sábado, 18 de agosto de 2007

EXU tranca-cofre!

O personagem citado por César Maia é o Sr. Joaquim Levy, ex-Secretário do Tesouro Nacional e atual Secretário de Estado de fazenda do Rio de Janeiro.

Este Sr. foi apontado pelo ex-ministro Palocci como o grande responsável pela rígida política monetarista que resultou no arrocho dos servidores federais no primeiro governo LULA e nas principais críticas dos movimentos sociais e de setores do próprio governo que se abateram sobre o então Ministro da Fazenda.

Em seu livro Sobre formigas e cigarras, lançado recentemente, Palocci descreve assim o personagem:

"Nos primeiros dois anos de governo, ele simplesmente botou o pé na porta do cofre(...)
Era Joaquim Levy quem deixava os mais ilustres ocupantes da Esplanada dos Ministérios de cabelo em pé. Muitas vezes eu precisava, com alguma diplomacia, correr atrás para consertar os estragos provocados pelas caneladas distribuídas pelo Joaquim(...)"

Pelos antecedentes, pela polêmica instalada com César Maia e pela postura arrogante e ameaçadora do Governador - até agora tão político - com relação à justa reação dos trabalhadores frente ao reajuste proposto, podemos deduzir que estamos diante do grande inimigo dos nossos legítimos interesses. Ele encarna uma entidade que pode ser chamada - com todo o respeito às religiões afro-brasileiras - de Exu tranca-cofre!

Nenhum comentário: