terça-feira, 16 de setembro de 2008

Rosinha amplia vantagem, ODETE cresce e mantem tendência de 2° turno!

Acaba de ser anunciada a pesquisa da InterTV/Ibope, registrada sob o número 1289/2008 na 100a. Zonal Eleitoral de Campos.
O Ricardo André divulgou em primeira mão na rede e o leitor "Zé Bocudo" informou o resultado agora há pouco aqui, em comentário ao post abaixo.
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 13 e 15 e o resultado aponta os seguintes percentuais:
Rosinha Garotinho (PMDB) - 41%
Arnaldo Vianna (PDT) - 34%
Odete Rocha (PCdoB) - 5%
Paulo Feijó (PSDB) - 2%
Marcelo Vivório (PRTB) - 1%
Graciete Santana (PCB) - 1%

Como a margem de erro é de 4% para mais ou para menos, permanece o empate técnico. O crescimento de Odete Rocha também consolida a tendência de segundo turno.
Lamento não ter feito como colegas blogueiros e ter cravado palpite aqui. Mas quem conversou comigo sobre o assunto sabe que já esperava pelo crescimento das candidats do PMDB e do PC do B, bem como pela indicação de segundo turno. O que me surpreendeu foi o desempenho de Feijó. Tenho encontrado eleitores seus por aí e ele tem um certo cacife eleitoral que não deve ter se dissipado totalmente. Provavelmente a "margem de erro" deve se manifestar no seu caso. O crescimento de Odete deve alavancar ainda mais sua candidatura entre segmentos mais politizados e pessoas do bem, a candidata tem tudo para ocupar uma faixa do eleitorado por onde cresceu a candidatura de Makhoul em 2004, na medida que se torne mais conhecida nas próximas semanas.
Outro fator decisivo para o desfecho das eleições em Campos é o julgamento do recurso de Arnaldo ao TSE. Se o pedetista tiver o indeferimento de sua candidatura confirmado a tendência de eleições em dois turnos pode se reverter!

5 comentários:

Julião disse...

Você ainda tem da confirmação do indeferimento da candidatura de Arnaldo? Se os "juizes nossos amigos" deferirem, pode abrir as portas de todas as penitenciarias do pais e soltar todos os outros marginais.

Julião disse...

Refazendo o comentário.
Você ainda tem DUVIDAS da confirmação do indeferimento da candidatura de Arnaldo? Se os "juizes nossos amigos" deferirem, pode abrir as portas de todas as penitenciarias do pais e soltar todos os outros marginais.

Anônimo disse...

Fabio, esta pesquisa inclui votos brancos/nulos e indecisos ou não?

Porque se inclui a ex-governadora esta bem perto de liquidar a disputa ainda no primeiro turno, independente da candidatura de Arnaldo ser impugnada ou não.

Até dia 25 o TSE vai se pronunciar a cerca da impugnação de Arnaldo, mas não acredito que ele possa se candidatar, seria uma discrepância muito grande com a própria jurisprudência, além do mais em 2006 numa situação mais tranquila Arnaldo conseguiu por muito pouco a liberação do TSE, na época o Min. Ayres Brito que hoje é presidente já havia votado contra Arnaldo.

Agora, pergunta que não quer calar, confirmada a impugnação de Arnaldo, quem será o substituto??
Meu palpite é que será Ilsan Vianna.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Na pesquisa há manifestações de brancos e nulos (6%) e indecisos - não sabe/não opinou - (10%).
Mas essas manifestações estão excluídas dos votos válidos, que indicam a realização ou não de segundo turno. No caso - mesmo com o estranho pequeno índice de votos atribuído a Feijó e a possibilidade de crescimento de Odete na fiaxa de indecisos - a Governadora tem 41%, enquanto a soma dos votos dos candidatos atinge 43%. Fica asim indicada tendência no sentido de segundo turno - embora a margem de erro seja de 4%.

Anônimo disse...

acho que sua tendência está equivocada, uma vez que rosinha está numa crescente, com grandes chances de ganhar no 1º turno, com a queda de arnaldo e os outros não tem voto.