segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Da Folha da Manhã

Na edição de hoje do matutino campista, o infográfico ao lado trás uma contabilização extra-oficial da votação de Arnaldo Vianna (PDT), estimada ontem por representantes de sua coligação em cerca de 120 mil votos.
Os números da Folha, que devem ser insuspeitos, reconhecem a vantagem de Rosinha no 1º turno.

28 comentários:

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Caro Fábio, apesar da sutileza e até uma certa delicadeza de seu post, penso que o jornalismo em nossa cidade foi ferido mortalmente. Mas como eu acredito na capacidade de recuperação dos moribundos, espero, com muita vontade que o jornalismo em Campos não feneça.
Saudações bloguistas

Anônimo disse...

Alguém ouviu falar sobre um panelaço em Campos, não sei se amanhã, a favor da nulidade da eleição? Votos nulos ( arnaldo + brancos e nulos) maior que 50%?

Anônimo disse...

Fabio,

A odete já está virando pau mandado, querendo anular as eleições, porque ela se omitiu, em não esclarecer para os eleitores da mesma forma que o programa da Rosinha e do Feijó fez, Odete, preste a atenção não jogue fora o capital político que voce acaba de acumular!!

Anônimo disse...

Anônimo, esse argumento de nulidade da eleição é ridículo. Deve ser coisa de Arnaldo... Veja bem:
1- Os votos de Arnaldo são CONSIDERADOS nulos, mas não o são verdadeiramente, pois os eleitores dele não intencionaram anular o voto. Assim, não houve a intenção de mais da metade da população em ter uma nova eleição, rejeitando todos os candidatos.
2- E além do mais, façamos as contas (em números aproximados):

Rosinha: 118 mil + Odete 27 mil + Feijó: 3 mil + Vivório: 1 mil
= 149 mil votos válidos

Nulos (de verdade), Arnaldo e Graciete: 122 mil + brancos: 5 mil
= 127 mil

Mais votos válidos que nulos e brancos! Além de honestidade, competência e coerência, lhes falta uma calculadora!

FÁBIO SIQUEIRA disse...

O momento é de serenidade.
Não creio ser prudente qualquer manifestação mais açodada antes que o TSE, já com muito atraso, julgue o recurso do Deputado Arnaldo Vianna. Incluo aí as "comemorações" e carreatas que acontecem desde ontem na cidade.
Blogs de Campos repercutiram agora há pouco declarações do Presidente do TSE classificando o resultado do pleito de ontem em Campos como "provisório".
Entendo a manifestação de ODETE. Sem dúvida, se a situação - que permanece confusa - fosse clara com relação a condição eleitoral de Arnaldo, sua votação podia ter sido maior!
Ainda assim, acho que devemos aguardar. O TSE causou toda a confusão ao não cumprir seu próprio calendário, que fixava em 26 de setembro a data limite para todas as pendências eleitorais. Com todo o respeito, o anúncio sobre a impugnação - definitiva - de Arnaldo não deveria ser feito por Feijó, num debate, nem na propaganda eleitoral de adversários, mas sim por um institucional da Justiça.
Aguardemos.

Anônimo disse...

Assim como o Arnaldo não podia afirmar que não estava impugnado, pois a realidade é que ele está impugnado e entrou com recurso para reverter a situação, que fosse honesto, assim como a prefeitura não foi honesta com os contratados demitidos e tiraram até o site do ar.
E realmente essa do panelaço é ridicula, já que Nulos + Brancos não chegariam a 50%.

Anônimo disse...

Informação postada agora no blog Urgente

Odete na justiça pelo 2º Turno
A candidata à prefeita de Campos pelo PCdoB, Odete Rocha, declarou que está entrando na justiça para que haja a disputa do 2º Turno das eleições em Campos. Segundo a candidata, o partido entende que, com a falta de aviso pela justiça sobre a transformação dos votos em Arnaldo Vianna (PDT) em votos nulos, os eleitores que votaram nessa candidatura foram ludibriados e que caso houvesse esse esclarecimento, o quadro da eleição seria diferente.

Odete disse que a assessoria jurídica do partido está estudando o instrumento a ser utilizado na ação e que houve uma indução da população. "Houve indução. As pessoas não votaram nulo, elas votaram em uma candidatura concreta, que fez propaganda na televisão. A eleição teria outra configuração caso houvesse o anúncio. Contestamos também Rosinha, que está se escondendo atrás desse resultado", disse a candidata.

Odete aproveitou ainda para agradecer os quase 27 mil votos que obteve, dizendo que a candidatura se configurou como "uma viabilidade de contraponto aos outros dois grupos".

Anônimo disse...

Odete esta fazendo o jogo de Arnaldo, desprestigiar o pleito, simplismente porque o resultado não é interessante para os dois, papel ridículo.

No programa eleitoral de Rosinha, o PMDB deixava claro que ainda cabia recurso mas Arnaldo estava impugnado pelo TRE, ele o tempo todo negava tal situação, dizia afirmações levianas no seus carros de som, mas a verdade veio a tona.

O eleitor de Arnaldo não é bobo não, sabia sim que Arnaldo estava impugnado, não foram poucos os avisos do PMDB e do PSDB, se votou em Arnaldo assumiu o risco de estar votando nulo.

Odete fala isso agora como se não soubesse que Arnaldo estava impugnado, mas sabia muito bem, em 2006 a situação de Arnaldo não era tão grave como a atual mas como estava sem registro seus votos não foram contabilizados pelo TSE também.

Qual objetivo de Odete quando reclama das eleições??
Ela diz que se Arnaldo não tivesse disputando os votos dele iriam para ela, ilusão, Arnaldo colocaria um aliado seu, que com a ajuda da máquina e das suas compras de votos, o resultado seria bem semelhante, Odete não iria para o segundo turno, a única razão para ela questionar o resultado do pleito, é o intuito de desqualificar a eleição de Rosinha, favorecendo Arnaldo.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Reiteramos a ponderação por prudência.
O(a) último(a) anônimo(a), à guisa de criticar a Professora Odete, se porta de forma tão açodada como quer fazer crer estaria se conduzindo a candidata.
Essa excessiva ansiedade em declarar resolvida a eleição não deveria interessar nem mesmo à Rosinha! Ignorar que o quadro é confuso e instável é clamar por uma legitimidade que pode até ser viável juridicamente, mas não existe politicamente.
O fato é que cerca de 138 mil eleitores manifestaram ontem clara intenção de votar contra a candidatura do PMDB, ainda que, provisoriamente, parte deles estejam sendo consideradados nulos. Em contrapartida, menos de 120 mil sufragaram a mesma candidatura.
Isto não anula a expressão e a legitimidade da pequena vantagem obtida por Rosinha no 1º turno. Contudo, o 2º turno seria fundamental para lhe garantir legitimidade POLÍTICA, à luz das regras democráticas em vigor: 50% dos votos + 1!

Manoel Caetano disse...

Fábio

Sua análise também é açodada e, portanto, apenas parcialmente correta.

Não acho correta, por exemplo, sua inferência de que "138 mil eleitores manifestaram clara intenção de votar contra Rosinha".

Não podemos esquecer que os votos dados a Odete e a Feijó não são, necessariamente, contra Rosinha, mas, istossim, a favor de seus respectivos candidatos.

Num segundo turno, com seus canditados fora do pleito, teriam que optar por um dos dois canditados ainda na disputa ou pela anulação do voto. Só aí poderíamos saber o posicionamento destes pouco mais de 30 mil eleitores em relação ao assunto.

Em suma, tentar tirar a legitimidade da eleição da Rosinha apelando para somas simplistas e argumentos falaciosos não constitui um bom exemplo de serenidade.

Anônimo disse...

Li todos os comentarios...to assustado COMO O PESSOAL DO PMDB TEM MEDO DE UM SEGUNDO TURNO!!!ta muito evidente isso!!!
Vamos ser sinceros: Ganhar uma eleição assim eh muito facil, pega os 108 mil que nao votam na rosinha, anula todos esses votos, e se ganha a eleiçao com + de 70% dos votos...assim realmente molezaaa!!!!
Eles deveriam ser os primeiros a querer 2 turno, com Odete ou Arnaldo, qq um, pra tentar assim mostrar que limparam sua imagem na cidade natal...MAS o medo ta enormeeeeee...deve ser o fantasma de 2004 e 2006 neh???

Anônimo disse...

Nao tem nada a ver com medo, ate porque, rosinha sairia vitoriosa em um 2º!
o povo nao aguenta mais sofrer! neste ultimo mes a prefeitura esteve parada, nao fazia nada por conta de seus funcionarios que estavam todos na campanha, a prefeitura jah nao tem dinheiro para honrar seus compromissos de outubro, a razao sao as dezenas de cartas convites(obrinha sem licitacao) distribuidas com o unico intuito de arrecadar dinheiro e comprar votos atraves de empregos!
nao existe nenhuma brecha legal que respalde oque Odete quer! Rosinha poderia entrar tambem com uma acao, dizendo que teria mais votos caso arnaldo nao fosse candidato. O fato é, que a justica nao podia avisar aos eleitores que arnaldo nao era candidato, para que nao prejudicasse a campanha do mesmo! Arnaldo ganhou seu ultimo direito de resposta baseado nisso, a propaganda que o PMDB veiculou a respeito de sua impugnação, ele dizia que era danosa a sua candidatura, uma vez que ele ainda nao havia sido julgado.
Cabe aos eleitores de arnaldo cobrar seus votos ao PDT, pois o partido agiu de forma irresponsavel ao deixar um candidato sem registro concorrer ao pleito!
como ja disse eu ainda nao comemoro a vitória mas nao acho errado as carreatas da rosinha pois ela ja estaria iniciando desta forma a sua campanha pra um eventual segundo turno. Ela nao pode deixar sua militancia se despersar!Os vereadores já estao chegando pra perto de Rosinha e a essa altura um segundo turno seria mais facil para ela!

Manoel Caetano disse...

Além disso, se raciocinarmos friamente perceberemos que as estimativas de Rosinha para um eventual segundo turno são bem melhores que as de Arnaldo.

De acordo com contas do professor Roberto Moraes, ela precisaria de pouco menos de 10 mil votos a mais para vencer o segundo turno.

Bem, isso se considerarmos que, num segundo turno, os cerca de 30 mil votos de Odete/Feijó sejam integralmente divididos entre Rosinha e Arnaldo (coisa que sabemos ser bem difícil de ocorrer, pois esses eleitores nitidamente procuram uma terceira via e rejeitam, igualmente, Rosinha e Arnaldo).

Com o provável aumento no número de votos nulos, a canditata Rosinha precisaria de menos votos ainda para vencer no segundo turno.

Por hipótese, se dos 30 mil votos apenas 8 mil forem para Rosinha ela passaria a algo em torno de 126 mil votos. Arnaldo precisaria de outros 18 mil para empantar com ela.

Convenhamos, a situação de Rosinha é bastante confortável e repito, essa lamúria da Odete, em estranha consonância com a Folha da Manhã (ou devo dizer do Arnaldo), não passa de agitação barata e irresponsável baseada em pura falácia.

Tentar tirar a credibilidade da vitória de Rosinha apenas contribui para tumultuar o já conturbado cenário político de Campos. Iniciativa, repito, irresponsável e covarde.

Até porque, também sabemos, a grande maioria dos 108 mil votos de Arnaldo são fruto de interesses incofessáveis e da prática do que a própria Odete qualificou de "escravidão contemporânea".

Por que agora querer dar tanta legitimidade política aos mesmos? Respondo, por oportunismo e conveniência.

É uma engodo tentar transferir para si (Odete) os votos dados a Arnaldo. Esses eleitores não são de Rosinha, mas também não são de Odete. O cenário Rosinha x Odete não existe e nunca existiu. A saída de Arnaldo geraria um candidato substituto no 12 que levaria esses votos, todos sabem disso e o porque disso...

Em suma, todos sabemos que enquanto a máquina municipal for covardemente usada para fins eleitorais, teremos sempre mais de 100 mil votos a favor da posição. Votos covardemente conquistados através de toda sorte de chantagem e barganha eleitoral. Nada mais justo do que serem anulados mesmo, pois não são votos conscientes e livres. Como diz o ditado: "Deus escreve certo por linhas tortas".

Anônimo disse...

Essas contas de vcs...dizer q os votos de Odete, feijó, vivorio e graciete iriam se dividir igualmente entre arnaldo e rosinha...isso eh dificil de acontecer...mas se vcs tem tanta certeza assim, pq nao kerem 2 turno???nao seria 1 vitoria muito mais bonita ganhar de arnaldo no 2 turno??? Vencer a eleicao DE VERDADE??!!! vamos la pessoal...vamos todos nós pedir a justiça um segundo turno entre os + votados??? Se vcs nao tem MEDO de perder + 1 vez, o que teria demais??
Agora, dizer q concorda c/ as comemorações de Rosinha...eu nao concordo, e mais, votei em Odete no 1 turno - mas caso haja 2 turno vou votar em ARNALDO, so pra ver a cara de rosinha "descomemorar" essa palhaçada!!! imagina so...seria hilarioooo!!!!
Obs.: votaria em Arnaldo tb pq axo o MENOS PIOR!!!

Anônimo disse...

Achar ARnaldo menos pior que Rosinha é no minimo cegueira politica ou voce so le e acredita na folha da manha!
Veja o retropecto da campanha, veja de quantas artimanhas arnaldo se ultilizou para tentar vencer o pleito, depois analize a campanha de rosinha.
POSSO AFIRMAR, a campanha de rosinha teve cuidado redobrado quanto a erros de qualquer espécie, pois jah se sabia que Arnaldo poderia ser cassado(antes,durante ou depois) e o PDT nao teria nada contra a campanha do PMDB para tentar anular a campanha eu tenho maturidade para assumir que em 2004 foi uma sujeira dos dois lados e que a eleicao foi corretamente anulada, porem hoje, em 2008, o PMDB fez uma campanha solida e limpa ao contrario de arnaldo que teve sua campanha baseada em MENTIRAS e COACAO aos funcionarios da PMCG.
que venha o segundo turno, o povo vencerá de qualquer maneirA!

Manoel Caetano disse...

Para o último anônimo

O fato de não desejar um segundo turno nada tem a ver com medo.

Como já disse, diferentemente de 2004 e 2006, muita gente já se deu conta de que esse anti-garotismo tão difundido por aqui responde muito mais aos interesses incofessáveis e a ganância e sede de poder desmedidos de Arnaldo e sua trupe do que boas intenções para com a cidade e sua população.

Na região, dada a fartura de recursos que asseguram excelentes condições de governabilidade, os prefeitos em sua grande maioria, ou se reelegeram ou elegeram seu candidato. Só aqui na sucupira da planície o prefeito Maucabe não pode sequer por a cara no palaque de Arnaldo para não prejudicá-lo, parece piada!

Voltando a questão, o problema é que um eventual segundo turno provocaria ações desesperadas de Arnaldo, Maucabe e sua turma. Essas ações, por sua vez, poderiam comprometer ainda mais a maquina municipal já tão abalada por tanta incompetência e irresponsabilidade.

Arnaldo sabe que, num eventual segundo turno, para desbancar Rosinha precisa de muito$ bon$ argumento$ para conquistar os cerca de 20 mil votos que precisaria.

Da onde você acha que sairiam os argumento$?

Anônimo disse...

Cegueira politica????pra mim os 2 sao pessimos!!!porem, nao voto nos Garotinho´s!!!só isso...eh 1 opçao minha!!!tenho direito entre escolher o sujo ou o mal lavado!!
nao venha tentar me convencer que rosinha eh a MUDANÇA pra CAmpos...nao me faça rir...o jeito de governar sera igualzinho,,,so os personagens serao diferentes!!!Ate pq um é discipulo do outro!!!
mas numa coisa concordo com vc...
QUE VENHA O 2 TURNO...vamos ver que sujeira eh mais forte q a outra!!!

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Senhor Manoel Caetano,

Talvez a construção do período não tenha sido mesmo muito feliz, tentemos de outra forma:

CERCA DE 138 MIL ELEITORE NÃO DEMONSTRARAM INTENÇÃO DE VOTAR EM ROSINHA NO PRIMEIRO TURNO!

Ok?
É bem verdade que parte deles, em especial os ceca de 30 mil que não "anularam" votando em Arnaldo, poderiam ou - espero - PODERÃO fazer isso em um segundo turno. Ou em novas eleições, se a Justiça assim entender.
Repito aqui mais uma vez: não votarei em Arnaldo se houver segundo turno!
Também não tentei "tirar a legitimidade da eleição da Rosinha apelando para somas simplistas e argumentos falaciosos"; está lá em meu segundo comentário:
"(...)Isto não anula a expressão e a legitimidade da pequena vantagem obtida por Rosinha no 1º turno." - é só reler!
Mas trata-se de um resultado PROVISÓRIO!
Como vc mesmo disse:
"Num segundo turno, com seus canditados fora do pleito, teriam que optar por um dos dois canditados ainda na disputa ou pela anulação do voto. Só aí poderíamos saber o posicionamento destes pouco mais de 30 mil eleitores em relação ao assunto."
Pois é Manoel, concordo: só aí poderemos saber o que quer o eleitor. Assim, não cabem os seus argumentos fatalistas sobre eventual manipulação da máquina para favorecer a eleição de alguém no 2º turno. A Justiça e as instituições existem para enfrentar ilegalidades que forem eventualmente cometidas. Não dá para usar essas HIPÓTESES para tornar definitivo um resultado PROVISÓRIO. Suas hilações são mais levianas que as minha inferência por vc criticada.
Não dá pra sustentar que os 118 mil votos até aqui conferidos a Rosinha lhe dão legitimidade para governar. Penso que é preciso que os eleitores possam voltar as urnas para que ela posaa então, se for o caso, ampliar essa votação em 10, 20, ou 100 mil votos - em 2006 eleitores de Alckmin votaram com LULA no 2º turno! - e então, se assim for o desejo do povo, confirmar sua hipotética vitória dentro das regras democráticas em vigor.
Minhas ponderações vão no sentido de que é preciso aguardar a manifestação da Justiça sobre o caso!
Aguardemos.

Manoel Caetano disse...

Senhor Fábio

Sabemos que minhas alegações não são fatalistas, mas, realistas. Sem dúvida "A Justiça e as instituições existem para enfrentar ilegalidades que forem eventualmente cometidas", agora, também sabemos que isso não tem acontecido satisfatoriamente por aqui. Mas tudo bem, essa discussão não levará a nada...

O ponto que quero destacar é que o resultado é provisório sim, mas pelo simples fato de haver recurso de Arnaldo pendente. A confirmação do indeferimento do recurso, por si só, tornará o resultado definitivo, em todos os aspectos.

Outra coisa, não fiz hilações levianas, mas apenas externei meu ponto de vista. Leviana é sua alegação de que 118 mil votos não dão legitimidade política para Rosinha governar.

Ora meu caro, por favor, seja um pouco mais sensato! Não são 10 mil votos pra lá ou 10 mil votos pra cá, num universo de quase 300 mil votos, que darão legitimidade política para ninguém governar. Esse excesso de rigor matemático por puro oportunismo e conveniência não leva a nada!

Talvez, legitimidade para governar tenha Odete com seus 28 mil votos né?

Será que num cenário hipotético onde Rosinha e Arnaldo fossem empedidos e sua candidata Odete fosse chamada a tomar posse, vc questionaria sua legitimidade para governar com seus 28 mil votos?

Imaginemos ainda que houvesse um segundo turno entre Odete e Rosinha e a primeira recebesse os votos de Arnaldo, mais contra Rosinha do que a seu favor, isso lhe conferiria legitimidade política?

Não seja ridículo amigo! Qualquer analista político sensato sabe que a quantidade de votos que faltou para Rosinha vencer em primeiro turno é pequena e não altera de forma significativa sua legitimidade. O que temos aqui não é falta de legitimidade política, mas interesses inconfessáveis contrariados.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Repito: não votarei em Arnaldo Vianna em nehuma hipótese neste pleito!
É público e notório que questionei e discordei da decisão de meu partido em caminhar com a candidatura de Arnaldo.
Não tenho cargo nenhum na Prefeitura, quando tive, há muitos anos, foi fruto de uma composição política articulada pelo então Governador Garotinho. Não sou empresário, nem tenho negócios com a Prefeitura.
Logo, não tenho interesse nenhum na eleição de Arnaldo. Tampouco ficarei contrariado com a impugnação de sua candidatura.
Este blog em momento algum atacou a candidata Rosinha ao longo da campanha.
Mas o que está em discussão aqui "Não são 10 mil votos pra lá ou 10 mil votos pra cá" - votação tão irrelevante que NENHUM vereador eleito conseguiu atingir!
O que nestá em discussão aqui é que, se repudio veementemente a candidatura de Arnaldo e de seus apoiadores "telhadeiros" - inclusive os petistas - não vou por isso passar cheque em branco para os Garotinho!
O que qualquer analista político honesto em Campos sabe é que o eleitorado local registra desde 2004 forte resistência ao PMDB, fruto de desaprovação das gestões dos principais líderes deste partido no governo do Estado e seus reflexos na cidade, bem como da gênese do "telhado de vidro".
Ademais, não é esse "ridículo" blogueiro que vc honra com seus comentários que diz que, em cidades com mais de 200 mil eleitores, a legitimidade política está sim associada a obtenção de 50% + 1 dos votos válidos. É matéria CONSTITUCIONAL!

Manoel Caetano disse...

Bem, quanto a rejeição de Garotinho em Campos, cabe esclarecer que a interpretação de que a mesma deva-se a má gestão do casal no governo do Estado constitui apenas um ponto de vista, no caso o seu.

Na minha opinião isso se deve muito mais a sórdida campanha anti-garotista de Arnaldo e sua trupe, com apoio midiático da Folha da Manha, para desviar a atenção da população para o mar de lama que se promovia por aqui.

Quanto ao governo de Garotinho e Rosinha no Estado, considerando o conjunto de administrações dos últimos 20 ou 30 anos, não acho que tenham sido tão ruins assim. A maior prova disso é o fato de Garatinho ter conseguido a eleição de Rosinha, até então desconhecida no cenário político, em primeiro turno. Não podemos ignorar ainda oa importância do apoio de ambos para a eleição do próprio Sérgio Cabral.

Quanto a relevância ou irrelevância de 10 mil votos, o nobre colega precisa considerar que eleição para prefeito e vereador são coisas completamente diferentes. Foram seis candidatos a prefeito e mais de 200 para vereador. Estatisticamente é um equívoco tentar cruzar esses dados.

Minha intençãoi foi defender que 10mil votos num universo de 250 mil é pouco, mas, especificamente para discussão de legitimidade política.

Quanto a constituição e as leis citadas, sugiro que o amigo não as considere somente quando convém. Todos sabemos que a vitória de Rosinha decretada pela juíza eleitoral possui total amparo legal. Isso o nobre debatedor prefere ignorar!

Por fim, não foi minha intenção sugerir que a pessoa do Fábio Siqueira esteja com algum interesse inconfessável contrariado. Se minha postagem abriu brechas para essa interpretação peço desculpas ao blogueiro e seus leitores. O que quis dizer realmente foi que a grita da Folha da manhã e dos eleitores de Arnaldo, suponho, deve-se muito mais a tais interesses do que a questão da legitimidade política.

Manoel Caetano disse...

ERRATA

No segundo parágrafo do comentário anterior onde está escrito: "para o mar de lama" leia-se "do mar de lama".

Anônimo disse...

Valeu Manoel Caetano ,mandou bem!!!

Anônimo disse...

Pelo visto, esse tal manoel caetano desconsidera as leis que regem um Estado democrático de Direito. Isso já é típico dessa terra sem leis...
Para ele, o universo de 10 mil votos pode ser desconsiderado diante de 118 mil votos conseguidos pela sua candidata (e Deus sabe à custa de quê!).
Digo que se faltasse apenas 1 voto para a HORRORosinha alcançar os 50%+1, e ainda assim fosse declarada prefeita, já seria um descalabro com as regras fundamentais do Estado.
É esse tipo de gente que vem assolando a nossa prefeitura porque para eles, o que são 10 mil reais numa prefeitura tão rica...
Nada que faça diferença!

Manoel Caetano disse...

Para o tal Gilberto Cardoso

Antes de vomitar tolices vc deveria procurar saber um pouco mais das pessoas que tenta denegrir com seu veneno barato.

Em primeiro lugar, quem parece estar desrespeitando as leis do estado democrático de direito não sou eu mas os agitadores de plantão (provavelmente da boquinha do Arnaldo).

Entendam de uma vez por todas (façam pelo menos um esforço pois deve ser difícil pra vcs). Até decisão em contrário, a candidatura de Arnaldo não foi aceita pela justiça eleitoral,TODOS sabiam muito bem disso.

Dessa forma, o mesmo insistiu com a candidatura (poderia e deveria ter sido substituido) por sua conta, risco e irresponsabilidade. Do mesmo modo, os eleitores que votaram nele o fizeram por conta, risco, irresponsabilidade e, é claro, interesses inconfessáveis (certamente contando com o histórico de impunidade que acompanha o candidato e os seus correligionários).

Senso assim, salvo decisão em contrário do TSE, os votos dados a Arnaldo NÃO SÃO VÁLIDOS (isso não foi inventado por Rosinha ou Garotinho,mas, está previsto na legislação eleitoral).

Portanto, nessa conjuntura, ela venceu em primeiro turno e ponto final. Não adianta espernear, não adianta apelar, não adianta agitar. A LEI existe para ser cumprida e se vc tem dúvidas quanto a ela seu Gilberto, de uma passadinha no blog do Cleber Tinoco que ele explica direitinho!

Outra coisa, nunca disse que "o universo de 10 mil votos pode ser desconsiderado" como vc tenta insinuar. O que disse, tente entender, faça um esforço (se doer a cabeça tome um analgésico) foi que do ponto de vista da legitimidade política, uma variação de 10 mil votos, para menos ou para mais, num universo de 250 mil eleitores (excluindo as abstenções), não implica em significativa diferença.

Trocando em miudos, o que estou dizendo é: mesmo que a Rosinha, hipoteticamente, tivesse obtido uma votação um pouco maior, chegando a 128 mil votos, e, numericamente, mesmo considerando os votos de Arnaldo, obtido 50% dos votos + 1, dessa forma atendido o que o Fábio entende como imprescindível para legitima-la politicamente como vencendora em primeiro turno, isso não mudaria o quadro de legitimção política da candidata, uma vez que continuaria existindo na cidade mais de 100 mil pessoas que não a queriam como prefeita.

Consegue entender agora tal de Gilberto!

Outra coisa, o que tem assolado essa terra são os descalabros de Arnaldo e sua trupe (a qual vc, provavelmente pertence).

Saiba que votei sim na Rosinha, não por acreditar que ela seja o ideal para governar nossa cidade, mas, por entender que o Arnaldo e sua trupe são piores e mais nocivos que ela. Essa é minha opinião! E tenho absoluto DIREITO a ela. Se prezas tanto o estado democrático de direito deveria demonstrar um pouco mais de respeito e tolerância para com os que pensam diferente de você.

Por fim, saiba que o "tipo de gente" que sou não tem assolado esta terra, esse, a propódito, deve ser o seu caso.

O "tipo de gente" que eu sou nasceu em família humilde, estudou sempre em escola pública, mas, mesmo assim nunca desistiu. Graduou-se em ciência da educação pela UENF, pós graduou-se em nível de mestrado na mesma instituição, graduou-se ainda em geografia pelo CEFET-Campos, foi aprovado em CONCURSO PÚBLICO e hoje é servidor ESTATUTÁRIO da prefeitura de Campos.

Ou seja, "o tipo de gente" que eu sou sempre batalhou muito por tudo o que conquistou nessa vida, com suor, dedicação e trabalho, nunca precisando de favorzinho de ninguém. Tenho muito orgulho de quem sou e não admito que qualquer cretino idiota faça insinuações maldosas a meu respeito, sobretudo para defender, mesmo que indiretamente, o quem tem, istossim, de fato assolado nossa terra.

Anônimo disse...

Se quiser, seu manél, eu desenho!

Manoel Caetano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manoel Caetano disse...

Tá confirmado!

Resposta típica de um completo idiota que na falta de argumentos só consegue apelar para ofensas pessoais.

Cresça e apareça seu gilprego seboso!