quinta-feira, 8 de maio de 2008

Eles já não são mais aqueles!

Assisti na terça uma parte do Casseta e Planeta. Não me diverti nem um pouco. Um tédio se comparado aos programas de outras temporadas, ou ao ótimo CQC da Band.
Considerando as diferenças nos formatos dos humorísticos, pessoalmente acho que o Programa ancorado por Marcelo Tass é o mais divertido da TV aberta hoje. Ri muito com o cqteste da Senhorita Andressa Soares e a edição da entrevista de Ronaldinho Fenômeno, exibidos na segunda. Se incluirmos na lista o grotesco Pânico, acho que o novo programa da Band é de longe a melhor atração. Combina bem sátira, denúncia, crítica e ironia, sem exageros e grosserias. É cáustico mas não erra na mão, é menos apelativo e mais inteligente. O Tass está em boa forma e traz um time de bons colaboradores. Boa nova no deserto da TV aberta. E os cassetas já não são mais os mesmos.

No varejo é mais barato?

O blog não apenas responde a provocações. Também faz as suas. Uma das mais recentes disse respeito à estranheza com que vimos os preços divulgados pela Secretaria de Estado de Educação para os 32 mil lap tops distribuídos para professores da rede estadual. Não chamou muito a atenção dos que visitam esse espaço, mas não confere com o mercado.
Hoje, o simpático Ricardo André – de férias – deu uma atualizada no seu Eu penso que ... e anunciou que a Positivo, indústria de informática, vai lançar um modelo de lap top (com configuração semelhante a dos adquiridos pelo Estado) a ser comercializado por R$ 999,00, no varejo. Ou seja, cerca de R$ 900,00 mais barato do que a SEE declarou ter pago por cada um dos equipamentos distribuídos aos professores.

Boas provocações 2.

Outra boa provocação de uma leitora, candidata no concurso da SMEC de Campos, que me questiona sobre breve comentário em post do Mestre Roberto Moraes, no seu blog – olha a REDE BLOG aí gente!

Fábio, vou comentar um assunto a parte. Nada de futebol, até pq não entendo nem um pouco. Isso fica pra vcs homens.
Vc comentou no blog do Roberto Moraes que o SEPE Campos vai a justiça, buscando a anulação do concurso do smec, promovido pela desorganizada Funrio. Fico feliz por isso, apesar de ter passado e ter a possibilidade de ser chamada numa segunda leva. Mas foram fatos inusitados, um verdadeiro despreparo desta instituição. Se eu soubesse da prova de títulos não gastaria meu dinheiro nessa, pq não tenho título algum. De qq forma saimos perdendo e outra, se vc corrigir as provas, verá que as questões foram sim, mal formuladas.
Vc acredita q eles escreveram a palavra visualisar, com Z, no site deles, se referindo ao edital de retificação? Meu Deus! Estou estarrecida com tudo isso.
Aguardo seu comentário com maiores explicações deste fato.
um abraço.


Querida, nesse caso a ação do SEPE diz respeito à defesa do interesse público e do universo dos candidatos. Já abordei aqui o assunto, quando recebemos no Sindicato várias denúncias de candidatos (as) que não foram informados adequadamente sobre o preenchimento do cartão-resposta. A errata que a Funrio publicou com anulações e retificações de gabaritos após os recursos, é enorme. Já participei como candidato ou acompanhei inúmeros concursos para magistério no Estado e em Municípios do RJ nos últimos 10 anos. Mas nunca vi tanta desorganização, erros e indícios de irregularidades. O caso de uma “retificação de edital” após a realização de uma etapa do concurso me parece algo realmente escabroso! Por isso, solicitamos de nosso Jurídico parecer e providências sobre o caso. Num primeiro entendimento, parece ser o caso de anulação do concurso. Assim que as providências forem tomadas, torno ao assunto. Volte sempre!

Boas provocações!

Apesar de suas intermináveis limitações, que justificam a dinâmica precária, o blog vê com satisfação que cumpre a função idealizada de interagir com interlocutores qualificados, possibilitando ao blogueiro um espaço privilegiado de comunicação e expressão de idéias.
Além do crescente número de acessos, nas últimas horas, em comentários anônimos a posts abaixo, o blog recebeu boas provocações para diversificar a pauta, desde domingo focada no esporte bretão:

Porque depois do anuncio da saída do PT, do governo Mocaiber, o movimento pela Terceira via saiu de pauta?
Deixou de interessar aos blogueiros petistas? (...)
Se acham que vão trazer, depois (...)o ungido pelos conchavos e o apresentar a sociedade como o candidato a prefeito da terceira via, correm o risco de dar com os burros n’água. (...)
Não se deve cometer o erro de alijar a sociedade da discussão, isso certamente levará a mais um fracasso eleitoral.(...)
Proponho que essa discussão de nomes seja feita de forma mais democrática possível, com a participação de todos.
E por que não chamar o PSDB para participar dessa discussão?


Ok caro comentarista. Concordo em gênero, número e grau. Se vc deslizar o dedo no mouse, vai verificar logo abaixo, que antes da seqüência de posts sobre as venturas e desventuras do Mengão – assunto temporariamente suspenso aqui – o último comentário sobre política teve como assunto o convite para os visitantes do blog conhecerem a página do Movimento auto-intitulado Terceira Via, que propõe justamente a união de PT e PSDB para lançar um “nome novo” na disputa eleitoral de outubro.
Como membro do Diretório local do PT, tenho a responsabilidade de dialogar com o conjunto da direção partidária, mas isso não quer dizer que estou me afastando do movimento social espontâneo que propõe algo de novo para Campos. Aliás, sempre me mantive independente do grupo hegemônico enquanto eles estiveram no governo Mocaiber. E fui publicamente contrário a tal aliança.
É preciso ampliar o debate e atuar em todas as frentes, só assim nossa alternativa pode ter sucesso. Com o mínimo possível de “conchavos”, mas sem excesso de voluntarismo. Da forma mais democrática possível, mas sem deixar de lado o fato de que os Partidos são instituições imprescindíveis no jogo democrático que pode germinar o novo!
Quanto ao PSDB, segundo os jornais de Campos, ele acaba de sair do governo Mocaiber – que até o momento continua Prefeito.
De minha parte, é desejável que ele participe de uma Frente que possa representar o novo para Campos.
Parece que a partir do Movimento Chega de Palhaçada, vai rolar um debate na AIC, entre os setores sociais mobilizados e os presidentes de Partidos até agora independentes dos grupos que polarizam a disputa política em Campos atualmente (PMDB e PDT). É uma bela iniciativa, estaremos lá!

ATUALIAÇÃO às 22:25
Um comentário do J. Lopes me fez perceber que a redação do post estava confusa. O debate proposto pra AIC não é hoje, assim que for agendado daremos publicidade. Já retifiquei o texto, esclarecendo que hoje, o que temos é a polarização da política local entre PMDB e PDT/PSB. Espero que por pouco tempo.

O futebol é assim.

Cabeça inchada - inchadíssima - mas sem chororô - com todo respeito às justas lágrimas vertidas discretamente pelo arqueiro Bruno - o bloguinho encontra forças para mais um comentário sobre o esporte bretão, assunto tão recorrente que motivou comentário no post abaixo cobrando posições deste blogueiro sobre a sucessão municipal.
Também não acato o discurso da cobertura global de que houve "soberba". O time do Flamengo entrou em campo motivado e partiu pra cima, parecia que ele é que precisava do resultado. O clima era de show, mas a partida era pra ser jogada com o regulamento embaixo do braço. Atrás, atraindo o adversário e esperando a hora do bote. Erro de tática, mas não "soberba". Não houve firulas. O time buscou sempre o gol. Ochoa foi destaque da equipe mexicana.
O futebol é mesmo assim, ao contrário de outros esportes coletivos. Não há superioridade, não há lógica que não possa ser superada...
Nó na garganta por mais um fracasso na Libertadores. Acho que a maioria da Nação trocaria o bi de domingo por essa vaga... Eu ao menos trocaria sem titubear! Mas o football é implacável. Já era... Sai um time até então arrumado, candidato ao título, e segue um time fraco, sem treinador, e que deve ser presa fácil para Santos ou Cúcuta - pode? Pois não é todo dia que vai acertar em gol todas bolas vadias chutadas pelo seu obeso atacante paraguaio. Mas o mesmo esporte que empolga e leva 50.000 a um estádio é cruel.
O impacto pela eliminação precoce no torneio que estava no centro de toda o planejamento para a temporada deve abalar a boa fase e comprometer a confiança da equipe. Caio Jr. vai ter muito trabalho...
Tristeza e constatação de uma dura ironia. A diretoria rubro-negra fez uma cruzada contra os jogos na altitude. Pois foi em Cuzco e na Cidade do México que o Flamengo fez suas melhores partidas na Libertadores. No Maracanã, palco onde foi pavimentado o caminho para a competição, vitórias sofridas, e o vexame de agora há pouco.
Sinto muito caro comentarista anônimo, a política vai ficar pra outra hora. Esta não é uma "boa noite".

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Agora é sério.

Sem a euforia do momento, vamos a um comentário mais equilibrado sobre o título conquistado ontem pelo Mengão. Sobre o jogo em si, a esta altura não há muito a acrescentar. Acho que tudo já se falou sobre o incrível gol perdido por Ibson, em tarde pouco inspirada; sobre o frango de Bruno - que depois se recuperou em perigoso chute de Jorge Henrique; sobre a qualidade de Marcinho; sobre a ousadia de Joel; sobre as estrelas de Obina e Tardelli; bem como sobre a incapacidade do time de Cuca em fugir da boa marcação do Fla. O Botafogo, a rigor só criou uma boa chance de gol além da incrível falha do Bruno que resultou em seu único tento. Após Natalino por o time pra frente e empatar a partida logo no início do segundo tempo, o Mengão explorou os contra-ataques e soube aproveitar a vantagem para garantir o bi.

Na quinta partida entre os clubes este ano, o Flamengo se afirmou obtendo a vitória mais convincente entre as três conquistadas.

Curiosamente, a virada do Flamengo surgiu em uma jogada de cobrança de falta lançada para área, típica do adversário e que preocupava este blogueiro após os gols bobos sofridos na quarta-feira na Cidade do México. Ironias do futebol!

Fair play?
Após um início tenso e ríspido, o jogo foi disputado limpamente e seguiu equilibrado até as entradas de Fábio e Adriano Felício - que nada acrescentaram ao alvinegro e abriram espaços para a definição do resultado.
Mas é preciso destacar que Túlio, o Sr. Fair Play, destoou neste sentido e mais uma vez foi flagrado pelas câmeras dando cotoveladas e entradas desleais, tipo cravar as travas da chuteira em tornozelos de companheiros de profissão. O rapaz, que é um dos líderes do seu time e um bom volante deveria refletir um pouco sobre coerência!

Sobre o Carioca 2008
Com a proibição dos "pequenos" jogarem em seus estádios, a disputa do Campeonato ficou entre os grandes. E a classificação entre esses pode ser resumidamente explicada da seguinte forma: o Vasco se ressentiu de jogadores qualificados; o Fluminense até os tem, mas faltou um técnico, assim, parecia um bando em campo; o Botafogo tem um bom técnico e um time organizado e qualificado, mas é "a conta do chá"; já o Flamengo prevaleceu por ter um grupo qualificado, com peças de reposição, e um técnico experiente e acostumado a ser campeão.

domingo, 4 de maio de 2008

Em respeito aos inúmeros amigos alvinegros, o blog não vai falar em chupeta... Nem "cantar" Mamãe eu quero.

Novo Vice!!!

No ano que vem, chega de Vasco e Botafogo...
Queremos o Fluminense!
É a "nega".

Ô tricolor, pode esperar...
Obina,
Obina,
Obina...

BICAMPEÃO!!!!!

Novidade na blogosfera

Está no ar um novo blog denominado Corrupção e incompetência que propõe mudança no ambiente político da cidade. O blog não identifica seus editores e é organizado por um Movimento que se auto denomina Terceira Via e reivindica um "nome novo" no quadro eleitoral que envolve a sucessão em Campos.
Confira aqui.

Chico rubro-negro?

Domingão de final do carioca, o blog - que ao contrário do meu amigo Cláudio Andrade (que no seu blog e em artigo em um jornal local declarou sua legítima opinião sobre a obra do compositor)- adora o Chico Buarque - mas dispensa os adendos das moças sobre seus "olhos ardósia" - reproduz comentário do amigo e colaborador Renato Gonçalves em post abaixo, que bem poderia figurar em uma das "Boladas" do Comentários:

O amor muda as paixões!
Um fato ocorrido no último domingo tomou as capas de jornais da segunda e me fez refletir.Não estou falando de nenhum assassinato ou chacina,mas o fato de tervisto Chico Buarque no meio da torcida do flamengo.
Como todos sabem Chico é um ilustre torcedor do tricolor das Laranjeiras e um apaixonado por futebol fazendo desta paixão quase uma segunda profissão.Então por que diabos estaria na maior torcida do mundo? O motivo também estava ao lado.Com pouco mais de 1metro e meio devidamente uniformizado, seu neto.
Eis aí a síntese de um amor incondicional de um avô por um neto, capaz de levar o mais apaixonado torcedor a torcer pelo mais ilustre rival.
A cena além de inusitada me fez admirar ainda mais o velho Chico pois além de tudo ainda é um avô maravilhoso!


Se ainda estivesse entre nós, o bamba Ciro Monteiro - que certa vez tentou presentear uma das filhas recém-nascidas do jovem Chico com um pequenino manto sagrado - ficaria feliz com a tardia rendição do tricolor, que na ocasião colheu a oportunidade da "recusa" do mimo para produzir mais uma bela canção:

Amigo Ciro
Muito te admiro
O meu chapéu te tiro
Muito humildemente
Minha petiz
Agradece a camisa
Que le deste à guisa
De gentil presente
Mas caro nego
Um pano rubro-negro
É presente de grego
Não de um bom irmão
Nós separados
Nas arquibancadas
Temos sido tão chegados
Na desolação

Amigo velho
Amei o teu conselho
Amei o teu vermelho
Que é de tanto ardor
Mas quis o verde
Que te quero verde
É bom pra quem vai ter
De ser bom sofredor
Pintei de branco o teu preto
Ficando completo
O jogo de cor
Virei-lhe o listado do peito
E nasceu desse jeito
Uma outra tricolor


Bom domingo e boa sorte Mengão!