sábado, 5 de janeiro de 2008

Parabéns Monitor!

O blog se despede hoje registrando mais um ano de relevantes serviços prestados à sociedade e à cultura de Campos pelo Monitor Campista, terceiro jornal mais antigo do país, que completou ontem 174 anos de circulação na planície goitacá. O Comentários parabeniza à Direção e à equipe de jornalistas do mais simpático matutino da cidade, que honram as grandes tradições do jornal.

Ronaldinho Gaúcho, CPMF, IOF e IR!

Folheando a magra edição d'O Globo do primeiro dia do ano - como de praxe nessa data - pouca coisa me chamou a atenção. A princípio, apenas a decepção e o medo de Paulinho da Viola frente a violência que vitimou a ele, à bela atriz Helena Ranaldi e a mais algumas dezenas de cidadãos na virada do ano na Cidade Maravilhosa. Para quem gosta do Rio como eu é triste ver que um cara que é a cara da cidade como o Paulinho está pensando em se mudar por conta do esgarçamento social na Cidade Partida, problema aparentemente insolúvel!
De repente, uma notícia sobre futebol desperta o sentimento quase isolado deste contribuinte desde que a CPMF virou polêmica nacional e que seu fim foi comemorado efusivamente por parcela expressiva da classe média. É bom lembrar que conforme já pontuou Xacal, editor-chefe d'A TroLha, apenas 28% dos recursos da CPMF eram recolhidos junto à classe média! Este segmento na verdade teria, como eu tenho, muito mais razão para reclamar do governo com relação à tabela do Imposto de Renda e a resistência a implantar o "imposto progressivo" no Brasil, criando aliquotas elevadas para grandes fortunas.
Você sabe por que Ronaldinho gaúcho está para deixar o Barcelona, clube para o qual ele já fez juras de amor e pelo qual se tornou campeão europeu e foi por duas vezes eleito o melhor jogador do mundo? Engana-se quem pensa que tem algo a ver com seu estado atlético, motivação ou problemas com o técnico holandês Rijkaard. O fato é que Ronaldinho, após gozar uma isenção parcial concedida pelo governo espanhol por seis anos a estrangeiros detentores de altos salários, como forma de atrair milionários para o país, está prestes a perder tal indulgência. Assim, passaria a pagar imposto de renda normal, cuja alíquota prevista para sua faixa de rendimentos é de... 43%!!! No Japão, os mais ricos chegam a pagar 50% de IR. Enquanto isso, no Brasil temos apenas duas alíquotas previstas por faixas de rendimento, o que desonera os mais ricos, que pagam menos IR que a classe média tributada na fonte - afora a sonegação!
A classe média assalariada, que se alia ingenuamente a setores empresariais e se esgoela criticando a CPMF e o aumento no IOF, em defesa desses interesses, faria muito melhor se cobrasse do governo federal a implantação do imposto progressivo no IR, com a criação de alíquotas maiores para os mais ricos e aumento da base de isentos e redução nas alíquotas previstas para as menores faixas salariais - algo que já constou na proposta do PT para reforma tributária mas foi "esquecido" por Palocci. A CPMF e o IOF ia "sair na urina"!

A TroLha está no ar!

Não se assuste! O blogueiro não está por demais fescenino. Nem andou vendo gente muito à vontade nos céus do litoral norte-fluminense!
O Xacal, habitual comentarista deste blog é que se aventurou a editor-chefe de um pasquim virtual intitulado A TroLha - veja aqui - que tem tudo para ser mais um sucesso entre os que buscam na rede informação isenta na planície goitacá!
Saúdo o novo blog e manifesto compromisso com a "Rede virtual de resistência" que ele funda já filiando a nós e ao Roberto Moraes. Vou contatar meu ocupadíssimo doublé de colaborador operacional do "Comentários" e coordenador de comunicação de um importante Emirado da região para colocar um link da TroLha em nosso modesto blog.

Me engana que eu gosto!

Ainda sobre Duas Caras. Por mais que os temas sejam reais, sempre tem um furo pra marcar a ficção. Sou fã de carteirinha do Pereio. Mas pega leve Aguinaldo! Chefe do tráfico??? Com essa estampa aí? Olha, hoje em dia dificilmente chefe de tráfico chega a essa idade - salvo em Bangu ou em algum outro presídio. De um destes pontos pode até manter poder e prestígio, comandando jovens belicosos. Do contrário, com essa pinta de titio é difícil se manter no "cargo"!!!
FOTO: Divulgação Rede Globo.

Record na mira!

E por falar no Ricardo, ontem me lembrei dele, quando parei em frente da TV no Bar do Marcelo, onde fui em busca de uma Coca-cola gelada para Seu Amaro. O que deteve minha atenção foi o tiroteio na comunidade da Portelinha, cenário da trama de Duas Caras, folhetim global cujas sinopses o Ricardo destaca diariamernte em seu Blog. Duas reflexões se seguiram, primeira: me desliguei do interesse pela cena ao lembrar que Pedrinho estava em meu colo e que não achava a imagem conveniente para ele, ato contínuo, percebi que estava meio que atrapalhando a visão interessada de um pequeno vizinho que se esticava para não perder a sequência de ação. Tive certeza que vale a pena ter SKY e uma coleção de DVDs infantis para disputar o interesse da gurizada, lembrei aliviado que a poucos metros Bibica, ao contrário do nosso pequeno vizinho, assistia Xuxa ou um desenho da Disney no DVD de Dona Regina.
Segunda - mote desse post - a conexão entre a violência em cena no folhetim global e a recente trama Vidas Cruzadas da Record. Essa novela teve índices de audiência bem razoáveis e se caracterizou por um relato nu e cru da violência urbana e da corrupção policial. O Ricardo destaca sempre a qualidade dos textos da trama de Aguinaldo Silva. Não tenho porque duvidar de opinião tão balizada e o experiente autor tem mesmo histórico a credencia-lo.
Mas nada me tira da cabeça que o núcleo da Portelinha e as aventuras milicianas do grande Fagundes (foto/divulgação) resultaram de "sugestões" do alto comando da vênus platinada, para não perder mais espaço para a emergente emissora do Bispo Macedo!

Pegou na veia!

O meu amigo e "interlocutor virtual" deste blog, Ricardo André, sem querer, pegou na veia. Postou ontem, no seu blog Eu penso que..., o meu Fernando Pessoa (Álvaro de Campos) preferido - veja aqui. Lindo, mas nada indicado para meu atual estado de espírito. Acho que só o Monobloco hoje para evitar um clima deprê, que combinado com esse calor que faz na planície e certos aditivos etílicos pode ser fatal. Afinal, como diria Bandeira (para manter o papo poético), no Açu - assim como no Nordeste - "faz calor também, mas lá tem brisa."

ATUALIZAÇÃO (em 07/01): Em tempo, o show do Monobloco não foi no Açu, e sim na simpática Barra do Furado. E, aliás - salvo um pequeno revés - foi ótimo! Sem dúvida a melhor atração de Sábado nas praias da região. Parabéns ao prefeito Armando Carneiro e a sua assessoria responsável pela programaçaõ de verão de Quissamã.

Perda!

Os jornais locais destacaram em suas primeiras edições do ano a grande perda representada pelo falecimento do Waldir Carvalho - grande escritor e pesquisador campista. Quis o destino que esse blogueiro - durante essa semana de ausência - estivesse tão próximo de sua filha Walnize e de seus netos Gustavo e Guilherme - amigos queridos - neste momento em que viveram a dor da perda e um certo alento pelo fim do sofrimento imposto ao Patriarca nos últimos anos pela doença que o levou. Desfrutando da habitual hospitalidade e generosidade da família, dividi também um pouco com eles esses sentimentos.
Fica um grande legado para a cultura local, desse tesoureiro, servidor público que conciliou essa função afeita aos números, com uma intensa produção intelectual. Obras fundamentais de Seu Waldir precisam imediatamente de reedições. O blogueiro destaca como prioridades Gente que é nome de rua e Campos depois do centenário, referências para pesquisas sobre história regional do Norte-fluminense. Taí uma justa homenagem e um excelente projeto para o Chico de Aguiar e a Luciana Portinho da FCJOL desenvolverem em 2008!

FOTO: acervo da família.