sexta-feira, 17 de agosto de 2007

GREVE!!!

Professores e funcionários das escolas estaduais decidem entrar em greve a partir de hoje.

Reunidos ontem em Assembléia no Rio de Janeiro os professores e funcionários administrativos das escolas estaduais decidiram entrar em greve a partir de hoje, sexta-feira, dia 17. Antes da decisão pela greve, a assembléia rejeitou o reajuste salarial de 25%, escalonados em 24 parcelas mensais a contar de setembro, que o governador Sergio Cabral anunciou ontem. A categoria fará nova Assembléia na terça-feira (21/08)após manifestação no Palácio da guanabara com concentração às 10:00 no Largo do Machado.

A categoria reivindica 26% de aumento emergencial no piso salarial, como uma primeira parcela para se atingir o percentual de perdas de 60%. Os profissionais reivindicam também a incorporação no salário da gratificação do programa Nova Escola. As escolas do estado já estavam paralisadas desde ontem, dia 15, por força de uma paralisação de 48 horas convocada pelo sindicato.

Desde o começo do ano o Sepe negocia com o governo uma pauta de reivindicações. O sindicato alertou o governo desde o início das negociações a respeito da enorme insatisfação da categoria com os baixos salários e más condições de trabalho. Somente um reajuste digno poderia evitar a greve. Infelizmente, o anúncio do reajuste feito ontem pelo governador não satisfez a categoria, não restando outra alternativa a não ser a greve.

Recente estudo feito pelo Sepe comprova que existe dinheiro para um reajuste imediato, já que em 2007 foram gastos apenas 17% do orçamento previsto para o setor, que é R$ 1,183 bilhão. A educação está há mais de 11 anos sem reajuste no piso salarial. O governador Sergio Cabral se comprometeu ainda na eleição no ano passado com a recuperação salarial dos professores e funcionários, entre outros pontos.

Nenhum comentário: