sábado, 8 de setembro de 2007

FERIADO???

Diz um verso do Caetano que "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é..."

Eu - que não sou poeta - venho experimentando as delícias da paternidade. Cuidadoso, e atento a relatos e experiências tristes, tento ser um pai presente e aproveitar ao máximo o convívio deles. E tem sido gratificante!

Mesmo antes da Fabiana, o João - que tenho de dividir com o papai titular - já me ensinava coisas maravilhosas e sempre foi um grande parceiro de descobertas - acho que hoje ele também leva um pouco de mim.

A pimentinha Bibica foi caso de "amor ao primeiro colo", quando caí em estado simultaneamente sublime e ridículo, vertendo lágrimas compulsivamente para diversão da enfermeira que, de tão acostumada à cena, estranhou tão emotiva reação.

O Pedrinho já me encontrou mais experiente em cueiros e mamadeiras, mas há sempre um encanto particular em um rebento querido, especialmente quando ele faz questão de se mostrar original com atitudes digamos, inusitadas, e perigosas...
Já deu para notar o quanto eu os amo. Um programa com cada um deles é sempre delicioso! Assim não deve estar fazendo muito sentido a citação que abriu este post. DOR???

Felizmente, eles são muito saudáveis e raramente adoecem com gravidade - assim este aspecto da dor tem sido bem raro. Oxalá seja assim para sempre!

O mote do post é que, de uns tempos para cá, quando eles estão JUNTOS passei a ter calafrios com a palavra FERIADO - antes tão simpática. É que nessas ocasiões perdemos o auxílio precioso da creche e da babá. E assim, ficamos a mercê da turminha que em gang bota para quebrar. Se estou com apenas um deles, até mesmo os dois menores são mais tranquilos, chegam a ser dóceis e pasmem: obedientes. Mas juntos, os dois pestinhas põem até o tranquilo João a perder! A barra é tão pesada que chega a gerar inevitáveis - e indesejáveis - tensões na minha relação com a sua Mãe. Mesmo com toda a disposição e disponibilidade das apaixonadas avós, que sempre chegam junto e dão uma força, a responsa é nossa. E a minha parte as vezes me pesa!

Agora, olhando os anjinhos dormindo, tudo está em paz. Mas daqui a pouco começa o terremoto... Não importa. Como acho que "minha alma não é pequena", "tudo vale a pena". Eles são definitivamente deliciosos!

Mas até que o pequeno Pedro chegue à idade do João, vou continuar preferindo os dias úteis!!

3 comentários:

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Só agora leio sobre a principal tese da polícia portuguesa para o desaparecimento da menina inglesa Madeleine, ocorrido naquela país - homicídio culposo, por negligência dos pais.

Fiquei atordoado com uma linha de raciocínio que me levou da notícia de volta a este post. Já supunha que canseira com uma prole não era um problema nada exclusivo. Mas choca a hipótese de até onde pode ir a irresponsabilidade de quem pertence a um universo cultural com padrões humanistas tão tradicionais!

Renato disse...

Querido Fábio só hoje pude ler esta coluna,e não pude deixar de chamar Daniele para também ler e reparar em quanto sua família pode ser ruidosa mas também de como é linda!Parabéns e bom final de semana!

Anônimo disse...

Hahahahahahahahahahahahaha! É isso querido... cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. E ponto final.

Mas, tenha fé. Força!!!!!
Já, já o feriadão se finda.

Beijão e bom domingo!

Ah, só um adendo: aqui em casa tá um silêncio... rs!!!!!!!