sábado, 15 de março de 2008

"Faça como o velho marinheiro
Que durante o nevoeiro
Leva o barco devagar"

Hoje, a Folha da Manhã (aqui) noticiou que os companheiros Luciano D´Ângelo, Roberto Moraes e José Luiz Viana recusaram o convite para participarem do governo do prefeito Roberto Henriques. Aliás, esta posição já podia ser lida no Blog do Roberto Moraes. Nas reuniões, apresentaram-se propostas e sugestões mas, sem sinais fortes de mudanças no modo de gestão da cidade, os convidados resolveram não compor o governo que ora se forma.

É importante ressaltar que o convite do prefeito aos três companheiros foi pessoal e não partidário. Foi o reconhecimento do compromisso público, da trajetória e da capacidade gestora que motivou o convite e não um acordo partidário. Como todos sabem, o PT de Campos fazia parte do governo do prefeito afastado Alexandre Mocaiber e mantém os seus cargos no atual governo.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Bombou!

Longe de ter a estrutura e a disciplina do blog do Mestre Roberto Moraes - que merece justo registro do Monitor Campista e do Urgente (veja aqui) hoje, sobre sua cobertura do cenário político de Campos ao longo dessa histórica semana, e tem tido por dia mais acessos que o nosso modesto espaço recebe por mês - o Comentários, mesmo ainda com limitações operacionais, bombou nos últimos dias. Apesar de termos demorado a emitir opinião sobre a "tempestade" que se abateu sobre o governo do PSB e de seus aliados - não apenas pelos limites citados mas porque convalescia de forte virose - o contador indica uma média de acesso três vezes superior a dos dias normais nas últimas quarenta e oito horas.
Junto com os acessos vieram os comentários. Polêmicas se estabeleceram em alguns posts. Isto gratifica esse blogueiro, que agradece a atenção dispensada e espera continuar a contribuir desse espaço para a qualificação do debate e da prática política em Campos.
No bojo dos comentários, vieram as críticas e cobranças, que também se manifestaram em outros blogs, em especial n'A TroLha.
As "acusações":
1) O blogueiro estaria apoiando o governo provisório de Roberto Henriques;
2) Tal atitude se justificaria por interesses em cargos ou interesses eleitorais, relacionados a uma possível candidatura minha à Câmara Municipal;
3) Assim, o Comentários estaria "vendido" ou "alugado" ao prefeito em exercício;
Outras, mais leves:
4) Estaria eu adotando uma "passionalidade melosa" com relação a Roberto Henriques, no post assim denominado, enfim, além de apoiá-lo estaria incorrendo em "rasgação de seda" com relação ao mesmo, ávido por "cair de pára-quedas em um governo de tão pouco tempo" (será?).

Não nego que mantenho há mais de dez anos relações muito cordiais com Roberto Henriques, contudo, não somos íntimos. Me lembro mesmo, que na última vez em que conversamos sobre a política local, em encontro rápido e casual na Av. Alberto Torres, ainda em 2007, cobrei dele seu retorno ao PMDB. Ele devolveu justificando a necessidade de se filiar a algum partido político, e alegando isolamento na sua oposição à Mocaiber. Apesar de informado sobre minha posição dissidente, cobrou também a adesão do PT a tal governo, agora envolto nas acusações apresentadas pelo MP Federal. Esta semana, não estive com o Prefeito em exercício, nem por ele fui procurado, me limitando a emitir em meu blog opinião que não configura adesão, tampouco pedido de cargos ou favores eleitorais.
A minha mencionado pré-candidatura à vereança, existe apenas como uma hipótese colocada pelo PT, a convocação de RH para assumir sua função prevista na Lei Orgânica do Município NÃO MUDA EM NADA ESTA SITUAÇÃO! Se tal possibilidade se apresentar até o período legal de inscrição de candidaturas, será por outras razões, e não será uma decisão apenas indivudual.
Repilo ainda as insinuações - e afirmações - de que o Comentários está a serviço ou sendo oferecido a qualquer interesse político com o qual eu não esteja publicamente envolvido! Afirmo que, sendo um espaço de opinião - direito do qual não abro mão - ele se pauta apenas por minha consciência e responsabilidade.
Não tenho elementos para prever quanto tempo RH vai permanecer no governo. Mas acredito que ele pode, enquanto estiver lá, proceder um choque de gestão no sentido de se estabelecer a austeridade administrativa na Prefeitura. O caráter provisório do governo requer cautela não só dos analistas e da opinião pública, mas também do próprio Prefeito em exercício. Suas primeiras ações e gestos foram positivas. Sinalizando no sentido da prudência e da pluralidade. A indicação de nomes como Licício Corrêa da Silva, Benilson Amaro Barcelos Paravidino e Luiz Costa, respectivamente para as secretarias de Administração, Fazenda e Obras - todas no olho do furacão Telhado de Vidro - indicam a preferência por nomes técnicos, funcionários de carreira, há anos ligados a tais pastas. Parece algo sensato e prudente, enquanto muitos veêm o "assalto da máquina pelas hordas garotistas". Buscar coalizão política e não promover "caça ás bruxas" e afastamento sumário de filiados a partidos A, B ou C, também me parece ato de sensatez. Da mesma forma o apelo a quadros técnicos e políticos capazes de mudar o modelo político administrativo do município me parece razoável.
Agora, quanto tempo seu governo provisório vai durar? Se ele vai acertar com tais ações? Se vai "estreitar" o governo loteando as Secretarias com quadros do PMDB? Ou se vai portar-se como ventríloquo de Garotinho, só o tempo dirá!

Ave Créu...

Já anunciamos abaixo que a Playboy se rendeu ao clamor pela presença em suas páginas da ex-Mulher Melancia, a Senhorita Andressa Soares. Acima, um aperitivo do que aguarda os leitores da Revista, numa singela homenagem da moça à galera rubro-negra na semana da conquista da Taça Guanabara.

Homenagem

A Companheira Odisséia Carvalho - pré-candidata do PT à Câmara Municipal - não deixou passar em branco a importante data do último sábado. Membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, manifestou publicamente uma homenagem às bravas "guerreiras" da terra de Benta Pereira, por meio de um outdoor na Av. 28 de Março, próximo à sede da TV Record. Só espero que não seja mal-interpretada!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Extra, Extra!

Um hiato na agitação política que agita Campos na semana.
Campanha vitoriosa do blog Saideira do EXTRA, dos jornalistas João Paulo Arruda e Luiz Jr., antes mesmo de receber nossa adesão, já garantiu alvissareiras notícias para quem gosta de apreciar a beleza feminina! Está garantida a presença de Andressa Soares nas páginas da Playboy.
Notícia propícia em período dedicado às mulheres - e a sua beleza!

Chorar não custa nada...

O ex-secretário municipal de Comunicação, jornalista Roberto Barbosa, exagerou hoje em seu artigo na Folha da Manhã. Parece comungar com um virulento blogueiro local e uma destacada liderança petista da cidade uma obsessão pela figura do ex-governador.
Alarmar a morte do Estado de Direito e da presunção da inocência parece chororô digno de botafoguense - com todo respeito à querida, e sofrida, torcida alvi-negra.
Forças derrotadas pelo voto conseguem o intento de administrar o município. Chegam ao poder de forma antidemocrática, indireta, carregada de ressentimento e de olho no processo eleitoral de outubro.
Ora, é demais atribuir a Garotinho todo o volumoso conjunto de indícios de irregularidades coletados pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal ao longo de oito meses de trabalho! Como se todas as gravações - feitas com autorização judicial - indícios e provas até aqui levantadas fossem objeto forjado a partir da vontade e interesses eleitorais do presidente estadual do PMDB.
Quanto a presunção da inocência, ela não foi negada. O Prefeito afastado está em liberdade e poderá, assim como os que cumprem prisão prisão preventiva, provar sua inocência. Os procedimentos adotados pelo Judiciário - poder que compõe o Estado de Direito - são previstos na legislação, e cumprem o papel de evitar obstrução ao trabalho da Justiça.
Quanto a vontade popular, creio - e aqui se trata de uma especulação pessoal - que não há clamor popular no sentido de uma nova reeleição de Alexandre Mocaiber.

Figuraça da Semana.

Nos últimos meses, o cidadão aí ao lado foi acusado pela maledicência(?) local de ter superado o Senador Edson Lobão Filho (MA) - envolvido em polêmicas sobre suas relações com empreiteiros e fornecedores de seu Estado durante o governo de seu pai, quando da sua recente posse no Congresso Nacional - na sua suposta "habilidade" em negociar obras e serviços públicos. Histórias ou lendas, as narrativas sobre sua influência e força na administração pública foram fartas na planície nos últimos meses. Dizia-se que ele era o Lua Preta de plantão, ainda mais poderoso e influente que um doce assessor do antecessor de Mocaiber. E que, ao contrário daquele, não seria nada discreto, exibindo e exercendo com desembaraço seu poder. Sobre ele ouvia-se casos inacreditáveis de áulicos e de políticos de oposição, de bem informados jornalistas, empresários e de tipos populares. Virou eminência parda. Ao invés de se lançar pré-candidato a verador, atribuiu tal tarefa a seu filho. Rapidamente, o jovem era apontado a priori como um dos novos edis da cidade a partir de 2009. Tal a força de seu pai e a estrutura que apoiadores ávidos por adular o poder colocariam á sua disposição.
Os boatos sobre seus superpoderes eram tão frequentes que o Prefeito Mocaiber declarou a um programa de rádio local em 19/02 que ele: "(...) Nunca teve poder exagerado, nunca exacerbou em nada, nunca teve poder de vigiar ninguém, nem teve poder de autorizar obras, autorização para pegar dinheiro com quem quer que seja..." (grifo nosso), e ainda, "(...)vai continuar do meu lado me assessorando pessoalmente, eu preciso da experiência dele, eu confio nele realmente e não teve nada e por mais especulações que façam, uma coisa você ode ter certeza, briga entre eu [e ele] não vão conseguir." Declaração registrada na mesma data pelo blog do Roberto Moraes.
Agora, está na mão da Justiça averiguar se as fabulosas histórias deste dedicado colaborador de fato justificam tanto clamor e indignação da opinião pública, ou se se tratava apenas de maldosa leviandade. Se ele traiu tamanha confiança do Prefeito afastado ou se tal confiança se configurará em provas contra o alcaide.
O que não resta dúvida é que ele hoje é um símbolo da administração hora interrompida pela Justiça Federal. Na terça-feira, a narração de um famoso comunicador local - que indicava os presos nas imagens de sua TV que registraram o embarque dos indiciados na aeronave da PF - destacou com ênfase sua presença na cena.
O que confirma seu protagonismo nas questões que envolvem a operação Telhado de Vidro... É a figuraça da semana.
FOTO: O DIÁRIO.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Roberto Henriques

A expectativa dos cidadãos campistas agora é sobre o mandato provisório do Prefeito em exercício Roberto Henriques. Político experiente, habilidoso e honesto, Roberto foi fundador do PT em Campos e, por vários anos acompanhou o grupo político de Garotinho, com o qual rompeu em 1997, oportunidade da sua primeira passagem pelo PMDB. Posteriormente, presidindo o PDT em Campos, viabilizou as recentes vitórias de Arnaldo Vianna sobre o ex-governador ao abrir as portas do partido de Brizola ao Deputado federal. Foi indicado pelo próprio Arnaldo para ocupar a vice na chapa de Mocaiber na eleição de 2006. Contudo, com o retorno do mesmo ao comando do PDT - por ação do Ministro do Trabalho Carlos Lupi - e em função de sua ruptura com Mocaiber, a quem passou a fazer oposição aberta, retornou ao PMDB.
O momento é crítico e não é propício a açodamentos. Creio na habilidade e sensibilidade de RH para conduzir o seu governo de forma prudente, colaborando com a Justiça e implantando princípios de austeridade na Prefeitura. Seus primeiros pronunciamentos apontam nesse sentido. Se assim for, pode inaugurar uma nova fase na política local, como tentou fazer Carlos Alberto Campista. Os mais alarmistas já começam a associar o governo provisório ao Cacique local do PMDB. As primeiras declarações de Roberto Henriques sinalizam no sentido do pluralismo. Vamos aguardar as ações e movimentações políticas do novo Prefeito para emitir maiores opiniões. Por hora, desejamos boa sorte em sua gestão.

FOTO: César Ferreira - Blog Urgente

PT balança...

Reunida ontem a noite na sede do partido, a Executiva Municipal do PT resolveu entregar os cargos que filiados ao partido ocupam no estafe da Prefeitura ao Prefeito Roberto Henriques. Os petistas que participavam do governo Mocaiber, contudo, se colocaram à disposição para colaborar com o governo provisório em consideração ao interesse público. Além disso, o partido solicitou formalmente uma reunião com RH para discutir a relação do partido com o governo provisório.

A Casa caiu... ontem

Se você está em Campos - ou mesmo no Brasil, já que o assunto foi pra pauta da grande mídia - certamente já está ciente da operação da Polícia Federal, denominada Telhado de Vidro, desenvolvida na cidade desde a manhã de ontem (na foto acima, embarque de assessores, Secretários Municipais e empresários presos por envolvimento em irregularidades na Prefeitura de Campos em avião da Polícia Federal). A dificuldade em se encontrar a edição de hoje d'O DIÁRIO em jornaleiros do IPS, Centro e Pelinca por volta das 08:00 indica que a opinião pública está atenta e informada.
Além do blogueiro estar convalescendo de uma virose que atacou seu estômago, garganta e vias aéreas, o Comentários, por pelo menos mais uma semana ainda se ressentirá de uma estrutura operacional mais ágil. Isso é lamentável em certas circunstâncias. Com recomendação médica para repousar, e sem uma máquina para blogar o que se passava por minha cabeça enquanto ouvia no rádio a cobertura da posse do novo Prefeito, tive certeza que atualmente este blog tem um carater de opinião. Não estamos estruturados para uma dinâmica mais informativa.
Então, que assim seja! Aos que se dignam a acessar este espaço, lá vai o que pensa o blogueiro sobre o assunto:
Não cabe aqui uma análise revanchista, na linha do "eu avisei!" Mas é inegável que, frente a ênfase no discurso do Conselheiro Graciosa do TCE, ao denunciar irregularidades nas obras emergenciais de janeiro de 2007, e a outras denúncias levantadas pelo MP, podemos dizer que tal operação demorou muito. Até porque estas denúncias oficiais tinham eco na padaria, no táxi e no Boulevard - neste último ponto a partir de buxixos de gente bem informada! A voz rouca - e indignada - das ruas já havia julgado o Prefeito Mocaiber, que, mesmo antes do afastamento, aparentemente já não gozava de aprovação popular.
Crônica de uma morte anunciada, o afastamento do Prefeito põe fim melancólico ao período iniciado com o afastamento de Carlos Alberto Campista da Prefeitura e chama os campistas do bem à reflexão. O momento é de serenidade, prudência e paciência. Sem açodamentos, devemos acompanhar o desenrolar dos fatos nos próximos dias e esperar por dias melhores... embora não haja concretamente elementos que apontem para alternativas seguras nesse sentido. Por enquanto.

Foto: Phillipe Moacyr - O DIÁRIO

domingo, 9 de março de 2008

André Diniz no páreo em Niterói!

Soube em Niterói que o Prefeito Godofredo Pinto, frente a posição da maioria do PT local, em defesa da candidatura própria, resolveu indicar o candidato de sua preferência.
Amanhã, ele reúne a imprensa na sede do Diretório local e apresenta o Vereador André Diniz (na foto com o Prefeito e a Primeira-dama, Dona Regina), atual titular da Secretaria de Cultura, como pré-candidato petista à sua sucessão!
O boa gente André é parceiro do blog e amigo de muitos campistas, que certamente vão garantir para ele muitos votos entre centenas de campistas que hoje vivem e exercem sua cidadania naquela cidade! O blog já manifesta seu apoio e entusiasmo com esta candidatura que representa jovialidade e novas idéias para a política fluminense.

P.S.: Com o anúncio de Godofredo, o blogueiro fica até... orgulhoso. É que a geração de historiadores formados pela UFF em meados da década de 90 - da qual fiz parte - parece ter rendido bons frutos. Dois dos meus colegas, o André e o Deputado Estadual Alessandro Molon, podem ser eleitos este ano Prefeitos das maiores cidades do RJ!

Sempre Flamengo...

Não falei aqui sobre o fiasco do Mengão na quinta, em Montevidéu, porque estava viajando e sem fácil acesso à internet.
Apesar de ser assunto já batido, registro aqui minha revolta com a partida, pra ser esquecida! Muito se falou sobre os obstáculos que o time enfrentaria na Libertadores. Mas isso não foi capaz de evitar os erros do time. É bom que se diga que o resultado pode ser considerado pior do que a derrota para o Defensor, que eliminou o rubro-negro da Libertadores 2007. Naquela ocasião, o time foi apático. Contra o Nacional o Flamengo fazia uma boa partida - e até já havia chegado duas vezes com chance de marcar, em chute de Juan e cabeçada de Souza - quando falhou no gol do time uruguaio. Depois perdeu para os próprios nervos e fez tudo que se havia alertado que não devia ser feito! A atitude de Toró só pode ser classificada como estupidez, o passe erredo de Ibson no lance do gol é falha imperdoável em jogador com seus recursos. No aperto, melhor fazer o simples. Até Bruno falhou, dando rebote nos pés do grosso centroavante uruguaio, e Léo Moura foi imprudente, sabendo que tinha amarelo e que era fundamental para o time - já com dez em campo. Com tantos jogadores fundamentais em dia desastrado, o resultado não podia ser outro.
Ainda assim, o blog insiste que com mais sete pontos o Fla chega à classificação. Vamos ter de fazer o dever de casa e arrancar um pontinho em Cuzco!

Agora há pouco, pelo Carioca, o misto-quente do Mengão venceu o Americano por 3X1. Se continuar assim, e não perder os clássicos para Vasco e Botafogo, o Fla pode conquistar a Taça Rio e se consagrar como campeão carioca sem a necessidade de finais, o que não ocorre há dez anos! Já o clube campista segue firme... rumo à segundona. Vai ter clássico na planície!

Délcio Carvalho.

Cheguei a Campos a tempo de ir ao show de Délcio Carvalho - grande sambista, compositor campista radicado no Rio - a convite do Chico de Aguiar. Ontem, após vários anos, ele comemorou o aniversário em Campos lançando aqui seu mais recente trabalho, a trilogia de CD's Inédito e eterno, pelo selo da rádio MEC, com patrocínio da PETROBRÁS.
Valeu a pena ir conferir esse bamba que fez uma apresentação emocionada e recebeu merecidos aplausos e homenagens pelo seu aniversário e pelo belo show. A calorosa platéia ocupou boa parte do Trianon e pode apreciar os excelentes sambas de nosso conterrâneo, que recebeu da Fundação Trianon o troféu Nicolau Louzada/ Ouro da Terra.
Destaque ainda para a luminosa participação da sambista Luiza Dionisio. O feeeling do bloguerio diz que vocês ainda vão ouvir falar mais desse nome!

Em Niterói!

O blog andou meio "fora do ar", pois este blogueiro esteve em Niterói, para tratar de alguns assuntos funcionais na sede da SEE, no centro do Rio e rever amigos.
Assim, flanando por estas cidades, colhi observações que exponho aqui, já que o registro de pequenos fatos cotidianos, por nosso olhar, também é um dos objetivos desse espaço virtual!

IDH e coveniência.
O meu amigo filósofo, Gustavo Lemos - ainda "exilado" desse blog - vive a me chamar a atenção quando conversamos sobre os contextos políticos de Campos e Niterói. Ele me alerta, com pertinência, que alguns efeitos nefastos da tradicional cultura política instituída pelas oligarquias em nossa sociedade não podem ser percebidos com a mesma intensidade na sua cidade natal, onde ele vêm semanalmente para lecionar em uma Universidade local, e na cidade onde reside há anos. Além do caráter cosmopolita e dos avanços democráticos nas gestões de Jorge Roberto Silveira e Godofredo Pinto, ele aponta o alto IDH da antiga capiltal fluminense - especialmente no que se refere ao nível cultural da população local - como fundamental fator de distinção entre as realidades, com reflexos positivos no critério eleitoral dos cidadãos, inclusive nas clases D e E.
Como seu hóspede, ao sair pela manhã de seu apartamento no bairro de Boa Viagem, que freqüento há mais de dez anos, pude constatar empiricamente a força crescente deste IDH. Como meu anfitrião já havia saído às 05:30 para dar aulas no Rio, desci às 07:30, sozinho, para um café na padaria mais próxima, há duas quadras, próxima à faculdade de arquitetura da UFF, cercada de condomínios de classe média alta. Ela estava no mesmo lugar, mas estava diferente, reformulada. Mais que uma padaria, é hoje uma loja de conveniências. Senti certa inveja, pois não dispomos de loja semelhante no IPS e adjacências - apesar do flagrante crescimento comercial em nosso bairro na mesma década. Pedi um pãozinho que me foi servido com fartura de presunto e queijo prato, opção correta ao invés de mussarela, já que pedi o sanduíche "frio". Nas melhores padarias de Campos, provavelmente teria de comer mussarela fria se não fizesse alguma observação. Como suspeitava que podia estar com algum problema de estômago, em função de um desconforto na véspera, pedi um pingado, coisa que há tempos não bebia, estava ótimo! Enquanto saboreava meu desjejum observei a loja, bem adequada ao "IDH" da vizinhança. Nem na área da Pelinca temos algo igual. Atende a qualquer "emergência" cotidiana de classe média: boas opções de vinhos, inclusive importados, uísque honesto e até água de coco para a ressaca; energético, para suportar necessidades eventuais; frios, com ampla variedade - e preços elevados mesmo para os padrões locais; sucos, biscoitos e pães doces convidativos; artigos de mercearia. Ah, ao pagar a conta percebi ainda que todas as diversas opções de consumo ali disponíveis podem ser pagas com cartão!

Na barca!
Após o exercício descrito acima, me dirigi para o centro do Rio, onde tinha assuntos funcionais a tratar na SEE. Melhor opção: a velha Barca Rio X Niterói que tanto utilizei quando estudava na UFF e fazia iniciação científica no CPDOC da FGV. Recentemente, nas vezes em que eventualmente precisei me deslocar entre estas cidades, me utilizei dos catamarãs - mais rápidos. Assim, também me surpreendeu a "nova" barca que me transportou. Confortável e mais rápida - a viagem agora é feita em 13 minutos - tem até um café a bordo, onde teria garantido um bom desjejum, se já não tivesse passado pela experiência acima descrita.
Mas algo continua familiar: a presença marcante de mulheres bonitas na embarcação. De todos os tipos: jovens, de meia idade, e maduras; loiras (naturais e tingidas), morenas, muito brancas e negras; altas, magras, baixas e em "padrão renascentista". Um alumbramento! Todas tão próximas... e tão distantes. Ao contrário do blogueiro flaneur, para elas a viagem é mecânica, cotidiana. Algumas falam ao celular; outras leêm jornais, livros ou outras publicações; outras conversam com companhias diárias de viagem e há ainda as que escondem o sono matinal sob belos óculos escuros. Todas apressadas para a rotina ou compromissos importantes. A curta viagem não propicia mais do que rápidos olhares. Nenhum espaço para abordagem. Ah, como poderia ser bom se a barca fosse para Paquetá, e nenhum compromisso nos esperasse no destino...