quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Eles também voltaram...

Ao MASP. Hoje. Após serem recuperados ontem pela Polícia de São Paulo, 19 dias após terem sido roubadas no Museu. A polícia, que já prendeu dois dos ladrões e identificou o terceiro, não acredita que eles - que mantinham as obras de arte escondidas em uma casa em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo - tenham agido por iniciativa própria e agora investiga quem teria "encomendado" as telas.

Ele voltou!

O Rodrigo reinstalou o contador aí ao lado, inativo desde 17/12. [Valeu parceiro!] O blogueiro constata - gratificado - que, em menos de 48 horas, já chegamos à marca de quase 150 novos acessos. Valeu!
E continuem conosco.

"Companheiros"!










O blog continua de olho na performance dos "companheiros" petistas que ocupam secretarias no (des)governo Mocaiber - forma como o novo blogueiro Sérgio Diniz se refere à administração municipal. E as críticas, infelizmente, não são poucas! Hoje, em seu blog, o Márcio Fernandes destaca que a empresa Águas do Paraíba não tem garantido o abastecimento em vários bairros da cidade, embora os usuários estejam recebendo regularmente as contas referentes ao serviço negligenciado. O jornalista lembra, com razão, que o poder concedente - no caso, através da EMHAB - tem tanta responsabilidade sobre o problema quanto a empresa e deveria agir na defesa do interesse público.
Já o Dr. Quitete - que ainda não apresentou solução definitiva para os pacientes oncológicos assistidos pelo hospital OncoBeda, apesar do blá, blá, blá do Prefeito na entrevista concedida à Folha da Manhã ontem - se prepara para desembarcar do governo a partir do próximo dia 15 sem deixar uma marca petista em sua gestão! Boa sorte à Dra. Carmem Célia Moretto, anunciada hoje pelo prefeito como a próxima secretária de saúde do município. Que ela, que não é filiada ao PT, possa melhorar a gestão do SUS em Campos e integrar melhor a secretaria à política do Ministério da Saúde aperfeiçoando o atendimento à comunidade. A população agredeceria!

Demos histéricos!

No traço do bira.

Literatura "licenciosa"!

Troquei figurinhas litarérias com meu amigo Gustavo Lemos - Filósofo, professor universitário e colaborador desse blog. Ele "confiscou" meu Capão Pecado, já mencionado aqui, e que acebei de ler na última noite do Ano, enquanto era seu hóspede em Farol, e eu estou concluindo a deliciosa leitura do Diário de um fescenino, que ele havia deixado sob minha guarda há algumas semanas. Gostei muito dos dois livros. Mas, reverências feitas ao belo e cru romance de Ferrez, devo confessar que esse blogueiro se identifica mais com o estilo do veterano carioca Rubem Fonseca, de quem sou fã, preferências futebolísticas à parte.
O candidato a escritor, protagonista de Ferrez, vira metalúrgico e tem um fim trágico e realista na prisão, desiludido e longe de um "final feliz" que por um momento se desenha e logo se dissipa no texto por ser por demais improvável ali. Mundo cão na veia, na real!
Já o bem sucedido escritor, protagonista de Fonseca, às voltas com suas efêmeras paixões e constantes conquistas amorosas, se livra de uma trama que também o leva ao cárcere - claro, em cela especial - graças às suas boas relações com advogados, apesar de nutrir por eles antipatia decorrente apenas de seu gênero. Em liberdade, encontra o seu final feliz, "infinito enquanto dure"! Vale conferir esse delicioso texto, que apesar de trazer no título anúncio licencioso, é contido para os padrões de Fonseca.
Diferentes estilos, tramas ambientadas em cenários distintos, mas em comum a qualidade dos textos e a sensibilidade para abordar aspectos universais da condição humana, presentes em realidades tão distintas. O blog recomenda!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Boca maldita!

No traço do Néo Correia!

Folia de Reis

Volto ao assunto hoje. Durante o café da manhã, retomei a conversa sobre os antigos grupos de Folia de Reis da região onde hoje é o IPS com Dona Regina. Ela me contou que meu bisavô, Dodô Caboclo, preparava uma farta mesa de comes e bebes para recepcionar tais grupos, que todo ano se anunciavam chamando-o pelo nome ao chegarem à sua casa no dia de Santo Reis.
Matéria do jornalista João Ventura na edição de ontem do Monitor responde à pergunta que lancei aqui ontem. De fato não há nenhum apoio para a tradicional manifestação de cultura popular por parte do governo municipal, mas foliões como o Sr. Manuel Lemos e o mestre César Cardoso (foto) compõem um grupo que mantém viva a tradição em Campos. É preciso apoiar essa resistência e garantir a permanência desta tradição da cultura popular em nossa terra. Vou levar o assunto para o recém criado Conselho Municipal de Cultura!
FOTO: Silvana Rust
ATUALIZAÇÃO (em 09/01 às 11:00):
Em tempo, Dona Regina me corrigiu, informando que a hospitalidade que seu avô Dodo Caboclo sempre oferecia aos grupos de Folia de Reis em 6 de janeiro refere-se ao período em que sua família vivia na Baixada campista, antes mesmo dela nascer. Quando se mudou para onde hoje é o bairro do IPS, a saúde e as finanças de meu bisavô já estavam abaladas e, apesar de ali também haver grupos de Folia de Reis, estes não conheceram a calorosa recepção dos Viana.
NOVA ATUALIZAÇÃO (em 09/01 às 14:45):
Falei agora há pouco com o João Ventura, autor da reportagem aqui destacada. Ele me informou que os foliões que ele entrevistou no último domingo promoviam o reisado em Guarus, entre o Jardim Carioca e o Fundão.

Restauração do museu sem definição!

Lembro de meu entusiasmo quando o saudoso Nilsinho, então Presidente da FCJOL, trouxe a Campos equipe do IPHAN, a fim de viabilizar obras de restauração no antigo prédio que sediou a Cãmara e a Prefeitura do município, destinado a abrigar Museu da cidade. Havia sugerido à ele dispensar especial atenção à este projeto, bem como à organização de um Arquivo público Municipal - que acabou se viabilizando na gestão de Fernando Leite - e acreditava que a coisa ia enfim avançar.
É triste observar diariamente, da janela da sede do SEPE, no Edifício ACIC, que passados quase 10 anos o estado do histórico prédio permanece inalterado.
Na última sexta-feira o Ricardo André destacou o assunto em seu blog (veja aqui). Assinalou que o prefeito Mocaiber é mais um a perder a oportunidade de marcar sua gestão com obra tão relevante para a história e a cultura da cidade, recebendo comentários de apoio do Vitor Menezes e do Roberto Moraes.
Na edição do mesmo dia o Monitor registrou que a obra, tão esperada pelos cidadãos preocupados com a cultura local, foi mais uma vez suspensa em função de impugnação proposta por empresas preteridas no processo de licitação referente a mesma, segundo informações da secretaria municipal de planejamento Silvana Castro.

Parabéns FOLHA!

A Folha da Manhã, com visual repaginado e edição especial comemora hoje trinta anos de informação e serviços prestados à comunidade campista! Cumprimentando o fundador do matutino, jornalista Aluysio Cardoso Barbosa - retratado pelo José Renato na charge abaixo - o Comentários rende homenagens a sua família e a toda equipe da balzaquiana FOLHA.
ATUALIZAÇÃO (em 14/01):
Na verdade o comentário é do blogueiro, e não do colaborador Gustavo Lopes. O mau-entendido se deu por uma circunstância onde os "inteligentes" cérebros eletrônicos, ao acessar o blogger com um login tendem a automaticamente registra-lo ao repetir a operação!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Até em Sossego???

O blogueiro guarda boas recordações de um verão curtido na aprazível praia de Sossego, litoral de São Francisco do Itabapoana, em 1988, há exatos 20 anos. Acostumado à agitação de Grussaí - onde vivi momentos inesquecíveis na casa da minha Dinda Cláudia - estranhei um pouco no início, mas depois simpatizei com o lugar que fazia plenamente jus ao nome. Daí minha surpresa ao ler na edição de hoje d'O Diário que uma família de Minas Gerais teve sua casa de veraneio invadida e foi mantida cativa por dois assaltantes que levaram dinheiro e jóias das vítimas. Lembrei-me da canção do saudoso Tim Maia e me perguntei onde hoje em dia se pode curtir férias de verão "sossegadas", à salvo da violência?

Perda das tradições.

E por falar em 06 de janeiro, ontem Dona Regina lembrou dos tempos em que grupos de Folia de Reis saíam às ruas no IPS nesta data! Em rápida pesquisa na internet constatei que várias cidades do Brasil tem investido na preservação dessa tradição. Será que ainda é possível salvar essa manifestação popular em Campos???

FOTO: Divulgação. Prefeitura de Juiz de Fora (MG)

Democracia participativa

O blog Hoje na história do JB/CPDOC destacou ontem o resultado do primeiro plebiscito que rejeitou o parlamentarismo no Brasil em 1963 (veja aqui) - rejeição reiterada em nova consulta realizada em 1992. Nesta planície a data também foi lembrada pelo jornalista Avelino Ferreira, em artigo publicado na edição de hoje de O Diário (leia aqui). Além do significado histórico específico desta decisão popular, também é importante o registro como forma de incentivar a democracia participativa no país, debate na ordem do dia.

"Águas de janeiro"!

A forte chuva que caiu no início da noite de ontem deixou várias ruas e avenidas da cidade alagadas e a população em alerta. É certo que um volume d'agua daquela monta causa alagamentos em áreas mais baixas, mas a velocidade com que as ruas foram "submersas" faz crer que a manutenção das galerias de águas pluviais e dos piscinões da cidade que tem tão expressivo orçamento não é adequada. Será que os milhões investidos em "obras emergenciais" com dispensa de licitações - questionadas pelo TCE - não serviram de lição? Por que não houve investimento preventivo para evitar que se reedite em 2008 os estragos causados pelas "águas de janeiro" no último ano? Já não está claro para os (ir)responsáveis que tais chuvas não mais esperam março e caem ao longo do verão? Ou é melhor esperar bons negócios após uma calamidade?