sábado, 18 de agosto de 2007

Nas contas do DIEESE...

O blog já registrou que nas contas do economista César Maia, o aumento de 25% anunciado pelo governo do Estado, ao final de 24 meses seria de apenas 10,5 %!

Nas contas do DIEESE o reajuste parece um pouco melhor (13,81%), mas ainda assim bem aquém dos 18% de ganhos reais anunciados por Serginho e pelo Exu tranca-cofre .

Veja nota postada no site do SEPE:

17/8/2007 13:30 - DIEESE: reajuste real ao final de dois anos seria de apenas 13,81%
O governo mentiu! Essa é a afirmação principal contida no estudo que o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) fez para o Sepe do reajuste salarial de 25%, em dois anos, anunciado pelo governo aos servidores da Educação, Saúde e Polícia Civil. Isso porque o reajuste real não seria de 18%, como afirmou o próprio governador Sergio Cabral ontem, e sim de 13,81%, como afirma o DIEESE.

Segundo o estudo do DIEESE, “projetando-se uma inflação média anual de 3,5% para os próximos dois anos e acumulando-se a inflação já observada de janeiro a julho deste ano (INPC), tem-se uma inflação acumulada de janeiro de 2007 a agosto de 2009 de 9,83%. Desse modo, o aumento real embutido na proposta, ao fim do período, confirmadas as estimativas inflacionárias, pode ser calculado em 13,81%, aproximadamente”.

MAL COMEÇO!


O Goyta não conseguiu superar as dificuldades - previsíveis para uma equipe montada há apenas três dias - e acabou derrotado em casa para o fraco Guanabara, de Araruama (0X1).

O time porém demonstrou valentia e soube resistir às investidas do adversário, melhor entrosado e organizado em campo, por mais de 60 minutos de jogo. Destaque para o goleiro Darci, que pegou um pênalti cometido por ele próprio no primeiro tempo e fez boas defesas. Gostei também do zagueiro Artur e do atacante Leandrinho, que buscou o jogo mas mostrou fragilidade nas finalizações. O resto do novo time merece uma avaliação mais atenta em termos individuais e todos precisam de tempo para se tornar uma equipe competitiva.

Além de ter de se entrosar rapidamente, o alvi-anil agora tem de recuperar três pontos perdidos em casa.

O próximo compromisso é contra o time cadete (São Cristóvão) no estádio da rua Figueira de Melo. Vamos torcer!!!

P.S.: O João Vittor saiu do Arizão convencido que o juiz foi o culpado pela derrota. Embora não tenha sido bem assim, a versão comprova que temos mais um apaixonado pelo azul da rua do Gás.

Começar de novo...


É hoje! Depois da decepção com a anulação da seletiva, e de montar um time a toque de caixa em menos de uma semana, o Goyta estréia em mais uma segundona às 15:00, no Arizão, contra o Guanabara. Eu e o João Vittor estaremos lá!

Bom dia!!!

LULA E O POVO!



Registro da presença popular a poucos metros do palanque oficial na lente do mestre Roberto Moraes.

Veja a cobertura da visita do LULA no Blog do Roberto Moraes clicando no link aí ao lado!

VERSÕES

Muito já ouvi falar - sempre de forma irônica - no meio jornalístico de Campos sobre a discrepância nas versões que um mesmo fato suscita nos dois matutinos mais vendidos pelos jornaleiros da cidade.

Agora mesmo li no Urgente - clique no link aí a sua direita - comentário bem- humorado sobre as versões dos jornais em questão para as manifestações de protesto já comentadas neste blog.

Este blogueiro, sinceramente, prefere acreditar que a versão do jornal O Diário, em sua edição de ontem, para o evento de inauguração da UNED Guarus se deva a uma interpretação equivocada dos fatos e não a má fé!

Embora não seja propriamente um veículo de comunicação, este blog "cobriu" o evento e já relatou aqui o que lá se passou. É verdade que houve um grupo de sindicalistas, servidores públicos federais e estudantes que protestaram democraticamente contra Serginho Cabral e contra o presidente. Mas também é verdade que este grupo era MINORITÁRIO, e que foi abafado também por vaias e apupos da MAIORIA dos presentes em manifestação igualmente democrática e expontânea, independentemente dos maus modos do governador. É mentira que o grupo de manifestantes tenha sofrido qualquer violência ou constrangimento por parte da polícia. Também é mentira que o povo tenha ficado longe do presidente. Ao final da solenidade, pude ver a poucos metros a atenção e o carinho do presidente com os cidadãos que correram ao seu encontro - o post a seguir retrata a presença do povo pobre a poucos metros do palanque das autoridades num registro do Roberto Moraes.

EXU tranca-cofre!

O personagem citado por César Maia é o Sr. Joaquim Levy, ex-Secretário do Tesouro Nacional e atual Secretário de Estado de fazenda do Rio de Janeiro.

Este Sr. foi apontado pelo ex-ministro Palocci como o grande responsável pela rígida política monetarista que resultou no arrocho dos servidores federais no primeiro governo LULA e nas principais críticas dos movimentos sociais e de setores do próprio governo que se abateram sobre o então Ministro da Fazenda.

Em seu livro Sobre formigas e cigarras, lançado recentemente, Palocci descreve assim o personagem:

"Nos primeiros dois anos de governo, ele simplesmente botou o pé na porta do cofre(...)
Era Joaquim Levy quem deixava os mais ilustres ocupantes da Esplanada dos Ministérios de cabelo em pé. Muitas vezes eu precisava, com alguma diplomacia, correr atrás para consertar os estragos provocados pelas caneladas distribuídas pelo Joaquim(...)"

Pelos antecedentes, pela polêmica instalada com César Maia e pela postura arrogante e ameaçadora do Governador - até agora tão político - com relação à justa reação dos trabalhadores frente ao reajuste proposto, podemos deduzir que estamos diante do grande inimigo dos nossos legítimos interesses. Ele encarna uma entidade que pode ser chamada - com todo o respeito às religiões afro-brasileiras - de Exu tranca-cofre!

DEU NO EX-BLOG DO CÉSAR MAIA

Até o reacionário e pirotécnico prefeito do Rio sabe que a fórmula de reajuste proposta pelo Serginho Cabral para o funcionalismo público - incluídos os profissionais da educação - é um engodo!

Economista, César Maia publicou na quinta-feira a seguinte avaliação em seu ex-blog:

NÃO SÃO 25%! SÃO 5,7% AO ANO NOMINAL OU 3%, REAL!

Reajuste estadual para Educação, Saúde e Segurança é de 6,29% sem inflação, no primeiro ano outubro 2008/2007, e de 3,49% se a inflação for de 5%. No segundo ano -até outubro de 2009- será de 10,5% sem inflação e de 6,5% com inflação de 5%. Entre 2007/2006, o reajuste alcançará apenas 0,5%.


Ô SEU JOAQUIM LEVY! DEPOIS DE ENROLAR OS SERVIDORES FEDERAIS NÃO VENHA AQUI TENTAR ILUDIR A BOA FÉ DOS SERVIDORES ESTADUAIS! ESTÁ BEM! OS PROBLEMAS FINANCEIROS SÃO GRAVES E O ESTADO ESTÁ DANDO O QUE É POSSÍVEL. MAS DIGA QUANTO É DE VERDADE!

Explicando:

1. Sendo o reajuste mês a mês no ultimo trimestre de 2007 for 25/24 (geométrico, o que dá menos de 1% cumulativo ao mês)- o reajuste 2007/2006 será de apenas 0,5%, ouseja, queda do salário real, para uma inflação estimada em pelo menos 4% em 2007.

2. O reajuste salarial de um ano, se calcula somando os salários mês a mês deste ano, e dividindo pela soma dos salários mês a mês do ano anterior.

3. Vamos tomar apenas o reajuste a partir de outubro de 2007. Em setembro o salário base é 100. Multiplica-se por 25/24 geométricos, ou 1,009 e quebrados. No primeiro mês o salário será de 100,9. No segundo de 101,8. No terceiro de 102,7. E assim por diante. No final de 12 meses somam-se estas parcelas e se tem um total um pouquinho maior que 1.270. Divide-se esse total pelos 12 meses anteriores ao inicio do reajuste, que são 100 x 12 = 1200. Essa divisão é que dá 6,29%. Mas se a cada mês descontar-se a inflação de 5% (dividindo-a por 12, geométricos/cumulativos), vai se chegar a um reajuste anual, de 3,49%. Essa é a verdadeira taxa de reajuste no ano a contar de outubro (lembre-se que se usar 2007/2006 o reajuste será de 0,5%).

4. Aplica-se o mesmo raciocínio a partir de outubro de 2008 até outubro de 2009, e se terá um reajuste salarial anual de 10,5% sem inflação ou 6,5% com inflação anual de 5%.

5. Com isso os servidores terão reajuste nominal de 0,5% no primeiro ano e depois 6,5% e em seguida 10,5% ou 18,2% acumulados até 2009 ou 5,7% ao ano sem inflação. Com inflação de 5% o reajuste real em três anos será de 3% ao ano.

6. Parabéns ao Governador que tenta introduzir um reajuste programado, com algum ganho real, na casa dos 3% e sem agravar ainda mais as finanças estaduais. Mas o secretário de fazenda tentar fazer o servidor de bobo, falando em 25% é demais. O reajuste nominal para as três categorias em 2007, 2008 e 2009 será de uns 5,7% ao ano e o real de uns 3%. O que nas condições do Estado é o possível.

7. Vale lembrar que nos dois primeiros anos -2007 e 2008- com os reajustes de 0,5% e 6% teremos um acumulado de uns 6,6% em dois anos para uma inflação acumulada que será de uns 8%, o que significa o aumento nominal na casa dos 3,3% ao ano, menor que a inflação de uns 4%, ou perda real de salário. Só no terceiro ano há ganho real.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

É o MAXImo!



O dia ontem foi cheio. Por isso, só pude ver o segundo tempo do FLA-FLU. Foi um sofrimento... Mas valeu!

O gringo, que já foi comparado a Doval hoje pelo Renato Maurício Prado, arrebentou e deixou o Luis Alberto torto. Por isso, no fim do jogo ele estava tão confuso, "contando nos dedos" os descontos que ele chorava. Querer reclamar do juiz depois do excesso de rigor nas expulsões é muita cara-de-pau!

Maracanã, torcida, raça. Um típico FLA-FLU, com final feliz!

P.S.: Apesar de ontem, a realidade continua dura. Certamente permaneceremos mais uma rodada na zona do rebaixamento e, contra o Palmeiras são quatro desfalques - Renato Augusto, Léo Moura, Juan e Roger. Fé!

EDUCATIVA?

Espero que a presença do Serginho Cabral - é bom distinguir do grande Sérgio Cabral, o pai - na comitiva do presidente LULA que inaugurou a UNED do CEFET em Guarus tenha sido pelo menos, digamos, educativa.

Que ele tenha se inspirado em uma gestão onde a educação é de fato uma prioridade para mudar os rumos de sua gestão no Estado!

ÁLBUM DO LULA EM CAMPOS

Veja aqui algumas fotos da visita do presidente Lula à Campos, na inauguração das instalações da Uned Guarus. Agradeço a gentileza do fotógrafo Adilson dos Santos que nos cedeu as imagens.



O estudante Rogério Menezes, grande estrela do evento.



Discurso do Professor Luiz Augusto Caldas Pereira, Diretor do CEFET Campos. De parabéns!


Presidente com a comunidade escolar do CEFET Campos.

Telhado de vidro!


Charge bem humorada do Diogo D'Auriol, publicada na edição desta semana da revista Somos assim.

Bom dia!!!

GREVE!!!

Professores e funcionários das escolas estaduais decidem entrar em greve a partir de hoje.

Reunidos ontem em Assembléia no Rio de Janeiro os professores e funcionários administrativos das escolas estaduais decidiram entrar em greve a partir de hoje, sexta-feira, dia 17. Antes da decisão pela greve, a assembléia rejeitou o reajuste salarial de 25%, escalonados em 24 parcelas mensais a contar de setembro, que o governador Sergio Cabral anunciou ontem. A categoria fará nova Assembléia na terça-feira (21/08)após manifestação no Palácio da guanabara com concentração às 10:00 no Largo do Machado.

A categoria reivindica 26% de aumento emergencial no piso salarial, como uma primeira parcela para se atingir o percentual de perdas de 60%. Os profissionais reivindicam também a incorporação no salário da gratificação do programa Nova Escola. As escolas do estado já estavam paralisadas desde ontem, dia 15, por força de uma paralisação de 48 horas convocada pelo sindicato.

Desde o começo do ano o Sepe negocia com o governo uma pauta de reivindicações. O sindicato alertou o governo desde o início das negociações a respeito da enorme insatisfação da categoria com os baixos salários e más condições de trabalho. Somente um reajuste digno poderia evitar a greve. Infelizmente, o anúncio do reajuste feito ontem pelo governador não satisfez a categoria, não restando outra alternativa a não ser a greve.

Recente estudo feito pelo Sepe comprova que existe dinheiro para um reajuste imediato, já que em 2007 foram gastos apenas 17% do orçamento previsto para o setor, que é R$ 1,183 bilhão. A educação está há mais de 11 anos sem reajuste no piso salarial. O governador Sergio Cabral se comprometeu ainda na eleição no ano passado com a recuperação salarial dos professores e funcionários, entre outros pontos.

VAIAS???

Fica parecendo que campista gosta mesmo de boato e de querer seguir maus exemplos!

O boato ontem no fim da tarde, no Boulevard, era de que LULA havia sido vaiado na inauguração da UNED do CEFET em Guarus, conforme sugestão do ex-governador no início da semana. Tal versão chegou a ser comentada em emissoras de rádio locais. Houve até quem visse a filha mais "politizada" dos Garotinho no protesto. Não, a claque do PMDB local não esteve por lá. O blogueiro esteve lá e atesta que não houve vaias para LULA.

O que houve foi uma manifestação de protesto envolvendo um grupo de sindicalistas da rede federal, ligados ao PSol e ao PSTU, e estudantes da UENF, que protestavam contra o governador Sérgio Cabral usando narizes de palhaço. LULA aliás, defendeu a categoria dos palhaços que tem tido muitas vezes sua alegre imagem associada a manifestações ranzinzas e mal-humoradas. O pequeno grupo de manifestantes foi reprimido democraticamente pelas manifestações de apoio e aplauso da maioria dos populares presentes, que reagiu aos apupos no discurso de Cabral, garantindo a tranquilidade do resto da solenidade.

O blogueiro aplaudiu LULA! Não participou dos apupos a Cabral mas acha que ele bem os mereceu. Veja porque no próximo post!

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

LULA em Campos para inaugurar UNED do CEFET em Guarus!



É hoje. O professor Luiz Augusto caldas Pereira, Diretor do CEFET Campos inaugura hoje, com a presença do ministro Fernando Haddad e do Presidente LULA a nova UNED Guarus.

A obra é um dos maiores empreendimentos em educeção pública na cidade nos últimos anos e vai oferecer ensino técnico e seuperior de qualidade à população da grande Guarus.

Se observarmos o custo da obra relcionado aos benefícios que vai proporcionar ao nosso povo, veremos que muitos gestores da Prefeitura local deveriam voltar ao bancos escolares no CEFET!

Ainda há serviço público que dá certo na cidade!

Parabéns Luiz Augusto! Parabéns Guarus! Parabéns Campos!

Bom dia!!!

Dicas da Aucilene!

A Aucilene Freitas, sempre atenta a egenda cultural da cidade nos envia boas sugestões culturais - teatro, cinema e música - para o fim-de-semana:

TEATRO:

Dia 16/08/07 – quinta-feira – 19h – Teatro do SESI

Espetáculo:
Liquidifica(dor): Poesia pra Vita Mina.

Poesias de Adriano Moura, interpretadas e cantadas.

CINEMA:

Cine Café às Sete – Projeto SOY LOCO POR TI, AMÉRICA!

Dia 17/08/07 - sextas-feiras, 19h - SESC
Entrada Franca.

Filme: Maria Cheia de Graça
Direção: Joshua Marston, Colômbia, 2004 - 101 min.

Apresentado e comentado por Gustavo Oviedo

Sinopse: Aos 17 anos, Maria (Catalina Sandino Moreno) vive numa pequena localidade ao norte de Bogotá, na Colômbia. Ela e sua amiga Blanca (Yenny Paola Vega) trabalham em uma grande plantação de rosas, retirando espinhos e amarrando as flores, tarefa entediante que obedece a regras rígidas. As únicas diversões de Maria são o namoro com Juan (Wilson Guerrero) e as festas na praça do lugarejo. Certo dia, pouco depois de descobrir que está grávida, ela se envolve numa discussão e é demitida. Decidida a melhorar de vida e tentar a sorte na cidade grande, a jovem aceita a oferta de um conhecido: transportar heroína para Nova York em seu próprio estômago.

Cinema no Palácio

Dia 18/08/07 – sábado – 18h – Palácio da Cultura
Entrada Franca

Filme: Morangos Silvestres
Direção: Ingmar Bergman
Apresentado e comentado por Alexandre Malafaya.

Sinopse: No caminho da Universidade de Lund, onde receberá um prêmio pelos 50 anos de carreira, o professor de medicina Isak Borg (interpretado pelo ator e cineasta Victor Sjöstrom) relembra os principais momentos de sua vida, temendo a morte que se aproxima. É a viagem de um velho num único dia entre Estocolmo e Lund. E, ao mesmo tempo, conta os sonhos que ele tem durante a viagem. A volta à infância. A velhice. A coroação de sua história de vida.

MÚSICA:

Continua o IMAGEM JAZZ& BLUES - FESTIVAL INTERNACIONAL - 2ª EDIÇÃO

Com Ithamara Koorax

Dia 16/08/07 – quinta – 20h – Pça. da Bandeira (Palácio da Cultura)
Aclamada como uma das quatro melhores cantoras pela revista Down Beat. S erá precedida da apresentação da banda Blues Band Vidro.


NO SÁBADO - DIA 18/08/07 - Banda Viper fazendo show na Boate ECCO .
Venha conhecer a mais nova boate de Campos, dance muito e se empolgue com a VIPER.
Boate ECCO, Alberto Torres, em frente da Casa e Vídeo.


O blog destaca o espetáculo Liquidifica(dor) - post anterior, a internacional Ithamara Koorax e o MARAVILHOSO Morangos Silvestres, de Bergman!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Quinta cultural!


O jovem e talentoso Matheus Nicolau - tio da minha sobrinha Malu e grande compositor - me avisa que nessa quinta (16/08) o espetáculo Liquidifica(dor) estará em cartaz no Sesi Guarus às 19hrs.

O espetáculo litero-musical foi concebido para o lançamento do primeiro livro de poesias do escritor, dramaturgo, ator e diretor Adriano Moura. O inquieto Adriano imaginou o espetáculo como uma forma de chamar a atenção do público para a poesia de uma forma original. Assim, convidou Matheus para musicar suas poesias. O resultado - que o blogueiro já conferiu - ficou ótimo. Em cena, além de Adriano, que faz perfomances, e Matheus - violão e teclados - os músicos Carlos (bateria) e Juan (baixo). Direção cênica do meu amigo Fernando Rossi. O blog recomenda!

PIADA DE SALÃO?

Esse Sérgio cabral é mesmo uma decepção!

Depois de um longo período de paciência dos profissionais da educação, que esperavam desde maio uma propsta oficial de reajuste, o Governador, finalmente anunciou uma proposta de reajuste para os servidores públicos do Estado. Contudo, ficou difícil acreditar na seriedade do anunciado: um reajuste em 24 parcelas! Cumpre, lamentavelmente, a sugestão apresentada por ele em audiência com o SEPE em março, onde levantou a possibilidade de um reajuste em "pequenas parcelas de 1% ao mês" e se valeu de infeliz associação, "tipo Casas Bahia". Parece piada de salão!

Além de descumprir compromisso de campanha - onde se comprometeu com os profissionais da educação no sentido da reposição das perdas salariais dos últimos dez anos (ver carta compromisso no link do SEPE aí ao lado), perdas essas que o próprio governador reconheceu chegarem a 60% na mesma audiência em março - o governador ameaçou servidores e sindicatos representativos das categorias, declarando que não vai tolerar reações de sindicatos das categorias, caso estes venham a propor greves ou paralisações por conta de insatisfações com o reajuste:
"(...) acredito que nenhum sindicato conseguiria apoio das categorias, que terão bom senso para compreender que este reajuste foi o possível", enfatizou o governador.

Será???

DICA DE LEITURA!


O Nobre Sequestrador, um interessante romance histórico do excelente Antonio Torres. Essa é a sugestão de livro que fiz neste bimestre para meus alunos no Colégio Alpha, onde promovemos uma Campanha de formação de leitores, idealizada pelo professor Renato Barreto e abraçada por toda a comunidade escolar.

A Campanha já está em seu terceiro ano letivo e é um sucesso. Estimulados com a possibilidade de bônus nas médias bimestrais, nossos alunos adotam o hábito da leitura e passam a ler uma média de livros anuais que segundo o Renato é maior quer a dos franceses!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

REDE ESTADUAL

A rede estadual também se mobiliza nesta semana. Paralisação nos dias 15 e 16 para mais uma vez cobrar o que SÉRGIO CABRAL PROMETEU E NÃO CUMPRIU. A paciência está acabando!!

Enquanto o reajuste não vem, o governo anunciou no início do mês o enquadramento por formação de cerca de 8 mil professoras (es) que esperavam há anos a conclusão dos processos.

Para ter acesso à lista dos processos protocolados até 2004 clique aqui.

Para ver a relação dos processos protocolados entre 2004 e 2006 clique aqui (parte 1) ou aqui (parte 2).

REDE MUNICIPAL

O post anterior convoca as companheiras (os) da Rede Municipal para Assembléia na quinta-feira. Além dos vários problemas que aguardam resposta do prefeito desde sua eleição - incorporação do tempo de serviço no PCCS, eleições para direção das escolas e problemas na infra-estrutura física das escolas - agora há uma ameaça de constrangimento ao direito do abono médico. São temas importantes e a presença dos profissionais da rede municipal é fundamental!

SEPE CONVOCA:

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

LULA EM CAMPOS!

O Presidente Lula estará em Campos na próxima quinta-feira, 16/08, para inaugurar o CEFET-Guarus.

O Roberto Moraes acaba de postar nota dando maiores detalhes da programação e comentando, num breve histórico, a relação do Presidente com o CEFET Campos. Para ver clique aqui.

BOAS NOVAS 2

Outra boa nova também destacada pelo Renato Barreto e pelo meu amigo Paulo Roberto de Itaperuna:


MINISTRO DA EDUCAÇÃO ANUNCIA CRIAÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou em Brasília a criação de uma bolsa de iniciação à docência, nos moldes da bolsa de iniciação científica, para graduandos, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Temos 20 mil bolsas de iniciação científica e teremos também o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) já em 2008?,adiantou. A medida foi anunciada durante seminário que discutiu o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
A idéia de criar a nova modalidade de bolsas surgiu das críticas e sugestões feitas pela população ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Nos apropriamos de uma sugestão que nos chamou a atenção, pela preocupação de, já na graduação, darmos uma atenção especial à formação dos futuros professores, contou Haddad.
Segundo o ministro, a concessão de bolsas sempre esteve voltada para a educação científica e para a pós-graduação, e não assistia a formação para a educação básica. Precisamos de um programa de bolsas, sobretudo nas áreas onde há carência de licenciados, como química, física, matemática e biologia, ressaltou Haddad. Não havia um programa estruturado de apoio aos que queriam exercer o magistério na educação básica depois de formados. Essa medida não vai fazer parte do PDE, mas será complementar a ele, explicou.
O ministro discutiu essa e outras ações relacionadas à educação superior com cerca de 200 reitores, vice-reitores e representantes de todas as instituições de ensino superior do país. O seminário buscou tirar dúvidas e discutir as diretrizes gerais acerca do Reuni.
O programa, instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, pretende ampliar o acesso e a permanência dos jovens na educação superior. A meta é a elevação da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e aumentar a relação professor/aluno de nove para 18, num prazo de cinco anos, a partir do início do plano de reestruturação de cada instituição.
O Reuni é uma peça central para a educação superior e um dos pilares do PDE, porque amplia o horizonte de autonomia das universidades, ao criar um colchão orçamentário para cada instituição que precisa repensar seu papel na sociedade e sua missão institucional, avaliou o ministro.
Para receber recursos previstos no PDE e participar do Reuni, as universidades federais precisarão apresentar projetos de reformulação que incluam, além do aumento de vagas medidas como ampliação ou abertura de cursos noturnos, redução do custo por aluno, flexibilização de currículos, criação de arquiteturas curriculares e ações de combate à evasão. Para possibilitar a reestruturação, o Reuni calcula ser necessário um acréscimo de 20% no orçamento das instituições, suficiente para suprir despesas com pessoal e custeio.
A participação no programa está condicionada à apresentação de projeto próprio de cada instituição. Estamos construindo isso com os dirigentes das instituições e com a comunidade científica. Não estamos impondo nada de dentro de um gabinete, sem dar atenção às questões específicas de cada caso, afirmou Haddad.


Fonte: http://www.pt.org.br/sitept/index_files/index.php

BOAS NOVAS!

O Professor e Cientista Político Renato Barreto, amigo e colaborador do blog, segue atento às brechas na grande mídia, onde se pode identificar a agenda positiva do Brasil que dá certo.

Para quem não teve a curiosidade de ler o comentário no post anterior, segue na íntegra mais uma boa nova:

10/07/2007 - 08h40
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO BRASIL CRESCE E ULTRAPASSA SUÉCIA

Belém - O Brasil está atualmente na 15ª posição na lista de países que mais publicam artigos científicos no mundo: foram 16.872 no ano passado, ou 1,92% da produção global. O número representa um crescimento de quase 7% em relação a 2005 e de 33% na comparação com 2004. Com isso, o País ultrapassou a Suécia e a Suíça e começa a ameaçar a Rússia, que por sua vez apresentou uma queda significativa na área, de quase 17% no ano passado na comparação com 2005.

Apesar de a produção científica nacional caminhar atualmente em uma linha ascendente, esse resultado era esperado pelo governo apenas em 2008. Para o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, entre os motivos que explicam o salto está a avaliação mais rigorosa de cursos como Psicologia e Psiquiatria (que publicou 70% mais no período de 2004 a 2006, em relação a 2001-2003), Ciências Sociais (52% a mais) e Medicina (incremento de 47%).

O sistema de avaliação condiciona a manutenção da bolsa de estudo à produtividade apresentada pelo pesquisador, medida pela publicação de artigos em revistas científicas indexadas - ou seja, com um certo grau atestado de qualidade -, entre outros requisitos. O critério é criticado por parte da comunidade científica, pois cria uma pressão para que o cientista publique rapidamente resultados de seu trabalho.

"Tem gente que acha que não se deve avaliar (a produção científica). Não podemos exagerar, é verdade, mas como um estudante entra no mundo competitivo? Se expondo", afirma Guimarães. O presidente da Capes diz que novos indicadores de qualidade começam a ser discutidos internamente, mas que ainda não serão incorporados pela instituição.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

domingo, 12 de agosto de 2007

FINALMENTE!



Ufa! Foi suado, foi no finalzinho, mas, enfim, Leonardo Moura selou o reencontro do Mengão com as vitórias e garantiu um domingo mais feliz para os pais rubro-negros! 2x1 no Náutico no reencontro com a torcida no Maracanã. Apesar de mais uma falha grosseira da defesa no gol do Timbu, meu xará, Fábio Luciano estreou bem e fez o primeiro gol do Mengão.


Um bom dia para os papais de todas as torcidas!!!

ESQUECEU O PRESENTE DO PAPAI?

Ainda há tempo! O blog dá uma dica para você que sabe estar faltando aquele vinho ou whisk predileto na adega do seu pai.

A POTENZA, simpática loja de bebidas e alimentos finos do meu amigo Carlos André no Centro de compras da Pelinca, vai estar aberta hoje, dia dos pais, das 10:00 às 14:30.

E DO SEU AMARO TAMBÉM!

HOJE TAMBÉM É DIA DO BLOGUEIRO! 2

HOJE TAMBÉM É DIA DO BLOGUEIRO!