sábado, 8 de março de 2008

Dia Internacional da Mulher!

Hoje no Dia Internacional da mulher, o Comentários saúda e beija as criaturas mais maravilhosas do Mundo! Um beijo especial para Dona Regina, Dona Irene, Dinda Cláudia, para Carla e para minha petiz que, infelizmente, hoje não está com papai.

Mas como iluminar nossa existência não garante a elas vida fácil, o blog divulga convite enviado pela minha amiga Ana Maria Almeida - a Aninha - Assistente Social e Professora da UFF, para evento que certamente vai provocar debates e reflexões importantes:

COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Nós da UFF/Campos gostaríamos de contar com sua presença na reunião de trabalho com a Inês Pandeló, que é deputada estadual e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Alerj, no dia 13/03 às 16:00, momento que reuniríamos lideranças das entidades e movimentos sociais envolvidos com as questões relacionadas a garantia dos direitos humanos e aos direitos das mulheres em especial, com o objetivo de discutir a nossa participação no mutirão de revisão de penas de mulheres encarceradas em Campos dos Goytacazes e em demais municípios da região que conta com mulheres em suas prisões.
E às 18:00h, teríamos a palestra com tema:"Lei Maria da Penha: Violência Doméstica e Familiar - Conhecer e Combater".
O mutirão é um programa nacional coordenado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Ministério da Justiça.
Para colocar em prática o mutirão, serão mobilizados centenas de advogados e operadores do Direito para analisar os 25 mil processos de mulheres em situação de prisão. Nesse universo, estima-se que haja milhares de casos de presas que poderiam estar cumprindo penas alternativas ao invés de estarem em regime fechado ou que aguardam há meses seu julgamento, ou ainda beneficiárias do livramento condicional, antecipando sua liberdade. No total, aproximadamente 8 a 9 mil mulheres poderão ser beneficiadas.

quarta-feira, 5 de março de 2008

O lacaio Uribe e seus tietes brasileiros.

A geopolítica sul-americana vive momento de instabilidade nestes dias em função da inaceitável ação militar colombiana em território equatoriano, desrespeitando a soberania do país vizinho. Tal ação é tutelada e estimulada pelo governo norte-americano que insiste em orientar seu vassalo sul-americano no sentido das ações hostis e arrogantes que caracterizam seus movimentos contra Estados que desagradam seus interesses políticos e econômicos hegemônicos.
Aqui, ouve-se no Congresso e na mídia manifestações do PSDB, do DEM e do PIG em defesa da ação do governo colombiano. Um certo Senador provecto, tipo afeito a conquistas amorosas, usou da palavra ontem na Sessão para cobrar do Itamaraty posição contra os "terroristas" colombianos. Ora, melhor que fosse atrás de ninfetas e nos poupasse de tão inconveniente bravata!
Esses senhores, que no Congresso e nos periódicos trombeteam contra uma hipótese delirante, alimentada e temida por eles, com relação a um terceiro mandato de LULA, ao defender Uribe e sua descabida aventura militar alimentam o projeto desse no sentido de buscar um terceiro mandato. Pois sim, analistas mais isentos e equilibrados, como o cientista político Bruno Lima Rocha - em artigo no insuspeito blog de Noblat - e o colombiano Décio Machado - em texto disponível no sítio da Agência Carta Maior - apontam para seu interesse em pavimentar esse caminho, se possível sem a ameaça que a libertação de Ingrid Betancourt poderia representar nesse sentido.
Ou seja, o que é considerado um despautério no Brasil - e, de fato não é desejável - e na Venezuela, é apoiado no caso Colombiano. Assim, como o comportamento democrático e a diplomacia não são características de Uribe, o aliado de Tio Sam, a coerência não é o forte de seus tietes e aliados tupiniquins.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Deixem o Imperador em Paz!

Há algumas semanas, o João Paulo Arruda, que é jornalista - dos bons - e escreve em um jornal carioca de grande circulação, postou uma nota no blog Mumunha onde questionava a perseguição de seus coleguinhas da grande imprensa ao Imperador Adriano.
Se considerarmos a edição de sábado do LANCE, matérias em diversos programas esportivos em diversas emissoras no mesmo dia e uma enquete ontem no canal Esporte Interativo - onde os locutores e comentaristas praticamente faziam campanha para que o jogador fosse escolhido o mais indisciplinado em uma lista composta por mais dois atletas - há realmente uma campanha orquestrada para prejudicar a carreira deste jovem talento. Eventuais problemas disciplinares com o atleta devem ser tratados entre ele e seu empregador, o São Paulo F.C.. E parece que a questão foi equacionada entre o atleta e Juvenal Juvêncio. No mais, a quem interessa prejudicar a recuperação do melhor candidato a compor o ataque da Seleção com Robinho?

FOTO: LANCENET.

Dica literária.

Na cabeceira do blogueiro - onde ainda está o excelente O Vulto das Torres, de Lawrence Wright - há uma bela novidade: A caixa-preta, do israelense Amós Oz, sugestão do Gustavo Lemos, colaborador "exilado" deste blog.
Confira!

Blogs e política!

Um dos mais veteranos blogueiros do Brasil, o Pedro Doria tanto fez que parece emplacou a candidatura do Deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) à Prefeitura do Rio.
A despeito de minha desconfiança com o perfil de direita apresentado pelo ex-guerrilheiro nos últimos anos, e da minha preferência pelo jovem Deputado Estadual Alessandro Molon, o que me chamou a atenção foi o comentário postado ontem pelo decano blogueiro, satisfeito com a materialização da campanha lançada por ele na "blogosfera":

Blogs podem fazer a diferença e interferir para melhor no debate político. Esta campanha para incentivar a candidatura Gabeira é apenas um exemplo pequeno. Blogs, fotologs, podcasts já fazem diferença em outros países, de formas muito diferentes, dos EUA à China, do Egito à França. A exemplo do que aconteceu nesta campanha para o Rio, impacto pode ser conseguido em São Paulo ou em qualquer outra cidade, grande ou pequena, nas próximas eleições. E não basta fazer campanha. É preciso também ser crítico e ficar atento à condução dos diversos governos.

Bem no espírito da Rede de Blogs articulada aqui pelo nosso Capo Don Vitor Menezes!

Chororô!

Esse é o meu Pedrinho, com sua irreverente fantasia carnavalesca com a qual homenageamos o espírito público de certos políticos da Cidade!
Ontem ele exibia todo pimpão sua camisa rubro-negra para meu jornaleiro, vascaíno, na esquina da Rua do Gás c/ Viveiros de Vasconcelos. Mas acho que andam agindo a fim de inverter o sentido das listas ostentadas por ele no reinado de Momo. O que não me causa surpresa, visto que vivo em território "minado" - mãe, avôs e tios botafoguenses.
A razão de minha preocupação é que, no sábado, meu rebento estava especialmente choroso!