sábado, 13 de setembro de 2008

Aprovado reajuste de apenas 8% para professores da rede estadual!

Recebemos por e-mail o seguinte informe do Deputado estadual Marcelo Freixo (PSol):

Servidores: Alerj aprova apenas 8%
Marcelo Freixo apresentou quatro emendas ao projeto de lei 1705/08, votado nesta quinta-feira (11/09), oriundo do Poder Executivo, que reajusta os salários dos funcionários públicos da área da Educação e da Segurança. Nenhuma das propostas de Freixo foi incorporada ao projeto, que foi aprovado em plenário e assegura o aumento de apenas 8% para parte dos servidores, que serão pagos a partir deste mês.
As emendas apresentadas por Freixo estavam de acordo com as principais reivindicações dos servidores públicos: previam que o aumento fosse extensivo a todo funcionalismo e não só a educação e segurança, e que também fosse retroativo a maio. Garantiam a incorporação da gratificação nova-escola para os professores e reivindicavam aumento de 66%.
O vergonhoso reajuste de 8% para servidores está muito abaixo da reivindicação da categoria em luta e não contempla o conjunto do funcionalismo unificado. Mais uma vez o governador esqueceu-se de suas promessas de campanha e sequer atendeu os servidores estaduais para discutir o tema. A luta vai continuar. Estaremos juntos.


Vale lembrar que este reajuste, encaminhado pelo governador Sérgio Cabral, além de estar bem abaixo do correspondente as perdas acumuladas da categoria, não contempla os funcionários das escolas da rede.

Pra votar com gosto!

Anninha Leifeld é a última candidata entre as três finalistas classificadas para representar o Mengão na disputa pelo posto de Musa do brasileirão, em concurso promovido pelo globesporte.com.Clique aqui para saber mais sobre a bela gata.
A partir de amanhã você já pode acessar o sítio esportivo e votar na sua candidata flamenguista preferida - a votação se estende até dia 20.
Ah se todos os políticos fizessem por merecer assim um voto como essas meninas!

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Baixou o nível

Na campanha televisiva para a eleição local. Tá valendo chute na canela e dedo no olho!
Spots do PMDB exibidos ao longo da programação das emissoras locais ao longo da semana exploraram a iminente derrota do PDT na batalha jurídica pelo registro de seu candidato, remetida ao TSE - que parece inevitável, salvo ações de "forças ocultas" com gosta de dizer o Deputado.
Em resposta, o PDT responde com uma vinheta covarde, que insinua que o "aliado" LULA vai virar as costas pra Campos em caso de derrota da candidatura Telhado de Vidro. Com aliados assim, ninguém precisa de inimigo. Ao invés de expor o Presidente dessa forma - dando a entender que ele não tem compromisso com Campos e sim com a candidatura apoiada pelo PT da boquinha local - o candidato pedetista, que expõe a exaustão fotos que qualquer parlamentar da base pode obter em situações casuais e protocolares, poderia se habilitar a um depoimento de apoio do Presidente LULA, conforme os que ele acaba de gravar para candidatos de fato apoiados por ele em Caxias, Nova Iguaçu e em outros sete municípios do Estado - aliás em todos eles os candidatos excplicitamente apoiados pelo presidente que não são do PT, são justamente do PMDB.
Será que LULA gravaria declaração de apoio para um candidato "ficha suja", com registro indeferido pelo TRE e apoiado pela quadrilha Telhado de Vidro? Pago pra ver!

Com Adão 2


FOTO: Ronaldo Nunes

As férias(?) do Xacal

Muito nos honrou um fato que não nos passou desapercebido: algumas horas antes de Kbrunco assumir a editoria da TroLha, o mítico Xacal fez aqui um comentário no post sobre o abominável Gavião Bueno.
Talvez tenha sido a última manifestação pública do homem na blogosfera campista.
Vamos ter paciência com ele, mas, ao mesmo tempo, buscar apurar o que levou tão relevante personalidade da REDE BLOG a tirar "férias" da função.
Em todo caso, o homem já é um mito. Muito me diverte o interesse manifestado pela mais variada gama de pessoas que nos assediam, curiosas pela revelação da identidade secreta do nosso - anti? - herói. Este blogueiro não cede mesmo no pau-de-arara, mas já registrou palpites curiosos. Alguns dos internautas curiosos já arriscaram associar o editor da TroLha ao Professor Luciano D'Angelo, ou sugeriram que o alter ego do irrascível fosse o Gustavo Sofiatti, rs,rs,rs

Chegando junto

Vou fazer campanha! Numa reação fulminante, o tema Educação e cultura - mais uma vez apresentado à REDE BLOG pelo gente boa Neto e endossado por esse blog - saiu da lanterna e já é o segundo mais votado na enquete do Urgente para a REDE do próximo dia 21.
Você que também acredita que por aí está o único caminho para a tranformação de corações e mentes em Campos, clique aqui e vote conosco. Ainda temos 8 dias para a votação e creio que é preciso - ainda que reconheça a pertinência dos outros temas sugeridos - manter a reação e garantir o foco da REDE. Afinal, esse tema relevante já "bateu na trave" duas vezes.

Erramos

Em simpático e-mail, a Professora e assistente social Ana Maria Almeida, a minha querida Aninha, esclarece a esse confuso blogueiro que ocupa atualmente o cargo de Coordenadora de Extensão da UFF em Campos, e não a vice-diretoria do Instituto local da Universidade.
Ainda que o blog tenha reproduzido informação da ASCOM da UFF, pedimos desculpas pelo equívoco à nossa cara amiga Professora Leda Regina Barros Silva, vice-diretora do Instituto.
De qualquer forma, o blog considera que, em ambos os casos, o cargo estaria - conforme está - em excelentes mãos!

Deu bolo

Rosinha não foi a única candidata a recusar o convite do SEPE Campos para discutir um documento com propostas de compromissos com a Educação pública formulado pela entidade para os candidatos a Prefeitura de Campos.
Com café da manhã com a direção do sindicato agendado para ontem (11/09), o candidato Marcelo Vivório comunicou na véspera à assessoria do SEPE Campos que não compareceria ao encontro. Na agenda divulgada à imprensa local a programação da campanha previa corpo-a-corpo no horário previamente agendado para o debate, 08:30!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pelo fortalecimento da Agricultura Familiar

O David é mais um dos poucos candidatos do PT local que merecem crédito nessa eleição. Independente e oriundo das lutas do campo, esse militante dos movimentos de trabalhadores rurais e assentados acumula experiência na organização dos agricultores familiares, apesar de jovem. Numa cidade com vocação agrícola e milhares de pequenos produtores e assentados, é um nome qualifcado para encaminhar e discutir políticas para esse segmento. Sua candidatura tem recebido importantes adesões de intelectuais, professores universitários, estudantes, militantes dos direitos humanos e movimentos sociais, além da sua base social e segmentos da igreja católica comprometidos com a questão agrária. O seu número é 13012.

Pra não esquecer!

Em "comemoração" aos seis meses da Telhado de Vidro:
Charge de Alex Ponciano.

CAMPANHA CIDADÃ

O blog Eu penso que..., do Ricardo André nos informa que o TRE-RJ pretende coibir o uso de câmeras - inclusive celulares - nas seções eleitorais no pleito de outubro. A correta iniciativa visa evitar que eleitores sejam coagidos por quadrilhas a apoiar seus candidatos na capital.
Seria bom que, por aqui, os Magistrados responsáveis pela eleição em Campos adotassem uma providência básica que pode ser fundamental para conter outras quadrilhas que operariam um esquema fraudulento que, segundo denúncias, funcionou ativamente aqui nos últimos pleitos: o "aluguel" de títulos. Basta que os responsáveis pelas zonas eleitorais da cidade recomendem aos mesários a obrigatória apresentação de documento de indentidade COM FOTO no ato da votação.
Parece óbvio, mas é uma questão que há muito tempo me incomoda. Há quatro ou cinco eleições, ou seja, há mais ou menos 10 anos, apresento voluntariamente minha identidade para os mesários da minha seção, quase como uma provocação, e eles reagem sempre com uma desatenção e um desinteresse preocupantes. Já observei, percorrendo várias seções de diversas Zonas, que tal comportamento é generalizado e que os eleitores votam facilmente apresentando apenas um título eleitoral. Paripassu, no Boulevard são apontados - embora não haja provas - vários "agenciadores de títulos", figuras conhecidas da política local.
A obrigatoriedade da apresentação de documentos de identidade com foto é uma providência simples que pode reduzir os riscos a democracia representados por tais denúncias.

Ele continua o mesmo...

No início da transmissão da partida de ontem - onde a seleção brasileira ficou num decepcionante empate com a fraca Bolívia, lanterna das eliminatórias - ele até que tentou dar uma dentro. O odiado sabe-tudo Gavião Bueno criticou os altos preços dos ingressos, responsáveis por um público pequeno no Engenhão.
Mas depois, ao longo da partida, mostrou-se o mesmo insuportável de sempre, repetindo por mais de vinte vezes as seguintes falas: "as vezes o mais fácil se torna o mais difícil" e "são dois pontos jogados fora"... Haja paciência!

P.S.: Em uma partida para esquecer, Juan foi o único destaque na equipe, já que Julio César não foi exigido. Jogando com a vontade habitual o lateral rubro-negro buscou apresentar-se como opção e apoiou bastante no início do segundo tempo, mas não havia quem se apresentasse bem para triangulações e jogadas.
FOTO: Agência EFE

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pérola campista

De um líder comunitário local entrevistado pelo Professor Hamilton Garcia em suas pesquisas sobre o contexto político da cidade:

O voto corrompe.

Debatendo política na UENF

Este blogueiro participou hoje da primeira mesa de debates do Seminário Política, Eleições e Soluções para Campos dos Goytacazes.
O evento é promovido pela Coordenação do CISO/CCH, com o apoio da reitoria da Universidade e coordenado pelo Prof. Dr. Hamilton Garcia, que presidiu a sessão.Em debate, Dinâmica Política e Sociedade; compondo a mesa como debatedores o ex-vice-prefeito Adilson Sarmet, a professora Denise Terra (UCAM), o Cientista Político Renato Barreto e o vice-prefeito Roberto Henriques.
A Programação segue na próxima semana, dia 18/9, quinta-feira. Na pauta, Sociedade e Políticas Públicas.

FOTO: Gustavo Smirdele (ASCOM UENF)

O nome da Rosa

Em comentário a um post do último domingo, o Professor e Assistente Social Renato Gonçalves, amigo e colaborador do blog apresentou as seguintes ponderações sobre a questão do requerimento da candidata do PMDB à Prefeitura de Campos ao TRE no sentido de que seu nome apareça na urna simplesmente Rosinha:

"(...)o "afastamento" de Garotinho dos microfones da Rádio de mesmo nome [O Diário] não passou de uma estratégia de se afastar da cidade como meio de tentar não queimar sua candidata esposa,e portanto não estando descolado da tentativa da candidata de não ser chamada pelo nome que ela mesmo registrou como também sendo seu.
Assim volto a afirmar a questão como tentativa de enganar o eleitor tendo sido o afastamento do Garotinho parte desta farsa que até alguns blogueiros cairam."


Dialogando
Caro amigo Renato,
Este blogueiro não considera que "caiu" na versão da demissão de Garotinho da Rádio Diário FM, e reconhece que o episódio foi estranho. Contudo, pessoalmente, também não julgo ter elementos para classificar o acontecido como farsa. Considere que o recente retorno do comunicador João Oliveira ao horário matinal da mesma emissora, com seu discurso aulico e trazendo a tira colo o ex-secretário de comunicação do Macabro é também bastante estranho. Até que ponto o eventual jogo de cena de Garotinho admitiria ceder tal terreno ao adversário? Até que ponto os interesses comerciais - políticos ou não - do proprietário do grupo de comunicação, admitidos pelo próprio como prioritários em recente entrevista a uma revista da cidade se sobrepõem - ou se combinam? - com os interesses de Garotinho? Não consigo avaliar com segurança este quadro!
Quanto à questão do "nome da Rosa", pode ser que seja motivada por questões de marketing eleitoral e pesquisas qualitativas, mas, particularmente, acho que é uma bobagem perder tempo com este debate pelas seguintes razões:
1- Realmente penso, como vc já sabe, que é direito de um(a) candidato(a) optar pelo nome com o qual se apresenta ao eleitor - desde que não incorra em falsidade ideológica - não vejo sentido em imputar à candidata em tela um apelido de seu marido, ainda que tal gesto possa ser classificado como dissimulação e oportunismo;
2- Pesquisas recentes já provaram que o nível de informação do universo dos eleitores, incluindo as massas populares, é hoje muito grande. Os equívocos não mais se justificam por ingenuidade ou desinformação, e sim por outros fatores e/ou vícios. Quero dizer que é desprezível o número de eleitores campistas que desconhecem o - forte - vínculo familiar e político existente entre o casal. Assim, com todo o respeito aos estrategistas do PMDB, me parece pueril tentar desvincular a imagem de Rosinha da de Garotinho. Se a candidata conseguir crescer e alcançar a vitória, não será porque descolou sua imagem da de Garotinho. Essa hipótese pode se dar se a rejeição ao Macabro e a sua quadrilha do Telhado de Vidro se tornar para Arnaldo um fardo mais difícil de carregar do que para Rosinha seja o nome de seu marido.

Forte Abs.

Número do Félix

O Djahojinho, leitor e colaborador do blog que andava meio sumido ficou entusiasmado com a menção que o blog fez ao seu candidato a vereador, o petista Félix Manhães. Mas junto ao agradecimento, veio uma lembrança oportuna. Sem uma arte do candidato, o blogueiro esqueceu de registrar o seu número: 13614!

Rio, Eu gosto de você...

O slogan do candidato é uma declaração que milhões de brasileiros - e estrangeiros - assinariam embaixo. Este blogueiro incluído! Mas se você além de amar a cidade maravilhosa também tem lá o seu domicílio eleitoral, o bloguinho indica o voto no Vinícius Assumpção para vereador.
Vinícius é líder sindical dos bancários, desportista e um cidadão comprometido com uma prática política que possa unir a "cidade partida", recuperando com ética e competência a qualidade de vida na mais bela e cosmopolita metrópole do país.
Por um Rio melhor, vote no gente boa Vinícius 13013!

Musas

O bloguinho destaca hoje outra gata maravilhosa que está entre as finalistas para representar a nação rubro-negra no concurso Musa do Brasileirão, do globoesporte.com a Suellen Vale:
Clique aqui e conheça melhor a linda Suellen.
Os internautas poderão votar na preferida ente as finalistas rubro-negras entre os dias 14 e 20/09 no sítio globoesporte.com.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Nota do Vice-Prefeito Roberto Henriques

O Vice-Prefeito Roberto Henriques envia por e-mail para este blog uma nota oficial a respeito da polêmica envolvendo as listas dos terceirizados divulgadas na internet:

A divulgação das LISTAS DOS TERCEIRIZADOS pela internet tem provocado muitas polêmicas. A população em geral, funcionários efetivos e os bons servidores terceirizados que trabalham estão indignados pela ausência de isonomia quanto aos salários, bem como espantados pela quantidade de pessoas que sequer comparecem ao local de trabalho, recebendo bem mais do que aqueles que dão o suor nos diversos setores da Prefeitura.
Por outro lado, tenho visto pessoas sem qualquer autoridade moral, cujos parentes e protegidos figuram no rol dos privilegiados querendo desqualificar as listas da José Pelúcio, Facility e Cruz Vermelha quer foram por alguém divulgadas na intenet.
Visando tranqüilizar a população e contribuir para que a verdade prevaleça e em observância ao art.37 da Constituição Federal que diz da imperiosa transparência e publicidade dos atos públicos, informo o que segue :
1 – Nunca divulgo nada sem me responsabilizar, bem como é uma marca minha sempre assinar o que digo;
2 – Ao longo dos últimos dias, eu e minha assessoria realizamos uma conferência nas listagens da José Pelúcio e da Facility que foram publicadas na internet. Visitamos Justiça do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Estadual. Tivemos acesso também à lista dos terceirizados que o Prefeito Alexandre Mocaiber escolheu para dispensar e encaminhou à Justiça. Verificamos, após minucioso cruzamento entre as listas, que as que foram divulgadas pela internet são as VERDADEIRAS listas da José Pelúcio e da Facility. Pude ainda constatar, com pessoas que me auxiliaram nos 43 dias que fiquei como Prefeito de Campos, um outro dado importante que dá autenticidade ao material já divulgado : estas listas foram enviadas por nós ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual. Portanto, quem duvidar delas é só pedir vistas a estes órgãos bem como pedir ao Chefe do Executivo ou às duas Empresas Terceirizadas e realizar as consultas necessárias a bem da verdade.
3 – Quero aqui fazer um registro importante, uma vez que citei a relação que o Prefeito Alexandre Mocaiber apresentou a Justiça do Trabalho. Pude observar a ausência de critérios. A Decisão Judicial ( Consulte os autos do processo 2005-2 / 1498 na Justiça do Trabalho), fala da preservação do funcionamento pleno da Prefeitura. Por que então, que o Prefeito e sua equipe dispensaram vigias, motoristas, auxiliares de serviços gerais e não dispensaram filhos de Secretários, pais de Secretários, muitos dos Super-Salários, filhos do seu advogado, os parentes do próprio Prefeito, etc, etc. O ato discricionário do Chefe do Executivo tem que ser orientado pelo bom senso, observando em primeiro lugar o interesse público. Não foi de propósito a demissão de vigias e auxiliares de serviços gerais para dar a impressão de caos ? Escolas assaltadas, falta de merenda na mesa das crianças, etc, etc, etc. Por que não cortaram os privilegiados ? Por que, até pai de Secretária permaneceu com o seu “emprego” garantido ?
4 – Vários terceirizados me deram notícias de que os valores nos seus contracheques diferem dos valores dos seus salários que estão na listas divulgadas pela internet. Aconselhei a todos que cobrem explicações à José Pelúcio e à Prefeitura. Caso não obtenham êxito busquem auxílio dos Órgãos da Justiça;
5 – O que vou exibir ao povo de Campos demonstrará desprezo com o dinheiro público e o desrespeito às nossas tradições históricas. Faço para calar aqueles que querem defender o indefensável e que pensam apenas nos seus interesses próprios. Faço com a autoridade de quem organizou e posteriormente publicou diariamente as receitas e despesas da Prefeitura no site oficial do Município no período em que fui Prefeito. Não me importo se alguns discordarem de mim. Eu não me navego, quem me navega é a história. Se você, caro leitor me condenar, tenho certeza que seus filhos e netos me absolverão.
Atenciosamente,
Roberto Henriques
Vice-Prefeito


Clique aqui, e veja no blog do Rpberto Moraes os documentos divulgados por RH.

Boas idéias

O gente boa Félix Manhães - candidato a vereador pelo PT que chamou a atenção dos telespctadores com uma criativa participação no horário eleitoral gratuito - continua inquieto e formula projetos para exercer o mandato em caso de sucesso nas urnas.
O Félix é veterano do movimento sindical dos telefônicos e Secretário-geral do PT de Campos. Foi um dos dirigentes que resistiu bravamente à espúria aliança com o governo Telhado de vidro e que insistiu até o fim na defesa da candidatura própria neste pleito. Assim consolidou o respeito e a admiração deste blogueiro.
Por e-mail ele nos envia projetos para o exercício de um eventual mandato: cursos de qualificação técnica básica para jovens da rede municipal de educação com oficinas voltadas para o interesse público e qualificando para as oportunidades do mercado; efetiva implantação da coleta seletiva e reciclagem do lixo urbano, ação integrando preocupação ambiental e geração de renda através do estímulo à organização de cooperativas de catadores; defesa da acessibilidade, através da padronização das calçadas das vias públicas e implantação de um conselho político do seu mandato, para interagir permanentemente com a sociedade civil.

Em Niterói é André!


FOTO: Thiago Côrtes

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Direitos humanos em debate.

A minha amiga Ana Maria Almeida, vice-diretora do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF, em Campos, informa que o Instituto estará promovendo hoje Palestra sobre Direitos Humanos e Serviço Social: desafios e perspectivas atuais, com a Dra. Tania Maria Dahmer Pereira, Professora aposentada da UFF, atuando desde 1970 como assistente social do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisadora na área de Direitos Humanos, Sistema Penal e Serviço Social. Ainda na programação, a peça de teatro dos alunos da Universidade da Terceira Idade UFF-UNITI. No Auditório da UFF - Rua José do Patrocínio, nº 70, às 18:00.

Tô vendo uma esperança!

Em Macaé, uma boa opção para quem acredita que uma outra forma de se fazer política é possível é votar em Danilo Funke.
O jovem bancário, que traz tradição de luta dos movimentos estudantil e de juventude foi o 3º candidato mais votado do PT em 2004 e é atualmente 2º suplente da Câmara macaense. Representante do sentimento de resistência aos equívocos do Diretório do município vizinho - onde o PT também se aliou a um governo cuja prática em muito se assemelha à observada em Campos - aglutinou quadros importantes do PT local em torno da sua campanha. Entre estes, destacamos as companheiras Ivânia e Graça, referências na luta sindical dos profissionais da educação naquele município e companheiros da direção do Sindipetro-NF.
O slogan da sua campanha indica que há uma esperança para quem ainda acredita em política com ética e promoção da cidadania em Macaé: Danilo Funke 13333!

Grampos

No traço do Bessinha!

domingo, 7 de setembro de 2008

E por falar em Flamengo...

Como hoje não tem jogo pelo brasileirão, o bloguinho aproveita para iniciar a apresentação das candidatas rubro-negras ao posto de Musa do Brasileirão! Hoje, Renata Jakubovic:
A eleição é uma promoção do globoesporte.com e os internautas poderão escolher a representante do Mengão escolhendo uma das três finalistas entre 14 e 20 de setembro. Clique aqui para conhecer mais sobre a belísssima Renata.

Flamenguismo é...

Estar mais interessado em observar uma eventual participação de Fierro na partida de logo mais, do que propriamente no desempenho do escrete de Dunga!

P.S.: O Juan - independente de possível participação - eu já sei que arrebenta!!!

ATUALIZAÇÃO às 23:56
Um avião!
E afinal não vi o Gonzalo em campo... nem seus companheiros que foram escalados e classificados por Mauro Beting como "o melhor Chile dos últimos 20 anos" - as seleções chilenas de 89 e da década seguinte podiam ser piores mas davam mais trabalho! Vi Valdívia quando levou o vermelho, talvez num excesso do rigoroso árbitro paraguaio, resolvendo a breve dificuldade criada pelo infantil Kléber. E vi o goleiro Bravo, coitado, que vinha sendo o destaque dos rojos, pegando inclusive penalti batido por Ronaldinho, até levar o terceiro gol... entre as pernas!!!
Pro dissabor do Xacal e da maioria da nação, talvez num arroubo patriótico motivado pela data, ou movidos pelos brios que levaram o nosso Julio César a dar um carrinho no Lula, os Dunga boys voaram em campo e - muito aplicados e contando com um preciso toque de classe e objetividade, sem exageros, de Robinho e Fabuloso - galgaram 4 posições na tabela e recuperaram a auto estima.
Vi Juan entrar depois da pixotada de Kléber - que colocou a vitória em risco. Como era de se esperar sentiu op peso da estréia com a amarelinha e não repetiu o nível de suas recentes atuações. Mas não comprometeu. Jogou com vontade e teve atuação regular. Terá a chance de melhorar na quarta, com o apoio da galera rubro-negra que agora deve comparecer ao Engenhão. Taí, se Bibica não estivesse convalescendo e sem poder frequentar a creche por orientação médica eu já estaria num pé só pra ir ver de perto a recuperação do escrete canarinho... "brasileiro não desiste nunca!" (rs, rs, rs!)

Do blog do Noblat

Bom humor no Domingão: