sábado, 8 de setembro de 2007

REFLEXÃO CÍVICA!


Neste Dia da Pátria, o meu companeiro de Diretório do PT Félix Manhães, o Felinho do SINTTEL, deixou aqui à guisa de comentário uma interessante e politizada reflexão cívica que está no seu blog Conversando:

7 de Setembro. Já se passaram 185 anos que alguém montado em um cavalo disse: Independência ou Morte! Aí, indagamos, de quem, cara pálida, se até hoje estamos alimentando essa mesma Corte com nossas vidas? Nada mudou. Quem proclamou a independência também já havia tomado gosto em ter alguém para o servir, mesmo que fosse para selar o seu cavalo. E as outras coisas, quem as faria? A elite é a mesma, em nada mudou.

Para ler na íntegra, clique aqui.

FERIADO???

Diz um verso do Caetano que "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

Eu - que não sou poeta - venho experimentando as delícias da paternidade. Cuidadoso, e atento a relatos e experiências tristes, tento ser um pai presente e aproveitar ao máximo o convívio deles. E tem sido gratificante!

Mesmo antes da Fabiana, o João - que tenho de dividir com o papai titular - já me ensinava coisas maravilhosas e sempre foi um grande parceiro de descobertas - acho que hoje ele também leva um pouco de mim.

A pimentinha Bibica foi caso de "amor ao primeiro colo", quando caí em estado simultaneamente sublime e ridículo, vertendo lágrimas compulsivamente para diversão da enfermeira que, de tão acostumada à cena, estranhou tão emotiva reação.

O Pedrinho já me encontrou mais experiente em cueiros e mamadeiras, mas há sempre um encanto particular em um rebento querido, especialmente quando ele faz questão de se mostrar original com atitudes digamos, inusitadas, e perigosas...
Já deu para notar o quanto eu os amo. Um programa com cada um deles é sempre delicioso! Assim não deve estar fazendo muito sentido a citação que abriu este post. DOR???

Felizmente, eles são muito saudáveis e raramente adoecem com gravidade - assim este aspecto da dor tem sido bem raro. Oxalá seja assim para sempre!

O mote do post é que, de uns tempos para cá, quando eles estão JUNTOS passei a ter calafrios com a palavra FERIADO - antes tão simpática. É que nessas ocasiões perdemos o auxílio precioso da creche e da babá. E assim, ficamos a mercê da turminha que em gang bota para quebrar. Se estou com apenas um deles, até mesmo os dois menores são mais tranquilos, chegam a ser dóceis e pasmem: obedientes. Mas juntos, os dois pestinhas põem até o tranquilo João a perder! A barra é tão pesada que chega a gerar inevitáveis - e indesejáveis - tensões na minha relação com a sua Mãe. Mesmo com toda a disposição e disponibilidade das apaixonadas avós, que sempre chegam junto e dão uma força, a responsa é nossa. E a minha parte as vezes me pesa!

Agora, olhando os anjinhos dormindo, tudo está em paz. Mas daqui a pouco começa o terremoto... Não importa. Como acho que "minha alma não é pequena", "tudo vale a pena". Eles são definitivamente deliciosos!

Mas até que o pequeno Pedro chegue à idade do João, vou continuar preferindo os dias úteis!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

DEMOLIDORA!


De tão boa, está postada em duplicidade no Noblat - pelo próprio e por um colaborador.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Poucas opções! Que tal um cineminha...

Os que dão a honra da frequencia regular nesse blog devem estar sentindo falta de boas dicas culturais!

E o blogueiro também!

Até a Aucilene me enviou e-mail "se justificando" - é mole? - pela ausência das costumeiras dicas. Parece que o feriadão restringiu a cena cultural.

Menos mau que o Cine Ritz mantém em cartaz O Primo Basílio, que estreou semana passada e os desenhos Rattatouille e Os Simpsons, destaque já há algumas semanas. Para quem ainda não conferiu e vai ficar na planície, pode ser uma opção!

Bom Feriado!!!

Mais uma chance!


Os jornais de hoje em Campos estampam que a Prefeitura recebeu mais uma chance de regularizar o funcionamento do Programa de Saúde da Família (PSF).

Decisão da justiça permitiu que o Programa funcione mais um ano através de convênio com a Cruz Vermelha, estabelecendo este período como prazo limite para a realização de concurso público para a contratação de pessoal para o Programa. Vale lembrar que se tivessem sido cumpridos os prazos definidos pelo ex-prefeito Carlos Alberto Campista para a realização de concursos públicos no município, os prestadores de serviço não teriam passado pelas incertezas que marcaram o presente exercício. Grande parte deles já poderiam estar efetivados pelo concurso.

Resta saber se o executivo municipal vai de fato aproveitar a oportunidade e deslanchar o processo de realização de concursos públicos para diversas funções - incluindo o PSF, ou se vai insistir na tentação de manter um exército de eleitores cativos à incerteza!

Foto: De olho na Cidade

Cornetadas do Bartolo!


O Bartolo, flamenguista de fé, anda meio impaciente com o time do Mengão apesar da recuperação da equipe na recente sequencia de jogos no Maracanã.

Ele deu de puxar da memória e fazer comparações - geralmente cruéis - entre "craques" de ontem e de hoje.

Ele só livrou a cara do gringo Maxi, com quem foi aliás generoso, comparou-o com o gringo original, o saudoso Doval!

Com o Obina ele pegou leve: "É igual a Fio maravilha!"

Mas com Renato Augusto pegou pesado: "É o novo Iranildo!"
Este blogueiro deixou clara sua discordância, ainda boto fé no garoto. Ele até que se firmou rápido, muito jovem e já alguns títulos. Na Gávea a pressão é grande e o manto pesa. Vamos dar tempo ao tempo, mas acho que ele já mostrou mais que o Chuchu.

Outra ferina, mas com essa eu concordo: "Rodrigo Arroz é ... Manguito!"

Alair por Celso.

Na última segunda-feira registrou-se o vigésimo ano da morte do ex-deputado federal Alair Ferreira. A sua memória foi lembrada com missa na Catedral do Santíssimo Salvador.
Figura polêmica e uma das maiores lideranças políticas do município nas décadas de 70 e 80, Alair foi o grande articulador de importantes obras de infra-estrutura na cidade, por sua influência junto ao ex-ministro Mario Andreazza, homem forte nos governos Geisel e Figueiredo.

As futuras gerações não correm mais o risco de desconhecer o perfil deste importante político e seu significado para a política campista. Uma biografia de Alair está
sendo preparada pelo craque Celso Cordeiro Filho. Jornalista de raro talento e pesquisador rigoroso, Celso conviveu com o ex-deputado trabalhando no jornalismo em suas empresas de comunicação. Tem todas as credenciais para produzir uma obra marcante sobre a vida política do realizador.

Os que se interessam pela história política do município aguardam ansiosos a edição do livro, prevista para 2008.

Chapa Quente!

Chegamos ao nível "chapa quente" previsto no Renâmetro, índice de "fritura" do Presidente do Senado criado pelo Hayle Gadelha em seu blog!

Renan na brasa é o prato do dia.

Agora pouco na Globo era a malhação do judas na veia. No Jornal da Globo William Waack e Heraldo Pereira avaliavam as chances de Renan na terça-feira, cautelosos, mas frisando o peso da "opinião pública". Ar grave, Jarbas Vasconcelos, o galante véio babão de Pernambuco, ao ser entrevistado chantageava os colegas com uma eminente "desmoralização" da Casa em caso de vitória do companheiro de partido.

No programa do Jô, versão "saia-justa", Lilian Wite Fibe, Cristiana Lôbo e a neo-reacionária Lúcia Hipólito faziam campanha aberta pela cassação do Presidente do Congresso, mas atribuiam tal decisão à pressão das "bases"!

Este blog não se propõe a condenar o alvo de todos vestais de plantão. A promotoria já dispõe de artilharia do mais grosso calibre. Tampouco tive acesso à defesa do senador e não tenho meios de avaliar sua credibilidade.

O que me interessa é dimensionar a representatividade da grande mídia para falar em nome da "opinião pública" e das "bases" políticas dos parlamentares!

Me causa espécie e temor a autoridade com que se arrogam os comunicativos representantes da sociedade.

Não sei como pensam as bases do Senador Renan em AL, mas seguramente, suas prioridades e suas opiniões não devem corresponder exatamente à pauta da grande mídia. É impressionante como se naturaliza a ação militante de uma imprensa que quer pautar a agenda dos Poderes Constituídos, constrangendo Ministros do STF, o Presidente do Congresso...

Qual a intenção? Um cerco ao Executivo? Uma ameaça velada? Uma demonstração de força? A que interesses serve este dito "quarto poder"? Que delegação tem para falar em nome do povo?

Que a sociedade brasileira - sobretudo os segmentos populares - saiba preservar sua autonomia de pensamento e construir juízos próprios sobre assuntos relevantes para o futuro da Democracia brasileira!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Xô uruca!!!


Ufa! O placar vai enganar quem não viu o jogo mas, finalmente, o Flamengo - apesar de atuar com cinco desfalques - deu adeus à nhaca que estava sobre a equipe e goleou o Figueirense por 4X1.

Depois de ter que aturar certos gracejos do "cozinheiro" brucutu que responde pelo comando técnico do Sport, cheguei a temer os dotes culinários do Mário Sérgio Pontes de Paiva mas, felizmente, o feijão com arroz catarinense azedou!

Após um primeiro tempo sonolento, onde o Flamengo conseguiu abrir o placar por meio de um gol contra, e passou a "cozinhar" o jogo - sendo castigado com o empate em jogada do time catarinense pela direita aos 48 minutos - o segundo tempo começou esquisito, com o vice-campeão da Copa do Brasil asustando e quase virando o jogo. Mas em um contra-ataque pela ala direita o Mengão chegou ao gol com Renato Augusto aos 16 minutos. O juiz não marcou o gol alegando ter marcado pênalti sobre Obina antes da conclusão do jovem meia-atacante. Obina cobrou e fez o segundo gol aos 17 minutos.

Só nos minutos finais o Fla encaixou os contra-ataques e construiu a goleada, com gols de Ibson e Paulo Sérgio.

Assim, dos últimos 15 pontos disputados no Maraca, o Mengão conquistou 11. Boa média. Mas podiam ser 13. O problema foi nos pênaltis: o perdido pelo grosso Souza contra o Botafogo e o inventado pelo árbitro Sérgio da Silva Carvalho contra o Sport!

SANSÃO


Esta charge do Amarildo, postada pelo Noblat no fim-de-semana, hoje me parece bem oportuna!

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Olhos de Argos

A triste realidade exposta nas postagens anteriores, aos olhos de uma cronista sensível como Walnize Carvalho:

DOENÇA SOCIAL

O homem passa de bicicleta e avistando o amigo do outro lado da calçada grita:
- É, rapaz, a situação tá preta! Não há doutor que dê jeito!...
Levanto os olhos do jornal que leio e repito baixinho: - É... Não há doutor que dê jeito.
É só abrir o matutino, ligar o rádio ou ver o noticiário da tevê para que se desencadeie em nós, humanos, as mais variadas sensações de desconforto, náusea, tonteira, dor abdominal, taquicardia, insônia e dor de cabeça.
Aos poucos somos tomados por uma onda febril de sentimentos de tristeza, insegurança, desalento, impotência, omissão e medo.
Temos espasmos de indignação ao vermos “Joões” serem arrastados pelo chão aos olhos de mãe aflita; “Marias” apanhando das próprias mães e arrastadas pelos cabelos. Um crescendo de violência como ferida que não cicatriza.
São mortes, seqüestros, assaltos e sobressaltos que dia após dia digerimos goela abaixo como remédio amargo.
Assistimos casos e relatos diários desta doença social que nos derruba todos os dias e nos deixa acamados num grande leito flutuante no céu da desesperança.
E tome prognósticos, diagnósticos, sintomas, tratamentos, fórmulas de cura , raioX... Tudo analisado e estudado por leigos e entendidos no assunto em busca do resultado que extermine este mal progressivo.
Todos, sem distinção, desejam prescrever a receita infalível que combata tamanha anomalia.
Lutamos, recuamos, formamos parcerias, gritamos, protestamos. Paramos. Trocamos de assunto, de lugar e, involuntariamente, anestesiamos a dor coletiva.
Cada um, a seu modo, (até por sobrevivência) busca lenitivo: uns oram, outros cantam, alguns dançam e há, os que como eu, escrevem o que lhes vai à alma.
Assim, de forma quase sutil, tentei fazer esta crônica de hoje iniciada pela evocação do homem da bicicleta: “Não há doutor que dê jeito!”.

Mundo Cão 2

Mais uma do mundo cão: a imprensa divulgou hoje que o principal suspeito do atentado contra o delegado Alexandre Neto é um PM acusado de corrupção, denunciado pelo Delegado-adjunto da Divisão Anti-Sequestro. O Bom-dia-Brasil exibiu imagens de um desentendimento entre o delegado Alexandre e PMs acusados de envolvimento com a máfia caça-níqueis, durante uma operação no Rio. Leia mais aqui.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Mundo Cão.

É tanta coisa barra pesada que tinha me esquecido, acho que num ato inconsciente proposital(?), de comentar aqui o caso que muito me chocou na quarta-feira passada (29/08): a efetivação do assassino Thales Ferri Schoedl no MP paulista.

A visita ao blog do Luiz Felipe Muniz - acesse aqui - me trouxe finalmente ao assunto.

É o Brasil. Para uns, rito sumário, para outros, impunidade!

BLOGS

Dados estatísticos sobre a presença dos blogs na sociedade americana postados hoje pelo líder do DEM, César Maia em seu ex-blog:

65% DOS LEITORES DOS BLOGS BUSCAM OPINIÃO. 39% NOTÍCIAS. 38% ENTRETENIMENTO. RESPOSTAS MÚLTIPLAS.

WEBPRONEWS

80% dos americanos sabem o que é um blog, diz uma pesquisa da Synovate e Marketing Daily. Metade deles já visitou um blog e 8% dos americanos têm o seu próprio. Segundo o levantamento, 46% se dizem fieis, visitando os mesmo blogs regularmente. Quando questionados sobre o tipo de informação que lêem nos blogs, 65% responderam 'opinião', 39% disseram 'noticias' e 'entretenimento' foi a resposta de 38%. 43% dos que visitam blogs já viram publicidade e 1/3 disse ter clicado em alguma peça. A maior parte dos visitantes não está substituindo outras mídias pelos blogs, mas 13% disseram que passam menos tempo com outros meios (jornais, TV, radio etc) desde que começaram a ler blogs.


Em tempo, os Democratas estão mesmo aderindo à onda blogger. Aqui na planície o veterano Rockefeller de Lima está na rede - veja aqui. Apesar de nossas diferenças ideológicas, sempre respeitei este político, que, com anos de vida pública e tendo exercido diversos cargos eletivos, jamais foi interpelado pelo TCE ou pelo MP. Na verdade não me lembro mesmo de ter ouvido alguma vez qualquer questionamento ético mais consistente à sua conduta. Em 1988 - aos 13 anos - participei de alguns de
seus comícios acompanhando meu falecido tio-avô, Jaime Viana, então candidato a vereador em sua chapa, pelo PFL. Mais tarde, encontrei meu caminho à esquerda, mas nunca deixei de simpatizar com ele, que agora mostra estar em sintonia com as novas mídias. Bem vindo à rede Rock!

Notícias do 3° Congresso do PT



A principal deliberação do 3° Congresso do Partido dos Trabalhadores, encerrado ontem em São Paulo, foi a definição do próximo PED - processo de eleição direta - que vai eleger as direções partidárias responsáveis pela eleição em 2008 nos municípios, para os dias 02 e 16 de dezembro.

O Congresso também aprovou uma emenda que determina a disposição do partido em dirigir a coalizão responsável por apoiar o candidato do governo nas eleições presidenciais de 2010.

Clique aqui para ler mais sobre as resoluções do Congresso!

3° Congresso do PT. Imagens






Fotos de César Ogata e Rossana Lana.

domingo, 2 de setembro de 2007

Wanderley Guilherme dos Santos - Genial!

O Cientista político e colaborador do blog Renato Barreto envia artigo do mestre Wanderley Guilherme dos Santos, publicado esta semana no site VALOR, que faz análise primorosa da visão de "cansados" e da classe média em geral sobre o Brasil:

DEMOCRACIA E O VÍRUS DO BRASILIANISMO.

Dói na alma, mas nem sempre a educação é um bem sem contra-indicação. As pesquisas reiteram a cada rodada que as classes subalternas têm respondido com apoio e votos às políticas sociais do governo. Onde o governo está mais presente é ali onde, proporcionalmente, tem crescido seu eleitorado. Desmentido importante do argumento de que o governo falha em suas promessas de campanha, segundo as oposições, e da acusação de que trai sua base popular de origem, conforme os descontentes da esquerda. Alternativamente, conservadores e progressistas descobrem motivo de congraçamento entre si na crítica a suposto paternalismo governamental, razão da aquiescência das massas antes que da promoção de sua consciência cívica e autonomia política. Como é natural, não se há de responder com imperfeições terrenas a exigências do mundo platônico das idéias.


Equivalente ideal de pureza orienta os murmúrios de insatisfação quanto ao funcionamento das instituições legislativas, maculadas que estariam por operadores corruptos, por vícios simultâneos de origem e decrepitude, além de repetidas manifestações do insultuoso hábito de legislar em causa própria. Do Executivo, o defeito mínimo que se lhe atribui é o da incompetência gerencial. Mencionam-se ademais, aqui e ali, alheamento, preguiça e incapacidade de decisão. Pela esquerda histórica, do mesmo modo insatisfeita, se assegura que o Executivo se encontra manietado por escandalosos acordos com o conservadorismo. Ou seja, o Executivo, a bem dizer, nada faz e, quando faz, faz mal ou em má companhia, descaracterizando o bem-feito. E assim marcharia o país entre corrupção e inércia, de cambulhada com alguns outros países, poucos, igualmente cretinos, à margem do benéfico período de progresso material aproveitado pelo resto do mundo. Nem as migalhas nós estaríamos saboreando desta vez.


Trata-se, é claro, de um diagnóstico brasilianista. Tão grave quanto o bócio e a elefantíase, o brasilianismo é enfermidade típica do atraso, mas com patológica distribuição sociologicamente distinta. Ela contamina preferencialmente pessoas de elevada classe de renda, habitantes de áreas urbanas, sobretudo no Sudeste do país, com diplomas universitários concentrados nas áreas de ciências sociais, economia e comunicação. Em geral, o brasilianismo não provoca estados febris nem suores inoportunos, apresentando como principais sintomas uma enorme confusão de raciocínio, miopia conceitual e daltonismo partidário, estimulando surtos de verborragia, descontrole de adjetivos e relaxamento das vias gramaticais. Eventualmente, uma diarréia substantiva. Dotados de imbatível lógica esquizofrênica, os contaminados costumam passar por professores, cheios de comendas, donos de escritórios de consultoria, fartos de encomendas, colunistas bem remunerados, intrigantes de notinhas jornalísticas e assessores de grupos de interesse. Honestíssimos, em sua maioria, acreditam no que dizem, com grande pompa e muita circunstância. Causa dissabor vê-los. Ao contrário dos portadores de bócio e de elefantíase, cônscios estes da enfermidade que os atormenta, os brasilianistas desfilam orgulhosamente a própria miséria como portariam um estandarte de cruzados. Em certo sentido, são mesmo monocromáticos. Felizmente, o brasilianismo não é sexualmente transmissível. Segundo alguns clínicos, porque não é sexualmente ativo. Polêmicas médicas.


Embora bem-educados, os brasilianistas têm horror à leitura, particularmente de matérias sobre o Brasil, à exceção, obviamente, dos artigos que escrevem uns para os outros. Ignoram as estatísticas, têm vaga noção do que significa o coeficiente de Gini e não fazem a menor idéia do que foi a história da América do Sul nem do percurso secular do grande mito que são os Estados Unidos. Da Europa, conhecem os vinhos, os queijos e o carnaval de Veneza, em pacote turístico de sete dias. Constituem a mais acachapante evidência do fracasso da universidade brasileira.


Jamais um brasilianista aceitará a tese de que os pobres votam por uma razão idêntica à sua, isto é, por interesse. E, conseqüentemente, também rejeitarão a hipótese de que os carentes sejam tão racionais quanto eles, os poucos abundantes. Negarão que pertençam ao mesmo gênero de distribuição de privilégios os subsídios à exportação, a remuneração dos títulos da dívida pública e os empréstimos pré-consignados. São favoráveis ao controle da natalidade da população de salário mínimo e à pena de morte, em certos casos, que é uma forma substitutiva, ou complementar, de controle da mortalidade. Consideram-se liberais de boa cepa, pois têm entre seus melhores amigos, segundo testemunho voluntário, um negro, um judeu e um gay. A discriminação dos melhores amigos é a confissão inconsciente da lista de preconceitos que cultuam.


Não obstante os brasilianistas, ou melhor, inclusive com parcela do trabalho deles, vai se livrando das algemas do arcaísmo um país em que os conservadores parecem ter, finalmente, abandonado a estratégia de rondar os quartéis sempre que contrariados pela política, a integração material da sociedade avança pela via do mercado, a despeito dos revolucionários e dos adoradores dos monopólios, e no qual a Constituição de 1988 conseguiu evitar a institucionalização de práticas discriminatórias. O custo de combater preconceitos e discriminações é baixo, no Brasil, porque não são protegidos por lei. Aspecto crucial, cuja relevância é perfeitamente reconhecida pelos negros da África do Sul e dos Estados Unidos e pelos antigos judeus imigrantes argentinos, por exemplo.


A sociedade precisa dos brasilianistas na exata medida em que as deficiências materiais são ainda tamanhas e a tentação para a autocomplacência é enorme. Mas estão sobre-representados na produção e controle da informação pública, comprometendo com sua vesguice melhor avaliação do que vai pelo mundo e pelo Brasil. O formigamento social é extenso, a vida comunitária se enriquece municípios afora, mas de nada disso a maioria da população toma conhecimento, monopolizado que está o mecanismo de produzir idéias e imagens. Há evidente descompasso entre o processo de democratização em curso na vida política e social e o processo de concentração oligopolista no sistema de captação e difusão das novidades. A unanimidade brasilianista que absorveu as fontes de informação prejudica a democracia, constitui ameaça aos direitos do cidadão de estar servido de fontes alternativas de opinião, nega, na prática, o pluralismo ideológico, enquanto busca a massificação bovina de leitores e telespectadores. Nunca o Brasil moderno, período ditatorial à parte, enfrentou inimigo tão poderoso: aquele que, tal como um partido subversivo, usufrui da liberdade para asfixiá-la. O Brasil real e complexo, pleno de deficiências e de linhas de força, não está representado na rede para-ideológica de informação, tomada de assalto pelo brasilianismo. O brasilianismo é a doença infantil da ditadura da opinião. De onde se segue a divergência entre o que ocorre no país e o que pensam sobre eles aqueles que se imaginam educados. Para estes, a educação não vale coisa alguma.

UM NOVO BRASIL!

Para aqueles que ainda acham que o Brasil está pior do que nunca, ou só conseguem avaliar a realidade nacional a partir da visão míope que foca apenas seu próprio umbigo, mais boas novas sobre a mobilidade social que favorece aos POBRES no Brasil hoje. Leia aqui!

IMPAGÁVEIS!

Em um sábado de poucos sorrisos, o blogueiro registrou duas passagens bem humoradas:

I.
No Arizão, aos 47 do segundo tempo, placar marcando Goyta 1x0 Portuguesa, o nosso zagueiro isola a bola, que vai parar na arquibancada, junto a uma dúzia de torcedores da equipe lusa presentes em Campos. Um torcedor pega a bola, põe em baixo do braço e faz pose de "é minha!". Desesperado, um outro torcedor, gordinho, corre uns cinco metros e dá uma bronca no gaiato, pois o time da Ilha estava botando pressão em busca do empate. Os dois discutem, mas o "dono da bola" não dá o braço a torcer e o jogo só recomeça quando o juiz solicita uma bola sobressalente.
Faltou uma máquina para registrar a cena que arrancou risos do blogueiro e do xará Fábio de Carvalho.

II.
Final do jogo, tomando uma cervejinha para desestressar, o blogueiro encontra o Luis Sérgio, amigo botafoguense. Comentários sobre a insegurança passada pelo goleiro Nélio e o Luis Sérgio diz que este é jogador do Botafogo. O blogueiro não tem como evitar a comparação com o desempenho de Max e Julio César na temporada e tirar um sarro do amigo alvi-negro!

OBRIGADO!!!

O blog completa hoje um mês de atividade, com 1400 acessos registrados desde o dia 14/08.
Apesar de não estar em um de meus melhores dias, faço questão de deixar nesse registro um abraço para os que acesseram o "Comentários do cotidiano" e agradecer as visitas. Espero manter esse espaço como um canal de diálogo amplo, aberto a um número cada vez maior de amigos e interlocutores.
Valeu!!!

Sabadão de Futebol!

O sábado foi futebolístico e manteve o blogueiro no limite do stress! Começou com o Goyta conquistando a primeira vitória na Segundona, no Arizão , onde estive desfalcado do João Vittor - pois a estupidez não campea apenas nos tribunais, redações e entre árbitros de futebol!
Mas não pensem que foi fácil. Como eu havia previsto, a Portuguesa da Ilha é sempre um adversário chato e o primeiro tempo terminou 0X0. O goleiro Nélio, reserva do Goyta, que jogou em função da contusão do Darci, quase me mata do coração. O homem é louco, embora reconheça que fez uma ou duas boas defesas no segundo tempo. Maricá, ex-Vasco, entrou bem e teve participação direta no primeiro gol, cruzando para a cabeçada do zagueiro Júnior. Depois disso o jogo ficou novamente equilibrado, com a Portuguesa ameaçando sempre. A vitória só foi selada com um gol contra aos 48!
Maricá entrou muito bem e deve ser titular. Boa reestréia do habilidoso Célio Jr. e destaque também para Gilson, Leandrinho e Felipe China, embora estes últimos não tenham conseguido aliar à boa movimentação capacidade de finalização. De ruim só o tresloucado goleiro e o maia Salvino, que assistiu a partida. As cornetas vão soprar pelo retorno do Flávio Pinto!
Temporariamente aliviado, segui com o Louro, o Kbça e o Thiago para ver o Mengão contra o fraco Sport de Recife. Esse Leão é mesmo uma pedra no nosso sapato. O duelo rubro-negro e a derrota para os portenhos no pré-olímpico de basquete deram o tom negativo do esporte no sábado!
O Flamengo não jogou bem mas foi melhor que o adversário, que abdicou do ataque e acabou
premiado com um penalti inexistente. Louro, vascaíno, fez questão de frisar, para minha irritação, que penalti roubado também entra. Sem o gringo em campo, ficamos sem poder de reação e, apesar da raça do Obina, o jogo caminhou para o final em 1X1.
Volta Maxi!!!