sábado, 28 de março de 2009

É Ele!

Talvez seja precipitação. Não gostaria de participar de uma onda de "queimação" de mais um jovem valor, especialmente por que não vi o jogo. Mas logo após a partida, conversava com o meu amigo Vitor enquanto as crianças brincavam na área de recreação do Shopping 28 de Março e ouvi de um rubro-negro empolgado, que havia acabado de conhecer e narrava para ele a peleja, que mais uma vez o jovem Erick Flores acabou com o jogo. O interlocutor falava com entusiasmo sobre a mudança de atitude ofensiva por parte da equipe do Flamengo, com a substituição de volantes por meias. Ato reflexo, perguntei pela atuação de Erick e veio a resposta desejada.
Parece que vem mais uma vez da prata da casa a perspectiva para a nação. Uma antiga tradição. Quando tudo parecia perdido, eis que o jovem Erick cumpre o papel que muitos, inclusive esse blog, esperavam do Zé Roberto! Vamos ver de perto essa promessa. O Godofredo Cruz, após cinco anos, vai ser pequeno para a renovada chama de esperança que há de incendiar a saudosa seção campista da Nação!

FOTO: Ivo Gonzalez

Continua estranho...

DO SÍTIO GLOBOESPORTE.COM:

"(...)o Fluminense garantiu o gol da vitória. Conca, em cobrança de falta que não aconteceu, chutou com força no canto direito de Renan, garantindo a vitória tricolor aos 45 minutos e a classificação antecipada para as semifinais da Taça Rio." (grifo nosso)

Depois, o meu amigo Salomão, botafoguense, me goza quando faço menção à ação do Sobrenatural de Almeida em favor do Fluminense no Carioca deste ano.
Pois seu time foi a vítima da vez. Me desculpem os tricolores, mas há uma sequencia de lances estranhos favorecendo o time das Laranjeiras, no campo, no tapetão e etc... Conseguiram repatriar até o Parreira para a Jihad que visa impedir a perda da hegemonia do clube no estadual. E todas as armas estão sendo usadas.
Acho que por lá andam acreditando mais no Flamengo que esse blogueiro.

sexta-feira, 27 de março de 2009

DCE do IFF (ex-CEFET) convida:

Do sítio do Sindipetro-NF

Assembléias do NF estão aprovando os indicativos da FUP27/3/2009 - 20:44

Os petroleiros do Norte Fluminense estão aprovando o indicativo da FUP de aprovação da proposta apresentada pela Petrobrás e o fim da greve. Em Macaé a votação terminou agora e o resultado foi de 129 a favor do indicativo, 83 contra e 4 abstenções. Em Campos, o resultado foi 162 a favor, 3 contra e uma abstenção.

Para finalizar o quadro do NF falta a assembléia que acontece a zero hora no turno de Cabiúnas.

Petrobrás apresenta proposta para fim da GREVE dos petroleiros

Leia a proposta da empresa a partir da negociação com a FUP no sítio do Sindipetro-NF, clicando aqui.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Fora Kleber Leite!


Registro fotográfico da manifestação silenciosa do torcedor na tarde de ontem, em Mesquita. o sentimento de impaciência com a diretoria atual certamente é compartilhado com a maioria da nação rubro-negra.
FOTO: Eduardo Peixoto/GLOBOESPORTE.COM

Secretária de Educação sinaliza positivamente sobre demandas da rede municipal e vai submeter pauta do SEPE à Prefeita

A direção do SEPE Campos foi recebida nesta manhã pela Secretária Municipal de Educação, Professora Maria Auxiliadora Freitas. Participaram do encontro representando o sindicato este blogueiro e os professores Renato Gonçalves, Amaro Sérgio Azevedo e Graciete Santana.
A Secretária acolheu a pauta prometendo discutir as questões apresentadas com a Prefeita e sinalizando com a possibilidade de avançar nas reivindicações:

Com relação a eleições para diretoras de escolas, disse se tratar de compromisso de campanha de Rosinha e voltou a afirmar que o governo não afasta a hipótese da gestão democrática das unidades da rede municipal. Propusemos a constituição de um grupo de trabalho, com a participação do SEPE - para formular as regras que regulamentem o processo - e a realização das eleições no fim do ano, de forma a permitir melhor organização do ano letivo de 2010;

Sobre concursos públicos a Secretária informou que para o magistério há carência de apenas 12 vagas reais para creches. Que não há carência real de professor I e que as carências de professor II devem ser supridas por remanejamentos de professores excedentes no quadro de algumas unidades. Outras carências existentes, temporárias, serão provisoriamente administradas com RETs. Com relação à realização de concurso para funcionários, após o fim da vigência do TAC, reiterou a impossibilidade orçamentária atual da Prefeitura nesse sentido, mas se comprometeu a discutir com a Prefeita a hipótese, a partir de avanços na arrecadação fiscal;

Sobre a equiparação salarial das pedagogas com os demais especialistas de nível superior presentes no quadro da SMEC, solicitou ao SEPE maiores informções sobre o processo, a fim de agilizar a concretização da medida;

Sobre o PCCS, reconheceu a justiça de se rediscutir o tempo de serviço como fator de progressão horizontal, bem como outros aspectos da Lei que implantou o Plano. Se comprometeu a travar a discussão com a Prefeita, com o Secretário de Administração e o Procurador Geral do município. Sugerimos também um grupo de trabalho para tratar do assunto, envolvendo a SMEC, a Secretaria de Administração, a Procuradoria e o SEPE;

Com relação à precária estrutura física das escolas da rede, apresentou ao SEPE relação de 11 escolas que já estão sofrendo reformas e outra de 18 unidades onde as obras emergenciais já estão licitadas e devem ser iniciadas nos próximos dias. Comprometeu-se a enviar posteriormente ao sindicato relação de outras escolas a serem reformadas e de novas unidades previstas para serem construídas nos próximos 18 meses, 10 escolas e 10 creches;

Determinou à coordenadora do EJA na rede, Professora Rutilane, o agendamento de reunião com o SEPE para discutir problemas e aspectos específicos desta modalidade de ensino levantados pela categoria na última assembleia.

O canal de negociações permaneceu aberto e uma nova audiência foi solicitada, possivelmente para a primeira semana de maio, ficando a Secretária de confirmar a reunião com o SEPE.

FOTO: Gersom Gomes (do sítio da Prefeitura)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Palestra daqui a pouco...

O blog recebeu agora há pouco e-mail do Marcel Cardoso do DCE do IFF (ex-CEFET Campos) convidando e solicitando divulgação da palestra sobre o polêmico tema. Para quem ainda puder se programar a tempo.

ATUALIZAÇÃO em 26/03, às 21:45, para correção ortográfica.

Desencantou!

Terminou agora há pouco o jogo do Fla contra o Madureira. O rubro-negro venceu por 4X2, voltou a respirar depois do vexame de domingo e, se o Americano não perder para o Botafogo logo mais (19:30), pode voltar a liderar o seu grupo.
Embora eu me mantenha desconfiado sobre seu futebol, o atacante Josiel - outro que andou falando em deixar a Gávea - desencantou e disparou três gols contra o tricolor suburbano. Além do centroavante também foi destaque na vitória do Mengo o meia Erick Flores, que saiu contundido de campo.
Será que vai melhorar? Sábado tem a revanche contra o Resende, mas vamos aguardar o Fla-flu para melhor juízo sobre até onde vai esse time do Fla.

FOTO: Agência Estado.

Culturais

Samba, Canja e Feijoada
Amanhã, às 19:00, no SESC Campos tem mais uma roda de samba do Projeto Samba, Canja e Feijoada com o Grupo Ébano, integrado por Sebastião Floriano (o Tico) ao violão; Edy Gomes na percussão; no vocal Dudu, com cavaco e voz; e Oswaldo na percussão. Ótimo programa pro seu happy hour.

SEXTA -FEIRA É DIA DE FAZER ARTE!!!
E na sexta-feira, a partir das 16:00, no Largo da Imprensa, a Associação Regional de Teatro Amador - ARTA - promove apresentação de várias performances com artistas do Teatro Amador de Campos, de poetas, músicos, números circenses e , contando ainda, com nomes históricos na luta pelo Teatro e pela arte campista, que serão homenageados pela entidade, em comemoração ao Dia Internacional do Teatro. O convite é do presidente da entidade, Dedé Muylaert.

O hobby do Mestre Luciano

Repercutiu no Urgente a interessante matéria publicada no caderno de cultura do Monitor sobre as bicicletas Philips do Mestre Luciano D'Angelo.
Confira aqui!

Notícias da GREVE dos Petroleiros

Do sítio do SINDIPETRO-NF Clique aqui e aqui para acessar informes atualizados da mobilização dos companheiros petroleiros.

Atendendo a pedidos

Como hoje é quarta e o Mengão joga suas últimas fichas no estadual contra o tricolor suburbano, enfim, vou ceder às provocações dos emplogados leitores vascaínos. Sou forçado, no entanto, a ilustrar esse post com a irreverente camiseta ao lado, de forma a trazê-los de volta das nuvens à dura realidade que os espera na Série B, ainda que venha o título do carioca...
Quanto ao match de domingo, como diria Xacal, devo ser bastante honesto e dizer que, de fato, não assisti à partida. Logo, não tenho como emitir melhor juízo. Contudo, o placar em si e o que li e ouvi sobre o clássico corroboram a tese de que não cabe chororô - coisa que aqui aliás nunca houve! O Fla realmente se houve muito mal e mereceu perder para um adversário limitado e sem seu principal jogador, expulso quando o escore ainda marcava 0X0. Enfim, foi horrível. Ponto.
A única ressalva possível - mas que não permite contestar o resultado - é que parece permanecer a discrimninação nos critérios disciplinares utilizados pelos árbitros com relação aos atletas rubro-negros, mais rigorosos do que os utilizados contra jogadores de outras equipes.
Concluindo, acho que o ciclo de certos jogadores na Gávea chegou ao fim. Não sou ingrato e admito que o time-base dos últimos três anos conquistou muita coisa. Uma Copa do Brasil, dois estaduais, retornou à Libertadores com duas participações consecutivas após vários anos e voltou a ter colocações dignas no Brasileirão. Mas a falta de motivação em permanecer no clube parece irreversível no caso de alguns craques como Léo Moura, Juan, Bruno, entre outros. O excelente Fábio Luciano também está em final de carreira. Acho que nomes como Kléberson e Zé Roberto talvez possam ainda brilhar no clube rendendo o potencial que tem. Mas talvez o caminho do Fla seja o mesmo do rival de domingo: reformulação do elenco para tentar a "volta por cima". Ah, e um novo técnico também. Não Renato Gaúcho, pelo amor de Deus! Um técnico de verdade, como Parreira, Ney Franco e Dorival Jr., pois Cuca realmente não acertou em seu retorno. E se puder levar o Kleber Leite junto, agradecemos.

terça-feira, 24 de março de 2009

Do sítio do SINDIPETRO-NF

Petroleiros das plataformas em greve têm novas orientações do sindicato
24/3/2009 - 12:44


Embarcados em greve

Preencher documento disponibilizado pelo sindicato de entrega da unidade e pedido de desembarque e comunicar ao sindicato

Desembarcados das plataformas durante o movimento

Da região do Rio a Campos: retornar para suas residências e acompanhar via telefone e site. Campos e Macaé: comparecer diariamente às sedes.

De outras regiões: o sindicato vai hospedar em Macaé e devem comparecer diariamente ao sindicato.

Pessoal de folga, com previsão de embaque durante a greve

Da região do Rio a Campos: pernoitar em suas residências e acompanhar via telefone e site. Campos e Macaé: comparecer diariamente às sedes.

De outras regiões: para os que já vieram para a região o sindicato vai hospedar em Macaé e devem comparecer diariamente ao sindicato. Os demais devem permanecer em suas regiões e acompanhar pelo site e telefone.

Notícias da Greve dos petroleiros

DO SÍTIO DO SINDIPETRO-NF:
NF vai disponibilizar documento para caso de desembarque
23/3/2009 - 12:02

O Sindipetro-NF prepara neste momento o modelo de um documento que resguarde os trabalhadores grevistas em caso de desembarque, com entrega da unidade para operação pela equipe de contingência da Petrobrás.

O diretor do sindicato Vitor Carvalho informou há pouco na Web Rádio da entidade que o objetivo é formalizar a entrega da unidade nos casos aonde a ocupação com controle de produção não for possível.

Carvalho pediu serenidade aos trabalhadores e paciência para enfrentar os problemas de comunicação entre o sindicato e a base, impostos pelos cortes de telefone e internet feitos pela Petrobrás – que responderá judicialmente por este crime.

Em razão do bloqueio de comunicação feito pela Petrobrás, é possível que muitas unidades tenham dificuldades em acessar o site do sindicato para obter o modelo de documento. A entidade pede a solidariedade de parentes, amigos, inclusive de fora do Estado do Rio de Janeiro, para que contribua nas tentativas de contato e de passagem de informações.

O teor do documento, além de disponibilizado no site, também será lido na Web Rádio do sindicato.

O diretor também deu informes sobre a mobilização nacional, com a relação de refinarias e terminais que aderiram ao movimento de greve.

Imprensa do NF


Clique aqui e confira também o informe do quadro nacional da greve divulgado pela FUP.

Naftalina

Há poucos instantes do sono dos justos sinto uma leve dor de cabeça.
Deve ser efeito do inebriante cheiro de nafatlina sentido ao longo de todo dia de hoje, e mesmo há algumas horas, ao encontrar folclórico personagem da cidade envergando tal camiseta que muitos retiraram do fundo da gaveta hoje, após 3 meses de repouso...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Dica cinéfila

O pretexto cinéfilo do domingo desta feita agradou - por suas qualidades, pela excelente companhia e até mesmo por ter sido boa opção ao trágico jogo do Flamengo.
O filme de Stephen Daldry, onde Kate Winslet dá um show de interpretação, é denso, e humano por demais. Apesar de um tanto arrastado nas cenas do julgamento acompanhado com especial interesse pelo apaixonado estudante de direito, o filme reúne ingredientes fortes e que dão relevância à película. Amor, relações humanas, justiça, verdade e holocausto são temas que perpassam a história do best seller adaptada à sétima arte. O blog recomenda.

Eu não sou da sua rua...

Pois justo no momento quando esse blogueiro perde alguns quilinhos, sinto-me como o elefante, aquele, que incomoda muita gente...
Varios amigos me ligaram neste domingo para repercutir ataque gratuito sofrido numa coluna que um dos Caolhos da Cidade mantém numa revista de circulação local.
Ainda que ache que ando passando muito recibo ultimamente, não dá pra ignorar referência direta e explícita tão agressiva, segundo os relatos que recebi e que merecem crédito, pois até agora não tive acesso a edição da prestigiada revista, que no período eleitoral era distribuida gratuitamente, como um panfleto, e agora não é mais distribuída nem mesmo no bar de seu editor, onde estive ontem para um chopp e um lanche após a sessão do cinema.
Pois bem:
A defesa das eleições diretas para diretores de escolas na rede municipal não é algo que me pertence. Jamais tive tal absurda pretensão e, ao contrário do que insinua - ou afirma? - o detrator, nunca me utilizei da luta da categoria para auto-promoção. Trata-se de uma reivindicação histórica da categoria, aprovada em vários congressos do SEPE-RJ. Na blogosfera campista outros blogs lançaram a campanha antes deste aderir a ela, como não poderíamos deixar de fazê-lo.
Não nos açodamos a assumir papel de "oposição" à priori a ninguém. Sobre meus posicionamentos políticos, me reservo o direito de eu mesmo me pronunciar. E não misturo as estações. Enquanto dirigente do SEPE Campos, espero avançar no diálogo e no entendimento com o governo municipal, em favor dos interesses da categoria.
Cabe ainda lembrar que tais eleições foram proteladas por três anos e não ocorreram ao longo do governo passado, onde o ilustre jornalista era o responsável pela pasta da comunicação e possuia um gabinete ornamentado com ricos adornos adquiridos às expensas do erário público.
O SEPE Campos mantém a coerência e a cobrança no sentido da democratização da gestão das unidades. E eu permaneço onde sempre estive, na defesa dos interesses da comunidade e, sobretudo, da categoria - a quem exclusivamente cabe o julgamento sobre meu empenho no exercício do mandato sindical a mim confiado. A propósito, sendo a direção do SEPE composta por proporcionalidade direta, é natural que minha presença democraticamente justificada naquele colegiado não agrade a todos seus membros, não obstante trate a todos com respeito e cordialidade.
No mais, encerro aqui o assunto nesse blog com uma citação do genial Arnaldo Antunes. Pois, se alguns "são assim", ou assado...

Eu não sou da sua rua,
Eu não falo a sua língua,
Minha vida é diferente da sua.


ATUALIZADO às 21:13, após minha prioritária natação, para acréscimos ao texto original.

Alcance social ou factóide a R$ 1,00?

Na última semana tive a oportunidade de participar de um programa de debates numa emissora de rádio local, onde também estava o secretário de Saúde, Paulo Hirano. O tema proposto pela produção do programa era o concurso do PSF, realizado no fim de 2008 por determinação da Justiça, mas, em uma de suas intervenções, Hirano fez referência ao "grande alcance social" de um programa apresentado como destaque das políticas sociais do governo Rosinha: a passagem a R$ 1,00. O médico enfatizou o efeito positivo do programa sobre a renda dos cidadãos, especialmente dos que moram no interior, ao economizar até 80% do valor das tarifas atuais a partir da implantação da nova tarifa única que vai beneficiar os usuários cadastrados.

Em que pese o formato do programa não ter sido devidamente apresentado na campanha eleitoral - onde a referência constante à proposta levava o eleitor a crer na universalidade da nova tarifa - o que já levou críticos a classificarem o cadastra-mento de usuários como "estelionato eleitoral", esse articulista não nega o efeito social da medida. Deixaremos aqui também à margem de nossa argumentação - sem dispensar possíveis contribuições de juristas ao debate provocado - nossas dúvidas quanto à legalidade da supressão da universalidade no valor da tarifa do transporte público.

Contudo, se o programa pretende se inserir numa política de transporte público comprometida com a melhoria desse serviço para a população campista, hoje a mercê do transporte clandestino que, ostensivamente, responde por expressiva parcela do universo potencial dos usuários do transporte público, espera-se muito mais do governo municipal. É preciso ampliar a fiscalização e restringir a ação do "transporte alternativo" - regulamentando o que for de interesse público, a partir de critérios transparentes; rever os itinerários das linhas concedidas racionalizando os deslocamentos dos usuários, a partir de estudos técnicos por instituições qualificadas; fiscalizar efetivamente o cumprimento de horários e a qualidade do serviço, inclusive padrões para a frota de coletivos; promover estudos técnicos para possíveis experiências de integração dos ônibus com outras modalidades de transporte público também subsidiadas pela "tarifa social". Só então poderemos avaliar se o programa realmente se insere numa política consistente para o transporte público, indo além da superficialidade característica aos factóides de R$1,00.


Artigo publicado na edição de hoje da Folha da Manhã.

Buschinelli "nervoso"

MAIS INFORMES DO SÍTIO DO SINDIPETRO-NF:
"Trabalhadores ocupam Cabiúnas desde às 16h de domingo,2223/3/2009 - 09:47

Dois grupos de trabalhadores estão dentro do Terminal de Cabiúnas da Transpetro onde ocupam os postos de trabalho. Por se tratar do dobro do contingente normal, o grupo dos fura-greve de Cabiúnas não conseguiram retirar os trabalhadores em greve dos postos de trabalho.

Um dos grupos entrou no terminal às 16h de domingo, 22 e outro a zero hora do dia 23. Ambos realizaram assembléias com a presença do Sindipetro-NF. Para esses trabalhadores o sindicato conseguiu negociar o fornecimento de alimentação com a gerência local.

Erro grave

À zero hora do dia 23, diretores do Sindipetro-NF e um grupo de trabalhadores inclusive aposentados e pensionistas encontravam-se no portão do terminal impedindo a entrada dos carros portando faixas. Os carros que não podiam passar paravam no estacionamento e esse era o momento que os trabalhadores tentavam convencer os companheiros a participar do movimento.

Um fato gravíssimo ocorreu. Um dos carros se dirigiu em alta velocidade em direção aos trabalhadores que estavam impedindo a entrada e freou em cima de duas companheiras pensionistas.

Segundo o diretor do NF, Marcos Breda, que estava no local, houve um claro risco de acidente gravíssimo, que poderia ser até fatal. A surpresa foi maior quando descobriram que o motorista era o gerente geral de Cabiúnas, Buschinelli. Todos presentes criticaram sua atitude na hora e ele afirmou que o problema foi do freio do carro.

Diante do fato inaceitável o Sindipetro-NF tomará atitudes cabíveis."

Que papelão Gabrielli!

DO SÍTIO DO SINDIPETRO-NF:

"Madrugada tensa em 28 unidades da Bacia de Campos
23/3/2009 - 06:41

Apesar do bloqueio de informações que a Petrobrás impôs aos trabalhadores, o sindicato conseguiu informações de que a madrugada foi tensa em várias unidades da Bacia de Campos. A Petrobras descumpriu todas as exigências da lei de greve, desrespeito os grevistas, ameaçou, apresentou carta de demissão num momento em que o contrato de trabalho está suspenso.

O trabalhadores estavam dispostos a cumprir os indicativo e realizar a parada segura e controle da produção, diante da truculência dos gerentes e das equipes de contingência 28 plataformas entregaram o controle. A Petrobrás está programando o desembarque dos trabalhadores grevistas apoiada em uma segunda liminar concedida 0h30min desta madrugada."

domingo, 22 de março de 2009

TODO APOIO AOS PETROLEIROS!

O blog manifesta aqui o seu apoio à greve dos petroleiros que se inicia logo mais, em consequencia da intransigência da PERTROBRÁS frente as reivindicações da categoria com relação a questões relativas á segurança e a justa definição dos valores referentes à participação na PLR (participação nos lucros e resultados). É preciso apoiar o movimento social no momento em que se estabelece a tensão e o Ministério das Minas e Energias se encontra, por circunstâncias políticas, nas mãos dos canalhas do PMDB. É preciso que o Presidente Gabrielli tenha firmeza e assuma postura de diálogo e negociação com a categoria petroleira que alavanca o desenvolvimento nacional com competência e expertise no setor estratégico do petróleo. A mesquinha política de corte de gastos que gerou cortes diversos na empresa não pode chegar à justa remuneração conquistada historicamente pelos trabalhadores do setor, tampouco por em risco a segurança deles no trabalho.
Clique aqui e leia as considerações do SINDIPETRO-NF sobre as razões que levarm a categoria à greve.
Todo apoio à greve dos petroleiros!!!