quinta-feira, 8 de maio de 2008

Boas provocações!

Apesar de suas intermináveis limitações, que justificam a dinâmica precária, o blog vê com satisfação que cumpre a função idealizada de interagir com interlocutores qualificados, possibilitando ao blogueiro um espaço privilegiado de comunicação e expressão de idéias.
Além do crescente número de acessos, nas últimas horas, em comentários anônimos a posts abaixo, o blog recebeu boas provocações para diversificar a pauta, desde domingo focada no esporte bretão:

Porque depois do anuncio da saída do PT, do governo Mocaiber, o movimento pela Terceira via saiu de pauta?
Deixou de interessar aos blogueiros petistas? (...)
Se acham que vão trazer, depois (...)o ungido pelos conchavos e o apresentar a sociedade como o candidato a prefeito da terceira via, correm o risco de dar com os burros n’água. (...)
Não se deve cometer o erro de alijar a sociedade da discussão, isso certamente levará a mais um fracasso eleitoral.(...)
Proponho que essa discussão de nomes seja feita de forma mais democrática possível, com a participação de todos.
E por que não chamar o PSDB para participar dessa discussão?


Ok caro comentarista. Concordo em gênero, número e grau. Se vc deslizar o dedo no mouse, vai verificar logo abaixo, que antes da seqüência de posts sobre as venturas e desventuras do Mengão – assunto temporariamente suspenso aqui – o último comentário sobre política teve como assunto o convite para os visitantes do blog conhecerem a página do Movimento auto-intitulado Terceira Via, que propõe justamente a união de PT e PSDB para lançar um “nome novo” na disputa eleitoral de outubro.
Como membro do Diretório local do PT, tenho a responsabilidade de dialogar com o conjunto da direção partidária, mas isso não quer dizer que estou me afastando do movimento social espontâneo que propõe algo de novo para Campos. Aliás, sempre me mantive independente do grupo hegemônico enquanto eles estiveram no governo Mocaiber. E fui publicamente contrário a tal aliança.
É preciso ampliar o debate e atuar em todas as frentes, só assim nossa alternativa pode ter sucesso. Com o mínimo possível de “conchavos”, mas sem excesso de voluntarismo. Da forma mais democrática possível, mas sem deixar de lado o fato de que os Partidos são instituições imprescindíveis no jogo democrático que pode germinar o novo!
Quanto ao PSDB, segundo os jornais de Campos, ele acaba de sair do governo Mocaiber – que até o momento continua Prefeito.
De minha parte, é desejável que ele participe de uma Frente que possa representar o novo para Campos.
Parece que a partir do Movimento Chega de Palhaçada, vai rolar um debate na AIC, entre os setores sociais mobilizados e os presidentes de Partidos até agora independentes dos grupos que polarizam a disputa política em Campos atualmente (PMDB e PDT). É uma bela iniciativa, estaremos lá!

ATUALIAÇÃO às 22:25
Um comentário do J. Lopes me fez perceber que a redação do post estava confusa. O debate proposto pra AIC não é hoje, assim que for agendado daremos publicidade. Já retifiquei o texto, esclarecendo que hoje, o que temos é a polarização da política local entre PMDB e PDT/PSB. Espero que por pouco tempo.

3 comentários:

Unknown disse...

Fabio Siqueira

Concordo com você e com o anônimo.
Não devemos alijar do processo os partidos e muito menos a sociedade, mas temos que convir que é pratica usual na política brasileira, os “donos” do partido, imporem os seus candidatos. Normalmente, quando vem a público, a chapa que irá concorrer pelo partido, é para mera homologação da convenção. É essa pratica, nem um pouco democrática, que devemos evitar.
Nós sabemos que existe grande risco disso acontecer. Portanto, sou de opinião que devemos trazer essa discussão, o mais rápido possível, para o mundo real.
Espero que realmente aconteça, hoje, essa reunião entre os partidos políticos para discutir a terceira via, que você está falando, te confesso que não tinha conhecimento dela.
É uma excelente noticia. Mas, por favor, coloque em seu blog, um relato sobre o ocorrido na reunião. E quando tiver outras reuniões, seria interessante divulgar com bastante antecedência para as pessoas poderem se programar. Agora, caso não ocorra, porque o PT não toma a iniciativa e convida o PSDB, para uma discussão pública sobre a possibilidade de ser formada essa terceira via, numa aliança entre os partidos e a sociedade.

Quanto ao blog do Movimento pela Terceira Via, estive o visitando e não consegui descobrir como se posta um comentário nele. Seria interessante o pessoal do blog colocar algumas explicações.
Abraços

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro J. Lopes,
Acho que não me fiz claro, desculpe. O debate proposto para a AIC não é hoje - os grupos polarizados (PMDB e PDT) é que hegemonizam a política hoje!
Assim que a sabatina for agendada divulgaremos aqui!
Abs.

Unknown disse...

Fabio Siqueira

O Monitor Campista de hoje (09 de maio), na pagina de política, traz a noticia sobre uma reunião, que será promovida pelo PT, para discutir os nomes que irão representar o partido nas próximas eleições.
Essa reunião deverá acontecer na próxima terça – feira, dia 13 de maio, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic). E segundo Hugo Diniz, presidente do PT “ a reunião é aberta ao público e é para qualquer um que quiser participar do processo”.
Acredito que essa reunião, possa vir a ser o embrião da organização político eleitoral da Terceira Via. Para que isso aconteça, será necessário que os membros do partido, tenham o espírito desarmado e percebam que estamos vivendo um momento único e que não podemos desperdiçar essa oportunidade.
Devem deixar de lado o purismo, o sectarismo, as velhas e burras pecuinhas, as vaidades e os interesses pessoais, e pensar grande, em montar um projeto político inovador, agregador e com viabilidade eleitoral que empolgue a sociedade.
Essa idéia da Terceira Via que surgiu meio descompromissada, já está empolgando um segmento importante da sociedade e começando a sensibilizar alguns partidos. Para minha surpresa, vi hoje no blog do Roberto Moraes, o presidente do PSDB, Robson Colla afirmar: “Ao PSDB cabe, neste momento, se reagrupar e buscar, com toda a sociedade civil organizada, montar um projeto de governo que seja baseado em uma administração técnica e de resultados, envolvendo todos os partidos políticos que comunguem deste ideal. Sem imposições, sem restrições. Campos é maior do que qualquer político ou partido e precisa, neste momento terrível de sua história, da ajuda de todos”.
Por acreditar que o único caminho possível, para viabilizar eleitoralmente, uma candidatura alternativa a esse grupo dominante, que está no poder a vinte anos, seja através de uma grande e forte aliança, entre alguns partidos politicos e a sociedade campista, que está envergonhada e decepcionada com todos os desmandos que estão ocorrendo no município. Sugiro que o diretório do PT aproveite a oportunidade e organize um debate, na próxima terça – feira, às 18 horas, na ACIC, antes da reunião do PT, sobre a Terceira Via e convide para o debate o presidente do PSDB, Robson Colla, e os filiados dos dois partidos, além é obvio, a sociedade campista.
Um abraço