quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

"Fantasmas" na ordem do dia!

Velha discussão, atenuada pela anistia, que incluiu os criminosos fardados que controlaram o Estado brasileiro de 1964 à 1985, a morte de João Goulart - ocorrida em circunstâncias estranhas e num curto espaço de nove meses entre 1976 e 1977 onde se deram tambem as mortes de Juscelino Kubitschek e Carlos Lacerda, os outros líderes da Frente Ampla - volta à tona com as declarações do uruguaio Mario Neira Barreiro à Folha de São Paulo.
É vergonhoso que tribunais europeus tenham julgado e até mesmo condenado responsáveis por diversos crimes políticos contra os direitos humanos cometidos por governos de Estados na América Latina na década de 70, e aqui tais crimes continuem envoltos em mistério. Os jornais de hoje noticiam que a Polícia Federal vai ouvir o uruguaio que teria assassinado Jango, atualmente preso em penitenciária no RS.
Boa oportunidade para que, finalmente, se lancem luzes sobre os indícios de que tais mortes não seriam naturais, podendo estar relacionadas com a Operação Condor e a outras mortes, como a do chileno Orlando Letelier, ex-chanceler do governo do presidente socialista Salvador Allende, assassinado em Washington a 21 de setembro de 1976.
Em seu Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim entrevistou a jornalista Ana Lee, que escreveu com Carlos Heitor Cony o livro O Beijo da morte, sobre as mortes suspeitas e o Deputado Miro Teixeira - que em 2000 elaborou um relatório sobre a possibilidade de o Presidente João Goulart ter sido assassinado para a Câmara dos Deputados - que está requisitando ao MP a apuração das declarações do uruguaio. Confira aqui e aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fabiô,

O Cony deve estar assombrado eplo fantasma dos perseguidos políticos, pela "teta" que descolou na Comissão de Indenizações...
Se houve ou não crime, não haverá meios que levem a conclusões juridicamente possíveis...As provas materiais são impossíveis de serem fabricadas agora, restam apenas depoimentos...aí quem fala tem que provar...A questão não repousa em: se houve ou não, crime...A nossa responsabilidade deve ser com os crimes e desaparecimentos que podem ser elucidados, e não essa "sanha" sensacionalista que dará proveito a alguns "canalhas"...Em tempo, não há crime perfeito, há crime não investigado, que com o passar do tempo torna-se irreversível...
Em 95% dos casos de homicídio não solucionados há uma "escolha" pelo "esquuecimento"...

Abraços,

Xacal.