segunda-feira, 6 de abril de 2009

Crônica

Uma prosa animada no verão, com minha anfitriã, em Farol de São Thomé. Uma constatação dos seus atentos "olhos de argos" sobre as mulheres de minha geração. Uma encomenda. Uma crônica exclusiva de Walnize Carvalho para esse bloguinho. Uma honra. Boa leitura e bom dia!

A arte dos 30

Chegar aos 30 anos é uma arte. Arte de dissimular que não chegou.
Um belo dia você acorda e se dá conta que faltam dois meses para a travessia...
De um só pulo (quem disse que foi tão lépida assim!) caminha até o espelho e do outro lado não se reconhece: - Quem é aquela que me espia e me analisa?
Vai até o armário em busca do jeans (de marca, carésimo!) põe sobre a cama, dirigi-se à mesa e toma um magro café já prevendo a “tragédia” que se sucede.
Retorna ao quarto e começa a vestir o “índigo blue”... que não cabe!
Pânico instalado e correria: analista, nutricionista, cirurgião plástico... Tudo “ao mesmo tempo agora”.
Eu, que já estou prestes a dar a segunda volta (faltam 3 para os 60), sorrio apaziguada e tento ilustrar esta idade tão marcante (especialmente) para a mulher.
A mulher de trinta sempre foi observada, cantada e musa inspiradora. O cantor Miltinho fez enorme sucesso com os versos: “Você mulher/ Que já viveu/ Que já sofreu, não minta/ Um triste adeus/ Nos olhos seus/ A gente vê mulher de trinta”.
Como esquecer a expressão balzaquiana, cunhada após a publicação do livro “As mulheres de 30 anos”, do francês Honoré de Balzac, e que virou referência para enaltecer o vigor e o amadurecimento da figura feminina?
Na pintura, Botero desenvolveu seu estilo inconfundível em retratar imagens “de raparigas de peles alvas e acetinadas” e de corpos fartos. Muitas destas telas são admiradas por leigos e colecionadores. Prova de que beleza não está somente ligada a padrões ditados pela sociedade de consumo.
Sem querer teorizar e nem plagiar os versos de Lupicínio Rodrigues falando “essas moças/ pobres moças/ ah! se soubessem o que eu sei” diria às meninas de 30: toda idade é boa para repensar a vida, escolher novas estradas, dar uma repaginada nos conceitos e preconceitos. Se preparem para o amadurecimento (chegada das próximas idades) e como disse Chanel: “É preciso merecer o rosto dos 50”.

2 comentários:

Danielle Manhães disse...

2008 é o ano dos nascidos em 79.
Em breve passarei por essa travessia...

"Pânico instalado e correria: analista, nutricionista, cirurgião plástico... Tudo ao mesmo tempo agora".
Tenho amigas que já têm todos esses sintomas desde os 25.


Com toda minha calma prefiro, como sempre, ver o lado bom das coisas:

"A mulher de trinta sempre foi observada, cantada e musa inspiradora."


Humuuumm... Será? hehehe...



Bjs!

=)

Danielle Manhães disse...

Corrigindo... 2009*

Isso que dá ficar na net até tarde...rsrsrsrs

Abç!

=)