terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Frieza

Conhecida pelo grande público a partir do Festival dos Festivais da Rede Globo na década de 80, onde defendeu a canção "Verde", a talentosa Leila Pinheiro protagonizou um momento de militância ecológica no seu excelente Show do último domingo, no balneário de Atafona. No fim do espetáculo, ao desejar um bom ano para o público, emendou com um pedido de votos para a pré-candidata do PV à presidência da República Marina Silva.
A frieza do público frente o apelo eleitoral sugere que a candidatura da Senadora ainda não tem muita adesão por estas plagas. Um gaiato disse que, se optasse por Dilma, a cantora teria garantido aplausos mais efusivos no bis.

Bom prenúncio!

Só ontem, com acesso a esta rede, pude ver os melhores momentos do Flamengo X Bangu de sábado. E gostei do que vi! Após a apagada passagem pelo Palmeiras, o "artilheiro do amor" parece estar mesmo motivado no Mengão. Ao contrário de outras jornadas, onde a defesa garantia a "aridez" de outras escalações ofensivas, no sábado as coisas se inverteram. Alvaro não repetiu as boas atuações da metade final do Brasileirão e em alguns momentos o jogo ficou à feição para o empate do time de Moça bonita. Mas o ataque articulou bem jogadas com Love, Adriano, Vinícius Pacheco e Fernando. As inúmeras investidas onde se fizeram presentes o goleiro do Bangu e a trave, bem como os lances onde falhou a pontaria de nossa dupla de ataque, compensaram, com sobras, os momentos de risco na defesa, minimizados também pela segura atuação de Bruno. Mas futebol... é preciso acertar a defesa, retomando o bom entrosamento verificado no hexa.
Enfim, o saldo do jogo me pareceu positivo, para além dos 3 pontos. Estou animadíssimo com a afinidade do ataque, que deve melhorar com a presença de Pet, que deve ser escalado pelo Tromba para a partida de amanhã contra o Americano. O melhor entrosamento deve aparecer no Fla-flu de domingo!
Apesar da euforia dos cruzmaltinos - que deram um "sossega-leão" no Loco no domingo, em pleno Engenhão - sou mais a dupla Imperador e Love que Dodô. Um bom jogador, mas no ocaso da carreira, e sem a genialidade de um Pet. Nossa dupla tem já ali em julho uma grande motivação: estar na Copa, algo que não acredito estar no horizonte do centroavante vascaíno.
Vasco e Flu podem valorizar a conquista, creio em um vice diferente, mas tem pinta de tetra aí!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Obama faz Política

O presidente Obama no seu 1º ano de Governo (que contabilizou a aprovação no Congresso da ampliação da cobertura de saúde para os trabalhadores mais pobres) tenta sair da armadilha da direita e criar uma "agenda positiva". Em meio ao sentimento difuso de frustração política e sérios questionamentos à sua capacidade de produzir diagnósticos corretos e liderança para fazer o que deve ser feito, Obama teve que escolher um lado e voltar suas armas para adversários poderosos. Na quinta (21/01), Obama anunciou medidas, que também precisarão da aprovação do Congresso, visando limitar a liberdade especulativa dos grandes bancos: "Grandes bancos causaram danos à economia americana ao perseguir lucros assumindo riscos excessivos. (...) Os contribuintes foram obrigados a ajudar financeiramente grandes instituições, que ainda estão operando segundo as mesmas regras que levaram o sistema perto do colapso. Agora, as instituições financeiras não poderão mais assumir riscos excessivos e expor-se a dívidas através de complexas operações financeiras de investimento especulativo que constituem ameaça a todo sistema financeiro." No dia 23 de janeiro, o presidente democrata se contrapôs à decisão da Suprema Corte de acabar com o limite de doações das grandes corporações para as campanhas políticas. Nas suas palavras: "A nova regra permite um fluxo de dinheiro ilimitado de interesse especial em nossa democracia. Ela dá a lobistas impulso para gastarem milhões em propaganda para persuadir candidatos para que votem de acordo com seus interesses, ou para punir quem não o faz. A regra é um ataque à democracia."
Quem viver verá!