Um terreno de 22 mil metros quadrados no município de Campos dos Goytacazes foi transferido à UFF pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo Silva, ao reitor Roberto Salles, nesta quarta-feira, 27 de agosto, em Brasília. Na área serão instaladas novas unidades, possibilitando ampliar a atuação na cidade, onde já funciona, há 47 anos, o curso de graduação em Serviço Social da universidade.
O terreno pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e foi solicitado à Secretaria do Patrimônio da União pela universidade em março último. Nele serão investidos R$ 12 milhões para a construção de dois edifícios de cinco andares com 4,7 mil metros quadrados cada, onde serão instalados seis novos cursos de graduação. Ciências Sociais, Economia e Geografia serão oferecidos já em 2009, e Direito, História e Psicologia, em 2010, num total de 2.650 novas vagas.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, saudou a destinação do imóvel à UFF, afirmando que com isso estão sendo contemplados dois projetos do governo federal – expansão e reestruturação da universidade –, que visam aumentar a oferta de ensino superior público em todo o país.
Roberto Salles lembrou que a UFF já atua em 16 municípios do Estado do Rio de Janeiro e em Oriximiná (PA), destacando a importância da instituição para o desenvolvimento da região. “A UFF atrai alunos não só do Norte Fluminense, mas também do sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais.”
O diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (antiga Escola de Serviço Social de Campos), José Luis Vianna da Cruz, afirmou que, além dos cursos anunciados, outros deverão ser implantados, inclusive de pós-graduação.
Estiveram presentes à cerimônia o ministro da Educação, Fernando Haddad; o diretor-geral do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), Tarcísio Rivello; o diretor e a vice-diretora do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, José Luiz Vianna da Cruz e Ana Maria Almeida; e o deputado federal Chico D’Angelo (PT–RJ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário