sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sobre o lustre do Barão...

A forte chuva da noite de quarta-feira impediu o quórum da última reunião do ano do Conselho Municipal de Cultura.
Lá, este blogueiro, representante do SEPE Campos no Conselho, pretendia dar o informe que segue, sobre o incidente envolvendo a queda do forro do Salão Nobre do LICEU e os consequentes danos ao lustre de cristal baccarat que adorna tal recinto do prédio que é tombado como patrimônio histórico.
Na noite do último dia 02 compareci a uma reunião conjunta que deveria envolver os membros dos Conselhos de Meio-ambiente e urbanismo, de cultura e o COPAM. Este encontro também não se concretizou por falta de quorum. Lá, aliás, onde estaria em pauta a arbitrária ação do Prefeito transportando de forma discricionária a cena escultória que simboliza a abolição do Palácio da Cultura para a "Praça do Canhão" - com o agravante da leviandade de justificar o ato de sua vontade com um suposto entendimento com alguém que já não pode dar a sua versão dos fatos. Não compareceram os membros do COPAM, à exceção do Dr. Alexandre Deut, auto proclamado "palpiteiro" da gestão muinicipal, a quem alguns atribuem a responsabilidade pela arbitrária ação, o que ele nega. Na verdade o Dr. Deut não compareceu à reunião frustrada pela ausência de quórum. Passou por lá brevemente para dar um testemunho e fazer um desabafo emocionado sobre o lamentável incidente com o lustre mencionado.
Sua fala enfática foi uma denúncia aos Conselheiros presentes no sentido de gerar gestões para responsabilizar quem de direito pelo lamentável incidente. A seguir se retirou sem ouvir opiniões de seus interlocutores e sem manifestar intenção de discutir o tema anteriormente em pauta: a estátua de Patrocínio! Criticou veementemente o Governo do Estado, a Direção da Escola e anunciou providências jurídicas para restaurar a peça onde, segundo seu depoimento, investiu recursos do próprio bolso quando da obra de restauração do prédio histórico.
Embora não seja jornalista, preservo a ética e não abordei aqui o assunto antes de apurar junto à Direção da Escola e à Coordenadoria Regional NF-I, as versões dos responsáveis pela unidade da SEE (Secretaria de Estado de Educação).
A Diretora do LICEU, Professora Elda Terezinha , nos mostrou vários ofícios onde desde 2007 pede providências para a infiltração que se verificava no prédio. Me descreveu ainda o atual trâmite de um processo de reforma de escolas da SEE.
A Coordenadoria da unidade aciona o SOS Escola na SEE que por sua vez passa o caso para a EMOP e só a seguir este órgão licita e acompanha a execução da obra. No caso do LICEU, por ser um prédio tombado, ainda é necessário submeter o projeto de eventual reforma ao INEPAC.
Assim, tem razão o Dr. Deut quando responsabiliza o Estado do Rio pelo absurdo incidente. Mas exagera nas referências à Direção da escola.
A boa notícia é que conforme o Dr. Mygton Pozes Pereira - engenheiro da SEE que participou do acondicionamento do lustre, que segundo o próprio Dr. Deut não está irremediavelmente danificado - declarou a este blogueiro já há pedido de urgência na obra de reforma e restauração do Salão Nobre. Ele disse que já despachou o pedido para a EMOP que assim que tiver aval e autorização deve licitar a obra com empreiteira especializada em prédios tombados.
A dúvida é quanto ao significado de "urgência" nos processos encaminhados pela SEE à EMOP!

2 comentários:

Anônimo disse...

UMA DÚVIDA: QUEM EM CAMPOS DOS GOYTACAZES SERIA CAPAZ DE DIZER TUDO QUE ACONTECEU NA PMCG DE 1988 PARA CÁ?

Cito 1988, porque lá surgiu o Muda Campos(Garotinho e Sarmet).

Daí(politicamente) surgiram(ora juntos, ora separados): Ferrugem, Sérgio Mendes, Ranulfo, Carlos Augusto, Cristina Lima, Zacarias, Ana Lúcia Boynard, Arnaldo, Amélia, Auxiliadora, Feijó, Avelino, Fernando Leite, Venâncio etc.


Pena que não temos e nunca teremos uma imprensa livre.


Morreu na quinta-feira, aos 95 anos, ex-subdiretor do FBI (a Polícia Federal americana) Mark Felt, que entrou para a história dos Estados Unidos com o pseudônimo "Garganta Profunda" e foi um dos principais responsáveis pela queda do ex-presidente Richard Nixon no escândalo de Watergate. Felt sofria de problemas cardíacos, mas a causa exata de sua morte era desconhecida. O falecimento, em um centro de saúde nas proximidades de sua casa em Santa Rosa, na Califórnia, foi confirmado por sua filha, Joan Felt, e por seu neto, Nick Jones, a vários meios de comunicação americanos, entre eles o jornal "The Washington Post".


Foi o "Washington Post" que publicou, em 1972 e 1973, as informações que o "Garganta Profunda" passava ao então repórter novato Bob Woodward, que, ao lado de seu colega Carl Bernstein, investigava o escândalo de escutas em escritórios em Washington do Partido Democrata durante a campanha eleitoral de 1972.

Richard Nixon foi reeleito, mas, com as informações de Felt - que ocupava o segundo cargo mais importante do FBI quando o caso Watergate estourou -, as matérias sobre o caso no "Washington Post" forçaram a renúncia do presidente, em 1974, em um fato sem precedentes no país.

A importância do "Garganta Profunda" no escândalo de "Watergate" foi conhecida quando Woodward e Bernstein lançaram, em 1974, o livro "Todos os Homens do Presidente", que foi transformado em filme em 1976.

A identidade de Felt era conhecida apenas por Woodward, que tinha prometido não revelar o segredo até sua morte. No entanto, o próprio Felt, a pedido de sua filha Joan, se identificou como "Garganta Profunda" em 2005, em um longo artigo publicado pela revista "Vanity Fair".

Anônimo disse...

Eu só queria saber do bestalóide aí de cima o que é que Nixon tem a ver com Campos, com Alexandre Deut e com o Liceu?
Questiono ao blogueiro, uma coisa. Será que devemos esperar o prédio principal do Asilo do Carmo, cair para dizer que o Estado é culpado?
Parece fácil chegar em uma reunião, vomitar impropérios, culpar o Estado e ir embora sem ouvir indagações sobre a estátua de Patrocínio. Isso não é atitude de homem. Mas de ... de.... um pulha!
Quero dar uma sapatada na cara desse sujeito, posso?