sexta-feira, 10 de abril de 2009

Até breve!

Exausto e com "alvorada" marcada para daqui há pouco - bem cedo - o blogueiro não poderá ir além de uma derradeira tarefa, antes de seguir para um período de três dias sem acesso à rede.
Na cabeça se desenha um texto que desde terça-feira tento alinhavar, em vão. Semaninha complicada foi esta. E a próxima não parece que será diferente...
Ainda assim, mantenho a intenção de abordar o assunto tão logo seja possível, e seguirei o inesquecível ensinamento da "companheira" Marta. Ou, pensando bem, no meu caso seria melhor Relaxa e dorme...
No clima do feriado santo, o blog ressuscita na segunda, ou na terça!
Fui.

Incompetência

Deu no LANCE e no parceiro Sociedade blog, com relato do Gervásio NETO.
Tá provado que este blogueiro não foi "falador" ao criticar com veemência a desorganização do Americano no jogo contra o Fla.
Na noite de quarta-feira, conforme os registros supra-citados, torcedores do Botafogo e do próprio Americano sofreram com os mesmos problemas que vivi na semana passada.
Definitivamente, a direção do clube local não poderá reclamar dos grandes quando eles voltarem à carga para não jogar no interior. Esta provado que não tem planejamento e competência para organizar jogos deste porte.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Com atraso!

Em virtude de inúmeros compromissos de ordem pessoal e profissional ontem e na manhã de hoje, só agora reproduzimos informe da ASCOM do SEPE Campos sobre a assembleia da rede municipál realizada na segunda-feira.
Nos desculpamos com nossos leitores e nos penitenciamos pelo atraso, justamente cobrado no prestigiado blog A TroLha.

SEPE LANÇA CAMPANHA PELA ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES DE ESCOLAS NO CALÇADÃO EM CAMPOS


O SEPE se reuniu em assembleia com os profissionais da educação da Rede Municipal de Campos na última segunda-feira.
Foram deliberados o lançamento da campanha “Eu quero votar: Eleições Diretas para Diretores de Escolas” e um seminário sobre Gestão Democrática.

O lançamento da campanha vai acontecer no Boulevard Francisco de Paula Carneiro ( Calçadão de Campos) no próximo dia 8 de maio ao meio dia.
Os profissionais da educação fazem nova assembléia no dia 18 de maio, o seminário sobre Gestão Democrática nas Escolas acontece na segunda quinzena do mesmo mês.


Ana Paula Motta (ASCOM SEPE Campos).

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Indefinição

Daqui a pouco o Governador Sérgio Cabral vai estar em Campos para inaugurar obras e cursos de qualificação e ensino técnico na Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins. No entanto, segue sem dar rspostas aos principais problemas da Educação pública no Estado.
Na rede FAETEC, permanecem os contratos temporários e a realização de concurso público para compor o quadro de professores das unidades da rede segue sendo protelada.
Nota na Coluna do Servidor da edição de sábado do jornal O Dia destaca a indefinição com relação a outra promessa de Cabral, a incorporação das gratificações relativas ao extinto Programa Nova Escola. Embora não haja ilegalidade na manutenção destas gratificações, conforme informa a nota, é injusta a situação que se arrasta desde o início da gestão, como também reconhece o periódico.
Compromisso de campanha, a incorporação das gratificações foi anunciada em outubro do ano passado e voltou a ser prometida pelo governador em fevereiro. Embora não caiba exigência judicial, não há tampouco óbice legal à efetivação da promessa, basta vontade política. Na década de 1990 Marcello Alencar e Garotinho procederam incorporação de outras gratificações o que, no entanto, não foi suficiente para recompor as perdas salariais acumuladas pela categoria.

“Esse é o cara!”

Não, não vou falar de Romário, nem o artigo é sobre futebol. São mais algumas linhas sobre política, ou melhor, aqui se trata de geopolítica; e o autor da frase que dá título ao texto não é um cronista esportivo, mas tampouco um geógrafo ou um estudioso de relações internacionais. A máxima – que alguns parvos ou mal intencionados históricos como o jornalista Cláudio Humberto já se apressam em tentar deturpar – é do presidente norte-americano Barack Obama. Foi dita no último encontro dos 20 principais líderes do planeta, ocorrido na última semana na Inglaterra, e o nosso presidente, a quem se dirigiu a referência de Obama, provou mais uma vez que o Brasil, sob sua gestão, está bem na foto. Coube a LULA ladear a rainha Elizabeth, anfitriã da reunião de cúpula, na foto oficial do evento.
Mais do que um retrato do momento, a imagem reflete a nova posição do Brasil, que a política internacional de LULA inaugurou no contexto geopolítico mundial. Da subordinação obediente e bem-comportada, nosso país
– pari passu à organização e crescimento da economia internamente, com distribuição de renda e geração de emprego – avançou para uma posição de liderança na América latina e entre economias emergentes, conquistando o respeito dos líderes das nações ricas, que agora sofrem mais com os efeitos da crise do momento.
Contudo, as “viagens de LULA” – usadas pela oposição de forma politiqueira – não se restringem aos encontros de cúpula e à diplomacia da bajulação, como em outros tempos. Prova disso é recentemente proposta apresentada por ele, que pretende discutir com o presidente chinês, Hu Jintao, que transações comerciais entre Brasil e China passem a utilizar diretamente as moedas destas nações, respectivamente o real e o yuan, visando uma maior independência estas economias emergentes em relação ao dólar neste contexto de crise. Uma boa idéia que – apesar de alguns mau agouros de especialistas do mercado financeiro – certamente estará na pauta da próxima visita do presidente brasileiro àquele país, em maio.
O incremento nas relações com países como China, Rússia e Índia é parte do segredo do sucesso da gestão que faz de LULA, segundo o primeiro-ministro da Austrália, Kevin Rudd, o “mais popular político de longo mandato” do mundo hoje.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

Sempre correndo atrás

Ouvi de um novo amigo que o Rubinho Barrichello foi prejudicado por ter concluido a troca de pneus momentos antes da interrupção do GP da Malásia, ontem, em função de chuva torrencial.
Pode ter sido realmente azar, mas o fato é que apesar de o carro da Brawn GP, sensação da temporada da F1, parecer ser realmente muito bom, o brasileiro continua "correndo atrás" de seus companheiros de equipe. Depois de anos fazendo o jogo de equipe para o alemão, agora segue coadjuvante do inglês Jenson Button, que pela segunda vez consecutiva na temporada chegou ao posto mais alto do pódio.

Mais austeridade?

Ouvi de um companheiro recentemente um bem humorado comentário sobre os novos ares políticos da cidade e seus possíveis reflexos na economia local.
A despeito das críticas - muitas delas pertinentes - que recebe a nova gestão, ele identificou possibilidade de uma digamos, maior austeridade em certos luxos da corte da nova dinastia e de empreiteiros e outros fornecedores e "prestadores de serviço" que vivem plugados na receita pública.
É que percebe-se no trânsito da cidade um maior número de utilitários Sportage, que parece ser o novo modelo queridinho da elite local.
O carro da montadora Kia, em sua versão mais luxuosa, custa algo em torno de R$ 90 mil. Cerca de R$ 10 mil a menos que modelos similares da pick up Hillux, febre na era Mocaiber.

Crônica

Uma prosa animada no verão, com minha anfitriã, em Farol de São Thomé. Uma constatação dos seus atentos "olhos de argos" sobre as mulheres de minha geração. Uma encomenda. Uma crônica exclusiva de Walnize Carvalho para esse bloguinho. Uma honra. Boa leitura e bom dia!

A arte dos 30

Chegar aos 30 anos é uma arte. Arte de dissimular que não chegou.
Um belo dia você acorda e se dá conta que faltam dois meses para a travessia...
De um só pulo (quem disse que foi tão lépida assim!) caminha até o espelho e do outro lado não se reconhece: - Quem é aquela que me espia e me analisa?
Vai até o armário em busca do jeans (de marca, carésimo!) põe sobre a cama, dirigi-se à mesa e toma um magro café já prevendo a “tragédia” que se sucede.
Retorna ao quarto e começa a vestir o “índigo blue”... que não cabe!
Pânico instalado e correria: analista, nutricionista, cirurgião plástico... Tudo “ao mesmo tempo agora”.
Eu, que já estou prestes a dar a segunda volta (faltam 3 para os 60), sorrio apaziguada e tento ilustrar esta idade tão marcante (especialmente) para a mulher.
A mulher de trinta sempre foi observada, cantada e musa inspiradora. O cantor Miltinho fez enorme sucesso com os versos: “Você mulher/ Que já viveu/ Que já sofreu, não minta/ Um triste adeus/ Nos olhos seus/ A gente vê mulher de trinta”.
Como esquecer a expressão balzaquiana, cunhada após a publicação do livro “As mulheres de 30 anos”, do francês Honoré de Balzac, e que virou referência para enaltecer o vigor e o amadurecimento da figura feminina?
Na pintura, Botero desenvolveu seu estilo inconfundível em retratar imagens “de raparigas de peles alvas e acetinadas” e de corpos fartos. Muitas destas telas são admiradas por leigos e colecionadores. Prova de que beleza não está somente ligada a padrões ditados pela sociedade de consumo.
Sem querer teorizar e nem plagiar os versos de Lupicínio Rodrigues falando “essas moças/ pobres moças/ ah! se soubessem o que eu sei” diria às meninas de 30: toda idade é boa para repensar a vida, escolher novas estradas, dar uma repaginada nos conceitos e preconceitos. Se preparem para o amadurecimento (chegada das próximas idades) e como disse Chanel: “É preciso merecer o rosto dos 50”.

Apesar de Cuca...

Que abriu o flanco esquerdo na defesa ao tentar uma atabalhoada tática ofensiva - o empate em 0X0 não mudaria a configuração da tabela da semifinal - substituindo no intervalo Egídio por Emerson, o Fla chegou às semifinais da Taça Rio, que não terá penetras. Desta feita, dois clássicos decidem os finalistas do segundo turno.
Foi pela direita de seu ataque que o Flu se aproveitou da avenida aberta pelo treinador rubro-negro em sua defesa e criou várias situações de gol que resultaram em boas defesas de Diego, além da jogada do gol de Alan. Mas o "escorpião" Emerson, estreante da tarde, mostrou oportunismo para empatar a partida no finalzinho, garantindo o primeiro lugar do grupo B para o Mengão e determinando novo Fla-flu no próximo fim-de-semana.

domingo, 5 de abril de 2009

A escola do Professor Serra...

No traço do Bira.

+ Poesia no bloguinho...

estiagem

depois da chuva são moscas
mosquitos obstinados à caça de sangue
depois da chuva são poças
cheiro de terra, ciclo de rastros
depois da chuva são sapos
corte a amantes dentro do mato
depois da chuva são cantos
folhas mais leves prenhes de pássaros
depois da chuva são vidas
formas moldadas no meio da lama
depois da chuva são gotas
pendendo em extinção da borda da telha
depois da chuva são cores
reflexos de luz na umidade do ar

depois da chuva?
a gratidão é verde depois da chuva

atafona, 05/12/2000


Poema de Aluysio Abreu Barbosa, sugestão de Adriano Moura.