Agora há pouco, matéria no Brasil TV da Rede Globo destacou várias Folias de Reis pelo Brasil, no Tocantins, em Sergipe, em Minas e aqui no Rio, em Duque de Caxias.
Ano passado, nesta mesma data, este blog destacou o enfraquecimento desta tradição popular em Campos, e matéria do João Ventura no Monitor Campista identificou a resistência da folia em Guarus.
A propósito, na edição de ontem da Folha da Manhã, o Saulo Pessanha destacou que 4 projetos locais de cultura popular foram contemplados pela Secretaria de Estado de Cultura e receberão subvenção para seu desenvolvimento e permanência, entre eles o Jongo e a tradicional Cavalhada de Santo Amaro.
Uma pena que a resistente folia de Guarus não tenha tido a mesma oportunidade. Contudo, a sensibilidade do professor Orávio de Campos com manifestações de cultura popular pode promover um trabalho de identificação e incentivo a esta folia que já foi forte na cidade. Que o próximo Dia de Santo Reis possa ser o marco da revitalização desta tradição em Campos.
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário