sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Chico D'Angelo no Norte/Noroeste

O Deputado Federal Chico D'Angelo (PT-RJ) deu um giro pela região durante os últimos dois dias.

Na quarta-feira esteve reunido em Bom Jesus do Itabapoana com a Prefeita Branca Motta(PMDB) e com o Vereador Samuel Júnior(PT) tratando de assuntos do interesse do município. Ainda no dia 07, esteve em Itaperuna onde ouviu do Prefeito Claudio Cerqueira Bastos, o Claudão(PSDB) as demandas ocasionadas pelas cheias naquele município, entre outros assuntos priorizados pela nova gestão no que se refere às relações com o governo federal. Em Itaperuna o Deputado reuniu-se ainda com militantes do PT - cujo presidente do Diretório local, o jovem e articulado Thiago ocupa a Secretaria de Planejamento do novo governo - com a Vereadora Tilda (PT), de Aperibé, e com o Secretário de Saúde do município, Dr. Carlos Alberto Carpe.

Na manhã desta quinta Chico reuniu-se com a Professora Cibele Daher, nomeada ontem Reitora do IFF (Instituto Federal Fluminense), que abrange as unidades do antigo CEFET Campos. Na pauta projetos de expansão do Instituto que dependem de decisãoes do MEC e de outras esferas do Governo Federal. Em seguida almoçou em Atafona com a Prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB) que solicitou apoio do mandato para demandas do município em Brasília e recebeu a garantia de portas abertas no gabinete para somar esforços em prol da cidade e da região.A tarde seguiu para Macaé, onde no fim do dia se reuniu com o Vereador local Danilo Funke (PT) e com a vice-prefeita Marilena Garcia(PT).

ATUALIZAÇÃO em 12/01, à 01:25
Para inclusão da FOTO do almoço em Atafona com a Prefeita de São João da Barra, gentilmente enviada pelo Gerson Lopes da Secretaria de Comunicação Social daquele município, responsável pelo registro.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Do blog do Claudio Andrade

MONITOR CAMPISTA DE VOLTA
Nesta tarde, o Juiz Sebastião Bolelli proferiu decisão em que faz retornar o MONITOR CAMPISTA como órgão oficial de publicação do Município.


Comentário deste blog:
Enfim uma medida legal e mais do que justa para por fim ao absurdo que se deu a partir da virada do ano, quando expirou o contrato do Monitor com a Prefeitura.
A publicação de atos oficiais - aos quais todo cidadão deve ter acesso - exclusivamente na internet ainda é algo muito excludente. A situação - que eu já intuia ser ilegal - ficou insustentável com os problemas técnicos (?) no provedor responsável pelo sítio oficial da Prefeitura. Parabéns ao Mmo. Dr. Bolelli!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Hoje é dia de Santo Reis

Agora há pouco, matéria no Brasil TV da Rede Globo destacou várias Folias de Reis pelo Brasil, no Tocantins, em Sergipe, em Minas e aqui no Rio, em Duque de Caxias.
Ano passado, nesta mesma data, este blog destacou o enfraquecimento desta tradição popular em Campos, e matéria do João Ventura no Monitor Campista identificou a resistência da folia em Guarus.
A propósito, na edição de ontem da Folha da Manhã, o Saulo Pessanha destacou que 4 projetos locais de cultura popular foram contemplados pela Secretaria de Estado de Cultura e receberão subvenção para seu desenvolvimento e permanência, entre eles o Jongo e a tradicional Cavalhada de Santo Amaro.
Uma pena que a resistente folia de Guarus não tenha tido a mesma oportunidade. Contudo, a sensibilidade do professor Orávio de Campos com manifestações de cultura popular pode promover um trabalho de identificação e incentivo a esta folia que já foi forte na cidade. Que o próximo Dia de Santo Reis possa ser o marco da revitalização desta tradição em Campos.

Parabéns pra você!

Acabo de receber um convite para um samba hoje, no Mitinga's, onde iria com grande prazer e satisfação.
Hoje é aniversário do Geraldo Gamboa, figura de proa do samba, da cultura popular e da esquerda local.
Por motivos particulares não poderei estar lá - o que muito lamento.
Mas deixo aqui as mais sinceras congratulações com o nosso Bamba. A benção Gamboa! Felicidades.

Adorei "Maysa"!

Escaldado do fracasso com "Capitu", ao olhar para o relógio e ver o adiantado da hora achei que a frustração se repetiria hoje.

[Aqui cabe um parêntese. Na verdade, um post que não se materializou. Explico: Na noite de estréia da microsérie inspirada no livro clássico de Machado de Assis me aboletei na poltrona certo de que a teledramaturgia garantiria um bom programa naquela noite. Sou fã do bruxo do Cosme Velho, adoro Dom Casmurro de forma particular, gosto da estética dos trabalho de Luis Fernando Carvalho e do Melamed. Pois bem, em um dos intervalos cedi à Morfeu e... impossibilitado de ver os outros capítulos, ouvi comentários eleogiosos de quem entende do riscado e agora espero a obra em DVD para finalmente poder assistir.]

Pois hoje foi diferente. Parei de catar brinquedos pelo chão - tentando amenizar a bagunça na casa de vovó - e acompanhei acordado e atento ao breve e bem cuidado primeiro capítulo de Maysa. Ganhei a noite. A admiração pela cantora é antiga, mas o texto deste post é uma tentativa de compartilhar a boa impressão causada neste blogueiro pela nova minisérie!

ATUALIZADO às 16:00 para correção de um equívoco do blogueiro que "sonado" no momento da redação do post trocou "parêntese" p/ "apêndice"; ainda que tal confusão não tenha alterado o sentido do texto que teve boa repercussão. Agradeço a interação dos amigos/leitores!

Graciete responde

A minha amiga Graciete Santana, presidente do Diretório Municipal do PCB em Campos envia e-mail para o blogueiro respondendo o post de 15 de dezembro onde reproduzimos texto de Ricardo Noblat sobre as relações da direção nacional do seu partido e o Governador cassado da Paraíba, Cássio Cunha Lima:

"O QUE É ISSO COMPANHEIRO, EU É QUE LHE PERGUNTO

Camarada FÁBIO

Apesar de nossas divergências ideológicas, sempre tivemos convivência fraterna, tanto dentro do SEPE, quanto fora dele.
Causou-me estranheza, que sendo você pessoa de bom quilate intelectual , ter como ideólogo o jornalista Ricardo Noblat, ao qual o Secretariado Nacional do PCB já tornou público seu repúdio ao citado jornalista, que leviana e irresponsavelmente, diz em um comentário em seu blog, que ¨está na cara que o PCB foi cooptado por Cunha Lima para tentar salvar a pele dele¨, reproduzindo matéria manipulada, escrita por terceiros, sem qualquer confirmação.Ou, talvez,com muita confirmação, dependendo em que esquema de lobby estiver o jornalista.
Ricardo Noblat, acostumado que é com fofocas jornalísticas, deve estar confundindo o PCB com partidos e políticos que lhe sustentam de notícias e vantagens, algumas verdadeiras e outras manipuladas, aproveitando-se da falta de obrigatoriedade de revelar suas fontes.É um dos ¨reis do off¨ do jornalismo brasileiro, plantador de notícias de seu interesse.
Na Paraíba, somos oposição tanto a Cassio Cunha quanto a José Maranhão, porque são duas faces de uma mesma oligarquia.
Defendemos sim, novas eleições na Paraíba, porque a corrupção constatada pelo TSE na campanha do atual governador contaminou todo o processo eleitoral.
O jornalista Ricardo Noblat é tão leviano que nem sequer ouviu o PCB antes da acusação torpe.Se o fizesse, teria sido esclarecido sobre a representação entregue pelo PCB ao TRE da Paraíba, em Agosto de 2007, na qual pedimos novas eleições, mas sem a participação de Cássio Cunha Lima, conforme pode ser lida no ítem 13 da petição:

"13- NOVAS ELEIÕES- COM FISCALIZAÇÃO REDOBRADA E , OBVIAMENTE, SEM A PARTICIPAÇÃO DO ENTÃO CANDIDATO DO PSDB, POSTO QUE, CORRETAMENTE TEVE SEU MANDATO CASSADO E SUSPENSOS SEUS DIREITOS POLÍTICOS POR ESSE TRIBUNAL- CERTAMENTE TRANSCORRERIAM SOB UM CLIMA DE MAIOR LIBERDADE, LICITUDE, LEGALIDADE E JUSTIÇA. EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE E SEM ABUSO DAS CONDIÇÕES ECONÔMICAS, PODEREMOS TER NA PARAÍBA ELEIÇOES MAIS LIMPAS, JUSTAS E DEMOCRÁTICAS."
Como vê camarada Fábio, tudo não passa do uso da má fé por parte de um jornalista sem compromisso com a verdade, daí vem minha estranheza , pois um intelectual que se presa sabe discernir e ter clareza quando se depara com inverdades.

Um abraço fraterno, com saudações Comunistas

GRACIETE SANTANA
"

domingo, 4 de janeiro de 2009

+ Poesia no bloguinho...

O qui nóis vai fazê di nossa roça pai?

ADRIANO MOURA

Nascido casado
Amado no campo

Crescido arado
Chorado no canto

Vencido cansado
Afogado no pranto

Curtido solado
Domado no campo

Perdido parado
Achado no canto

Querido falado
Plantado no pranto

Vencido calado
Enterrado no campo

Enquanto enterravam o corpo do pai
As lágrimas fertilizdas do filho
Irrigavam o deserto.

Nasciam petúnias frutas-pão mandacarus rosas margaridas
azaléias dálias papoulas narcisos bem-me-quer

Mas era o espinho do cacto que mantinha aberto
O grito desamparado da criança