operadora de telemarketing fazia campanha para Rosinha. Após apresentar as credenciais da candidata, questionou se eu não gostaria de receber em casa um Programa de governo da candidata do PMDB. Até hoje não recebi o caderno, mas esta falha parece ser mais exceção do que regra na campanha, cujo sucesso apontado pelas pesquisas parece ser resultado de um trabalho planejado e eficiente, que contrasta com o ar de improviso da campanha de seu principal adversário - apesar da presença de quadros com tradição de competência eleitoral, como o Professor Paulo Vizela, na coordenação pedetista.
Ontem, no calçadão, recebi um panfleto tipo tablóide, bonito e bem cuidado que só confirma a impressão. No expediente, a assinatura do competente jornalista Marcio Fernandes. Nos textos, assuntos relevantes e declarações de cidadãos, reforçando a idéia de que as prioridades da candidata estão também na cabeça da comunidade. O material de campanha - que traz ainda a letra do bom sambinha chiclete que embala a campanha da candidata, para recortar e guardar - reforça a idéia de eficiência do marketing que impulsiona a candidata, com o forte apelo da mudança, do qual se apropriou o "velho" clã Garotinho. Ainda que derrape em temas como Educação, onde a credibilidade de um bom profissional não consegue convencer quem acompanhou de perto sua pífia gestão na rede estadual, e na mania por viadutos - que parece ser do agrado do "povão" - o panfleto parece ser orientado por pesquisas de opinião e explica a ascensão da campanha!

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

É ODETE!

De erros e acertos

O crescimento da candidatura da Professora Odete confirma algo que o ex-PT não foi capaz de perceber: a ansiedade do eleitorado pelo novo na política local. Esse caminho pode fazer com que Odete cresça ainda mais nas próximas semanas a medida que se torne mais conhecida do eleitorado, para além do meio da Educação. É o que já se chama "O Efeito Odete"!
Makhoul, que poderia ter avançado nessa faixa que chegou a trilhar em 2004 - e que agora está bem mais ampla - inviabilizou-se no momento em que mediou o desembarque da sigla no governo Telhado de Vidro, e mais tarde foi abandonado pelos seus "aliados" Anomal e Odisséia Carvalho, que preferiram o atalho que parecia levar a uma auto estrada e que agora se revela quase um beco sem saída. Feijó, desgastado por várias razões - mais ou menos justas - ainda que me pareça um pouco subestimado pela pesquisa Ibope/Inter TV, também errou. Aliás, errou no último momento. Vinha com uma avaliação correta da conjuntura e um projeto bastante viável de recomeçar pela disputa de uma vaga na Câmara. O insucesso nas articulações com o ex-PT em busca de uma Terceira Via - determinado pela insistência no nome de Makhoul, inclusive por aqueles que viriam a abandoná-lo logo a seguir e entregar o partido ao bloco do continuismo - levaram-no a assumir postura corajosa, porém equivocada.
Insisto que o momento era propício a um nome que representasse um novo modelo, e que empolgasse o eleitorado. Acertou o PCdoB, que agora corre contra o tempo e a escassez de recursos para dar mais visibilidade a sua candidata, que debuta nas urnas, na reta final. E o PMDB, que soube ler a conjuntura e investir na simbologia da mudança que conquistou corações e mentes. Ainda que sob este "rótulo", o conteúdo não traga nenhuma novidade!

Clã forte aqui e lá!

Provocado pelo Vitor Menezes (veja aqui), passei pela banca do Coliseu e comprei a edição do mês da Piauí.
Em destaque, em boa reportagem, a campanha da jovem Clarissa, herdeira do clã Garotinho cuja beleza já foi aqui destacada.
Embora a matéria não seja propriamente positiva - e isso pouco importa para a candidata, cuja base eleitoral não está entre os leitores da Revista - revela a força da candidatura da provável jovem Vereadora do Rio. E mais, que após um período de baixa, o clã retoma sua vitalidade eleitoral, lá e cá!
Leia aqui a reportagem.

Políticas públicas em debate na UENF

Segue amanhã o Seminário Política, Eleições e Soluções para Campos dos Goytacazes, evento promovido pela Coordenação do CISO/CCH, com o apoio da reitoria da Universidade e coordenado pelo Prof. Dr. Hamilton Garcia.
A partir das 09:00, no Auditório do Hospital Veterinário, em debate Sociedade e Políticas Públicas:
1ª sessão (9h-12h)-> Agricultura (Paulo Souza, UENF), Controle Social (Roberto Moraes, CEFET), Desenvolvimento (Conrado Aguiar, PMCG e José Luis Viana, UFF), Educação (Luciano D'Angelo, UCAM)

2ª sessão (14h-18h)-> Ciência e Tecnologia(Almy Carvalho, UENF), Controle Social (Luís Aguiar, FRC-CECOP), Sustentabilidade Ecológica (Arthur Soffiati, UFF), Sustentabilidade Econômica (Geraldo Coutinho, FIRJAN);

debatedores convidados-> Hélio Anomal (PT), Graciete Santana (PCB), Marcelo Vivório (PRTB), Odete Rocha (PCdoB), Paulo Feijó (PSDB), Rosinha Garotinho (PMDB).

Na UFF Campos

De passagem por Campos, cumprindo roteiro de visitas ao Norte e Noroeste Fluminense, o Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto e o Deputado Federal Chico D'Angelo visitaram o ESR, que é a Unidade da UFF em Campos dos Goytacazes, para parabenizar pelo Projeto de Expansão da Unidade, com seis novos cursos de Graduação, e pela aquisição do terreno que será a sede do novo Campus. Na ocasião, os dois políticos destacaram o seu orgulho pelo fato da UFF, cuja sede se encontra no município que representam políticamente - Niterói - estar se expandindo na região e no município onde suas famílias têm origem. Na foto, o Prefeito, o Deputado, o Diretor do ESR, prof. José Luis, a Coordenadora de Extensão do ESR, profa. Ana Maria Almeida, e o prof. Luciano D'Angelo, assessor do Deputado Chico D'Angelo e ex-secretário de Fazenda de Niterói e de Campos dos Goytacazes.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Jovem tucano

Com a corajosa e saneadora decisão do Diretório local do PSDB de negar a legenda aos vereadores insubordinados que desacataram a decisão da direção do partido no sentido da candidatura própria e a ausência do meu amigo Sérgio Diniz no pleito, o jovem Beethoven surge como novidade e boa opção para o eleitorado tucano em Campos, com chance de despontar como uma das surpresas na nova Câmara.
Petroleiro e estudante de Direito, ele demonstrou prestígio e chamou a atenção na TV, ao exibir mensagem de apoio gravada pelo ex-governador e atual candidato à prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin.
Em bem cuidada cartilha, apresenta projetos interessantes nas áreas de Educação e geração de oportunidades profissionais para jovens; transparência e controle social; apoio à Ciência e Tecnologia; desenvolvimento; saúde e esporte. Conheça melhor o candidato e suas idéias no sítio www.beethoven45007.zip.net.

Crise boliviana

No traço do Sinfrônio.

Rosinha amplia vantagem, ODETE cresce e mantem tendência de 2° turno!

Acaba de ser anunciada a pesquisa da InterTV/Ibope, registrada sob o número 1289/2008 na 100a. Zonal Eleitoral de Campos.
O Ricardo André divulgou em primeira mão na rede e o leitor "Zé Bocudo" informou o resultado agora há pouco aqui, em comentário ao post abaixo.
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 13 e 15 e o resultado aponta os seguintes percentuais:
Rosinha Garotinho (PMDB) - 41%
Arnaldo Vianna (PDT) - 34%
Odete Rocha (PCdoB) - 5%
Paulo Feijó (PSDB) - 2%
Marcelo Vivório (PRTB) - 1%
Graciete Santana (PCB) - 1%

Como a margem de erro é de 4% para mais ou para menos, permanece o empate técnico. O crescimento de Odete Rocha também consolida a tendência de segundo turno.
Lamento não ter feito como colegas blogueiros e ter cravado palpite aqui. Mas quem conversou comigo sobre o assunto sabe que já esperava pelo crescimento das candidats do PMDB e do PC do B, bem como pela indicação de segundo turno. O que me surpreendeu foi o desempenho de Feijó. Tenho encontrado eleitores seus por aí e ele tem um certo cacife eleitoral que não deve ter se dissipado totalmente. Provavelmente a "margem de erro" deve se manifestar no seu caso. O crescimento de Odete deve alavancar ainda mais sua candidatura entre segmentos mais politizados e pessoas do bem, a candidata tem tudo para ocupar uma faixa do eleitorado por onde cresceu a candidatura de Makhoul em 2004, na medida que se torne mais conhecida nas próximas semanas.
Outro fator decisivo para o desfecho das eleições em Campos é o julgamento do recurso de Arnaldo ao TSE. Se o pedetista tiver o indeferimento de sua candidatura confirmado a tendência de eleições em dois turnos pode se reverter!

Vedetes

O Barão de São João da Barra, que é um apreciador de belas mulheres - na foto com uma delas e em figurino sugestivo para a campanha- foi a estrela do programa eleitoral da candidata do PMDB na TV, ontem.
Será que em contra-ataque os "companheiros" do ex-PT vão tentar junto a figurões da Direção Nacional algum depoimento do Orelhudo Daniel Dantas recomendando o voto no candidato do PDT apoiado por eles? Afinal, em matéria de Polícia Federal ambos tem experiência!

FOTO: FRANKLIN TOSCANO (www.franklintoscano.blogspot.com/)

Nada está perdido!

No fim da noite de domingo, falei ao telefone com meu amigo e guru Roberto Moraes. Sem saber que naquele momento ele encarava um engarrafamento na BR-101 eu buscava recorrer a seu organizado banco de dados sobre Campos em busca de uma informação sobre a Educação local. Feita a solicitação - prontamente atendida mesmo "em trânsito" - conversamos um pouco sobre assuntos que não andam nos animando muito e... sobre o Flamengo, que acabara de perder para o São Paulo. Ao perceber que o amigo blogueiro também ficara meio desanimado com o revés de nosso time fiz algumas ponderações que divido agora com vocês:
1- Não considerei a derrota no Morumbi um desastre. Na verdade foi um resultado normal num jogo até equilibrado. Anormal foram as derrota para o mesmo São Paulo, para o Cruzeiro e até para o Vitória, no primeiro turno, no Maracanã;
2- O Flamengo tem agora uma bela seqüência de oito jogos com seis partidas em casa, contra adversários que não vem nada bem na tabela como Ipatinga, Atlético-MG e Portuguesa; ou em confrontos equilibrados onde o fator campo deve pesar a favor, contra Sport e Coritiba. Tem um clássico contra o Vasco, em péssimo momento e duas partidas fora, contra Náutico e Vitória, onde não é impossível conquistar alguns pontos. Acho que nestes 24 pontos a serem disputados, o Fla tem plenas condições de conquistar de 15 a 18, voltando provavelmente assim ao G4;
3- Quanto ao título, me parece mesmo distante - para isso a vitória no "jogo de 6 pontos" contra o tricolor paulista seria fundamental - mas disputar a terceira Libertadores consecutiva me parece um objetivo plenamente possível;
4- Contudo, para isso, é preciso que se ajuste definitivamente o meio-campo. Depois de uma bela estréia no Fla-Flu, o jovem Éverton não reeditou a boa atuação contra Figueirense e São Paulo. Acho que para melhorar a articulação com o ataque e liberar mais o Marcelinho, enquanto Fierro não está pronto, é hora de dar uma oportunidade ao "Framboesa", que tem entrado bem e com personalidade em todas as partidas. E no ataque, ao lado do Marcelinho, que também tem tido boas atuações, talvez deva jogar o Vandinho, já que Josiel mostrou estar sem ritmo de jogo na precipitada estréia.

P.S.: Essa é pra meu amigo Renato Gonçalves. Não entendi como a desastrada diretoria rubro-negra - com o aval de Caio Jr.? - libera Cristian para o Corinthians enquanto Jaílton permanece como titular! Não deveria ele ter dado cobertura aos avanços de Juan nas duas jogadas de Zé Luis que resultaram nos gols do São Paulo? E por falar em falha de marcação, quem deveria estar marcando Hugo que cabeceou livre no segundo gol?

Vale registro!

Apesar do atraso deste indolente blogueiro, vale registro a matéria publicada na edição dominical da Folha da Manhã, no caderno Folha 2, assinada por Lívia Nunes, sobre o descaso do poder público local com os prédios históricos da cidade, com destaque para o Solar do Visconde de Araruama.
A matéria registra o abandono a que está submetido o patrimônio histórico da cidade, incluindo vários prédios tombados. O Prédio do Museu de Campos permanece em ruínas apesar de, há meses, o Ministério do Turismo ter liberado verbas para a sua restauração. Clique aqui para ler na íntegra.

O gente boa Ricardo André, ferrenho defensor da obra, voltou também ao assunto no seu Eu penso que.... Em post sugestivamente intitulado "E agora, vai?" registra novo anúncio da Prefeitura sobre o início de tão esperada intervenção. Clique aqui e "olha isso"!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Royalties & Educação

Os blogs do Noblat e do Claudio Andrade já comentaram pesquisa da Universidade Candido Mendes que revela que os recursos dos Royalties não conseguiram promover avanços na Educação em municípios da região.
O Estudo foi destacado em matéria da Folha de São Paulo, assinada por Antônio Góis:

Se o país realmente quiser utilizar recursos da exploração de petróleo na camada pré-sal para investir em educação, como tem defendido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seria prudente, antes, analisar com lupa os resultados das cidades que mais recebem royalties de petróleo em todo o Brasil.
Um estudo da Universidade Candido Mendes mostra que no Rio de Janeiro -Estado que mais recebe royalties no país- os indicadores de qualidade e de infra-estrutura nas escolas dos nove municípios mais agraciados com recursos do petróleo em nada se destacam em relação a escolas do Sudeste.
A pesquisa, de Gustavo Givisiez e Elzira Oliveira, será apresentada no 16º Encontro Nacional de Estudos Populacionais, que começa no final do mês. O estudo aponta que, na média, os royalties não fizeram diferença até 2006, quando se analisa o conjunto de escolas de Quissamã, Rio das Ostras, Carapebus, Macaé, Casimiro de Abreu, Búzios, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e Cabo Frio -cidades do Rio.


Vale lembrar que em Campos os recursos dos royalties não são considerados para o cálculo dos recursos orçamentários vinculados à Educação por determinação constitucional.
O estudo, certamente revela mais um "telhado de vidro" que será usado por outros municípios e Estados para defender alterações na legislação em vigor que regulamenta a exploração de petróleo e o pagamento dos royalties.

Parada GLBT

O blogueiro, acompanhando o desfecho da recuperação da pequena Fabiana, não pode comparecer ontem à III parada GLBT de Campos.
Mas o Comentários destaca o sucesso do evento e reafirma seu apoio a luta contra o preconceito e a homofobia.
Viva a diversidade!!!

A foto, da Silvana Rust é "emprestada" do blog Eu penso que... do craque Ricardo André.