sábado, 20 de dezembro de 2008

Uma princesa na "gaiola das loucas"

A belíssima Clarissa Garotinho foi diplomada na quinta-feira na Câmara carioca, conhecida como Gaiola das Loucas.
O blog co-irmão Urgente registrou cobertura do evento - leia aqui.
Na foto, de Débora Agualuza, "emprestada" do blog do orgulhoso patriarca do clã, a Vereadora concede entrevista concorrida sob olhar coruja do Governador e da Prefeita Rosinha.

Bem vindo!


Here comes the sun
Here comes the sun
And I say
Its alright

Little darling
Its been a long cold lonely winter
Little darling
It seems like years since its been here

Here comes the sun
Here comes the sun
And I say
Its alright

Little darling
The smiles returning to the faces
Little darling
It seems like years since its been here

Here comes the sun
Here comes the sun
And I say
Its alright

Sun, sun, sun, here it comes (four times)

Little darling
I see the ice is slowly melting
Little darling
It seems like years since its been clear

Here comes the sun
Here comes the sun
Its alright

Here comes the sun
Here comes the sun
Its alright
Its alright


George Harrison

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Manhã, bonitinha manhã!

Finda a tempestade
O sol nascerá,
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar...


Cartola (O Sol Nascerá)

Dica da Walnize Carvalho!





Em cartaz no Cinemagic!

ATUALIZAÇÃO às 10:57
Sessões às 17h50, 19h50 e 21h50.

Sobre o lustre do Barão...

A forte chuva da noite de quarta-feira impediu o quórum da última reunião do ano do Conselho Municipal de Cultura.
Lá, este blogueiro, representante do SEPE Campos no Conselho, pretendia dar o informe que segue, sobre o incidente envolvendo a queda do forro do Salão Nobre do LICEU e os consequentes danos ao lustre de cristal baccarat que adorna tal recinto do prédio que é tombado como patrimônio histórico.
Na noite do último dia 02 compareci a uma reunião conjunta que deveria envolver os membros dos Conselhos de Meio-ambiente e urbanismo, de cultura e o COPAM. Este encontro também não se concretizou por falta de quorum. Lá, aliás, onde estaria em pauta a arbitrária ação do Prefeito transportando de forma discricionária a cena escultória que simboliza a abolição do Palácio da Cultura para a "Praça do Canhão" - com o agravante da leviandade de justificar o ato de sua vontade com um suposto entendimento com alguém que já não pode dar a sua versão dos fatos. Não compareceram os membros do COPAM, à exceção do Dr. Alexandre Deut, auto proclamado "palpiteiro" da gestão muinicipal, a quem alguns atribuem a responsabilidade pela arbitrária ação, o que ele nega. Na verdade o Dr. Deut não compareceu à reunião frustrada pela ausência de quórum. Passou por lá brevemente para dar um testemunho e fazer um desabafo emocionado sobre o lamentável incidente com o lustre mencionado.
Sua fala enfática foi uma denúncia aos Conselheiros presentes no sentido de gerar gestões para responsabilizar quem de direito pelo lamentável incidente. A seguir se retirou sem ouvir opiniões de seus interlocutores e sem manifestar intenção de discutir o tema anteriormente em pauta: a estátua de Patrocínio! Criticou veementemente o Governo do Estado, a Direção da Escola e anunciou providências jurídicas para restaurar a peça onde, segundo seu depoimento, investiu recursos do próprio bolso quando da obra de restauração do prédio histórico.
Embora não seja jornalista, preservo a ética e não abordei aqui o assunto antes de apurar junto à Direção da Escola e à Coordenadoria Regional NF-I, as versões dos responsáveis pela unidade da SEE (Secretaria de Estado de Educação).
A Diretora do LICEU, Professora Elda Terezinha , nos mostrou vários ofícios onde desde 2007 pede providências para a infiltração que se verificava no prédio. Me descreveu ainda o atual trâmite de um processo de reforma de escolas da SEE.
A Coordenadoria da unidade aciona o SOS Escola na SEE que por sua vez passa o caso para a EMOP e só a seguir este órgão licita e acompanha a execução da obra. No caso do LICEU, por ser um prédio tombado, ainda é necessário submeter o projeto de eventual reforma ao INEPAC.
Assim, tem razão o Dr. Deut quando responsabiliza o Estado do Rio pelo absurdo incidente. Mas exagera nas referências à Direção da escola.
A boa notícia é que conforme o Dr. Mygton Pozes Pereira - engenheiro da SEE que participou do acondicionamento do lustre, que segundo o próprio Dr. Deut não está irremediavelmente danificado - declarou a este blogueiro já há pedido de urgência na obra de reforma e restauração do Salão Nobre. Ele disse que já despachou o pedido para a EMOP que assim que tiver aval e autorização deve licitar a obra com empreiteira especializada em prédios tombados.
A dúvida é quanto ao significado de "urgência" nos processos encaminhados pela SEE à EMOP!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Romance é ótimo!

Depois de Shreck Terceiro - interrompido pela metade pelo ímpeto da pequena Fabiana, fã do Ogro (possível associação com a figura paterna?) - retornei ontem, após longo e involuntário interregno ao Cine do Shopping 28. Fico triste em ficar tantos meses sem prestigiar nossas salas dedicadas à exploração comercial da sétima arte, sentimento que se intensifica com o panorama da pequena sala quase vazia para a única sessão diária de um excelente filme. Dá uma culpa antecipada por eventual retorno dos tristes períodos em que ficamos sem sala de projeções na terrinha. Espero sinceramente que os campeões de bilheteria que atraem namorados nos fins-de-semana e os filmes e animações infantis da temporada de férias que se inicia garantam a saúde financeira do empreendimento!
Mas estou aqui para falar do filme. Ótimas performances de monstros como Wagner Moura, La Sabatella, José Wilker, Andréa Beltrão, Britcha e Nanini, apesar de curta participação. Roteiro certeiro no recurso a imortal história de Tristão e Isolda. E, num parecer de grande expertise "perfeita combinação de linguagens estéticas do Teatro, Cinema, Teledramaturgia e artes plásticas", ou algo nesse sentido. Estória envolvente e a marca de qualidade do craque Guel Arraes. Ganhei a noite. Vale conferir!
Agradecimento especial à Adriana - e ao acaso - responsáveis pela ótima dica e pela agradável companhia.

P.S.: Em tempo, enquanto escrevia o texto me lembrei que a última vez que tinha ido ao Cinemagic - então Cine Ritz - foi para ver Tropa de Elite. A confusão deve ser por conta da minha memória seletiva em função de episódios que envolveram a ocasião e que não cabe aqui comentar. Ah, agora também estou em dúvida se Scoop foi antes ou depois do Shreck 3, mas isso não interessa mesmo a ninguém...

Última chamada!

Hoje deve ser a última chance para quem quiser conferir esse ótimo filme em destaque no post acima, em cartaz na planície, onde raream bons filmes.
Duas sessões na sala 3 do Cinemagic: agora às 15:20 e logo mais às 19:20!

ATUALIZADO às 15:34 após postagem supra.

Em tempos de crise...

Charge enviada por minha mui querida amiga Diaqueline, à guisa de mais um Natal de crise. Muitos sapatinhos na janela!Prontíssimos
Papai Noel: – Papagaio! Parece que aumentaram os números de sapatos!
– Não queira saber, meu irmão. Está tudo de tanga.


"No Natal de 1937, época em que as crianças costumavam pôr um sapato na janela, Papai Noel se assusta com a quantidade de pares: estava tudo 'de tanga', ou seja, não havia dinheiro para nada, eram tempos de 'pindaíba'."

Charge do mês da mais recente edição da Revista de História da Biblioteca Nacional, reprodução da Revista Careta, de 25/12/1937.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Factóide ou presente de Papai Noel?

É por isso que eu odeio Kléber Leite. Ele anuncia Cuca e lança uma bomba pra excitar a Nação. Aguardemos!

Ilustração: globoesporte.com

Com a palavra...

Em seu blog, o Professor Roberto Moraes influente blogueiro e dono de privilegiada visão política e técnica sobre a Cidade reproduz entrevista concedida por ele ao Monitor Campista onde faz observações sobre a expectativa para o governo Rosinha.
Para ler a opinião tão aguardada nesta blogosfera clique aqui.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Na boca do povo.

Hoje pela manhã, debaixo da chuva fina e persistente, dei um rolé pelo comércio do bairro. No mini-mercado e no açougue o assunto era o mesmo. O bloqueio dos bens de Rosinha e Garotinho.
Como já disse o Gustavo Lemos em comentário a um recente post desse blog, esperamos da Justiça rigor na condução do Processo instalado a partir de denúncia do MP sobre possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde quando a Prefeita governou o Estado. Os acusados devem ter amplo direito de defesa e arcar com a responsabilidade sobre seus atos - ou eventuais omissões.
O episódio teve ampla repercussão também na blogosfera. Mas é prudente que deixem a artilharia mais pesada para críticos independentes como o Xacal e outros. As "viúvas" do Macabro, telhadeiros e aliados em geral, antes de elevar o tom do discurso, devem se lembrar que as suspeitas que pesam sobre as principais lideranças do PMDB local referem-se a práticas idênticas às que mantém membros do primeiro escalão do Macabro presos desde o distante 11 de março. Afinal, o "telhado é de vidro"!

Ah, mais informações sobre a decisão da juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública do Rio, Geórgia Vasconcellos da Cruz podem ser encontradas em farta cobertura das edições online dos grandes jornais de circulação nacional e dos principais portais de notícias. É só acessar!

Permissividade

Aliás, matéria na edição de sábado d'O GLOBO destaca o crescimento de comissionados, trabalhadores temporários e terceirizados no serviço público ao longo deste ano em todo o país, segundo levantamento do IBGE.
Segundo a reportagem, é uma tendência nacional frente às restrições impostas pela Lei de responsabilidade fiscal. A economia com contratos mais flexíveis ajuda a adequar os custos das Prefeituras com pessoal à LRF.

O que é isso companheira?

Carinhosa provocação para minha amiga e companheira na direção do SEPE, Graciete Santana.

DO BLOG DO NOBLAT:

Com a ajuda do PCB, Cunha Lima tenta salvar mandato

Cassado duas vezes pela Justiça Eleitoral do Estado e uma pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acusado de abuso de poder político e poder econômico na eleição de 2006, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, manobra para que o TSE não julgue esta semana os recursos que ele impetrou para tentar salvar o mandato.
Depois de visitar um por um dos ministros do TSE e de alegar que sua cassação, e a do seu vice, seria "o maior erro da história da Justiça Eleitoral brasileira", Cunha Lima atraiu para seu lado Ivan Pinheiro, secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Quer que Pinheiro intervenha na seção estadual do partido caso ela não retire a ação que resultou na cassação dele.
O Ministério Público Eleitoral opinou contra os recursos impetrados por Cunha Lima, pelo PSDB e o DEM. O caso está com Eros Grau, ministro do Supremo Tribunal Federal, que poderá levá-lo a julgamento ainda esta semana. Se não o fizer, Cunha Lima continuará no cargo pelo menos até fevereiro próximo, quando a Justiça voltará das férias de fim de ano.
Cunha Lima foi cassado pelo voto unânime dos ministros do TSE. Grau ressaltou em seu voto que o governador se valeu de recursos públicos para promoção pessoal a pretexto de implementar um programa de erradicação da pobreza para o qual não havia amparo legal nem previsão orçamentária.
- Houve um marcante descontrole na distribuição de valores financeiros na proximidade do pleito. O uso eleitoral desse programa social é inocultável - concluir Grau, citando cheques que foram distribuídos acompanhados de mensagens do governador nas quais o benefício era tratado como "um presente" dele.
No total foram distribuídos 35 mil cheques. Um deles pagou a cirurgia plástica da mulher de um amigo de Cunha Lima. Outro o tratamento de câncer de um amigo.
Imagina Cunha Lima que se o PCB desistir da ação que o levou a ser cassado, o processo irá para o arquivo. Improvável. Ele já foi julgado e condenado. O TSE examinará agora apenas os recursos impetrados contra sua decisão. É também por contar com isso que o governador trama com Pinheiro a desconstituição dos advogados do PCB que atuam no caso. Se isso ocorrer, o julgamento poderá ficar para o próximo ano.
Cunha Lima visa dois objetivos ao se empenhar em retardar ao máximo uma decisão definitiva do TSE. Primeiro: o milagre de a maioria dos ministros mudar de opinião. Segundo: se sua cassação for confirmada, que os ministros acatem ação do PSDB que pede a realização de eleições para a escolha do novo governador. O TSE mandou que assuma o segundo candidato mais votado - José Maranhão (PMDB).
A Constituição diz que deverá haver eleições diretas em caso de vacância simultânea da presidência da República e da vice-presidencia ainda na primeira metade dos mandatos. Se a dupla vacância se der na segunda metade, caberá ao Congresso eleger os novos presidente e vice. O PSDB entende que o mesmo princípio deve valer para os Estados.
Cunha Lima tem folgada maioria de votos na Assembléia Legislativa da Paraíba, presidida por um primo dele. Não teria dificuldade alguma para eleger seu sucessor se o TSE se acatasse a ação do PSDB.

Piada rubro-negra!

Me desculpem os meus amigos vascaínos - com quem estou sinceramente solidário - mas não dá pra resistir a postar aqui a infame anedota que ouvi de meu primo Anderson, flamenguista, na recepção do casamento de sua irmã Priscila, que reuniu a família na festiva noite de sábado:

Na classe, a Professora pergunta:
-Fernando, qual a profissão de seu pai?
-Meu pai é médico tia.
-Maria, e o seu?
-Bancário professora.
-Juliana?
-Meu pai é advogado!
-Joãozinho, e o seu pai, faz o que?
-Meu pai é go go boy em uma boate gay professora!
-Como assim Joãozinho?
-É, ele é dançarino. Ele apresenta números de dança para o público da casa de espetáculos. Ele dança bem! Os frequentadores costumam colocar cédulas de bom valor em sua sunga enquanto ele se apresenta. Rende uma remuneração bem razoável.

No final do turno, a mestra dispensa a classe e pede a Joãozinho que espere um pouco.
A sós, se dirige a ele:
-Joãozinho, fiquei impressionado com sua maturidade para falar da profissão de seu pai perante a turma, sem preconceito. Ele é mesmo dançarino?
-Não professora, eu menti. Na verdade meu pai é jogador de futebol, do Vasco. Mas nas circunstâncias atuais eu fico com vergonha de dizer isso.

Fecha o pano!

Serenidade

Em contraponto ao post acima, Paulinho da Viola reage com serenidade de príncipe - que é - ao mau momento de seu Vasco. O compositor argumenta que o rebaixamento não é o "fim-do-mundo" e destaca que a história de glórias do clube é maior que a crise.
Serenidade é elegência. Grande Paulinho!

Barbudos!

Eu, meu Padrinho Fernando e meu primo Fernando Jr. na noite de sábado. Clube dos barbudos!

Constituição em debate

A propósito dos 20 anos de nossa constituição, nesta quinta-feira, dia 18, Renato Lessa e Luis Werneck Vianna debatem sobre o tema no IUPERJ às 16:00.
Boa dica do colaborador Gustavo Lemos para quem se interessa por ciência (e) política e estiver no Rio.
O Instituto fica na Rua da Matriz, 82, em Botafogo.
Clique aqui para ler A Constituição brasileira de 1988 como experimento de filosofia pública: um ensaio. Por Renato Lessa.

ATUALIZAÇÃO em 17/12 às 11:13

A pedido do leitor Cesar Kiraly o blog registra que o link para o texto do Professor Renato Lessa acima, sugerido pelo Gustavo Lemos remete ao sítio do Laboratório de Estudos Hume(a)nos do IUPERJ - http://www.estudoshumeanos.com/. Nos desculpamos pela omissão do crédito.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Godofredo na Educação?

Esse blogueiro teve que responder a essa pergunta algumas dezenas de vezes nos últimos dias! Quando não vinha a questão, vinham felicitações, da parte de quem dá como certo o boato, conhece nossa relação política de companheirismo e sabe que o Prefeito de Niterói é uma referência para mim. Invariavelmente, em muitos encontros com professores ao longo da última semana este era o assunto.
A todos os interlocutores esclareci que não havia confirmação do fato. Que havia uma manifestação pública e reiterada do Governador no sentido do desejo da participação de Godofredo em sua gestão a partir do fim do mandato em Niterói, mas que, entretanto, dificuldades de agenda retardam uma reunião onde algum convite possa ser formalizado. Acrescentei que a pasta de Educação segue sendo um problema enorme no Estado e que Sérgio Cabral não havia conseguido responder as expectativas que criou para o setor. Que o risco de frustração e desgaste no comando da pasta são enormes e que, particularmente, acreditava que o Prefeito de Niterói só aceitaria um eventual convite para tal desafio em condições excepcionais que em minha opinião dificilmente se configurariam.
Deixando de lado os achismos deste blogueiro, na sexta-feira o Governador esteve em Niterói e em diferentes momentos de um mesmo discurso disse:
1- Que tem a intenção de avançar muito mais na Educação, onde ainda não conseguiu atingir os objetivos de seu Governo;
2- Que realmente pretende contar com a experiência e a competência de Godofredo em seu Governo.
Uma reunião entre os dois deve ocorrer nos próximos dias. Até lá, a pergunta que me fazem quase todas(os) as(os) colegas com quem encontro deve continuar sem resposta!

Não sai da "vitrola"

Há semanas, no impulso da agradével primeira audição do album solo de Marcelo Camelo, Sou, prometi aqui voltar ao assunto.
Compromissos e posts "instantâneos", isto é, que só fariam sentido naquele dia ou naquele momento retardaram o comentário sobre o CD que entretanto tenho ouvido incessantemente.
"Despretensioso", como bem classificou meu amigo Gustavo Manhães, o trabalho contudo acerta em cheio ao revelar um Camelo que não caberia no rock dos Hermanos, mas que se afirma como uma das melhores novidades da MPB contemporânea. Gravado por estrelas como Maria Rita e saudado pela força de sua confessa influência Chicobuarquiana, Camelo dá sua voz a sua obra e pela boa repercussão do disco - lançado neste final de semana no Canecão, apesar de estar nas lojas desde setembro - parece ter agradado não só a mim!
A capa do disco traz um poema concreto que dá dupla interpretação ao título da obra ou aponta para um aguçado senso coletivo na personalidade do compositor. Seja o que for, é bacana e sugere uma integração com o público.
O repertório é agradável do começo ao fim, mas destaco as faixas Doce solidão; Janta e Santa Chuva - popularizada pela versão de Maria Rita - pela qualidade e talvez por me dizerem algo importente em meu momento presente; além da carnavalesca Copacabana, que chama a atenção por ser mais animada que a maioria das baladas do album e cuja letra faz referência ao "bairro Peixoto", lar de um dos meus personagens preferidos na literatura contemporânea: o delegado Espinosa, de Garcia-Roza. Mas isso já é assunto pra outro post.

Dito

A eleição de Lula, para mim, foi uma festa interior inacreditável. No dia em que ele foi eleito presidente, tudo o que eu queria naquele momento era uma fada que me enviasse por um segundo apenas ao Brasil, para eu abraçá-lo e dizer: "Rapaz... muito boa, rapaz!"(...) Nenhum presidente eleito no mundo me despertou vontade de abraçá-lo. Jamais. Nem de esquerda, nem de direita.

Daniel Pennac - Consagrado escritor francês.

O Lula tem uma popularidade que o PT não tem e uma autoridade que o PT também não tem.

Arlindo Chinaglia (PT-SP) - Presidente da Câmara Federal.

O problema mais grave do PT é que ele vem abrindo mão do debate qualificador por uma política pragmática, de trocar a política - por anos motivada pela ética, pela mudança, pela transformação da sociedade brasileira - por uma política de volume, de de ajuntamento de alho com bugalho que privilegia gente que, francamente, representa o oposto do que sonhamos. Isso até do ponto de vista ético. Esses sinais sinais são muito visíveis no Congresso Nacional.

Ciro Gomes (PSB-CE) - Deputado Federal.

Declarações publicadas na edição de ontem (13/12) d'O GLOBO.

Natafolia

Domingo tem crônica da Walnize Carvalho aqui no bloguinho também!

Promovo o evento (Natafolia) e convido os amigos.
Nele não haverá carros de alto-falantes anunciando; nem compra de ingressos antecipados; nem venda de abadás e adereços e nem tão pouco avenida específica para desfilar.
Sendo assim, um belo dia vista a camisa do bem-querer e saia à rua imbuída de bons propósitos. Visite um asilo ou orfanato. Se faça presente sem ter pressa de voltar. Converse, ria, leia um poema, cante, escute. Distribua mimos, brinquedos ou alimentos. Por certo, retornará ao lar nutrido de paz.
De outra feita, escolha com calma um presente e leve para alguém que você quer bem. Certamente, será uma felicidade mútua.
Se surpreenda preparando um jantarzinho e, de forma descontraída, convide pessoas amigas para a ceia improvisada. Sem dúvida, será regado de alegria.
Numa manhã chuvosa telefone para um velho amigo e lhe diga o quanto você o admira e quer o seu sucesso. Ânimo revigorado na certa.
Que tal, certa tarde, entrar em um templo, comungar-se com seu Deus reavaliando a sua fé?...
Crie laços. Distribua afetos. Desarme-se e ame, sem prazo de validade.
Natafolia.
Proposta inusitada? Tentadora? Sei lá... Só não desejo ser taxada de sonhadora e sair no “bloco do eu sozinho”.