quinta-feira, 13 de março de 2008

Figuraça da Semana.

Nos últimos meses, o cidadão aí ao lado foi acusado pela maledicência(?) local de ter superado o Senador Edson Lobão Filho (MA) - envolvido em polêmicas sobre suas relações com empreiteiros e fornecedores de seu Estado durante o governo de seu pai, quando da sua recente posse no Congresso Nacional - na sua suposta "habilidade" em negociar obras e serviços públicos. Histórias ou lendas, as narrativas sobre sua influência e força na administração pública foram fartas na planície nos últimos meses. Dizia-se que ele era o Lua Preta de plantão, ainda mais poderoso e influente que um doce assessor do antecessor de Mocaiber. E que, ao contrário daquele, não seria nada discreto, exibindo e exercendo com desembaraço seu poder. Sobre ele ouvia-se casos inacreditáveis de áulicos e de políticos de oposição, de bem informados jornalistas, empresários e de tipos populares. Virou eminência parda. Ao invés de se lançar pré-candidato a verador, atribuiu tal tarefa a seu filho. Rapidamente, o jovem era apontado a priori como um dos novos edis da cidade a partir de 2009. Tal a força de seu pai e a estrutura que apoiadores ávidos por adular o poder colocariam á sua disposição.
Os boatos sobre seus superpoderes eram tão frequentes que o Prefeito Mocaiber declarou a um programa de rádio local em 19/02 que ele: "(...) Nunca teve poder exagerado, nunca exacerbou em nada, nunca teve poder de vigiar ninguém, nem teve poder de autorizar obras, autorização para pegar dinheiro com quem quer que seja..." (grifo nosso), e ainda, "(...)vai continuar do meu lado me assessorando pessoalmente, eu preciso da experiência dele, eu confio nele realmente e não teve nada e por mais especulações que façam, uma coisa você ode ter certeza, briga entre eu [e ele] não vão conseguir." Declaração registrada na mesma data pelo blog do Roberto Moraes.
Agora, está na mão da Justiça averiguar se as fabulosas histórias deste dedicado colaborador de fato justificam tanto clamor e indignação da opinião pública, ou se se tratava apenas de maldosa leviandade. Se ele traiu tamanha confiança do Prefeito afastado ou se tal confiança se configurará em provas contra o alcaide.
O que não resta dúvida é que ele hoje é um símbolo da administração hora interrompida pela Justiça Federal. Na terça-feira, a narração de um famoso comunicador local - que indicava os presos nas imagens de sua TV que registraram o embarque dos indiciados na aeronave da PF - destacou com ênfase sua presença na cena.
O que confirma seu protagonismo nas questões que envolvem a operação Telhado de Vidro... É a figuraça da semana.
FOTO: O DIÁRIO.

Nenhum comentário: