quinta-feira, 1 de novembro de 2007

CPMF na "saideira"!

Estou de saída para ver o segundo tempo de Fogão X Cruzeiro. Mas antes, este último post.
Os jornais de hoje destacam que as negociações do governo com a oposição pela aprovação da CPMF apontam para abatimento da contribuição no IR.
Este blog sugeriu relação entre estes tributos há uma semana - veja aqui. Não sei se estou em sintonia com os tucanos - argh! - ou com o bom senso!

Charge do dia.

Os cartunistas continuam dividindo atenção entre a CPMF e a contaminação do leite.
Escolhi hoje esta charge do Ronaldo, aliviado porque o Pedrinho só mama leite em pó!!!
Eu, sempre te amarei
Por onde estiver estarei
Oh meu Mengo...

Tu és, time de tradição
Raça, amor e paixão
Oh meu Mengo!!!

Ai que emoção!!! Nesse momento tá dando tudo certo. O Fogão vai dando de 3X1 no Cruzeiro - alô Papai! Um bj - no Engenhão e o bravo Juventude vai derrotando a vara em pleno Palestra. Será que a hipertensão do blogueiro resiste ao segundo tempo???

Mais Graça!!

Para dar mais graça - sem trocadilho - a este blog e... iluminar o feriadão dos leitores, a beleza de Juliana Paes - recém eleita a mulher mais sexy do mundo - em momento de descontração na Barra da Tijuca, ontem, num clique de Carlos Zambrotti para a agência News:

Guerra do gás?

"Em guerra pelo gás". Este é o título da principal matéria das páginas de economia n'O GLOBO de hoje. Nos últimos dois dias a imprensa tem dado ampla repercussão à crise no modelo de gestão no fornecimento de gás natural pela Petrobrás - que este blog já destacou há mais de um mês - que agora refletiu no abastecimento de gás para uso doméstico e combustível (GNV).

A tal guerra tem os seguintes atores: de um lado a direção da Petrobrás, representada pela nova diretora de Gás e Energia
Graça Foster (na Foto c/ a Ministra Dilma Roussef) e setores empresariais defendem a prioridade no fornecimento às usinas termelétricas, como forma de evitar um novo apagão; de outro distribuidoras de gás que respondem pelo abastecimento de postos de conbustíveis e residências e, obviamente, os consumidores, seus clientes.

No Rio, o governo do Estado conseguiu na Justiça uma liminar, garantindo, por hora, o suprimento da CEG e CEG Rio. Infelizmente, a Petrobrás recorreu da decisão - ainda em vigor - se submetendo aos interesses dos grandes empresários!

FOTO: divulgação Petrobrás.

Aventura na BR 101!

Já não bastasse a precária condição da estrada, os usuários do transporte rodoviário entre Campos e Rio de Janeiro ainda tem de conviver com o péssimo serviço prestado pela empresa 1001, que detém o monopólio da concessão da linha.

Leia abaixo o relato do Professor e Assistente Social Renato Gonçalves, colaborador deste blog, sobre a aventura em que se transformou seu retorno a Campos na tarde de ontem:

TARDE DOS INFERNOS
Estive no Rio de Janeiro participando da VI Conf.Est. de Assistência Social que terminou hoje. [31/10]
Às 13 horas tive meu 1º contato do dia com a empresa 1001, quando liguei para o seu "call center"(?????), a princípio muitas vezes ocupado, depois, ao ser atendido uma longa espera ao som da tradicional e irritante música para depois, finalmente, ser atendido por um ser humano.
Ao ser informado dos horários do ônibus Executivo (de tarifa mais cara e com status de top de linha), que tem a vantagem de não fazer a parada no "oasis", decidi-me por programar meu retorno nesta linha, no horário de 16:30.
Ao chegar à Rodoviária, 2º contato com o péssimo atendimento: a sala de espera, com dezenas de pessoas, não tinha o ar-condicionado funcionando, tornando a tal sala ("vip"?!) mais quente que o ambiente externo (que o termômetro marcava em 38º).
Finalmente, ao entrar no ônibus, achava que os problemas tinham acabado. Engano, com sua lotação máxima (46 passageiros) o veículo, repito: top de linha e com a tarifa mais cara, não chegou a metade da viagem. Como podem ver na foto
[abaixo] ficamos 1 hora e 40 minutos para sermos regatados por um outro veículo de outra linha, ainda assim, de forma desorganizada, à moda "salve-se quem puder!"
O monopólio privado é injusto e prejudicial a Campos e toda região devendo ser proveitoso apenas para poucos.
Um abraço.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Chico D'Angelo cobra liberação da Gal. Dutra!

Leia abaixo discurso do Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ), ontem, na Câmara dos Deputados, cobrando do ministério dos transportes celeridade na liberação da Ponte General Dutra:

Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores Deputados ocupo estra tribuna para fazer uma solicitação ao Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento sobre a necessidade de agilizar a obra da Ponte General Dutra sobre o Rio Paraíba do Sul no município de Campos no Estado do Rio de Janeiro, no trajeto da BR 101.
Na última enchente no verão passado, em Campos, ocorreu o desabamento da ponte General Dutra.
Todo o tráfego de caminhões para o Nordeste, para o Estado do Espírito Santo e os outros municípios do Norte e Noroeste do Estado , como Bom Jesus de Itabapoana e Itaperuna, estão bastante prejudicados, o que vem causando grande problema aos moradores da cidade de Campos
As regiões Norte e Noroeste do Estado vêm sofrendo nos últimos anos um esvaziamento econômico fruto de programas de agricultura mal orientados e mal executados. É necessário o investimento em políticas públicas criando melhores condições tecnológicas para que o pequeno e médio agricultor se tornem competitivos.
É necessário, ainda, mecanizar o corte da colheita de cana para o pequeno produtor, reduzindo assim os impactos ambientais causados pelas queimadas de cana.
Reitero a necessidade de agilizar as obras.
Muito obrigado!

Perguntar não ofende! 5

A FEC tinha nas carteirinhas estudantis sua fonte de receita. Que eu saiba a JAC não emite identidades estudantis.
Daí que me chamou atenção a qualidade das dezenas de banners reproduzindo capa da edição de Veja que trazia denúncias contra Garotinho, utilizados pela organização na manifestação em defesa do Prefeito ontem - acima, na foto do Valmir Oliveira. As porta-estandartes, com todo respeito, também não parecem militantes assim tão jovens, nem transgêneros!
Da série Perguntar não ofende: Quem pagou a conta de tal manifestação???

Blogueiro na Folha.

Para não dizer que não dei meus pitacos nos últimos dias, reproduzo matéria da edição de ontem da Folha da Manhã, sobre o patético "duelo" marcado para a tarde de terça-feira na Câmara Municipal. Fui ouvido na última sexta pelo jornalista Sérgio Cunha e tive a honra de ser acompanhado, em sintonia, pelo meu amigo e companheiro Roberto Moraes:

Manifestação antecipa discussão para 2008

Logo mais, a partir das 16h, grupos que partiram de um ponto só entram em rota de fissão nuclear: diante da Câmara Municipal, o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) diz que vai exigir explicações dos vereadores sobre denúncias contra o governo municipal, mas vai ter que enfrentar três mil estudantes ligados à Juventude Alternativa de Campos (JAC) e o Movimento Gay de Campos, com Shana Carla batendo na tecla das irregularidades dos oito anos de administração estadual da era Garotinho.

Garotinho foi eleito prefeito em 1988 e 1996. No segundo mandato, teve como vice o hoje deputado federal Arnaldo Vianna (PDT). Garotinho rompeu com Arnaldo, que já teve como secretário de Saúde o prefeito Alexandre Mocaiber, que sucedeu na administração municipal Carlos Alberto Campista, eleito em 2004 e cassado em 2005. Complicado? O professor Fábio Siqueira, membro da executiva municipal petista, tenta explicar.

— O prefeito Mocaiber, na tática de buscar amplo leque de apoio, pode ter beneficiado Garotinho com um terceiro turno. Ele busca a polarização com Mocaiber, sem que haja uma terceira via. Ele explora o papel de oposição porque é o único que, cinicamente, pode fazer isso.

Para Fábio, o que chama de terceira via poderia extinguir esse discurso de Garotinho. “Garotinho voltou para Campos para tentar recuperar o poder com o que lhe restou, e aposta no terceiro turno”. O também professor e petista Roberto Moraes critica.

— Os dois grupos faziam parte de um só e hoje estão se digladiando na disputa pelo poder. O que é lamentável é que há um vazio de propostas neste processo todo.


Terceira via para não haver oposição única

Os professores Roberto Moraes e Fábio Siqueira apostam que Anthony Garotinho se prevalece mesmo é da condição única de pólo oposto ao prefeito Alexandre Mocaiber. Para eles, uma terceira via, ainda que não frontalmente alinhada a um grupo ou outro, tiraria de Garotinho a condição com a qual ele tem construído a tentativa de tomar a Prefeitura que não retomou em 2004 e 2006.

Roberto Moraes, que defendeu a aliança do PT com o PSDB do então deputado federal Paulo Feijó em 2004, diz que Garotinho explora a polarização de forma consciente.

— Nós perdemos a oportunidade de construir uma alternativa. Em 2004 tínhamos Paulo Feijó, e o PT lançou Makhoul Moussalem. Hoje, estão todos juntos com Mocaiber.

Para Fábio, isso é um ponto que favorece Garotinho na construção da alternativa a Mocaiber: “Você viu em 2006 o Makhoul e o Feijó reduzirem sua votação em relação a 2004. Isso não foi porque Mocaiber era melhor que Campista, mas porque a população acabou assimilando essa divisão, ficou com medo de ver Garotinho eleito. E ele se aproveita disso”, analisa.

Meio desligado!

Este blog não se propõe a abordar assuntos íntimos. Nem teria a sensibilidade para fazê-lo no tom adequado - se é que ele existe.
Assim, este post se limita a justificar a escassez de notas nos últimos dias, citando os Mutantes: ando meio desligado!
Não se trata de paixão nova, como sugere a letra na íntegra... Mas isso não vem ao caso.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Petróleo e BR

Daqui a pouco, às 10h, acontece mais uma reunião da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), desta vez realizada no município de Carapebus. Em pauta a inclusão dos municípios de Angra dos Reis e Duque de Caxias na zona produtora de petróleo e o debate sobre a privatização da BR 101. Abaixo vocês podem conferir artigo do presidente da organização, o prefeito de Quissamã Armando Carneiro:

Novos produtores e BR 101


Nesta segunda-feira teremos mais uma reunião da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo), que será realizada no município de Carapebus. Na pauta assuntos de extrema importância para todos os municípios, como a entrada dos municípios de Angra dos Reis e Duque de Caxias na zona produtora principal e também os repasses dos recursos provenientes dos royalties já recebidos e os que estão previstos até o final deste ano. Além disso, vamos abrir a pauta para ouvir as solicitações de importantes setores de classe que estão preocupados com a privatização da BR101.

É preciso esclarecer que nunca fomos contra a entrada e a participação de novos municípios na zona de produção de petróleo, até porque não nos cabe este julgamento e análise. O que questionamos, inclusive durante reunião com o diretor da ANP (Agência Nacional de Petróleo), Victor Martins, foi a forma como isso se deu. A entrada de novos municípios significa uma partilha nos recursos previstos, o que afeta as prefeituras em pleno exercício de seus orçamentos, inviabilizando projetos e ações estratégicas pré definidas. Se este sistema de adesão continuar, os novos produtores também serão prejudicados quando outros membros forem anunciados, porque não restam dúvidas que novidades virão por aí.

O que queremos, portanto, é uma previsão maior desses anúncios e que estas novas adesões não reduzam os orçamentos municipais durante o seu exercício. Neste sentido, acredito que os dez municípios integrantes da Ompetro – São João da Barra, Campos, Quissamã, Caparebus, Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Búzios, Cabo Frio e Niterói – estão certos da necessidade de que todos precisam de um planejemento estratégico que priorize ações de investimento de infra-estrutura e promoção de novas fontes de desenvolvimento para um futuro menos dependente do petróleo, o que certamente será também uma prioridade dos novos produtores.

Nesta mesma reunião da Ompetro vamos receber representantes da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campos), Sindicato dos Ceramistas, Sindicato Rural e Asflucan (Associação Fluminense dos Produtores de Cana) que estão preocupados com a privatização da BR 101 e os custos que esta medida poderá trazer aos setores produtivos. É lógico que não desejamos aumento de tarifas de fretes e passagens, por exemplo, porém, há indícios de que pode haver redução de alguns custos justamente pela melhoria das condições da rodovia, o que reduziria os gastos com manutenção, combustíveis e tempo de viagens. O que precisamos verificar, portanto, é se a redução destes custos atuais (elevados, diga-se) seria maior do que os preços dos pedágios. A privatização vai ser rentável à concessionária que administrará o trecho da BR 101, mas antes de tudo precisa atender os interesses da nossa sociedade.

Armando Carneiro
Prefeito de Quissamã
Presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo)

domingo, 28 de outubro de 2007

DEMOROU.

O Flamengo vai ganhando o América-RN, lanterna do Brasileirão, em Natal por 1X0 e a torcida "camisa 12" lota o Estádio Machadão. Por lá, apareceu uma faixa com a mensagem que estava demorando desde que o Mengão começou a atual ascensão na tabela: Rumo a Tóquio!

ATUALIZAÇÂO às 18:05
O Mengão confirmou a vitória pelo placar mínimo, com o goleiro Sérvulo evitando dois gols feitos um com Souza, em cabeçada certeira, e outro com Obina, cara-a-cara, ambos no segundo tempo.