sábado, 11 de outubro de 2008

Falou demais!

Na terça-feira, logo pela manhã, fui fuzilado por um jovem e espirituoso ex-aluno: "E aí Fabão, já foi convidado pra festa do Márcio Braga, a festa do hexa?"
Tive na hora a certeza que o polêmico presidente rubro-negro havia falado demais. Mas não imaginei que as consequencias fossem tão rápidas e tão trágicas. Na projeção que fiz aqui e comentei ao longo dessa semana, a perda de 3 pontos não chega a ser o fim - trabalho sempre com o horizonte da Libertadores! - mas nesse jogo não dava pra dar mole.
Com todo respeito, o "Galo forte e vingador", nesse campeonato, é uma autêntica galinha morta. Castillo pra mim, até ontem era o goleiro do Botafogo; atacante boliviano em MG, era Marcelo Moreno - que já fez as malas. Fala sério! O desempenho dos centenários de BH, até aqui era semelhante ao do Náutico - que derrotamos sábado em Recife - do Santos - sofrível - e do bisonho Figueirense!!
Tomar um sacode de um time tão modesto em casa desestabiliza qualquer um. Não sei se o Fla vai ter firmeza para manter o ritmo. O pior é que desde o desmonte do time que herdou de Joel, o Caio Jr. não consegue definir uma escalação, mesmo a partir das várias contratações. Assim, falta conjunto e padrão tático, e os resultados positivos vem na base do talento de alguns, da torcida e do voluntarismo. Mesmo jogando mal, se Marcelinho Paraíba acerta o gol em lance que ficou no travessão poucos minutos antes do 1º gol do Atlético, certamente o resultado seria outro. Mas quando não dá certo e a raça não define - como contra o bom time do Sport - dá zebra, como hoje.
Definitivamente, o sábado foi infeliz no aspecto desportivo. Espero que logo mais as seleções de futebol e futsal tenham melhor sorte - e joguem melhor - que o Goyta e o Mengão nesta tarde.

Viva Cartola!


O bamba completaria hoje 100 anos!

Revés

O Goyta, jogando fora de casa, acaba de ser derrotado por um time que responde por "Tigres do Brasil", por 3X2. O Azul da Rua do Gás saiu na frente, sofreu a virada e chegou ao empate, tudo isso na primeira etapa. Contudo, aos 44' do 2º tempo sofreu o terceiro gol.
Nas circunstâncias descritas, o resultado não é o "fim do mundo", mas acende a luz amarela, já que o Goyta não conseguiu vencer o Nova Iguaçu em partida que mandou em Cardoso Moreira. O Goyta não pode mais perder, nem empatar, como mandante e vai ter de ganhar pelo menos 2 pontos contra Olaria e Nova Iguaçu como visitante para avançar rumo a primeira divisão.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Odete declara que não apoiará Arnaldo nem Rosinha!

No início da noite, em entrevista coletiva à imprensa, a Professora Odete Rocha, candidata do PCdoB à Prefeitura de Campos no pleito do último domingo, declarou que, em coerência com a postura e o discurso apresentado por sua candidatura, não irá apoiar no segundo turno confirmado ontem pelo TSE nem o candidato do PDT, nem a candidata do PMDB.
Acrescentou ainda que o seu partido vê com muita preocupação a posição adotada ontem pelo TSE, na medida que o registro de Arnaldo Vianna não foi deferido e o candidato ainda corre o risco de ser impugnado. Assim, o jurídico do PCdoB se mantém de prontidão e, no caso de se confirmar esta hipótese, irá buscar garantir a realização do 2º turno com a presença de Odete.

Boladas

Só um pontinho?
Podemos não ter do que reclamar. O jogo de amanhã às 18:20 contra o Atlético-MG no Maracanã não deve surpreender. Se o Sobrenatural de Almeida não se manifestar, o Fla deve vencer com tranquilidade e se manter bem na tabela. Mas as coisas para o Mengão são sempre mais difíceis.
Nos jogos desta rodada realizados na quarta e ontem, só o Palmeiras perdeu um pontinho em seu confronto com o moribundo Figueirense - péssimo time que nestas últimas duas rodadas conseguiu 4 pontos, pode ser a "melhora dos desenganados". Grêmio e Cruzeiro, além de São Paulo e Botafogo, que seguem próximos na tabela, venceram seus compromissos e secam o rubro-negro amanhã.

Sempre Macula!
O amigo André Martins pede notícias do Goyta. Aqui está Andrezinho - valeu pelos acessos - mas o blog preferiria que fossem só boas notícias!
O polêmico goleiro Macula voltou a deixar este blogueiro apreensivo. Quem não se lembra da seletiva de 2006, onde o Goyta "ganhou mas não levou" o acesso? O jovem Glaucinho teve de substitui-lo no jogo decisivo, contra a Portuguesa em Campos, pois ele sozinho resolveu romper com o grupo e decidiu não entrar em campo por problemas de salários atrasados. Na quarta, o goleiro desentendeu-se de novo com companheiros em Cardoso, onde o Azul ficou no 0X0 com o Nova Iguaçu.
Espero que ele - sorrindo na foto do Kanal, com o lateral Schneider, outro personagem central do entrevero - que ganhou fama de gaveteiro também por problemas em passagens pelo Americano e Rio Branco, aproveite o perdão do grupo e não comprometa o acesso do Goyta. Pelo sim pelo não, é melhor a comissão técnica deixar o goleiro reserva bem preparado


FOTO: Valmir Oliveira (Folha da Manhã)

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mantendo a serenidade!

Os blogs do Roberto Moraes e do Cléber Tinoco, que conseguiram acompanhar em tempo real a sessão do TSE que definiu o segundo turno em Campos trazem boa e detalhada explicação sobre a decisão daquela corte - clique sobre os nomes dos blogueiros para conferir.
Na verdade não houve decisão, o segundo turno foi mantido, provisoriamente, mas seu resultado pode estar condicionado ao julgamento definitivo do registro de Arnaldo Vianna. O processo foi remetido de volta ao TRE, para que este observe se as irregularidades apontadas nas contas rejeitadas das gestões do Deputado são "sanáveis" ou não.
De toda forma, teremos segundo turno e a disputa, momentaneamente, sai dos Tribunais e volta para a arena política. É preciso manter a serenidade para avaliar bem as consequencias que o atual momento político podem reservar para a cidade. Não me parece saudável o clima de Fla-flu que se instalou nas campanhas. Carreatas, foguetórios e outras manifestações - dispendiosas - de passionalidade não me parecem adequadas à gravidade do momento.
É importante observar a reconfiguração do cenário político e ponderar o significado de cada uma das candidaturas no contexto local hoje, sem açodamentos.

Pane na rede?

Há duas horas esse blogueiro tenta conexão com a rede para comentar a decisão do TSE confirmando o segundo turno em Campos, e só agora parece que teremos sucesso.
Tanto o Oi Velox, serviço de internet banda larga da Oi Fixo, como o serviço de internet móvel da Oi permaneciam sem serviço desde as 20:00.
O VELOX esteve instável durante todo o dia, "em manutenção" segundo a prestadora do serviço. Não sei se agora a noite houve excesso de acessos locais à rede, em razão do grande interesse na decisão, ocasionando uma pane, ou se a qualidade do serviço anda mesmo muito ruim.

ATUALIZAÇÃO as 23:14
O VELOX continua até agora sem conexão!

Nova hipótese

Este blogueiro conversou ontem com um eminente jurista da cidade, com conhecimento e experiência em Legislação Eleitoral. A palestra, como não poderia deixar de ser, resvalou para a indefinição no quadro eleitoral da cidade. Sobre os desdobramentos do imbrólio em curso, nosso amigo emitiu as seguintes opiniões:

1- Avalia que as chances de Arnaldo conseguir o registro eleitoral junto ao TSE e assim poder disputar o 2º turno são de apenas 20%;

2- Não crê - por falta de base legal - na anulação do pleito, hipótese até aqui com maior apelo na opinião pública, salvo entre os eleitores de Rosinha;

3- Acha plausível a tese levantada por Odete de um segundo turno entre ela e Rosinha. O argumento seria o seguinte: a candidata mais votada não conseguiu maioria absoluta e teria de disputar o segundo turno com um candidato que tende a ter os votos nele sufragados anulados, sem que essa tenha sido a intenção dos eleitores. Assim, "sobe" à segunda colocação, e disputa o segundo turno, a candidata mais bem colocada a seguir, como em caso de cassação de prefeitos eleitos, as vezes assume o segundo mais votado, independente do percentual por esse alcançado;

4- Contudo, nosso amigo considera mais provável uma hipótese até aqui não aventada na blogosfera: em se considerando que o PDT, teria sido prejudicado pela morosidade do TSE em definir a situação de Arnaldo, iria ao segundo turno um nome que substituiria Arnaldo na disputa. Ele não crê que, nesse caso, o escolhido possa ser o vice, Anomal, pois isso envolveria a necessidade de um segundo novo registro de candidatura no caso para o cargo de vice, tornando a já complexa decisão ainda mais polêmica. Também considera que não poderia o substituto indicado pelo PDT ser nenhum vereador eleito;

5- Como alternativa à essa hipótese, considera com viabilidade apenas... a confirmação da eleição de Rosinha.

Guaravita, quem bebe dá... 50!

Mais uma pérola da imaginação sem limites de nossos políticos para burlar a Lei com práticas eleitorais nada republicanas.
Em um próspero município da região, um arguto parceiro do blog observou oseguinte esquema de captação de sufrágio:
Ao sair do local de votação, muitos eleitores se dirigiam a um boteco e saiam com um guaravita. Não que a bebida não seja popular, mas a quase unanimidade na preferência chamou atenção de nosso amigo que, observando a movimentação mais de perto, enfim compreendeu o esquema. Após votar, o eleitor se dirigia ao boteco, após comprovar a votação e pedir o refresco pagava com R$ 1,00 e esperava o troco... de R$ 50,00!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

"Então mudou?"

Uma saudosa Senhora de quem este blogueiro gostava muitíssimo, na sua simplicidade e sabedoria exclamava sempre isso frente uma situação insólita.
Pois me veio a expressão a memória agora ao ler no Noblat, com link ao G1, que o ex-PT manifestou hoje apoio ao ex-office boy de César Maia na corrida pela sucessão no Rio. Até que ponto vai a desfarçatez de certos dirigentes petistas? O que será que passa pela cabeça de Benedita, Luiz Sérgio e do inexpressivo - em todos os sentidos - Alberto Cantalice ao apontar no sentido de uma sandice dessas? Apenas manter suas boquinhas no governo de Serginho?
Será que não tem memória? Será que não se lembram da atuação desse Chuchu à carioca na CPI dos Correios? Ou falta coerência mesmo?
É mais um grave erro da seção carioca do ex-PT apontar no equivocado caminho da nacionalização da campanha para a sucessão carioca. O cosmopolitismo do carioca não irá perdoar mais esta bobagem!
A falta de clima para a tal composição é tão grande que Molon não foi ao evento e o candidato que recebeu o apoio, meio sem jeito, antecipou os limites de sua expectativa quanto o alcance do mesmo, resignado com a ausência de apoio explícito do presidente LULA:
"Conversei com o presidente Lula e ele me disse que iria apoiar os candidatos que os partidos da base aliada apoiassem. Hoje demos, talvez, o passo mais importante para que o presidente possa estar cada vez mais nesta candidatura, mas ninguém vai constrangê-lo"
Se não queriam reconhecer que Gabeira é o melhor candidato, melhor que recorresem à "neutralidade" que o DM local manifestou em 2004 e 2006!

A "Fúria e o Som" de Tim, hoje na Noite do Vinil

O Wellington Cordeiro anuncia que hoje tem Noite do Vinil na Taberna Dom Tutti.

É hora de chamar o síndico, e quem mais que gosta do grande cantor da MPB Tim Maia para curtir a Noite do Vinil dedicada a este fera que deixou este plano ha 20 anos. A discografia ficará por conta do colecionador campista Márcio Aquino. Só pra lembrar, o encontro acontece nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, a partir das 22h na Taberna Dom Tutti, rua das palmeiras, 13 (atrás do Churrasquinho do Luiz, na 28 de março, perto do Parque Alzira Vargas).

A pedida do dia não poderia ser melhor, o tempo está "uma isca"...
Nos vemos por lá!

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Bom apetite!

Desculpe Aucilene, mas restou a pizza!
Espero que esteja boa...
Porque - ainda sem Sky - acabo de receber um telefonema e de conferir no Roberto Moraes, que a pizza, quero dizer, o recurso de Arnaldo no TSE ficou pra quinta, talvez...
E não é o único caso de grande complexidade. Em Bom Jesus, seguem impugnadas as principais candidaturas à prefeitura daquele município, com o único candidato com registro deferido tendo recebido apenas 1492 votos, num universo de mais de 23 mil votantes!
E com toda essa demanda, os Ministros do TSE se reunem em Sessão por menos de 2 horas. La dolce vita esta da magistartura hein?

Por aqui, na falta da margherita, Dona regina improvisou uma congelada, de presunto e champion. Até que está boa, acho que é a fome!

Para acompanhar a Sessão...

Margherita é minha pizza favorita...
Se vc está acompanhando a TV Justiça com certo enfado enquanto uma série de processos que não são do seu interesse estão sendo apreciados, e não tem uma pilha de trabalho ao seu lado, como é o caso deste blogueiro - e ainda tem uma companheira ou uma mãe zelosa a ponto de ter em casa todos os ingredientes! - pode pasar o tempo preparando vc mesmo uma maravilhosa pizza com a receita abaixo:

Ingredientes para Pizza Margherita:
Massa :
2 copos de água
3 tabletes de fermento biológico
Farinha de trigo
1 colher de chá de açúcar
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 pitadas de sal

Recheio :
2 tomates
350g de mussarela
200g de queijo parmesão
Manjericão fresco
Orégano a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
Alho e cebola (opcional)

Desmanche o fermento na água com uma pitada de açúcar (o açúcar serve de alimento ao fermento, fazendo com que a massa cresça mais rápido). Coloque 1 xícara de farinha de trigo nesta mistura e mexa com uma colher de pau. Reserve por cerca de 15 minutos, até que a mistura comece a criar bolhas e vire um caldo grosso. Depois, acrescente 3 colheres de azeite e duas pitadas de sal. Acrescente aos poucos mais farinha de trigo, até dar no ponto de massa. Ao acrescentar a farinha, no início, misture com a colher de pau; quando não for mais possível, já que a mistura vai endurecendo, passe a amassar com as mãos.
Divida a massa em 5 ou 6 bolinhas. Cubra as bolinhas com um pano, coloque-as em lugar pouco arejado, para não tomar vento, e reserve-as por um período que pode variar de 30 minutos a 1 hora. Depois desse tempo, se pegar na massa e ela murchar, é porque passou do ponto. Se pegar na massa e ela estiver muito firme, borrachuda e difícil de abrir, ela não cresceu o suficiente: é necessário então deixá-la descansar por mais tempo.
Quando as bolinhas estiverem no ponto certo, abra-as com um rolo de massas ou com as mãos, de dentro para fora (se for aberta com as mãos, a massa perde menos ar e fica mais macia). Colocar o recheio e levar ao forno preaquecido.
Recheio :
Retire as partes duras dos tomates, como a tampa e as sementes. Passe o que restou do tomate no moedor de carne, acrescentando um pouco de orégano, azeite e sal. Se quiser, coloque ainda ½ dente de alho amassado e uma pitada de cebola picadinha. Salpique a massa de tomate com a mussarela e o parmesão ralados em ralador grosso. Espalhe o manjericão


Ah, se faltarem os ingredientes ou estiver tão assoberbado quanto eu, apele pro telefone. Não é merchand, mas a do Picadilly é ótima!
Só espero que o resultado do julgamento não lhe cause indigestão.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Momento de serenidade!

Reproduzo aqui comentário feito por mim no post abaixo, a respeito do momento de indefinição política em Campos:

Não creio ser prudente qualquer manifestação mais açodada antes que o TSE, já com muito atraso, julgue o recurso do Deputado Arnaldo Vianna. Incluo aí as "comemorações" e carreatas que acontecem desde ontem na cidade.
Blogs de Campos repercutiram agora há pouco declarações do Presidente do TSE classificando o resultado do pleito de ontem em Campos como "provisório".
Entendo a manifestação de ODETE. Sem dúvida, se a situação - que permanece confusa - fosse clara com relação a condição eleitoral de Arnaldo, sua votação podia ter sido maior!
Ainda assim, acho que devemos ter paciência. O TSE causou toda a confusão ao não cumprir seu próprio calendário, que fixava em 26 de setembro a data limite para todas as pendências eleitorais. Com todo o respeito, o anúncio sobre a impugnação - definitiva - de Arnaldo não deveria ser feito por Feijó, num debate, nem na propaganda eleitoral de adversários, mas sim por um institucional da Justiça.
Aguardemos.

Da Folha da Manhã

Na edição de hoje do matutino campista, o infográfico ao lado trás uma contabilização extra-oficial da votação de Arnaldo Vianna (PDT), estimada ontem por representantes de sua coligação em cerca de 120 mil votos.
Os números da Folha, que devem ser insuspeitos, reconhecem a vantagem de Rosinha no 1º turno.

Prefeito da Blogosfera?


O Deputado Gabeira (PV-RJ), grande onda desta eleição no Rio e que garantiu sua presença no 2º turno, teve as primeiras articulações em torno de seu nome produzidas na blogosfera, apartir do Weblog do decano Pedro Dória!

Armando reeleito

Em Quissamã, foi reeleito com 70% dos votos o Prefeito Armando Carneiro.
A Vereadora Fátima Pacheco, do PT, que se reelegeu para mais um mandato com 750 votos, foi a segunda mais votada no município.

Obs: Os votos do candidato do PP Otávio Carneiro também não estão sendo divulgados pelo TSE, caso semelhante ao de Arnaldo Vianna.

PT renova em Macaé

Eleito o único vereador do PT em Macaé, com 1891 votos o jovem Danilo Funke.
Esse blog apoiou a eleição ao Danilo, que representa uma renovação no quadro do Legislativo local e uma liderança emergente do PT na região.
Parabéns companheiro, os macaenses viram uma esperança e apostaram nela!

Clarissa eleita

Não é só em Campos que o clã Garotinho comemora neste momento o resultado das urnas.
O Ricardo André deu em primeira mão na blogosfera, às 22:25, mas antes disso, atendendo à curiosidade do Claudio Nogueira, este blogueiro já havia anunciado na Continental a eleição da filha da Prefeita (?) Rosinha, quinta vereadora mais votada no Rio, com 42.062 votos!

domingo, 5 de outubro de 2008

Em Niterói

Jorge Roberto Silveira venceu a eleição no 1º turno com 60% dos votos.


O Vereador André Diniz(PT) está reeleito com 3302 votos!

Surpresas

Na composição da nova Câmara, postada logo abaixo, algumas surpresas:
1- O PTdoB, do campeão de votos Marcos Bacellar, não conseguiu fazer legendas para dois vereadores, elegendo um e um na sobra, a saber, Jorge Pé no Chão;
2- O Vereador Kellinho, com 5276 votos, conseguiu que seu PR acumulasse legendas suficientes para manter o mandato;
3- Rogério Mattoso e Albertinho, superaram os favoritos de suas coligações, respectivamente Otávio Cabral e Cecília Ribeiro Gomes. Um deles, eleitos na sobra - ainda não sei qual - pode perder a vaga se Ilsan Vianna tiver seu recurso deferido pelo TSE;
4- Os vereadores Marcus Alexandre e Alciones ficaram na 1ª suplência de suas chapas, respectivamente com 5269 e 4482 votos.

ATUALIZAÇÃO em 06/10 às 02:17
O Roberto Moraes informa em seu blog que, em caso de confirmação da eleição de Ilsan Vianna, passa à suplência o Rogério Mattoso. Como sua coligação possui maior sobra de legendas, Albertinho do PP está eleito em qualquer hipótese.

Nova Câmara de Campos

Marcos Bacellar - PT do B - 9549 votos
Dr Abdu Neme - PSB - 8299 votos
Jorge Rangel - PSB - 6131 votos
Jorginho Pé No Chão - PT do B - 5783 votos
Altamir Bárbara - PSB - 5705 votos
Dr. dante - PDT - 5685 votos
Renato Barbosa - PT - 5547 votos
Vieira Reis - PRB - 5505 votos
Kellinho - PR - 5276 votos
Gil Vianna - PSDC 4975 votos
Papinha - PP - 4445 votos
Magal - PMDB - 4238 votos
Dona Penha - PPS - 4050 votos
Nelson Nahim - PMDB - 3932 votos
Rogério Matoso - PPS - 3525 votos
Ederval Venâncio - PDT - 3300 votos
Albertinho - PP - 2580 votos

Mais notícias

Em Cardoso Moreira, o atual Prefeito Renato Jacinto perdeu a reeleição para o ex-Prefeito Gilson Siqueira, que retorna ao governo com 49% dos votos.
Em Campos, a totalização dos votos foi suspensa em função de uma batalha judicial envolvendo a divulgação pelo TSE dos votos sufragados para o candidato do PDT Arnaldo Vianna. Com 67% dos votos totalizados oficialmente pelo TSE, Rosinha tem 74.633 votos e ODETE 21.662. Contabilidade paralela do PDT registra neste patamar votação em torno dos 70 mil votos.

ATUALIZAÇÃO às 10:40
Com 99% das urnas apuradas, permanece não divulgada a votação de Arnaldo Vianna, estimada pela totalização paralela do PDT em torno de 120 mil votos.

Boa Noite!

Só agora o serviço Oi de internet móvel me permite postar, direto dos estúdios da Rádio Continental o primeiro comentário após o encerramento das eleições.
Neste momento, já são conhecidos os novos Prefeitos de vários municípios da região:
em Conceição de Macabu, Tedi foi eleita com 61% dos votos, em Natividade Taninho, com o vice Chico da Saúde também está eleito com 52% dos votos. Em São João da Barra Carla Machado se reelegeu com 62%, em São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo venceu o pleito com 64% e em Italva retorna Eliel Almeida com 51%.

Voto de confiança.

Nesse domingo de compromisso cidadão, o blog publica a crônica da minha amiga Walnize Carvalho, em destaque na edição de hoje do Monitor Campista:

Dia desses, o jornalista Arnaldo Jabor em seu espaço no “O Globo” iniciou assim: “Quando eu comecei a escrever em jornal fiz um juramento de que nunca começaria um artigo com a célebre frase: “Estou diante da página branca, em busca de assunto... E cumpri a promessa, querido leitor. Jamais fiz isso. Mas, hoje...” E segue.
Na tola pretensão de imitá-lo devo confessar que o mesmo se dá comigo e inicio também assim: Estou diante da página branca, em busca de assunto. Literalmente e ironicamente num contraste sufocante, a folha de papel branca deita-se sobre a mesa de tampão preto e espera que a caneta deslize logo após o surgimento de uma idéia colorida. Nada!
Os olhos piscam. Coloco a mão no queixo. Coço a cabeça. O pensamento vagueia e não consigo captar um tema.
Balbucio: - Pensando bem poderia transcrever um trecho de uma canção...
Quem sabe começar com uma bela e reflexiva citação de algum autor... Balanço negativamente a cabeça.
O jeito é trabalhar na idéia de quem me abordou semana passada e sugeriu enfático: - Escreva uma crônica sobre...
- Não, não sai de encomenda – falo entre dentes.
Bingo! – Irei em busca do velho e bom dicionário; farei um mistifório de palavras difíceis o que com certeza renderá e engordará o texto. Mas qual, não faz meu gênero!
Outro recurso é apelar para a memória afetiva e viajar no túnel do tempo, começando assim: “Na minha infância...” Stop! Hoje não estou inspirada para reminiscências.
A angústia cresce. O prazo de envio da crônica encurta.
Tenho de um lado o compromisso de escrever e do outro o voto de confiança do meu leitor que espera pela minha crônica todo domingo...
Olho pela janela.
Melhor é sair à rua, mas ela está silenciosa. Em breve será acordada pelo ir e vir dos transeuntes.
É isto! O ir e vir dos transeuntes...
Entre eles estarei eu, você, seu vizinho, o cidadão consciente cumprindo o dever cívico de votar.
Na volta, por certo, trarei na bagagem o assunto que buscava para esta crônica.