sábado, 28 de novembro de 2009

O jeito liberal de governar

O Governador queridinho da imprensa nativa, José Roberto Arruda do DEM, mostra toda a sua competência gerencial. Aclamado pela revista Veja o governador do distrito federal exibiu nos telejornais de hoje o jeito liberal de governar.

Os elogios da revista podem ser visto aqui e aqui.

Chapa 1 aprovada pela base do SINDPEFAETEC em Campos

A Chapa 1, única inscrita para as eleições do SINDPEFAETEC, realizadas ao longo dessa semana e composta pela atual direção do sindicato, foi eleita com absoluta maioria dos votos para mais um mandato à frente da entidade, desta vez de três anos.
Em Campos, de um universo de 127 filiados aptos à votar, 92 compareceram às urnas e 84 sufragaram a chapa eleita.

ATUALIZAÇÃO em 30/11 às 23:20
Números totais da votação no Estado:
Chapa 1 - 437 votos;
Brancos - 10 votos;
Nulos - 16 votos;
Total de votos - 463.

Mesmo que uns não queiram!

Feitas e refeitas as contas sobre a composição do novo Diretório do PT de Campos, a partir do PED do último domingo, constatamos que, para a insatisfação dos que mesmo de fora acompanham com grande interesse as questões internas do partido, nossa chapa Reconstruindo o partido - que obteve 40 votos na disputa - conquistou um assento na Executiva local.

Até quando?

Essa nota está meio extemporânea, pela impossibilidade de publicação nos últimos dias.
Mas até quando a FIFA vai continuar permissiva com os absurdos jogos oficiais em altas altitudes? Ou será que alguém duvida que a derrota do Fluminense na quarta-feira, assim como a implacável goleada imposta pela mesma LDU sobre o River genérico tem a ver com este fator, bem como as vitórias do fraco time boliviano sobre Brasil, Paraguai e Argentina - esta uma goleada histórica - nas recentes eliminatórias para a Copa?
Os jogos nessas circunstâncias constituem flagrante desrespeito à ética desportiva por constituir vantagem indevida aos times caseiros, cujos atletas já possuem vantagem geral no preparo físico.

Na luta!

Ainda sobre o assunto do post abaixo. A Comissão Eleitoral responsável pelo pleito no Sinpro Campos/ São João da Barra fez publicar na edição de quinta-feira de O Diário decisão onde desconsidera as infundadas tentativas de impedimento e impugnação de membros da Chapa 1, que disputa as eleições para a direção do Sindicato nos próximos dias 10 e 11 de dezembro.
Estamos na luta e com força total!

Caro(a) Professor(a),

Eu faço parte de um grupo de professores e professoras que há mais de seis anos não se conforma com a transformação de nosso sindicato, o Sindicato dos professores (SINPRO) de Campos / São João da Barra, em uma espécie de “cartório”, uma entidade sindical afastada de sua base, sem diálogo e interação com a categoria.
Esse movimento já enfrentou a atual diretoria nas últimas eleições, há três anos atrás, mas, divididos, não obtivemos êxito em nossos objetivos, apesar de termos conseguido mais da metade dos votos. Agora, unidos em uma única chapa de oposição, mais uma vez sofremos com tentativas de impedir nossa participação no processo eleitoral por meios ilícitos e antidemocráticos.
Este articulista teve questionado seu direito de encabeçar a chapa de Oposição por infundadas alegações de débitos com o sindicato. Na verdade é a gestão atual da entidade que nos deve! Deve combatividade, deve presença nas escolas e diálogo com a categoria, deve ações culturais e de qualificação profissional, deve competência para negociar com firmeza, mas com eficiência um acordo coletivo, já que estamos há dois anos sem aumento. Hoje encaminharemos à Douta Comissão Eleitoral responsável pelo pleito que se realizará nos próximos dias 10 e 11 de dezembro mais um recurso contra pedidos infundados e absurdos de impugnação de companheiros (as) de nossa chapa apresentados pela chapa da situação. Por que tantas inverdades e manobras contra nossa saudável e democrática participação no processo? A quem interessa nos afastar da disputa?
Para nós a decisão deve caber aos eleitores. Optamos por não entrar no denuncismo e na batalha de impugnação. Queremos a vitória nas urnas, e não no “tapetão”. Assim, a Chapa 1- Oposição: Reconstrução do SINPRO segue na luta com amplo apoio do movimento sindical de professores no RJ e de diversas categorias em Campos. Nossa vitória significará a retomada desse importante sindicato para a luta da categoria de professores e da classe trabalhadora. Contamos com você.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Compromisso com o futuro

O Governo do PT acaba de reafirmar seu compromisso com o futuro do país. Primeiro, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, declarou hoje (26/11/09) que o país reúne as condições necessárias para atingir a meta do milênio de erradicar a fome até 2015. Ele argumentou que 19 milhões de brasileiros já saíram da linha da pobreza extrema e que programas sociais como o Bolsa Família funcionam como referência internacional – sobretudo na América Latina. “Os programas sociais estão efetivamente dando resultado, porque o governo optou por compatibilizar a estabilidade econômica com forte políticas de inclusão e justiça social”. E também hoje, no contexto do Forum mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorre em Brasília, o Ministério da Educação estabeleceu nova meta para o Programa Brasil Profissionalizado. Nosso País dispunha até 2002 de 140 escolas técnicas e terá até o fim de 2010 de 354 unidades. A meta nova é a construção de 1000 escolas técnicas até 2020. De acordo com o secretário de articulação institucional do MEC, Gleisson Rubin, “a rede federal, sozinha, dificilmente terá condições de atender a toda a demanda do ensino técnico no País”. Por isso, tal objetivo só poderá tornar-se factível com a parceria com os demais entes da federação. O representante do MEC argumenta: “Atualmente, menos de 8% dos alunos tem acesso ao ensino técnico. Temos que triplicar esse número para chegarmos próximos aos índices de países como Coréia, China e Espanha”. Ele acrescentou que a expansão da oferta tem por objetivo igualar nações altamente industrializadas onde o número de estudantes das universidade clássica é equivalente ao da educação profissional. Pois é, enquanto o Governo Federal trabalha, o discurso padrão demo-tucano consiste na heróica "denúncia" do inchaço da máquina e no aparelhamento do Estado. Não aprenderam nada com a derrota de 2006!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Rede em expansão

Na tarde de hoje, a Reitora do IF Fluminense, Professora Cibele Daher, o pró-reitor Roberto Moraes e o Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ) se reuniram com o Diretor de Patrimônio do Comando Maior do Exército, General Jorge Fraxe. A articulação do Deputado petista junto ao Exército visa viabilizar a ampliação do Campus Guarus do IFF, em área do 56º BI.
A reunião sinalizou para concretização da cessão da área de 35000 metros quadrados, que agora só depende de detalhes burocráticos.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

42 votos que incomodam muita gente!

Só mesmo deconhecimento profundo das coisas do PT levaria alguém a confundir deliberadamente resultados de eleições internas com possiblidades eleitorais de militantes do partido no universo de simpatizantes e eleitores petistas e dos cidadãos campistas. É caso de ingenuidade ou de má-fé...
Se este blogueiro quisesse confundir alhos com bugalhos, poderia recuperar resultados eleitorais de campeões de votos em eleições internas, ou ainda relembrar votações expressivas obtidas junto ao eleitorado campista por membros de nossa chapa que obteve no PED de domingo 40 votos conquistados com muita honra e fruto de opinião militante. Mas não vamos cair nesse jogo num momento de reconhecer os méritos do companheiro Eduardo - a quem cumprimentei pessoalmente ainda na noite do dia 22 - e recompor a unidade partidária.
O resultado do PED não define nada quanto à convenção de 2012, até porque os processos de escolha das direções partidárias em PED's e de candidatos pelo partido a cargos eletivos em convenções e Encontros Municipais são distintos. Em que pese a companheira Odisséia ser hoje um nome natural para a sucessão de Rosinha, nada impede que este posto possa ser ocupado por outro(a) companheiro(a), até mesmo em função de possíveis e legítimos interesses políticos da Vereadora na conjuntura de então.
Um outro dado particular que não tem destaque na mídia impressa é que o equilíbrio de forças na composição do novo Diretório não se identifica a partir da escolha do presidente, mas sim da proporcionalidade das chapas. Eduardo teve o apoio das três chapas mais votadas na disputa para o DM, mas a chapa Um partido para todos e todas, organizada por ele e pela Vereadora foi apenas a terceira dentre elas, com 142 votos. As chapas mais votadas foram Movimento Opção popular, liderada por Helio Anomal - única a indicar dois membros para a nova Executiva - com 153 votos e Construindo uma alternativa, composta por quadros ligados ao falecido Vereador Renato Barbosa, com 146 votos. O futuro presidente vai precisar de exercitar a habilidade em busca do consenso desejado para unir um Diretório que terá ainda 12 representantes das três chapas menos votadas.
Que o caminho da unidade interna não seja atrapalhado por caprichos e interesses outros que não o bem público.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Professor Eduardo Peixoto é o novo Presidente do PT de Campos

Parabenizo o companheiro Eduardo Peixoto pela sua eleição para a presidência do Diretório Municipal do PT.
Ele agora tem a tarefa de unir o partido em torno de um projeto de poder para que possamos apresentar uma alternativa política concreta e independente para a sociedade local.
Boa sorte! E conte conosco para este propósito.