sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Para ler e esquentar os tamborins...

Recebi de meu amigo André Diniz, escritor e Vereador do PT em Niterói - atualmente responsável pela Secretaria de Cultura daquele município - convite para o lançamento do seu Almanaque do Carnaval.
O livro, que conta a história da maior festa popular do país, dá boas dicas para quem ainda não sabe onde vai brincar este ano e será lançado no próximo dia 26/01 (sábado) na Livraria Folha Seca, na rua do Ouvidor, no centro do Rio, às 14:00. Como sempre, nos lançamentos literários do André não pode faltar uma boa roda de samba. Desta vez o pagode fica por conta de Pratinha e do grupo Malandros Maneiros, com participação especial de João Roberto Kelly e Luiz Carlos da Vila!

Veja aqui entrevista com o autor sobre o lançamento.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Os facistas também amam?

Veja aqui, direto do Weblog do Pedro Dória o que fez o Sarkozy perder a cabeça!

Curioso.

Dia desses recebi um simpático torpedo de uma amiga querida, que me sugeria o filme O amor nos tempos do Cólera, baseado na obra de Garcia Márquez, que ela havia acabado de ver.
Ainda não pude ir conferir, mas confesso que hoje fiquei ainda mais curioso. Além da opinião da minha amiga, a quem dou fé, li hoje em dois blogs parceiros mais duas opiniões respeitáveis sobre o filme... uma elogiosa e outra "encolerizada" de raiva, espinafrando a adaptação cinematográfica!
Veja aqui e aqui as duas respeitáveis e divergentes impressões sobre o filme.
Acho que vou ao cinema hoje!

Epidemia e Apagão.

Nos traços do Bira e do Lezio Jr:

Subiu o tom!

Apesar de permanecer na mídia a versão de que o Prefeito Mocaiber (PSB) e o Deputado Arnaldo Vianna (PDT-RJ) estarão juntos nas eleições de outubro, crescem os rumores - já veiculados em blogs e no Boulevard - dando conta de que acirra-se a disputa entre seus grupos e se fortalece a possibilidade de que ambos estejam no páreo sucessório. Em matéria na edição de hoje do Monitor Campista, o Deputado reafirma sua pré-candidatura e sobe o tom. Confirmando as especulações sobre tensões crescentes entre seus partidários, ele atribui a assessores "intrigueiros" do Prefeito a possibilidade de ruptura do compromisso manifestado por Mocaiber nos palanques em 2006, no sentido de apoiar o seu retorno à Prefeitura. Circula inclusive hoje na Rua do homem em pé boato de que - apesar da foto acima, estampada na capa da edição de ontem da Folha da Manhã - no almoço promovido pelo empresário Ari Pessanha em Santo Amaro na terça-feira, os pré-candidatos estavam em mesas diferentes e houve um mau-estar envolvendo um assessor do Prefeito e o Deputado, que teriam quase chegado às vias de fato.

FOTO: Dib Hauaji.

Novo blog na Rede!

E por falar no Dr. Claudio Andrade, ele também inaugurou no último domingo seu espaço na rede, onde fala de direito, política e sociedade. O novo blog já traz informações de cocheira. Bem informado, o jovem advogado - que já me confidenciou que também vai se integrar ao Dia do Abandono - postou ontem nota onde revela que as pedras do tabuleiro de xadrez da eleição para a prefeitura local em outubro podem se mover a partir da baixada fluminense. Clique aqui e conheça o mais novo blog da planície goitacá!

Na UniTV!

O blogueiro vai estar amanhã no Programa O direito de saber direito, onde foi entrevistado pelo Dr. Cláudio Andrade da OAB, falando sobre política e PT no contexto nacional e em Campos.
O Programa, na TV universitária, canal 15 da Via Cabo, será exibido às 19:00, com reprises no mesmo horário nos dias 21 e 23 e ao meio-dia nos dias 22 e 24!

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Sobre energia e gás!

O Ricardo André destacou em seu Eu penso que..., que a polêmica sobre o risco de um novo Apagão e a utilização prioritária do gás natural chegou ao programa de rádio matinal de LULA, que pessoalmente teria avalizado a política de Dilma Roussef e Graça Foster de priorizar o abastecimento das termelétricas, cedendo a pressões de Skaff, Eduardo Eugênio e outros próceres do empresariado nacional.
O Comentários lamenta que ao governo tenha restado esse caminho que poderia ser evitado. Prova de que Dona Dilma - incensada como eminência parda pelo companheiro Presidente e grande parte do PT - também comete erros. No caso grave! O apagão dos tucanos foi um alerta, e a Exma. Ministra - na pasta das Minas e Energias - teve todo o primeiro mandato de Lula para se preparar para enfrentar o problema, iminente com o desenvolvimento econômico. Não dava para adivinhar o que Evo faria, mas também não se avançou o suficiente nos investimentos de infra-estrutura no setor. Não foi nada prudente apostar no gás boliviano a preço de banana. O presidente, agora, verbaliza a consequência de um dos - poucos - erros de seu governo. Certo estava Ildo Sauer!

A TroLha traz!

Os meus contemporâneos, remanescentes da "velha" Juventude Petista do início dos anos 90 - embora estatutariamente sejam considerados membros deste setorial todos os filiados até 29 anos! - certamente se lembram da memorável folha denominada A Tocha que circulava na ETFC - atual CEFET - naqueles tempos. O irreverente Pasquim dava linha na "política interna" da instituição e fazia a nossa cabeça - no bom sentido!
A TroLha, folha virtual irreverente editada pelo implacável Xacal - que já foi apresentada pelo Comentários na semana de sua fundação - me lembra muito o espírito d'A Tocha.
Assim, numa iniciativa integrada da "Rede virtual de resistência", passaremos a destacar aqui algumas pérolas pescadas n'A TroLha que hoje, comentando o jogo de xadrez da sucessão municipal, e os movimentos de dois importantes jogadores cravou essa:
Destaques da reforma ministerial de "xuxu":
"Porco engorda com olho do dono", ou seja, a Promoção Social tem que fazer a promoção pessoal do Alcaide em ano de eleição, portanto...a escolha da esposa parece óbvia.

Leia mais aqui e fique atento! Porque o que você não lê em outros blogs, a TroLha traz!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Santo Amaro.

Durante muito tempo tive vontade de ter o nome de meu pai, tão comum na Baixada campista em função do Santo, padroeiro daquele recanto do município. Depois me acostumei e hoje gosto muito de meu nome - não propriamente da combinação que resulta no nome completo, mas isso não vem ao caso!

O fato é que continuei gostando do nome Amaro, e, apesar de não ser religioso, de nutrir certa simpatia pelo Santo cujo dia se comemora amanhã.
Passei também a gostar de ir a Santo Amaro ver a Cavalhada no dia 15 de janeiro, em uma das maiores festas da cultura popular de Campos.
Há alguns anos não faço esse programa, acho que vou lá amanhã!

Dia do Abandono. Já aderi!

O Comentários volta hoje a ativa e adere com entusiasmo à proposta do Vitor Menezes do Urgente - veja aqui. No dia 21 vamos invadir a rede com denúncias de uma realidade que poderia ser bem diferente com o orçamento do município!

Chico D'Angelo em defesa da Cultura.

O nosso Deputado Chico D'Angelo (PT-RJ), campista, articulou junto ao Ministério do Turismo recursos destinados à restauração do Museu de Campos. Até agora foram liberados R$ 660 mil, e há perspectiva de mais investimento. A obra é de reconhecida relevância, e o empenho do Deputado já foi destacado pelo Chico de Aguiar em sua coluna Boulevard, na Folha da Manhã.
Agora, resta saber quando a Prefeitura vai resolver o embrólio envolvendo a licitação da obra, para que a comunidade possa ter de volta este importante Patrimônio Cultural da cidade.

Dica cinéfila!

A propósito, o filme citado no post abaixo, Os Bons Companheiros de Scorsese é muito bom. Fica a dica do blog para quem ainda não viu, especialmente os que estão de férias. Vale conferir!

GoodFellas!

Nos dias em que esteve em off o blogueiro leu a polêmica matéria da Piauí com o ex-ministro José Dirceu. Obviamente, fiquei contrariado com a forma no mínimo oblíqua com que o ex-comissário se refere aos companheiros do Diretório Regional gaúcho, onde o Mensagem é maioria. Embora em nota divulgada em seu blog e à imprensa em geral Zé Dirceu explique que não fez acusação leviana e, pelo contrário, sempre adotou no caso envolvendo a sede gaúcha do partido o princípio da presunção da inocência que, a propósito, reivindica para si, fica a sensação que houve ao menos muita malícia na referência ao episódio.
No mais, a matéria revela um Dirceu boquirroto e ainda meio deslocado, que parece não ter assimilado plenamente o golpe e se dedica a utilizar o que lhe restou de prestígio e influência para progredir no ramo das consultorias e, eventualmente, "levar coisas boas para o Brasil".
Justiça seja feita, ao assistir no sábado à noite o filme Os Bons Companheiros (GoodFellas) de Martin Scorsese - sugestão do amigo Gustavo Lemos - não pude deixar de me recordar de passagem da matéria que se refere a polêmica que esteve na origem da montagem da base parlamentar no primeiro governo Lula - história real e bem conhecida no partido.
No filme de Scorsese, o protagonista, interpretado por Ray Liotta é advertido pelo cappo interpretado por Paul Sorvino, que comandava uma quadrilha de gangsters, para que não se envolvesse com tráfico de drogas. Preso por uma operação da divisão de narcóticos da polícia, e marcado para morrer, o personagem de Liotta adere a um programa de "delação premiada" em troca de proteção e testemunha contra o cappo Paulie, que é preso.
Sobre a relação entre Lula e seu chefe da casa civil, a matéria de Daniela Pinheiro - que acompanhou o ex-ministro por uma viagem a Portugal e República Dominicana - diz que:(...)ele e Lula tiveram uma divergência política significativa. José Dirceu defendia que a aliança se desse a partir do PMDB, enquanto Lula privilegiou a coligação com os pequenos partidos de aluguel. Nomeado ministro, ele fez um acordo com o então presidente do PMDB, Michel Temer, para que o partido participasse efetivamente do governo, com ministérios importantes. Lula desautorizou publicamente José Dirceu, que se calou.
O toma lá da cá com a miríade de legendas esteve na raiz do mensalão, que provocou a queda do chefe da Casa Civil. É uma ironia da história: Dirceu perdeu o poder por articular uma política que não era a sua
(...) E, com o seu homem forte fora do governo, Lula deu meia-volta e aproximou-se mais e mais do PMDB.

Em tempo.

O blog esteve em off por alguns dias. Mas o blogueiro não. Com atraso registro aqui que estive no CEFET na última quinta-feira (10/01), para levar abraço ao Professor Luiz Augusto Caldas Pereira, em reconhecimento à excelente gestão a frente do CEFET Campos e desejar boa sorte à Professora Cibele Daher, que tomou posse na Direção-geral da unidade de ensino federal, tornando-se a primeira diretora da instituição. No discurso de posse, ênfase ao significado desta simbologia. Parece que vai fazer história!