quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Já é Carnaval!

O Gente Boa Joaquim Ferreira dos Santos destacou hoje, em sua coluna n'O GLOBO, que a folia já come solta na Lapa. As digitalizações de fotos do Marcos Ramos, abaixo, registram a fantasia mais original de baile pré-carnavalesco à fantasia no Carioca da Gema. Dica do Nobre amigo Humberto!




















Com essas imagens bem humoradas, o blog se despede desejando um bom Carnaval para todos. Voltamos com as cinzas!

Vergonha!

Já é uma triste tradição da política local - embora não seja exclusividade do legislativo campista - a submissão do parlamento aos executivos!
Pois os nobres edis de Campos reeditaram a rotina, e novamente se renderam ontem ao autoritarismo do Prefeito - que por sua vez reedita a fórmula anti-democrática de seus antecessores na confecção da Lei Orçamentária. O veto do Executivo às emendas do Legislativo foi aprovado com 14 votos - apenas votou contrário o Vereador Nelson Nahin e estiveram ausentes os Vereadores Edson Batista e Nildo Cardoso.
O blog não entra no mérito das emendas vetadas. O que é inaceitável é o estilo centralizador e tecnocrático de elaboração do Orçamento, que põe o Legislativo de joelhos frente aos Prefeitos e inviabiliza qualquer participação efetiva da sociedade civil - vide o esvaziamento das Audiências Públicas anuais promovidas pela Câmara para discutir a L.O..
Pelo menos desta vez reduziu-se a margem de suplementação a critério do prefeito, que em anos anteriores chegou a 50% e desta vez ficou em 5%.
Sem querer ser chato, vale lembrar que entre os compromissos assumidos por Mocaiber com o PT governista estava o Orçamento Participativo. Será???

E amanhã tem Boi Capeta!

Boa opção pra quem ainda estiver na cidade amanhã à noite é o Boi Capeta, saindo da esquina da Formosa c/ Rua do gás, rumo ao centro, na contramão! As montadas já acertam os detalhes para abrilhantar o desfile que tem tradição de muita animação e é engrossado por muita gente que retarda a ida para as praias só pra não perder a folia!

Deu pro gasto!

O despeitado do Vitral de Almeida estava todo eufórico com a goleada sobre o fraco time do Voltaço, que não reedita boas campanhas recentes. Mas como tem sido repetido na imprensa burguesa, o nível dos pequenos nesta edição do Carioca é sofrível e virou bagunça. Ontem o Vasquinho e o Foguinho golearam também... Grandes coisas!
O Mengão fez a conta do Chá, 1X0 sobre o Macaé, que segundo o colaborador Gustavo Gomes, está bem armadinho pelo Tita e parece num nível um pouco melhor que o resto da turma, entre os pequenos. O gol foi do "Torozinho", que se encontrou sob a batuta do Papai Joel. Vale lembrar que jogamos contra um time que estava invicto, e vinha de empate contra o Pó de arroz no Maraca. Continuamos com 100% de aproveitamento. É bom o falastrão Gaúcho ir se preparando para lustrar a prancheta do Natalino!

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Todo dia é "Dia do Abandono".

Pobre Lula! Ficar exposto às companhias de Serginho Vergonha do Papai e do alcaide campista em out-doors nos Estados do Rio e do Espírito Santo...
Ontem choveu todo o dia, mas não choveu tão forte. Veja as manchetes dos jornais de Campos hoje:

Mea-culpa!

Para me redimir, após tanta polêmica...
J. Barreto em A Charge On Line.

Erramos!

O blog tende ao otimismo. Por isso, ao anunciarmos ontem a substituição no comando da PM carioca achamos que a atitude do governo poderia significar um aceno para a negociação com os PMs que se manifestaram no domingo reivindicando melhores salários e condições de trabalho. Ledo engano. Não sabia do acordo entre os Barbonos, pelo qual estes se recusariam a assumir o comando da corporação!
O Cel. Pitta, novo comandante, aparentemente é um quinta coluna. É apontado como um novo Silvério dos Reis por seus companheiros no grupo de oficiais que, através de manifestos, denuncia a incompetência na política de segurança pública do impostor Serginho vergonha do papai. Confundir deliberadamente reivindicação com insubordinação é má fé.
Assim, o governador - impostor e mentiroso - segue descumprindo promessas e compromissos de campanha. No caso da segurança, assessorado pelo patético Xerife Beltrame, que aproveitou o período carnavalesco para se fantasiar de jagunço e - além de demitir o Comandante, Cel. Ubiratan Ângelo - colocar os Barbonos na geladeira. Cairia melhor a fantasia de palhaço!
Esse decepcionante governo deveria se conscientizar de vez que não há eficiência nas políticas públicas sem valorização do servidor. Ao invés de ficar bancando o macaco de auditório de Lula, deveria se informar sobre os salários pagos aos policiais federais e professores da rede federal. Uma proposta séria - e com calendário - de aproximação destes valores seria ação efetiva de identificação com o governo do Presidente. Dinheiro pra isso há! A Petrobrás não para de depositar - todo mês - rios de dinheiro na conta do Estado e o Exu Tranca-cofre, secretário de fazenda já anda por aí alardeando suas proezas na "recuperação das finanças" do Estado. É só para de brincar de Tio Patinhas.
Como é doce a vida de Garotinho. É fácil ter sobrevida na política fluminense e campista com adversários tão medíocres no poder!
Todo apoio e solidariedade aos Barbonos!!!

Samba e saudade.

Carnaval na porta, a Folha 2, suplemento cultural da Folha da Manhã, traz em destaque hoje matéria do jornalista Guilherme Carvalhal com a viúva do bamba campista Roberto Ribeiro, que recentemente lançou um livro de memórias narrando sua vida com o ídolo e divulga projetos que celebram a obra do sambista. Leia a matéria na íntegra clicando aqui e aqui. Vale conferir!

"Fantasmas" na ordem do dia!

Velha discussão, atenuada pela anistia, que incluiu os criminosos fardados que controlaram o Estado brasileiro de 1964 à 1985, a morte de João Goulart - ocorrida em circunstâncias estranhas e num curto espaço de nove meses entre 1976 e 1977 onde se deram tambem as mortes de Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda, os outros líderes da Frente Ampla - volta à tona com as declarações do uruguaio Mario Neira Barreiro à Folha de São Paulo.
É vergonhoso que tribunais europeus tenham julgado e até mesmo condenado responsáveis por diversos crimes políticos contra os direitos humanos cometidos por governos de Estados na América Latina na década de 70, e aqui tais crimes continuem envoltos em mistério. Os jornais de hoje noticiam que a Polícia Federal vai ouvir o uruguaio que teria assassinado Jango, atualmente preso em penitenciária no RS.
Boa oportunidade para que, finalmente, se lancem luzes sobre os indícios de que tais mortes não seriam naturais, podendo estar relacionadas com a Operação Condor e a outras mortes, como a do chileno Orlando Letelier, ex-chanceler do governo do presidente socialista Salvador Allende, assassinado em Washington a 21 de setembro de 1976.
Em seu Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim entrevistou a jornalista Ana Lee, que escreveu com Carlos Heitor Cony o livro O Beijo da morte, sobre as mortes suspeitas e o Deputado Miro Teixeira - que em 2000 elaborou um relatório sobre a possibilidade de o Presidente João Goulart ter sido assassinado para a Câmara dos Deputados - que está requisitando ao MP a apuração das declarações do uruguaio. Confira aqui e aqui.

Em memória.

A querida amiga Walnize Carvalho avisa que amanhã (31/01) ao meio-dia, será celebrada Missa na Catedral Diocesana em intenção de um mês de falecimento do escritor Waldir Carvalho, seu pai.
O blogueiro, que esteve em Santo Amaro dia e 15 se lembrou dos fortes vínculos de Seu Waldir - que não perdia uma edição da tradicional Festa - com a baixada e a cultura de Campos, estará presente para homenagear a memória desse grande campista e abraçar à família amiga.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A luta continua companheiras!

Apesar deste blogueiro ainda não ter visto a cor do abono de 1/3 do salário, que o estado deveria ter pago a todos os profissionais da educação, à guisa de férias, as mesmas já estão acabando e, caso haja desejo de mudar o quadro sofrido de nossa categoria, precisamos nos inspirar nos companheiros PMs e preparar a mobilização já no início do ano letivo.

O SEPE foi recebido em audiência na última semana pelos Secretários de Educação do Estado e da Prefeitura de Campos, reafirmando as reivindicações da categoria nas duas Redes!

REDE MUNICIPAL:

O SEPE Campos foi recebido pela Secretária Municipal de Educação, Professora Beth Landim, no último dia 23. Na oportunidade foram abordados os seguintes assuntos:

1) Revisão do PCCS: A Secretária se comprometeu a finalmente marcar, na primeira quinzena de fevereiro, reunião com a participação da Procuradoria e da Secretaria de administração, para discutir a reforma da Lei do PCCS do Magistério, no sentido de se corrigir a distorção causada pela desconsideração do tempo de serviço como fator de enquadramento.

2) Férias das professoras lotadas nas creches de Farol: A Secretária reconheceu que há prejuízo daquelas profissionais no que se refere as férias gerais em janeiro e se comprometeu a acertar o calendário no meado do ano para que elas gozem efetivamente de 45 dias de afastamento das funções - relativos aos 30 dias de férias e aos 15 dias de recesso em julho.
Prometeu ainda que tal problema não se repetirá em 2009, passando a ser então facultativo o trabalho em janeiro, com as optantes recebendo remuneração extraordinária.

3) Municipalização: A Secretária garantiu que o município está disposto a absorver todos os alunos das unidades municipalizadas, bem como as profissionais do Estado que manifestarem interesse em permanecer atuando nas Escolas onde estavam lotadas até dezembro. Se comprometeu com o início do ano letivo nestas unidades, ressalvando o CIEP do Parque Aurora, onde há um problema localizado que se refere à utilização do prédio como Barracão de agremiações carnavalescas, o que segundo ela era uma tradição autorizada pela CRNF I, e que a Prefeitura teve dificuldade em administrar a questão, o que deve atrasar o início das aulas nessa Escola, que está fechada desde março de 2007.
Sobre esta questão, o SEPE Campos está buscando uma nova reunião com a Professora Joilza Rangel, Coordenadora Regional da SEE, para facilitar o entendimento no que se refere a permanência das profissionais que optarem por seu direito de permanecer nas Escolas municipalizadas em que estavam lotadas.

Rede Estadual. Nada de novo!

Leia abaixo resumo do relato disponível no site do SEPE/RJ - link aí a direita - sobre a audiência com o secretário de Estado de Educação na semana passada:

A direção do Sepe teve uma audiência com o secretário de Educação, Nelson Maculan, no 22 de janeiro. Esta foi a primeira audiência do sindicato com a SEE em 2008 para tratar da pauta de reivindicações dos profissionais da rede estadual. No encontro, o secretário ainda não conseguiu dar uma resposta concreta a itens da pauta que foram discutidos ao longo do ano de 2007, como: fim do programa e valor da gratificação do Nova Escola que será incorporada ao salário da categoria; inclusão dos profissionais de 40 horas; eleições diretas para direção das escolas, entre outras. Veja os principais assuntos discutidos na audiência:

1. Inclusão de 40 horas: o estudo para efetuar a inclusão desse segmento da categoria no plano de carreira da Educação estadual continua na SEPLAG.

2.Gratificação do Nova Escola: o pagamento de janeiro será feito com o mesmo valor de dezembro. O Secretário afirmou que está sendo estudado um valor para ser incorporado ao vencimento. Provavelmente esse valor será divulgado ainda em janeiro.(...) No dia 06 de novembro foi publicado um decreto para regularizar a situação dos 5 mil professores sem o Nova Escola.

3. Gestão democrática: possibilidade de sair resolução criando curso para diretoras e mantendo consulta. O Secretário afirmou que a prof.ª Professora Lúcia Venino já está redigindo o texto. Afirmou ainda que a discussão sobre gestão, na verdade, deverá passar pelo fortalecimento dos Conselhos Escolares e pelo curso para diretores.

4. Plano de carreira dos funcionários: foi encaminhado para a SEPLAG.

5 Regularização da carga horária de 30 horas (funcionários): encaminhado para a Casa Civil.

6 Contracheque dos aposentados: comprometeu-se em averiguar o que está acontecendo junto a SEPLAG para que os contracheques voltem a ser entregues na casa dos aposentados. Na próxima semana estará entrando em contato com o SEPE/RJ.

7. Municipalização: Segundo o secretário de Educação, o processo continua em curso sem que os municípios “sofram pressão”.

8. Animador cultural: será marcada reunião após o Carnaval para discutir proposta específica para os animadores culturais.

9. Devolução do desconto de greve: O secretário analisará a solicitação e marcará reunião com advogado do SEPE também após o Carnaval.

10. Enquadramento por formação: os processos antigos e qua ainda não foram concluídos devem ser cobrados na Secretaria de Edeucação. Aqueles que ainda não deram entrada devem fazê-lo.

A SEE se comprometeu a entrar em contato com o SEPE, até o dia 30, para apresentar respostas sobre algumas questões debatidas.Vamos continuar pressionando buscando respostas concretas e ações do governo estadual que satisfaçam as reivindicações da categoria no ano de 2008.

De frente pro crime!

Charge do Ique no JB hoje.

Novidades no front.

Ainda sobre a crise na PM, o JB Online acaba de divulgar a seguinte nota:

Marcelo Migliaccio, JB Online

RIO - O chefe do Serviço Reservado (P-2) do Estado-Maior da PM, Gilson Pitta Lopes, é o novo comandante-geral da corporação. O anúncio foi feito, agora há pouco, em entrevista coletiva, pelo secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame.
Pitta é um dos nove coronéis da Pm que assinaram em julho de 2007, o manifesto dos Barbonos, profissionais de segurança pública, no posto de coronel, mobilizados para resgatar a cidadania do policial militar, através de salários dignos e adequadas condições de trabalho.


Será jogo de cena do Governador e de seu Xerife, ou aceno efetivo no sentido de negociar as reivindicações?

A TroLha traz!

E o implacável Xacal, vigilante editor da TroLha, não deixou passar batida a mais recente pérola do Secretário de Estado de Segurança Pública - aquele que na lógica do uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa distinguiu um tiro na Favela da Coréia e um tiro em Copabacana, lembra?
Pois é desta vez o "Xerife" Beltrame mandou ver a Trolhada da Semana - leia aqui - ao questionar o mérito dos PMs em contraponto às sua reivindicações por melhores salários e condições de trabalho!
Com isso conseguiu mobilizar ainda mais a corporação e acirrou o movimento dos Militares.
Será que Maculan não podia emplacar uma Trolhada na volta às aulas???
Este blogueiro, solidário ao movimento dos PMs e pela unidade dos servidores civis e militares na luta contra a impostura do governo Cabral, está certo de poder contar com o aguerrido teclado do Xacal. Por que o que a mídia oficial não traz... a TroLha traz!

Lata velha!

A propósito, a 1001 deveria renovar a sua frota e tirar de circulação latas-velhas como esta aí - sem ar condicionado! - que ainda estão em circulação na região - foi numa delas que voltamos de Rio das Ostras.
Na última vez que estive em Santa Catarina - há seis anos - descobri que por lá, onde as temperaturas são bem mais baixas, todo ônibus "convencional" tem ar! Executivo, leito, enfim, linhas especiais referem-se a outros serviços extra.

FOTO: Blog Relatos de Viagem Etc.

Co-responsável!

Ontem denunciei aqui a situação de quem precisa ir de ônibus a Rio das Ostras, e sofre com a ausência de um Terminal Rodoviário minimamente confortável, tendo que embarcar na Rua.
Volto ao assunto para lembrar que a Prefeitura do balneário não é a única responsável pelo transtorno causado a habitantes e visitantes da cidade. A auto-viação 1001/Macaense, holding que praticamente monopoliza o transporte rodoviário na região, também deve atenção aos passageiros/consumidores! Assim, enquanto o poder público não resolve a questão, a empresa poderia designar dois funcionários para acompanhar os embarques em sua agência de venda de passagens e no ponto de ônibus do outro lado da Avenida, permitindo ao menos aos passageiros acomodar devidamente suas bagagens.

Viva Binoche!

Considero a atriz francesa Juliette Binoche - de quem sou fã - uma das mulheres mais bonitas do mundo!
Pois aos 43 anos, a bela diva do cinema causou frisson com sua nudez madura estampada na edição de novembro da Playboy francesa.

Veja aqui o ensaio conceitual, delicado e belo. Pura arte!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Alerta!

O Carnaval já está aí. Certamente muitos vão se deslocar para o litoral. Um dos destinos mais procurados na região é a simpática cidade praiana de Rio das Ostras, onde estive há alguns dias, hóspede de meu querido primo Fernando Jr. e da sua Luciana.
É uma ótima opção. Balneário aprazível e tranquilo - mesmo no verão - concentra veranistas por suas praias e não por shows ou outras atrações. Com orçamento robusto, em função dos royalties, tem investido em infra-estrutura e se preparado para receber os turistas; pari passu promove a qualidade de vida para seus habitantes.
Contudo, algo em Rio das Ostras agride seus visitantes e os moradores locais que precisam se deslocar para outros municípios. Não há rodoviária na Cidade! Se você vai viajar para lá no carnaval, é bom ir de carro... ou levar apenas uma pequena mochila nas costas - algo impensável para a maioria das mulheres.
Deixo claro que no meu caso - possivelmente de muitos - viajar com pouca bagagem não é problema. Também - se estivesse sozinho - poderia ter ido de carro. Mas... Em função da imprudência dos motoristas - que pude mais uma vez constatar ontem na RJ 216, onde várias ultrapassagens indevidas foram realizadas por diversos carros (alguns sem condições ideais para trafegar), entre eles uma viatura da Guarda Civil de Campos! - minha mãe, D. Regina, se recusa a viajar de carro. Assim, me adaptei a sua opção - que tem alguma lógica - e comprei as passagens rodoviárias. Bibica e Pedrinho estavam conosco, frente ao convite simpático e insistente do Júnior, achei que seria um fim de semana divertido para eles - como de fato foi! E aí surgiu o problema da bagagem. Já viajou com crianças? Se a resposta foi positiva sabe do que estou falando, se não, imagine. Ao contrário das mulheres, não é uma questão de opções e acessórios. Os baixinhos efetivamente precisam de um sem número de cuidados que geram um volume enorme de itens necessários para se evitar imprevistos indesejáveis.
Na verdade, o problema da bagagem surgiu no retorno. Na ida saimos da Rodoviária Velha de Campos, onde pudemos acomodar a bagagem no ônibus sem problemas, e lá o Júnior nos esperava solícito. Mas Rio das Ostras não tem Rodoviária, embora a Prefeitura tenha construído recentemente uma suntuosa sede administrativa! - Não seria uma inversão de prioridade? - Na ausência de Rodoviária, espera-se o ônibus na calçada da avenida principal da cidade. E não se pode acomodar a bagagem no bagageiro, tem que subir com todas as bolsas e malas que você tenha necessidade de transportar!
Ouvi dizer que há um projeto para construção da Rodoviária, mas não seria o caso, em respeito á população e aos turistas, de construi-la antes da sede administrativa? Tenho ouvido muitos elogios à gestão do Prefeito daquela cidade, mas esta é uma lacuna grave em uma cidade turística. Será que ele vai conseguir dotar a agradável cidade com um terminal rodoviário decente até o fim de sua gestão? Ou o Sabino terá que prometer sanar o problema em eventual retorno à Prefeitura local?

Bolada.

"Ladrão, ladrão... Eu vou descer!!!"
Assim o velho Mario Vianna ("com dois enes") - ex-árbitro e comentarista da Rádio Globo nos anos 70 - reagia a erros grosseiros de arbitragem.
Tenho sido um crítico do eficiente "futebol de resultados" apresentado pelo São Paulo na última temporada. Mas ontem o tricolor paulista teve muito o que reclamar da desastrada atuação do árbitro Sálvio Spínola. O soprador de apito anulou gol legítimo do Imperador Adriano, que teve mais impulsão que o zagueiro do Corinthians e cabeceou para as redes em lance aos 40' do segundo tempo, que marcaria a vitória do Bi-campeão brasileiro no clássico que terminou mesmo 0X0!

FOTO: LANCENET.

Blog sintonizado!

No sábado, dia do lançamento do seu mais novo livro sobre o Carnaval - destacado aqui dia 18 - o escritor André Diniz foi capa do suplemento literário Prosa & Verso d'O Globo!

Ontem, em sua prestigiada coluna Painel, na Folha da Manhã, o jornalista Saulo Pessanha destacou em seu Anedotário, registro deste blogueiro sobre a bem-humorada história do Motorádio da amiga escritora Walnize Carvalho, batizado Hugo Chávez.

"Rolo Compressor"

Manchete da edição de hoje do LANCE, sobre a goleada do Mengão sobre o D. de Caxias (5X1), ontem no Maracanã. Será que o resultado vai fazer os bravateiros Mario Neto e Viola botarem os pés no chão?

Lido.

1) Agora há pouco, nesta manhã chuvosa, em um adesivo no para brisa traseiro de um velho Monza:
É fácil falar de mim. Difícil é ser Eu! (sic)

2) Em adesivos, provavelmente anunciando pré-candidato à Câmara no pleito de outubro, colados em três carros estacionados na Barão de Cotegipe, próximo ao desembarque de ônibus:
ADRIANO. Do caminhão de fossa.