sábado, 30 de agosto de 2008

Educação e propostas na telinha.

Como que provocados pela programação destacada no post abaixo, alguns candidatos destacaram a Educação em seus Programas eleitorais de ontem na TV.
Feijó foi muito bem - como aliás tem sido seu desempenho no vídeo em geral nesta campanha, bem melhor que em 2004 - e destacou questões fundamentais como a eleição de diretores; a necessidade de contratação de pessoal, professores e funcionários, por concurso público e de investimentos maciços na infra-estrutura das escolas, com a adequação do espaço físico das unidades às necessidades das nossas crianças e jovens.
Valendo-se da sua longa experiência na área, Odete Rocha expôs de forma clara e firme prioridades da Educação, auxiliada por uma graciosa apresentadora mirim, representante dos beneficiários destas políticas públicas. Boa idéia e boa performance da petiz!
Marcelo Vivório também mencionou boas idéias com relação à pasta que concentra expressivo percentual orçamentário - embora em Campos filigranas burocráticas impeçam o efetivo investimento de 1/4 do Orçamento.
Resta a indefinição sobre o real compromisso dos principais candidatos segundo a pesquisa do IBOPE com a Educação. Se os parâmetros forem as gestões de Mocaiber e Arnaldo no município e de Rosinha e Garotinho no Estado, vamos de mau a pior.

SEPE Campos pauta debate de Educação

Já que falamos na sucessão municipal, o SEPE Campos promove, a partir desta segunda, debates sobre Educação com os prefeitáveis. Consequência do desastre da gestão Mocaiber, os pontos prioritários levantados pelo nosso Sindicato são basicamente os mesmos de quatro anos atrás.
Ao longo da semana, os candidatos serão recebidos no Sindicato dos trabalhadores em saneamento para um café da manhã, onde debaterão com a direção da entidade dos profissionais da educação o documento com sugestões de compromissos fundamentais para que Campos melhore seu desempenho na área.
A programação começa com Paulo Feijó, depois Graciete Santana (terça-feira) e Odete Rocha (quarta-feira) - ambas diretoras licenciadas do SEPE. Na quinta, provavelmente será a vez de Arnaldo Vianna (a confirmar); Marcelo Vivório está agendado para o dia 11/09, quinta-feira. A Candidata Rosinha foi a única que não aceitou o convite do SEPE para debater o documento propositivo entregue a todos os candidatos.

O "X da questão".

O jogo do Goyta foi suspenso, não pude ir ao show do bamba Almir Guineto, mas ainda assim meu sábado está especialmente agitado. A turminha está com a corda toda e só agora posso comentar a pesquisa IBOPE anunciada ontem pela Inter TV.
O resultado confirma o esperado e novamente fica estabelecido o patamar eleitoral dos Garotinho na cidade indicado pelas votações do Deputado Pudim (PMDB-RJ) nas últimas eleições.
Apesar da polarização pré-estabelecida, é cedo para afirmar que o pleito se decidirá em turno único. Pode ser que os candidatos Feijó e Odete cresçam e tornem-se decisivos num eventual segundo turno. Pode também haver uma opção pelo "voto útil" já no primeiro turno. O ideal é que haja uma outra pesquisa daqui há 15 dias.
O X da questão é se a rejeição ao grupo do PMDB e ao seu principal líder será mais uma vez determinante para a vitória do grupo do PDT/PSB, ou se os recentes episódios que culminaram com a operação Telhado de Vidro, que evidenciam o descalabro na gestão municipal, serão capazes de permitir a Rosinha sustentar o verniz de mudança que sua campanha tenta incorporar e assim viabiliar o retorno do clã da Lapa à Prefeitura.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

UFF expande sua presença em Campos.

A minha amiga Ana Maria Almeida, vice-diretora do Instituto da UFF em Campos me envia por e-mail texto produzido pelo Núcleo de Comunicação Social da Universidade sobre a expansão de sua atuação em Campos:

Um terreno de 22 mil metros quadrados no município de Campos dos Goytacazes foi transferido à UFF pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo Silva, ao reitor Roberto Salles, nesta quarta-feira, 27 de agosto, em Brasília. Na área serão instaladas novas unidades, possibilitando ampliar a atuação na cidade, onde já funciona, há 47 anos, o curso de graduação em Serviço Social da universidade.
O terreno pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e foi solicitado à Secretaria do Patrimônio da União pela universidade em março último. Nele serão investidos R$ 12 milhões para a construção de dois edifícios de cinco andares com 4,7 mil metros quadrados cada, onde serão instalados seis novos cursos de graduação. Ciências Sociais, Economia e Geografia serão oferecidos já em 2009, e Direito, História e Psicologia, em 2010, num total de 2.650 novas vagas.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, saudou a destinação do imóvel à UFF, afirmando que com isso estão sendo contemplados dois projetos do governo federal – expansão e reestruturação da universidade –, que visam aumentar a oferta de ensino superior público em todo o país.
Roberto Salles lembrou que a UFF já atua em 16 municípios do Estado do Rio de Janeiro e em Oriximiná (PA), destacando a importância da instituição para o desenvolvimento da região. “A UFF atrai alunos não só do Norte Fluminense, mas também do sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais.”
O diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (antiga Escola de Serviço Social de Campos), José Luis Vianna da Cruz, afirmou que, além dos cursos anunciados, outros deverão ser implantados, inclusive de pós-graduação.
Estiveram presentes à cerimônia o ministro da Educação, Fernando Haddad; o diretor-geral do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Tarcísio Rivello; o diretor e a vice-diretora do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, José Luiz Vianna da Cruz e Ana Maria Almeida; e o deputado federal Chico D’Angelo (PT–RJ).

Na foto, com Aninha e Zé Luis, os Ministros presentes ao ato de tranferência o reitor da UFF e o Deputado Federal Chico D'Angelo (PT/RJ), cuja atuação, segundo a professora Ana "foi fundamental para que esta cessão do terreno fosse assinada neste curto espaço de tempo". De parabéns a Direção do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional pelo empenho em viabilizar o projeto que vai representar muitas oportunidades de ensino público gratuito e de qualidade para os jovens de Campos e da região.

Seriam os "terceirizados"?

Alguém muito querida me enviou por e-mail esta charge charge de Storni publicada originalmente na revista Careta (1927) e em destaque na edição de agosto da Revista de História da Biblioteca Nacional, onde recebeu a seguinte legenda:
uma das mais famosas fraudes eleitorais da Primeira República, o voto de cabresto, recebe a devida crítica. O eleitor recebia um papel com o nome do candidato escolhido pelo coronel da região, e apenas o depositava na urna.
Não sei porque, me remeteu imediatamente a polêmica local sobre os trabalhadores em situação irregular no serviço público municipal em Campos.

Vem aí o Restaurante Disco voador!

Acabei de almoçar na Adega do Durval, como sempre desfrutando da simpática acolhida do gente boa Durval Lima. Talvez tenha sido um dos últimos almoços nesta circunstância, habitual desde que o SEPE Campos adquiriu a sede no Edifício ACIC. A partir da próxima semana a adega passa a acolher o Bar da Choperia Arte Pura - clique aqui e saiba mais sobre a cervejaria campista.
A mudança no tradicional ponto foi anunciada há semanas pelo bem informado guru deste blog, o Roberto Moraes, mas meus últimos papos com o Durval me tranquilizaram e trouxeram boas novas!
O Bar da Arte Pura vai manter o almoço nos moldes atuais, nada de self-service - viva!!! - e um chopp de qualidade num ponto privilegiado da cidade. O investimento da cervejaria no centro histórico do município talvez anime a Prefeitura a tirar do papel os projetos da restauração do Museu de Campos - que inclusive já dispõe há meses de recursos do Ministério do Turismo - e da revitalização do Centro.
Já o Durval vai se dedicar a um novo empreendimento em Atafona. No seu "disco voador" - que tanto chamou minha atenção na infância - vai funcionar a partir do dia 6 de setembro um restaurante de frutos do mar. O novo point gastronômico da praia do pontal abrirá as portas nos fins de semana e feriados. Lá também vão funcionar uma "boutique de frutos do mar", de onde o cliente poderá levar para preparar em sua própria cozinha pescados de qualidade, e uma pequena e aconchegante pousada.
Considerando o divino bobó de camarão - com enormes crustáceos - e o bacalhau que saboreei há pouco, tem tudo para ser um sucesso!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Eleições em Campos?

Será que esses chargistas andam "de olho na cidade"? Agora foi o Amarildo!

Educação & Lap tops no RJ

Garotinho abordou em seu blog a questão do anúncio feito pelo governador Sérgio Cabral de que 130 laboratórios de informática serão instalados em escolas da rede estadual. Questionou ainda a presença das professoras capacitadas para orientação tecnológica que foram deslocadas para cobrir carência nas disciplinas regulares.
O debate é pertinente no momento em que o governo anuncia a distribuição de computadores portáteis como prêmios para alunos da rede que se destacarem em seu desempenho escolar.
Este blogueiro tem questionado desde o início do ano esse calcanhar de aquiles do programa que distribuiu lap tops para os professores docentes para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. Como trabalhar a tecnologia com os alunos se estes não estão incluídos no mundo digital. Conheço de perto a realidade da rede, onde, mesmo nas escolas mais estruturadas, temos dificuldade em utilizar a informática no desenvolvimento do planejamento. Os laboratórios são insuficientes, falta apoio técnico, há problemas de manutenção das máquinas e de acesso digital, sem o que não faz sentido o recurso à tecnologia em debate.
Assim, o lap top serve muito mais ao professor no plano individual - mesmo que seja importante instrumento de atualização profissional - do que no desenvolvimento do trabalho pedagógico com as turmas. O número de novos laboratórios anunciados, ainda que se some à reestruturação dos já existentes, é insuficiente para permitir uma adequada inclusão digital dos alunos das cerca de 1800 escolas da rede, muitas delas com milhares de alunos. Mais uma vez, provavelmente por uma jogada de marketing, se coloca o carro na frente dos bois.

Roberto Henriques explica o TAC

Os blogs Eu penso que..., do Ricardo André, A TroLha e do Cláudio Andrade publicaram nota do vice-prefeito Roberto Henriques sobre o Termo de ajustamento de conduta firmado com o Judiciário durante o período em que ele respondeu pela gestão do município. Leia aqui.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Marketing eleitoral na planície...

Será que o Sponholz andou por aqui?

E o cordão dos demagogos...

Segundo o Jornal O Diário e o blog do Cláudio Andrade, o Vereador Geraldo Venâncio (PDT) ganhou companhia na postura demagógica, leviana e oportunista que caracteriza a contestação judicial que o parlamentar promove contra a demissão de parte dos trabalhadores em situação irregular no serviço público municipal. O seu colega de bancada, Ederval Venâncio, também teria interposto junto ao TSE recurso pela permanência dos terceirizados em situação irregular no serviço público.

Bafafá na campanha de D. Ilsan!

Acabo de presenciar uma cena que seria cômica, se não revelasse elementos da tragicidade que caracteriza a prática política do grupo que está há 10 anos no poder em nossa cidade.
Agora há pouco, no bairro do IPS, próximo ao Campo do Municipal, duas "militantes" que faziam panfletagem da candidata a vereadora Ilsan Vianna (PDT) trocaram agressões físicas após desentendimento. Uma delas, a mais exaltada, reclamava a altos brados que "queria seu emprego de volta!"; alegando "ter perdido seu 'emprego' na última terça-feira", enquanto a sua rival "que nem tem título de eleitor" - aparentava ser menor de idade - não teria nada a perder e estaria "muito bem" ganhando uma diária de R$ 50,00.
Após a ríspida discussão, que culminou na agressão, as "militantes" foram retiradas do local por um outro membro da equipe, aparentemente coordenador do grupo, que chegou rapidamente de carro ao local.
Além de indicar a natureza política das relações dos "terceirizados" da Prefeitura com o grupo do PDT/PSB, o episódio deixou uma outra dúvida neste blogueiro, digna de uma "trolhadinha" do blog do Xacal:
Será que a situação trabalhista de ambas componentes do exército de campanha de D. Ilsan, bem como do restante da tropa, está de acordo com o que prevê a legislação eleitoral?

Com que nome eu vou?

Deu n' O GLOBO
A questão é mais afeita ao blogueiro amigo Cláudio Andrade e aos juristas em geral, mas esse blog estranhou muito a decisão judicial impondo a uma candidata a Prefeitura local a utilização de seu "nome completo"!
Ciente de que "decisão judicial não se contesta", confesso que estou ansioso para ouvir opiniões balizadas sobre o assunto. Não tem o candidato (a) liberdade para se apresentar aos eleitores desde que não incorra em falsidade ideológica? Antes da urna eletrônica, o candidato (a) podia apresentar até três formas de nome ou apelido para ser votado. Então como agora forçar uma candidata a utilizar um apelido absorvido do marido? Muito respeitosamente, gostaria de conhecer e entender o teor da decisão.
Quanto a representação, do candidato Arnaldo Vianna (PDT), me reservo o direito de classificá-la como apelação. Ridícula a iniciativa por parte de uma candidatura que deveria estar mais preocupada em apresentar propostas para o real desenvolvimento da cidade, coisa que o grupo político que sustenta sua candidatura não foi capaz de fazer nos últimos 10 anos. Poderia ainda esclarecer para a população suas relações com o atual governo, indicado por ele, e que responde a graves e consistentes denúncias de corrupção apontadas pela operação Telhado de
Vidro
. Mais fácil o caminho da polêmica menor que caracteriza bem o vazio de propostas e idéias até agora observado na campanha do candidato, que se apega apenas a seu carisma pessoal e a defesa de interesses "específicos", como o dos terceirizados em situação irregular no serviço público municipal.