sábado, 13 de outubro de 2007

Parabéns!

Hoje, 13 de outubro, está fazendo aniversário o Celso Cordeiro Filho. Ano passado, nesta mesma data, tive a oportunidade de, por uma feliz coincidência, "invadir" a mesa do restaurante onde ele almoçava com sua Walnize e compartilhar de tão agradáveis companhias em ocasião tão especial.

Jornalista completo, Celso conhece como poucos em Campos as diferentes mídias e tem larga experiência em todas elas. Lembro-me que há quase dez anos atrás, quando acompanhava o Vereador Antonio Carlos Rangel, a quem assessorava, a um telejornal matutino que ele apresentava e editava. Nos breaks, ouvia com atenção às verdadeiras "aulas" de Celso sobre telejornalismo. Extremamente profissional, além de competente, foi o principal responsável pelo jornalismo com a marca GLOBO em Campos nos anos 80, trabalhando na TV Norte Fluminense, do Grupo Alair Ferreira.

Hoje, em momento em que a mídia tem participação fundamental em questões políticas, sua isenção e seriedade faz falta à sociedade campista. Restrita a - excelentes - artigos semanais no velho Monitor Campista, a sua pena - ou seu teclado - deveria estar em maior atividade. Pois sei que seu vigor é maior do que a idade completada hoje pode pressupor! Jornalistas como Celso ajudariam a esclarecer a estranha diversidade nas pautas e interpretações que caracterizam os dois principais jornais da cidade hoje.

Parabéns Celso! Felicidades e esperança de que possamos ainda registrar dias melhores para nossa Campos. No seu texto, as boas novas trarão sempre a marca da credibilidade.

BONDES.

O blogueiro é um menino, e só andou de bonde em Santa Teresa, no Rio, pois não alcançou este transporte em nossa Campos - veja foto acima. Contudo, só me refiro à Rua Conselheiro José Fernandes - nome que até me esqueço - como Rua dos bondes. Seu Amaro é um saudosista do bonde em Campos, e entre - muitas - outras coisas, passou esta nostalgia para o blogueiro.
Essa memória herdada, foi despertada pelo interessantíssimo projeto de meu amigo André Diniz, Secretário de Cultura de Niterói, que visa reativar a circulação de bondes no centro daquela cidade. A proposta é funcional, mas, para além disso, tem um apelo cultural que por si só justificaria o projeto. Será formidável relacionar a memória da antiga capital fluminense, com a arquitetura contemporânea da Cidade, caracterizada pela concepção do genial Niemayer.
A idéia podia - pode? - ser adaptada para Campos. Mas aqui há outras prioridades - inclusive na questão do transporte público - que devem receber encaminhamentos, ou ao menos, passarem a ser do conhecimento do Prefeito, antes de avançarmos para projeto tão interesssante.
Leia mais sobre a iniciativa do André em Niterói.

FOTO: coleção Campos de outrora, Blog do Roberto Moraes

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Dica musical.

Antes da triste notícia do post anterior, o feriadão do blogueiro até que ia sendo bem agradável. Em tarde tranquila, após aperitivo e almoço com direito a delicioso churrasco do Cheff de família, deu pra curtir um CD que adoro e não ouvia há tempos.
O mote sugerido pela memória musical foi a canção Santa Clara, Padroeira da Televisão, mas o disco todo é uma delícia, com pérolas como Neide Candolina e A terceira margem do Rio, essa, parceria com Milton Nascimento. Circuladô, para mim, é um dos melhores Caetano!

Nota triste do feriadão!

Só agora o blogueiro teve a notícia, e o blog registra com pesar a morte de Paulo Autran. O ator morreu por volta das 16:00 em São Paulo, aos 85 anos, em decorrência de câncer no pulmão e efisema pulmonar.

A notícia me entristece sobremaneira, pois Paulo Autran, Paulo Gracindo - já citado aqui - e Lima Duarte foram os atores que mais me impressionaram em minha infância, sendo referências de talento dramático para este blogueiro.

Paulo Autran foi, sem dúvida, o maior ator que já vi atuar no Teatro. Lembro-me com emoção da oportunidade que tive de vê-lo atuando, em um monólogo na programação especial que marcou a semana de inauguração do Novo Trianon. Agora, mais do que nunca, até por ter sido uma satisfação única, será ocasião inesquecível!

FOTO e fonte: Blog do Noblat.

SEMANA DAS CRIANÇAS 4

Hoje, dia das crianças, meu time completo:

PONTAPÉ NO FERIADÃO!

Calma, o blogueiro não está assim tão impaciente com feriados a ponto de mandá-los para o alto!
Explico: Pontapé Inicial é a atração televisiva das manhãs da ESPN, e um dos programas que me dá mais prazer atualmente na televisão. Seu Amaro diz que ando "metido", mas a programação da TV aberta é em geral intragável - estou apostando na rede pública, articulada pelo competente Franklin Martins, a partir da boa base da TVE, que é um oásis, apesar de sua restrita estrutura, para melhorar esse quadro.
Enquanto isso, pego uma carona nos canais infantis da gurizada e abuso da ESPN - é muito melhor que a SPORTV, que só vale a pena pelo PFC (jogos ao vivo p/ pay per view)!

Voltando ao Pontapé, comandado pelo genial José Trajano - não sou dado a
tietagens mas adoraria ter a oportunidade de um papo e um chopp com esse figuraça - é um programa que abre a cobertura esportiva do dia, mas é "recheado" com comentários e crônicas culturais e música - basicamente MPB, bossa nova, jazz e samba.
Hoje, feriadão, fiquei em casa só com o Pedrinho, que estava mais tranquilo que o habitual - está crescendo meu pimpolho!
Curtimos juntos o programa que estava formidável.
Além de uma divertida matéria sobre perguntas idiotas feitas pela imprensa ao Dunga e aos jogadores do escrete canarinho, a música foi ao vivo, com a participação da marvilhosa Teresa Cristina. Bom programa. Quem quiser conferir: reprise às 00:30 na ESPN Brasil!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Biopolítica de direita.

O Gustavo Lemos, colaborador do blog, complementa a nota enviada anteriormente por e-mail, com texto do Emir Sader que revela a perversidade das reais intenções de Sarkozy ao manipular a genética para implementar seu ideário facista:

O sangue da direita

A direita é de direita e gosta de sangue. Quando não consegue impor suas idéias e seus interesses, apela para a força, sem limites, não importa quanto sangue corra. Quando discute, trata de impor as condições de sangue: até hoje a Alemanha, país que promoveu a maior “limpeza étnica” da história da humanidade, com o nazismo, mantém o direito de cidadania vinculado ao sangue, isto é, à ascendência alemã e não ao direito de território, que continua negando, mesmo aos netos de turcos, por exemplo, os mesmos direitos dos alemães de origem sanguínea.

Por mais que certa imprensa promova o charme de Sarkozy, o novo presidente da França, ele não esconde sua ideologia e seu programa de governo. Os imigrantes são vítimas privilegiadas, com lista de expulsão, valendo-se da cobertura de ex-dirigentes socialistas reconvertidos ao governo de direita e ministros e ministras de origem árabe, para fazer o trabalho sujo.

Entre eles, uma proposta, já aprovada pelo Senado, de exames de DNA para confirmar se um imigrante que solicita ingresso na França como filho ou filha, tenha realmente esse vínculo. Apelam para a prova de sangue, que lhes parece a prova irrefutável do vínculo familiar.

A reação não se fez esperar. Quem lançou a campanha de reação, na falta de dirigentes políticos que o façam - desconcertados ainda pela derrota eleitoral e as renúncias de dirigentes socialistas que foram ao governo e ao FMI, nomeados por Sarkozy -, foi o semanário de humor Charlie Hebdo. Com um manifesto que diz que a proposta do governo “introduz a genética na era de uma utilização, não mais apenas médica e judiciária, mas a partir de agora em função de um controle estatal”.

Ela coloca três tipos de problemas, segundo o manifesto. Em primeiro lugar, de ordem ética. “A utilização de testes de DNA para saber se uma criança pode vir ou não reunir-se a um parente na França coloca diretamente esta questão: desde quando a genética vai decidir quem tem o direito ou não de se instalar em um território? Além disso, desde quando uma família deveria se definir em termos genéticos? Seu pai ou sua mãe são as pessoas que dão amor, proteção e educação aos que eles reconhecem como seus filhos.”

Esse projeto de lei vai, também, destruir o importante consenso da lei sobre a bioética que impedia as utilizações da genética contrarios à concepção da França da civilização e da liberdade.

Finalmente, segundo o manifesto de Charlie Hebdo, se inscreve em um contexto de suspeita generalizada e recorrente em relação aos estrangeiros que chegam para ameaçar a vida da sociedade. As eventuais fraudes sobre regraupação familiar são reconhecidamente marginais em relação às cifras de crianças. “Em outras palavras, o projeto de lei instaurando o DNA não tem como função lutar contra uma fraude hipotética, mas sim participar dessa visão dos imigrantes que nós recusamos com toda energia.”

Trata-se, assim, diz o manifesto, de um projeto de lei que, nos planos ético, científico e da vida em comunidade, introduz mudanças profundamente negativas. E solicita uma adesão que leve o governo a retirar a proposta que introduz uma reposta biológica a uma questão política, a romper as condições estáveis de um debate democrático, sereno e construtivo sobre as questões ligadas à imigração.

As adesões foram generalizadas, desde artistas que não costumam se pronunciar sobre temas políticos, como Jeanne Moreau, Isabelle Adjani, dirigentes da oposição, como Ségolène Royal, Laurent Fabius, Pierre Mauroy, intelectuais como Jorge Semprun, Bernard-Henry-Lèvy, mas também políticos de direita, do mesmo partido de Sarkozy, como Dominique de Villepin ou de centro, como o ex-candidato à presidente, François Bayrou.

A direita pode tentar se esconder atrás de declarações pretensamente progressistas sobre direitos sociais, diversidade cultural, etc, mas em certos temas sua visão repressiva e violenta se revela plenamente. Daí sua oposiçao feroz às políticas de cotas na educação, no trabalho, daí suas posições preconceituosas sobre os imigrantes, daí seu apelo aos argumentos de sangue ou diretamente à repressão sangrenta.

Emir Sader

O "coco" não caiu, mas o coqueiro está vergando!

O Presidente do Congresso, Senador Renan Calheiros, anunciou agora há pouco, pela TV Senado que se licencia do cargo por 45 dias.

Segundo a Agência Senado ele justificou que, com o seu gesto - tomado unilateralmente - preserva a harmonia na instituição, deixa claro o seu respeito pelos interesses do país e homenageia as responsabilidades das funções que exerce, contribuindo para evitar a repetição dos constrangimentos ocorridos na sessão da última terça-feira (9).

Reafirmo que enfrentarei os processos, como fiz até agora, à luz do dia, com dignidade e sem subterfúgios. Não lancei mão das prerrogativas de presidente do Senado em meu benefício ou contra quem quer que seja. A minha trincheira de luta sempre foi a inflexível certeza da inocência, a qual, estou convicto, prevalecerá com a verdade, como aconteceu na minha absolvição - afirmou Renan.

Para ler a íntegra do pronunciamento, clique aqui.

FOTO: Geraldo Magela (Agência Senado).

Ah! Esse coqueiro que dá coco...

O Ari Barroso, autor do célebre verso não merecia que Renan saísse com essa metáfora!!

Abaixo, essa "Aquarela brasileira" no traço do Liberati:

Perdendo a paciência!

Essa é do Conversa Afiada. O Huck não aguenta mais a morosidade da polícia - inclusive da Tropa de elite - na recuperação do seu Rolex!

Sobre privatizações e rodovias.

O resultado do leilão que concedeu sete trechos de rodovias federais, onde vai passar a ser pago pedágio acirrou o debate sobre as privatizações de rodovias e sobre os preços cobrados. Roberto Moraes saiu na frente ontem em seu blog, chamando a atenção para a redução no preço previsto na primeira tentativa de concessão, com FHC, com relação ao que será cobrado - veja aqui! Hoje, Paulo Henrique Amorim - em seu Conversa afiada - chama a atenção para a recente elevação dos preços nos pedágios administrados por concessão do governo tucano em SP - acima da inflação. O Blog do Noblat publica texto da FOLHA DE SÃO PAULO comparando a lógica das concessões de FHC e de LULA. E César Maia em seu Ex-blog reproduz estranho raciocínio do ex-Ministro Eduardo Jorge segundo o qual a classe média, que está cuspindo marimbondos contra o leilão desta semana, é beneficiária do modelo que privilegia o menor preço do pedágio. Leia:

Valor Econômico
"Existe uma diferença básica: no governo FHC, a privatização gerou recursos para a União, que pode aplicar esses recursos para os mais pobres. Essa do Lula é diferente. Quem vai receber o benefício são os menos necessitados, que viajam de carro nas boas estradas. É distribuição de renda ao contrário", afirmou Eduardo Jorge, que foi secretário-geral do governo Fernando Henrique


Tudo isso me faz lembrar uma discussão na terça-feira, na sala dos professores, com meu amigo Ruberval. Revela que a privatização das rodovias, sem dúvida indesejável, é um tema complexo. E que ele e a classe média em geral, críticos das "privatizações do PT" ainda são apontados pelo tucanato como vilões da história!

FOTO RJ/TV.

ENQUANTO ISSO...

Enquanto a chapa do CNB - ex-CM - liderada por Berzoini foge do debate sobre os recentes problemas e desvios de conduta que atingiram o PT, submetendo assim o partido e muitos de seus próprios quadros que não se envolveram com os métodos equivocados de ação política ao constrangimento público, o Deputado José Eduardo Cardozo abriu sua campanha no último domingo em Porto Alegre falando em utopias, ética republicana e democracia. Veja aqui!

Qual PT?

Deu n'O GLOBO - e reverberou no Noblat - hoje:

Eis o velho e bom PT de novo aí...
A chapa Construindo um Novo Brasil (CNB), que disputará as eleições internas do PT, tem dois envolvidos no escândalo do mensalão, incluindo o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Na chapa do CNB, antigo Campo Majoritário, também está o ex-deputado Josias Gomes — que recebeu R$ 100 mil do publicitário Marcos Valério, mas não foi denunciado —, além de Mônica Valente, mulher do ex-tesoureiro Delúbio Soares, expulso do PT por sua ação no escândalo. Também foi inscrito na chapa da CNB o deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), cujo assessor foi preso com dólares na cueca em 2005.

ESTRELA VERMELHA!

Em tempos de PED, convém aos petistas a leitura desta crônica, escrita por minha amiga Walnize Carvalho na oportunidade dos vinte e cinco anos do PT. O processo eleitoral é momento singular para marcar o reencontro do partido com a esperança e o idealismo que marcou o encontro de seus filhos e deste blogueiro com "uma certa estrela vermelha"!

Uma certa estrela vermelha

Walnize Carvalho


Ela já brilhava no “céu” – creio – que há dez anos quando eles vieram espiá-la.
Eram meninos cheios de ideais, paixões e sonhos. Idade? Creio, que um dezesseis e outro dezessete anos...
Espiaram-na e trouxeram para o seu “mundo”.
De repente, o quarto ficou impregnado do seu brilho.
E foram bottons, bandeiras, cartazes, posters ...
Por causa dela, debates, aplausos, idas a passeatas no Rio, encontro com amigos, que como eles, visualizavam nela – a estrela vermelha – o mesmo esplendor.
Eu, mãe deles acompanhava a tudo com zelo, preocupação mas também com admiração pelo “tudo vai dar certo” que os meninos me passavam.
Noites insones. Como esta agora em que ponho-me a escrever...
Ontem, lendo os jornais, o título de um dos artigos chamou-me a atenção “Bodas de prata do PT”.
Parei a leitura.
A memória afetiva levou-me a estas lembranças vividas e a vontade de fazer o registro delas.
Terminada a “tarefa” espreguiço-me.
Busco o sono com os versos de Bilac na cabeça “Ora direis ouvir
estrelas” ...

Ética e genética.

O GUSTAVO LEMOS está com problemas no acesso ao blog. Enquanto o Rodrigo identifica o problema, veio por e-mail sua contribuição mais recente, um interessante - e preocupante - debate sobre os riscos que a má aplicação de pesquisas genéticas podem trazer para a cidadania:

Comité de Ética adverte contra testes de ADN
05-Out-2007
O Comité Consultivo Nacional de Ética de França lançou uma advertência contra o novo dispositivo da lei de imigração que vai passar a exigir testes de ADN aos candidatos ao reagrupamento familiar. Para o comité, a medida entra em contradição com o espírito da lei francesa. O comité é um órgão independente que tem por missão dar pareceres sobre problemas éticos. Composto de 40 pessoas, entre médicos, filósofos, juristas, representantes de comunidades religiosas. É presidido pelo professor de Medicina Didier Sicard.
Segundo o parecer, a inscrição na lei de uma identificação biológica reservada apenas aos estrangeiros faz da filiação genética um factor determinantes "em contradição com o espírito da lei francesa". Por outro lado, o parecer teme que o recurso a dispositivos como este tenha por efeito uma "banalização" da identificação genética, com os riscos inerentes de discriminação, e deplora a presunção de fraude que implica este recurso ao teste genético.
"Os nossos concidadãos compreenderiam melhor a realidade exacta destas questões se fossem confrontados a exigências análogas quando fossem pedir vistos", sublinha o parecer. O comité recorda que "numerosas famílias francesas testemunham da relatividade deste critério, famílias recompostas depois de divórcios, crianças adoptadas, crianças nascidas em partos mantidos secretos".
De uma maneira geral, o comité chama a atenção para o perigo de se tornar a verdade biológica como o último árbitro em questões que dizem respeito à identidade social e cultural, alertando para a possibilidade de se generalizarem tais identificações genéticas que, a termo, podem tornar-se atentatórias às liberdades individuais.


Fonte: www.esquerda.net

Deu zebra!

Índio Goitacá, Rei da Capitania de São Thomé e da baixada do Coronel Ponciano, tem experiência em caça de onça!

Esse negócio de Tigre é bicho de outras paragens. Resultado: deu zebra!

Tigres e Goyta (1X0) fizeram um jogo fraco, segundo a matéria do NA REDE (veja aqui), ontem à tarde em Mesquita na baixada fluminense. Agora é pedreira, sábado, contra o Macaé na casa do adversário.

SEMANA DAS CRIANÇAS 3

Na série Semana das crianças não poderia faltar a Bibica. Curtindo a programação especial do CRIARTE, ela hoje estava linda de Emília! Papai coruja posta em breve para vcs.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

SEDUTOR!

O Prefeito Mocaiber deve mesmo ter um poder de sedução irresistível! Ele não só conseguiu abrir a porta do PT para viabilizar a candidatura de seu afilhado político Rodrigo Quitete, secretário de Saúde de Campos, como conseguiu o que parecia impossível: reunir em uma mesma chapa os antes aparentemente irreconciliáveis Makhoul Moussalem e Odisséia Carvalho. Claro, tudo em nome da "unidade pelas bases". Então tá!

PED em Campos

Encerradas as inscrições para a disputa eleitoral no PT, no Diretório local foram inscritas duas chapas. Uma apresenta como candidato à presidência o sindicalista FÉLIX MANHÃES, o Felinho do SINTEL, que representa a resistência à entrega do PT ao Prefeito e apresenta bons argumentos para a necessária discussão dos rumos do Partido. A outra chapa, que representa o grupo hegemônico do Diretório atual, liderado por Helio Anomal, Makhoul Moussalem e Odisséia Carvalho, apresentou a candidatura do também sindicalista Hugo Diniz, ex-presidente dos Bancários.

O Félix nos envia o texto político de apresentação de sua chapa Bote essa estrela no peito:

Com o retorno da Democracia, observamos que algumas das suas instituições pilares avançaram de forma bem acentuada. A Imprensa, apesar de ainda existirem alguns órgãos ainda atrelados a grupos e a opiniões que as vezes correspondem tão somente aos recursos que entram nas suas contas de publicidade, ela se mantem com os olhos investigativos e atentos ao desempenho dos atores que compõem esse processo.
O Ministério Público tem também estado atento, produzindo e acatando as denúncias contra aqueles que ferem o decoro e transgridem a lei .
O Judiciário apesar da sua compreensiva morosidade, ocasionada pelos investimentos que priorizam muito mais a questão imobiliára do que o seu funcionamento, carecendo de uma total automação dos serviços e da melhoria na remuneração dos seus membros, sem distinção, ele já retirou de circulação os maus intencionados que maculam a outorga popular do voto.
A sociedade, parece que está cada vez tomando gosto pela indignação contra os corruptos e corruptores do processo democrático. E aí, por incrível que pareça, o personagem central - os Partidos Políticos - cada vez mais se distanciam da responsabilidade de gerir a coisa pública e de fazer as leis que, além dos foros especiais de auto proteção, possam produzir o bem estar social, a divisão das riquezas e a moralização do seu proceder, nao ocupando a maior parte do seu tempo em explicar para a sociedade os seus erros.
Regressando o pensamento para a nossa realidade local go PT de Campos dos Goytacazes, a Chapa “BOTE ESSA ESTRELA NO PEITO”, não tem a pretensão tanta de ser a solução de todos os males, mas se coloca como processo alternativo na administração do Partido dos Trabalhadores, que tem como poucos outros, no seu Estatuto e na sua vida orgânica, o tripé democrático DO VOTO, DA PROPORCIONALIDADE e DAS INSTÃNCIAS, que afugentam de forma eficiente, os donos e os caciques partidários.
Como Propostas, estamos oferecendo a possibilidade de um Diretório que tenha a visão democrática de não alijar do processo das discussões aqueles companheiros que pensaram, se posicionaram e até votaram contra propostas levadas ao plenário. Após o embate, eles tem que continuar sendo convocados para as “reuniões”, porque a sua posição contrária não quer dizer que não possam contribuir para os avanços necessários ao Partido e à Sociedade.
A nossa Juventude Petista, não pode ser marginalizada por pensar novo e diferente. Afinal elas são a nossa melhor mão de obra. Ela é o futuro do Partido e da política.
Estamos nos colocando à disposição de dar ao Diretório Municipal uma administração mais democrática, como deve ser o PT, com maior transparência, com sede aberta, com a Formação Política e a socialização das informações e formações, atraindo os filiados que hoje só são chamados quando são necessários para o Processo de alternância do Poder, bloqueando e impedindo qualquer contribuição sua para o crescimento do Partido.
Achamos que as alianças políticas são um instrumento democrático que não pode ser deixado de lado. Porém a sua utilização tem que ser de forma discutida, e responsável e que possa servir a um projeto de crescimento da sociedade e não para atender a um plano particular de ansiosos.
Queremos pegar de volta na gaveta a nossa Estrela e colocá-la de volta do peito, sem nenhuma vergonha. Os equívocos não foram cometidos por todos os petistas e sim por alguns poucos companheiros que ao chegar ao Poder, se isolaram e rasgaram nossos Estatutos e jogaram fora toda uma história de ética, idealismo e luta democrática.Se foram culpados ou não quem quem tem quer julgar é a Justiça e o povo nas urnas.
Precisamos encarar o eleitor e o povo de cabeça erguida e dizer isso para eles. Se for preciso, temos que pedir desculpas por termos frustrado toda uma geração, pela expectativa que criamos ao longo do processo da chegada ao Poder.
Mas também nem tudo está perdido nem tudo foi em vão. Com o Lula tem menos gente passando fome. O nível de emprego ainda não é o desejado, mas melhorou e em muito, provocado pela Economia que alijou de vez a inflação e que possibilida um planejamento de longo prazo. O crédito voltou. Está aumentando a distribuição das riquezaes e diminuindo as diferenças sociais. O computador está em muitas casas e a visita à internet aumentou consideravelmente. As instituições democráticas estão avançando e isso é uma excelente garantia para mais investimentos privados no país. O que falta fazer e melhorar depende também de nós, da nossa intervenção e da nossa cobrança.
Temos a certeza de que podemos intervir e melhorar nas coisas que acontecem à nossa volta. A ocasião é votando de dois em dois anos nos menos piores e, principalmente, nos filiando aos Partidos Políticos. Não adianta ficarmos falando para a Lua. Nos Diretórios dos Partidos é que podemos melhorar a qualidade dos políticos e cortar as asas daqueles que elegeram para si projetos pessoais e e que não tem nada a ver com o povo. É a hora de sensiblizar os filiados que foram para casa desanimados ,jogando no armário as suas estrelas e o seu sonho. Queremos chamá-los de volta. Vocês tem muito a contribuir e nós queremos ser essa alternativa democrática para viabilizar essa contribuição.

BOTE ESSA ESTRELA NO PEITO

Clique aqui para conhecer os sete candidatos a presidência nacional do PT.

CHE:de geração pra geração

terça-feira, 9 de outubro de 2007

SEMANA DAS CRIANÇAS 2

Quem acessa sempre o Blog já sabe que o João é Goyta! Meu companheiro de arquibancada na série Semana das crianças:

40 ANOS SEM CHE! 2


Há uns quinze anos atrás um certo colaborador deste blog, que um dia já usou um botton com a imagem que ilustra este post, disse ao blogueiro - que possuía um idêntico - que tais bottons já estavam demodé.
Era necessidade de auto-afirmação por parte de dois jovens que imaginavam buscar no amadurecimento intelectual e na ampliação de seu universo teórico um estágio superior à militância juvenil.
Havia uma piada - de mal gosto - anos 90, segundo a qual, com a camiseta de Che você não teria sucesso sexual "nem com a Erundina".
Pois CHE superou todos esses preconceitos, inclusive os da própria esquerda, e chega a 2007 como símbolo de idealismo e justiça social. Não se trata de julgar ou absolver a Revolução Cubana, mas sim de perceber que o legado de Ernesto Guevara é capaz de manter viva a chama do socialismo. E é isso que tanto incomoda aos seus detratores. Quarenta anos após sua morte (veja aqui registro no blog JB/CPDOC), CHE é pop e popular... e continua na moda!

FOTO clássica, de Alberto Korda.

Ele desatinou...

Veja aqui porque o Renan perdeu a cabeça!

Graça Foster e a nova política de gás da Petrobrás!

Esse blog já comentou que por trás da recente substituição de Ildo Sauer na Diretoria de Gás da empresa estariam pressões do mercado que teme por risco de um novo "apagão". A nova Diretora da área, Graça Foster estaria empenhada em garantir salvaguardas para o setor elétrico a partir da garantia de fornecimento para usinas térmicas a gás.
O assunto foi destacado ontem no Noblat, citando matéria do Estadão. Veja aqui.

Vale conferir!

O Blog do Roberto Moraes está imperdível. Estudioso da evolução do orçamento municipal nos últimos anos, Mestre Roberto registriu ontem vários comentários interessantes sobre o projeto de LO que os vereadores estarão votando nos próximos meses.
Destaque para a manutenção de uma previsão ridícula para a Agricultura - contrariando a vocação do município - e para a redução no orçamento da EMHAB - estranha compensação ao espírito colaboracionista do PT local.

Hoje, o blog foca na privatização da BR 101 no trecho que liga Campos ao Rio e à Vitória. Roberto também conhece bem os projetos de concessão e identifica como o processo desencadeado a partir do leilão realizado hoje vai afetar o cotidiano dos usuários da região, esclarecendo custos e prazos previstos no edital. Clique no link aí a direita e confira!

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

SEMANA DAS CRIANÇAS!

Abrindo a série Semana das Crianças - com registro dos meus filhotes - Pedrinho:

40 ANOS SEM CHE!

Amanhã, faz quarenta anos da morte de Che Guevara. Ao mesmo tempo em que diversas homenagens e registros marcam esta data, destacando o legado deste guerilheiro, símbolo de idealismo até mesmo nas suas versões pop, Veja dedica a capa da edição nas bancas desde ontem para enchovalhar a memória desse ícone socialista. Agora, este pasquim além de destilar sua leviandade habitual contra os vivos, também resolveu atentar contra a memória de quem não pode se defender.

Para marcar a data, o blogueiro recomenda a quem ainda não viu o filme Diários de Motocicleta, dirigido por Walter Salles. Não se trata de uma cinebiografia, nem
carrega no estereótipo do revolucionário que ainda não havia amadurecido. Mas mostra como a dura realidade latinoamericana, identificada em uma aventura sobre duas rodas, desperta a consciência política em um mito. Boa dica para quem tiver tempo de conferir, e deixemos para Veja a velha função de embalar pescados.

JOSÉ EDUARDO CARDOZO - Presidente!


O Movimento Mensagem ao Partido lança a candidatura do Deputado Federal José Eduardo Cardozo à Presidência Nacional do PT no PED marcado para dia 02 de dezembro!
Nossa candidatura terá como centro a retomada dos métodos que historicamente caracterizam a ação política do partido e o aprofundamento de valores éticos e republicanos que qualifiquem nosso projeto de poder. Leia mais aqui!

Choque de Gerações!

Entraves à fidelidade partidária no traço do Bessinha:

NO BAZAR!

O blogueiro esteve agora há pouco no Programa Bazar Cultural da TV Litoral, apresentado pelo jornalista Fernado Leite, ex-deputado estadual e ex-presidente da FCJOL.
Falamos sobre o PT de Campos e as perspectivas eleitorais para 2008. O programa será reprisado logo mais, às 18:00!

Mais esporte bretão...

1) Como não só o Mengão é vítima das incoerências desse brasileirão, os brucutus do todo poderoso São Paulo parecem amarelar para as multidões: 1X0 Corinthians, gol de Betão.

2) No Bate-bola da ESPN exibido ontem a noite e reprisado agora há pouco, Paulo Calçade, analisando o soco do paraguaio Gavilán no chileno Valdívia e a possível suspensão do gremista a partir das imagens, levanta questão já apresentada pelo blogueiro aqui:
"Como ficam os jogos da série C, onde não há registro das imagens?"

3) Pra finalizar: É duro levar gol de Somália!!! Fui.

Bom dia!!!

Esse é o brasileirão...

Dura realidade também para nós! Ilustrando o equilíbrio do Campeonato brasileiro, dias após o Fluminense perder para o fraco Paraná - com direito a frango do goleiro de nome presidencial - e setenta e duas horas após o triunfo rubro-negro sobre o virtual campeão São Paulo, amargamos mais uma derrota em Fla-flus...

Para mim, na atual aridez de bons jogadores, duas mudanças, uma em cada time, explicam o resultado. Thiago Neves, ainda que discreto no jogo, dá qualidade ao meio-campo tricolor e foi decisivo ao marcar o segundo gol. Já Maxi, suspenso, fez falta e determinou o retorno do meio-campo só de volantes no Mengão, já que Renato Augusto continua entregue ao departamento médico e Roger de chinelinho. Toró, além de "limitado" é tricolor!

Para digerir melhor a derrota - se é que isso é possível - só recorrendo a Nelson Rodrigues:

(...) Foi assim no pré-diluviano Fla-Flu de 1919. Lembro-me que, naquela época,
apareceu, na minha rua, um profeta. Eu teria meus 7 anos salubérrimos. Entre parênteses, o Flamengo vergava ao peso do próprio favoritismo. E o profeta que era um pau-d’água irremediável começou a dizer, de porta em porta: - "O Fluminense vai ganhar! O Fluminense vai ganhar!" Foi assim, de segunda a domingo. Ninguém acreditou no vidente encharrado de cachaça.

Mas aí é que está: -um pau-d’água é também suscetível de mediunidade. Até que chega o domingo do Fla-Flu. Naquele tempo, a cobertura jornalística para o futebol era escassa ou nula. Não havia rádio, não havia nada. Uma notícia levava meia hora para chegar de uma esquina a outra. Pois bem: - e, apesar disso, não se falava senão no Fla-Flu. Era o tema obrigatório, nas farmácias, velórios e sobrados.

E nada descreve a total euforia rubro-negra. Como agora, a torcida flamenga estava certa do triunfo. Preparou-se uma banda. Quando acabasse o Fla-Flu, a "Marcha de Aída" ia soar, de uma ponta a outra da Rua Paissandu. Cada jogador rubro-negro seria levado na bandeja comoumleitáo assado. Sacos de confetes, caixbes de serpentina, corneteiros a rzvalo. Ia ser uma apoteose nunca vista, assim na terra, como no céu. E só um sujeito, entre tantos, entre todos continuava a repetir comum a pertinácia jucunda de bêbado: - "O Fluminense vai ganhar!"

Contra tudo e contra todos, realmente o tricolor enfiou, no rubro-negro, uma de 4 x 0. Lembro-me que Bacchi fez o último "goal" passando a bola por entre as pernas do inexpugnável Píndaro. E mais - continuou driblando e entrou com a bola e tudo. Entre um Fla-Flu e outro, há a distância infinita, milenar de quase meio século. E o que importa relembrar é que, também naquela ocasião, houve um Maomé, houve um Moisés, que foi o já citado pau-d’água.

Eis o que nossa admirável burrice não admite: - não há clássico ou pelada que não tenha o seu profeta.


Crônica: Tudo É Fla-Flu, O Resto É Paisagem

Agora o blogueiro quer saber quem foi o desgraçado do pé-de-cana que resolveu dar uma de Profeta nos últimos três dias?

domingo, 7 de outubro de 2007

REGRAS DO PED.

Apesar de o prazo limite para a inscrição de chapas para o PED do PT estar previsto para terça-feira (09/10), só hoje foram divulgadas as regras para a disputa eleitoral. Veja aqui.

BOA OPÇÃO!

Quer fugir da cozinha no Domingão???
Não esquente a cabeça, no Cheff de família você tem excelentes opções para o almoço de domingo com qualidade, sabor e sem pesar no seu bolso. Passe lá e bom apetite! Dr. Beda, 236, loja 2 - esquina com Rua Oscar Machado.