sexta-feira, 2 de maio de 2008

Tão queimando tudo em Aparecida!

Noticiário do programa Primeiro Jornal da Band informou que um ônibus com "romeiros" foi apreendido em Aparecida (SP), onde fica a Basílica da Padroeira do Brasil, com grande quantidade de maconha. Pelo visto, não estão respeitando nem a Padroeira... tão queimando tudo em Aparecida!

ATUALIZAÇÃO em 05/05
A apreensão citada acima, revela apenas uma rotina que é a distribuição cotidiana de grande volume de droga, sem que a sociedade e o Estado consigam avançar do estágio atual de hipocrisia e conveniência que envolve a questão. Ontem (04/05), várias manifestações a favor da descriminalização do consumo de maconha em diversas cidades brasileiras recolocaram a polêmica sobre o assunto na ordem do dia. O Xacal, da TroLha, comentou o assunto com propriedade e lucidez. Vale conferir, clicando aqui.

Sem lacres.

O jornalista Gustavo Rangel registra em seu Fotos, Fatos e Afins recente Lei estadual que proíbe estabelecimentos comerciais de lacrar as bolsas de clientes em compras. Clique aqui, confira a íntegra da Lei e não passe mais por esse constrangimento!

Deu no blog do Roberto Moraes!

Embora não pretenda insistir na abordagem do assunto tratado no post anterior (abaixo), impressionante o registro feito hoje pelo Roberto Moraes em seu blog:

(...) “quase 99% dos entrevistados pela sondagem CNT/Sensus afirmaram que acompanham o caso Isabella Nardoni pela mídia”. Segundo o Observatório da Imprensa é o maior percentual em perguntas deste tipo obtidas até hoje em pesquisas de opinião pública.

Que papelão Rede Globo!

Já disse aqui que a intensa cobertura que a mídia faz do caso Isabella me incomoda. Na verdade, além de me parecer inadequada super exposição da menina - que após tão trágico fim deveria ter ao menos sua memória preservada - certos aspectos revelados pela investigação me dão mesmo asco.
Esse blog não pretende ser incoerente e se alongar no assunto, mas não resiste a questionar o mico que parece ter acometido a Vênus Platinada, sempre ávida por exclusivismos.
Hoje cedo foram divulgados trechos do relatório final escrito pela delegada responsável pelo caso. Parece contundente e consistente com relação a responsabilidade do pai e da madrasta. Se confirmados os indícios apurados pela investigação, podemos falar de um casal de monstros, e incluir aí o possível cumplice, o pai do indiciado, avô da vítima, que, nesse caso, também deverá ter reconhecido seu impressionante cinismo ao, sob tanta pressão, insistir tão peremptoriamente na versão da inocência do casal.
Mas deixemos esses tristes aspectos para Percival, Datena, enfim, para a cobertura da grande mídia.
A este blog interessa apenas destacar que, se confirmada a culpa do casal, versão que parece mais plausível, a REDE GLOBO terá sido responsável por mais um "papelão": o de dar voz para que possíveis assassinos tenham representado para milhões de pessoas o hipotético papel de sofridas vítmas de um absurdo caso de violência que, de tão fantástico, parece mesmo improvável. Tudo em nome do furo!

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Boladas

Feriadão do Trabalhador. O blog felicita toda a classe pela data, propícia à reflexão - num momento em que as desigualdades sociais estão reduzidas, mas ainda há muito a fazer - ao descanso... e a um papo sobre o esporte bretão, favorito de - quase - todas as categorias:

Show de bola
O Mengão quase se complicou, mas no final garantiu uma importante vitória que poderia ter sido bem mais tranquila dada a superioridade rubro-negra. O América do México tem hoje um time muito fraco e o Fla dominou amplamente a partida e poderia ter feito mais uns dois gols já que perdeu chances incríveis com Léo Moura, que após linda jogada acertou a trave, e com Obina, que interceptou uma bola invertida displicentemente na frente da grande área e, cara a cara com Ochoa, perdeu o gol. Marcinho voltou ajogar bem e marcou duas vezes. Léo Moura também reencontrou seu melhor futebol e foi fundamental para a vitória. Obina e Tardelli também entraram bem de novo. Dificilmente o Mengão perde essa vaga nas quartas de final da Libertadores!
Agora, na final de domingo há de se ter atenção nas bolas cruzadas na área. O Flamengo levou ontem dois gols bobos em jogadas dessa natureza e o Botafogo costuma ser eficiente nessas jogadas. Na semifinal da Taça Rio, foi aasim que a casa caiu.
Apesar do placar, a expresão de alívio do Joel no final da partida reflete a dificuldade que o time teve para definir a vitória na partida de ontem, apesar do amplo domínio. Espero que o título carioca possa coroar mais essa bem sucedida passagem do Natalino pela Gávea, ele merece.

Pequenos
Esse blog é ultra-democrata, mas no universo da bola não há espaço para esse melindre politicamente correto. Time pequeno é time pequeno e pronto! Assim, observamos sem a menor simpatia a evolução de "clubes de menor expressão" em importantes competições. Na Libertadores do ano passado a sensação foi o tal do Cúcuta - isso lá é nome de time de futebol? - que daqui há pouco enfrenta o Santos pelo mesmo torneio, em chave que indica o provável adversário do Mengão nas quartas-de-final. Na copa da UEFA, agora há pouco, um tal de Zenith, da Rússia, despachou o poderoso Bayern de Munique da competição, na semifinal. E o tal do Chelsea, vitaminado pelo dinheiro da máfia russa, finalmente chegou à final da Liga dos Campeões ao vencer ontem o Liverpool, frustrando este blogueiro, que ansiava pele reedição da final do munidial de 81 em Yokohama.

Eles fizeram falta!
A Copa de 82 é um trauma nacional. Aquela desclassificação até hoje está engasgada em nosa garganta. Esse blogueiro tinha apenas sete anos, mas tem gravada na memória a tristeza e o desconsolo vividos na casa de meu Padrinho Fernando nos momentos seguintes à inacreditável derrota em Sarriá. Sem dúvida foi minha maior frustração no futebol!
Semana pasada assisti uma entrevista sobre futebol com o roqueiro Nasa, o Wolverine do rock brazuca, feita pelo Mauro Beting. O entrevistado declarou sua admiração por dois personagens marcantes na campanha do escrete canarinho naquela Copa: o genial Telê Santana e o botinudo Serginho Chulapa. Com todo respeito à opinião de Nasa e de Mauro Beting, acho que a presença de Serginho naquele time foi um grande equívoco. Flamenguista apaixonado, logo insuspeito, creio que Roberto Dinamite poderia ter dado mais qualidade às finalizações na grande área.
Dois dias depois, no sábado, assisti em um programa esportivo da Band uma outra entrevista com o técnico Leão, por quem não tenho simpatia. Na entrevista ele foi respeitoso com a memória de Telê, mas não escondeu a mágoa por não ter disputado aquela Copa. A teimosia se contrapõe às inúmeras qualidades de Mestre Telê como um de seus poucos defeitos. Mas nesse caso, parece ter pesado no sentido do fracasso daquela geração de ouro. Serginho passou o mundial praticamente em branco, deixando a "artilharia" a cargo dos meias e do ponta Éder. E, dentre os que são velhos o suficiente para tal, quem não se lembra dos frangos de Valdir Peres? Acho que realmente Roberto e Leão fizeram falta!

ATUALIZAÇÃO em 02/05:
O atento Xacal me alertou nos comentários para a grafia correta do nome do ex-vocalista do Ira!, se escreve Nazi. Valeu! E o nome do timeco russo que eliminou o Bayern da Copa da UEFA também está errado, o correto é Zênit - agora sim! Ele aliás vai disputar o título com outro "pé-quebrado" o Glasgow Rangers, da Escócia.
Ah, pelo menos o Santos saiu na frente (2X0), sinalizando a eliminação do tal de Cúcuta, que agora tem de vencer por 3 gols de diferença na Colômbia. O Peixe pode ser um adversário mais qualificado, mas não gosto destes adversários retrancados que só jogam a base de contra-ataque, vide as sofridas partidas contra o Bolognesi. Quem quer ser campeão tem de vencer adversários de ponta!

quarta-feira, 30 de abril de 2008

VIVA O MONITOR, VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA!

Peça publicitária de página inteira, publicada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) ontem no jornal Lance, registra o Dia mundial da liberdade de imprensa, no próximo dia 03 (sábado) com o seguinte slogan: Se não fosse a liberdade de imprensa, certas manifestações ficariam para sempre entre quatro paredes!
Antecipadamente, saudamos a data e felicitamos o tradicional Monitor Campista, único jornal de Campos a registrar o Ato Chega de Palhaçada, realizado no último sábado, enquanto os outros periódicos locais - inclusive um filiado à ANJ - preferiram ignorar a manifestação

Nas mãos de Makhoul.

Do atento e bem informado Ricardo André no seu blog:

(...) O PT, sempre aberto a alianças, já está sendo assediado, de novo, pelo prefeito Alexandre Mocaiber. Tem conversa. Mesmo porque, a maioria do PT local tem admiração pelo candidato de Mocaiber à PMCG, o deputado Arnaldo Vianna, do PDT.

Comentário deste blogueiro ao post do companheiro de REDE BLOG:

Olha Ricardo,
Sem dúvida parcela do DM local do PT tem inclinações à aliança eleitoral com o Deputado. O que eu considero um equívoco político, simpatias à parte.
Mas se essa posição corresponde à maioria, só Dr. Makhoul é capaz de responder.
Dos 36 membros do Diretório, pelo menos 8 são contrários à essa aliança. 15 são "governistas" de primeira hora. 3 podem pender para um dos lados de acordo com o "contexto", e 10 são alinhados com Makhoul, que até onde eu sei - e não tenho por que desacreditar - não tem entusiasmo por uma composição com Arnaldo Vianna. Logo, a questão não está definida e a posição do Dr. é decisiva para a viabilidade dessa hipótese!

Ricardinho feiz totô...

O Xacal d'A TroLha costuma denominar de forma peculiar o Presidente do Diretório local do PT. Este blogueiro pede licença ao amigo para adaptar o codinome e "homenagear" o ilustre Presidente nacional do Partido, Deputado Ricardo Berzoini e seus pragmáticos companheiros de Executiva Nacional que insistem em garrotear o companheiro Fernando Pimentel, Prefeito de Belo Horizonte, na correta tática eleitoral definida para sua sucessão. Pragmatismo as vezes é necessário, mas não pode ser determinante de burrice! Abrir mão de viabilizar a continuidade da administração petista na capital mineira, num duelo irracional com o governador Aécio, e ainda se indispondo com o PSB de Ciro Gomes e Eduardo Campos é uma atutude que só é compreensível numa lógica que submete todas as questões locais de um Partido Nacional aos interesses da seção paulista e da corrente hegemônica (CNB, ex-Campo Majoritário).
Como se vê, trapalhadas e... totô não são prerrogativas da Direção do PT local, há exemplo de cima. O entusiasmo desse blogueiro com os acertos do governo LULA se contrapõe cada vez mais à decepção com a Direção Partidária, que não ajuda e às vezes atrapalha!
Leia aqui, no blog do Marcel Cardoso, a cretina resolução da Executiva Nacional aprovada no último dia 24.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Segundo Turno.

A enquete d'A TroLha sobre as eleições para a Prefeitura local alcançou expressiva participação. Como o "candidato" mais votado não alcançou 50% mais 1 dos votos computados, o Xacal lançou uma nova enquete, um "segundo turno".
Como todos sabem, a enquete não pode ser utilizada como instrumento de aferição da opinião pública por questões metodológicas, mas reflete de alguma forma o sentimento da blogosfera campista. E esse sentimento vai no caminho da renovação. Vale conferir clicando no link aí ao lado e participar da nova rodada da enquete!

Para onde vai o PT?

Acabo de conferir a grande repercussão de dois posts na REDE BLOG, um publicado no Urgente, outro no blog do Roberto Moraes, veja aqui e aqui!
No Urgente, os ativistas do Movimento Chega de Palhaçada discutem nos comentários os possíveis desdobramentos da manifestação do último sábado. Há uma certa polêmica no que se refere à relação do movimento - apartidário e cidadão - com partidos políticos. Alguns ativistas rejeitam tal aproximação, pelo menos por hora. Outros argumentam que não há caminho para o movimento que não passe por intervir no pleito de outubro, o que - até em função do apertado calendário - determina alguma articulação com partidos que possam representar o espírito do Movimento. E o espírito do mesmo é o espírito do novo. A palavra de ordem do sábado foi: queremos um novo caminho!
No blog do Roberto Moraes, o blogueiro, militante petista, revela-se incrédulo com os rumores alimentados pelo Prefeito Mocaiber de que estaria reestabelecendo relações políticas com o PT local. Dentre os inúmeros comentários, a maioria anônimos, aparecem intervenções de velhos militantes, no mesmo tom de indignação do blogueiro e também a palavra do presidente do DM, Hugo Diniz, que, do Rio de Janeiro, posta um desmentido das conversas com Mocaiber e convida a todos os militantes a participar da próxima reunião onde o assunto possa estar em pauta. Entre os militantes petistas que se manifestam há o sentimento de reagir à esdrúxula possibilidade de retorno ao desgoverno Mocaiber e até mesmo uma proposta de renúncia do setor que se opôs à aliança, articulada com recurso e requerimento de intervenção ao Diretório Regional - particularmente não vejo muitas chances de tal instância, controlada pelo ex-Campo Majoritário (CNB), desautorizar o grupo majoritário na Direção local, composto também por integrantes da corrente.
Resta saber para qual sentido vai pender o PT de Campos: se apresentar para compor com outras forças políticas independentes uma Frente que possa romper com a pseudo-polarização atual, denunciada pelo Movimento Chega de Palhaçada, retomando sua postura ética e progressista, e assim credenciando-se para vencer resistências de quem se assusta - com razão - com o desmedido pragmatismo que caracteriza suas recentes opções, ou se inviabilizar de vez como alternativa para as pessoas de bem do município ao retornar para um governo completamente desmoralizado do qual jamais deveria ter participado!

ATUALIZAÇÃO (às 18:13):
O Félix Manhães, Secretário-Geral do PT, me informou agora há pouco que a próxima reunião do Diretório Municipal do PT está marcada para o dia 13 de maio. Ficou de me informar caso alguma ansiedade ou "fato novo" determine alguma alteração nessa agenda.

CHARGE D'O DIA.

Populares!Por Aroeira.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Primeiro passo.

Este post está sendo reescrito 24 horas depois, pois o blogueiro, utilizando um acesso pouco eficiente, foi estúpido o suficiente para não salvar o texto!
Mas apesar da memória não ser eletrônica, reproduz as impressões sobre a primeira partida da decisão do Carioca registradas poucas horas após o clássico.
Eu, particularmente, não esperava muita facilidade pelo fato de o Botafogo atuar desfalcado de quatro titulares. Nestas condições, um time tende a reforçar a marcação. Assim fez o alvinegro, que se perdeu um pouco da sua envolvente mobilidade, com prejuízo no aspecto ofensivo, criou grandes dificuldades para o ataque do Mengão, que, apesar disso, conseguiu dar um passo importante para a conquista do bi. Por outro lado, também acreditava que o equilíbrio e a rivalidade que tem envolvido esse clássico nos últimos tempos tornava improvável uma sequência de três vitórias seguidas de um dos escretes. Assim, mesmo sentindo muito a falta de Renato Augusto, o Flamengo conseguiu evitar o terceiro triunfo botafoguense consecutivo!
Vale ressaltar que a vitória veio com a ousadia de Joel que lançou Tardelli e Obina no segundo tempo, dando ao rubro-negro, que se ressentia da criatividade de Renato Augusto, uma postura ofensiva. E os dois mostraram que tem estrela, participando de forma decisiva do gol. Tardelli inclusive parece que tem predileção pelo adversário de ontem. Depois do gol decisivo na final da Taça Guanabara, um passe açucarado para o Anjo Vingador marcar o gol da vitória - ainda que tenha declarado que tentou o chute! Já Obina, parece que voltou à velha forma. Depois de marcar na quarta, contra o indigesto Bolognesi voltou as redes na final.
Agora é esperar para ver como o time vai reagir à viagem ao México, onde joga contra o América pela Libertadores na quarta-feira, e torcer para que o time esteja inspirado e com fôlego para garantir a Taça no domingo, com raça, amor e paixão...
Até lá!

Uma pena.

Fiquei sabendo hoje que um convênio firmado entre a Câmara Municipal e o Arquivo Público de Campos para a recuperação e preservação do acervo do Legislativo foi rompido. Parece que o Presidente do Legislativo, ocupado com os duelos verbais com Garotinho, deixou de lado uma de suas iniciativas mais interessantes. Perde a cidade mais uma boa oportunidade de organizar a memória local. A Câmara deve ter outras prioridades!

FOTO: Antonio Leudo.

Não entendi!

Com todo o respeito, e sem querer provocar, não entendi o que o Dr. Makhoul Moussallem, companheiro no Diretório Municipal do PT quis dizer na declaração que deu à Folha da Manhã sobre o retorno de Mocaiber à Prefeitura, publicada na edição de sábado do jornal.
Não se posicionou claramente, ficou parecendo aquele "que não é contra nem a favor, muito pelo contrário..."
Não sei como os eleitores que viram nas suas recentes candidaturas à Prefeitura uma opção vão reagir a esta manifestação esquiva, após ter sido o principal avalista da infeliz participação do Partido no governo Mocaiber.
As declarações do Presidente Hugo Diniz e da Professora Odisséia Carvalho também não reproduziram o tom de auto-crítica da nota oficial que justificava a entrega dos cargos na Prefeitura, aprovada pelo Diretório e que nunca foi publicada.
O Presidente ensaia um passo atrás e diz que "(...) com essa mudança do quadro político, nós temos que reunir o partido para tomarmos um posicionamento."
Espero ansioso a próxima reunião do Diretório para defender enfaticamente que o PT de Campos se afaste definitivamente desse governo espúrio.
O blogueiro e Bibica no Ato Chega de Palhaçada.

Ontem um menino que brincava me falou
Hoje é semente do amanhã
Para não ter medo que este tempo vai passar
Não se desespere e nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais...

Gonzaguinha.

FOTO: Ilda Mayerhoffer Pesssanha.