sexta-feira, 14 de março de 2008

Bombou!

Longe de ter a estrutura e a disciplina do blog do Mestre Roberto Moraes - que merece justo registro do Monitor Campista e do Urgente (veja aqui) hoje, sobre sua cobertura do cenário político de Campos ao longo dessa histórica semana, e tem tido por dia mais acessos que o nosso modesto espaço recebe por mês - o Comentários, mesmo ainda com limitações operacionais, bombou nos últimos dias. Apesar de termos demorado a emitir opinião sobre a "tempestade" que se abateu sobre o governo do PSB e de seus aliados - não apenas pelos limites citados mas porque convalescia de forte virose - o contador indica uma média de acesso três vezes superior a dos dias normais nas últimas quarenta e oito horas.
Junto com os acessos vieram os comentários. Polêmicas se estabeleceram em alguns posts. Isto gratifica esse blogueiro, que agradece a atenção dispensada e espera continuar a contribuir desse espaço para a qualificação do debate e da prática política em Campos.
No bojo dos comentários, vieram as críticas e cobranças, que também se manifestaram em outros blogs, em especial n'A TroLha.
As "acusações":
1) O blogueiro estaria apoiando o governo provisório de Roberto Henriques;
2) Tal atitude se justificaria por interesses em cargos ou interesses eleitorais, relacionados a uma possível candidatura minha à Câmara Municipal;
3) Assim, o Comentários estaria "vendido" ou "alugado" ao prefeito em exercício;
Outras, mais leves:
4) Estaria eu adotando uma "passionalidade melosa" com relação a Roberto Henriques, no post assim denominado, enfim, além de apoiá-lo estaria incorrendo em "rasgação de seda" com relação ao mesmo, ávido por "cair de pára-quedas em um governo de tão pouco tempo" (será?).

Não nego que mantenho há mais de dez anos relações muito cordiais com Roberto Henriques, contudo, não somos íntimos. Me lembro mesmo, que na última vez em que conversamos sobre a política local, em encontro rápido e casual na Av. Alberto Torres, ainda em 2007, cobrei dele seu retorno ao PMDB. Ele devolveu justificando a necessidade de se filiar a algum partido político, e alegando isolamento na sua oposição à Mocaiber. Apesar de informado sobre minha posição dissidente, cobrou também a adesão do PT a tal governo, agora envolto nas acusações apresentadas pelo MP Federal. Esta semana, não estive com o Prefeito em exercício, nem por ele fui procurado, me limitando a emitir em meu blog opinião que não configura adesão, tampouco pedido de cargos ou favores eleitorais.
A minha mencionado pré-candidatura à vereança, existe apenas como uma hipótese colocada pelo PT, a convocação de RH para assumir sua função prevista na Lei Orgânica do Município NÃO MUDA EM NADA ESTA SITUAÇÃO! Se tal possibilidade se apresentar até o período legal de inscrição de candidaturas, será por outras razões, e não será uma decisão apenas indivudual.
Repilo ainda as insinuações - e afirmações - de que o Comentários está a serviço ou sendo oferecido a qualquer interesse político com o qual eu não esteja publicamente envolvido! Afirmo que, sendo um espaço de opinião - direito do qual não abro mão - ele se pauta apenas por minha consciência e responsabilidade.
Não tenho elementos para prever quanto tempo RH vai permanecer no governo. Mas acredito que ele pode, enquanto estiver lá, proceder um choque de gestão no sentido de se estabelecer a austeridade administrativa na Prefeitura. O caráter provisório do governo requer cautela não só dos analistas e da opinião pública, mas também do próprio Prefeito em exercício. Suas primeiras ações e gestos foram positivas. Sinalizando no sentido da prudência e da pluralidade. A indicação de nomes como Licício Corrêa da Silva, Benilson Amaro Barcelos Paravidino e Luiz Costa, respectivamente para as secretarias de Administração, Fazenda e Obras - todas no olho do furacão Telhado de Vidro - indicam a preferência por nomes técnicos, funcionários de carreira, há anos ligados a tais pastas. Parece algo sensato e prudente, enquanto muitos veêm o "assalto da máquina pelas hordas garotistas". Buscar coalizão política e não promover "caça ás bruxas" e afastamento sumário de filiados a partidos A, B ou C, também me parece ato de sensatez. Da mesma forma o apelo a quadros técnicos e políticos capazes de mudar o modelo político administrativo do município me parece razoável.
Agora, quanto tempo seu governo provisório vai durar? Se ele vai acertar com tais ações? Se vai "estreitar" o governo loteando as Secretarias com quadros do PMDB? Ou se vai portar-se como ventríloquo de Garotinho, só o tempo dirá!

13 comentários:

Anônimo disse...

cara!!! aconselho a tchurma do PT a tomar um bom banho de sal grosso, desinfetar a Sede do partido com água de rosas e finalmente participar de uma novena. Vejam só, o Feijó, indicavam as apeaquisas, era o mais votado no primeiro turno e ganhava de todos no segundo aí.... aderiram a sua campanha Big Bob Moraes, Odisséia (que não é a do Homero), Mestre Fábio e outros. Resultado???? O pobre "homi num foi nem pru sigundo truno misifio". Veio a eleição do Campista e o "véio brabudo Luciano", assume as finanças do município. resultado????? O cara, Campista, é cassado com menos de 180 dias no governo. Nova eleição e "pareci" que a tchurma acordou apoiando "unidos" "O DOTÔ". Resultado???? "O homi teve menu voto que na primeira eleição". Com a vitória de Alexandre, O Macabro, tudo ia bem, para ele O Macabro,até que ele resolve convidar a tchurma para fazer parte do Governo. Resultado????? Ação da P.F., secretários, amigos e auxiliares do Macabro no xilindró.È ou não è uma tchurma de azarados??????

Roberto Moraes disse...

Fala Fabinho,

Vamos em frente, o debate é saudável desejável até para servir de divã para aqueles que gostam de democracia apenas para impor a sua anônima opinião. Viva a democracia! Até para isso, o espaço do blog é bom, porque você pode ler as falas sem precisar ouvi-las repetidas indefinidamente.

A única coisa que não seria saudável neste espaço dos blogs é alguém achar que o debate e a troca de opiniões é para você impor a sua sem se dispor a ouvir as outras. O perigo é o de ficar falando sozinho e para isso, mais uma vez: viva a democracia!

Abs,

Bruno Lindolfo disse...

Prof. Fábio, apenas para melhor interpretação dos fatos, pois truculência não é minha área: quando falo em “cair de pára-quedas” é no bom sentido, mas não falei em “avidez”, nem nesse sentido, foi por sua conta.

Abraço.

xacal disse...

Fabinho...
Os amigos são para isso mesmo...viu..?
Toda a vêemencia que você nunca teve, os "cojones" para defender nada, toda sua pasmaceira contemporizadora ruiu às provocações do xacal...que bom, esse é o candidato a vereador que eu gostaria de votar, não no leva e traz que você se transformou...
Não tema, ainda é tempo...
Quanto aos comentários dos outros...humpf...nem vale a pena discutir...por eles não nutro o carinho que tenho por você...então...f....am-se...

PS: Sou truculento porque posso e quero, agora vocês, tem que comer muito feijão...

xacal disse...

Em tempo: democracia só é válida para quem acredita nela, ou vamos garantir o Partido Integralista como alternativa de opinião...?
Vocês mancham a democracia, porque, embora muito polidos, desintegram seu sentido com ações manipuladoras, travestidas de assepsia técnica,, e bem intencionda...

xacal disse...

Como disse o Jack Nicholson:
Vocês gozam da liberdade mas não tem a menor idéia do que é preciso fazer para mantê-la...
VOCÊS NÃO GOSTARIAM DE OUVIR A VERDADE...
Nem no divã, nem no pau-de-arara...
heh..heh.heh.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Pergunta que não cala, mas ofende a menina:

Se o Xacal colocasse a carinha na reta se vangloriaria tanto dessa virulência irresponsável, babaca e infantil?

Cojones who?

xacal disse...

Digo e repito...
Só não conhece o Xacal quem esteve em coma nos últimos anos...
Agora, o conselho seria ótimo senão viesse de um "anônimo"...
Xacal é onipresente, onisciente e onipotente, mas é melhor que deus, pois existe...

xacal disse...

Se é virulência, babaca, irresponsável e infantil por que perder tempo com ela...?
Afinal o melhor remédio para lidar com loucos como o "xacal" é a indiferença, não...?
Querido anônimo dá para ridicularizar e tripudiar com o xacal, mas não dá para se esconder da sua consciêcia (pesada!!!)
Xacal vai quebrar seu galho, e permanecer com a "virulência" infantil, para criar um contraponto para sua hipocrisia "adulta"...

Anônimo disse...

O Xacal é dono da verdade.

Pessoalmente Doug é uma mocinha. Na net ele é matador, necrófilo, ameaça de morte e usa o aparelho Estatal em benefício próprio, deveriam fazer perícia psicológica nesses débeis mentais todo mês.

Xacal só mostra humildade ao se dizer ateu, na verdade ele é teísta: Deus é Ele.

Esse afetado (alô Civil) já mostrou que a intenção dele é atirar para todos os lados e não construir coisa alguma.

Qual sua obra Xacal? A única obra do Xacal que conhecemos é aquela do Forsyth.

Coloque seu nome aí Xacal, onde você trabalha e o que você é realmente, porque O Trator é mais conhecido que O Xacal. Aliás, essa dupla anda saudosista da boquinha do popozão, será por isso a ira do Xacal?

Agora um minuto de silêncio por Deneval Siqueira, que acaba de dispor toda sua intelligentsia na defesa do ex-governo no blog do ex Comentador Oficial do ex-prefeito, hoje Comenta Dor de cotovelo oficioso, Roberto BarBOZO, o gozado.

Em defesa do ex-prefeito, Deneval caracteriza a ação da PF como coisa manietada do Garotinho, responsável por: “por em risco a democracia lúcida e pacífica”. Pelo teor da dissertação de Deneval, parece que o risco em questão é o risco de perder algum volume no bolso.

E no final, assim assina Deneval: DENEVAL S. de A.FILHO PÓS-DOUTOR EM LETRAS E ARTES ARIZONA STATE UNIVERSITY

É ou não é um must?

xacal disse...

Caro anônimo....
Quanta honra...
Necrófilo, teísta, matador e um pouco mais, acredite...
Psicopata, niilista, amoral, ilegal ...e engorda....
Não sou dono da verdade, porque ela não existe... só há idiotas como você, que perdem tempo com idotoas como eu...
Com uma diferença..minha capacidade de causar estragos é bem maior que a sua...e, ironia das ironias..com seu tributo e delegação do Estado...Mas com certeze você chamaria um louco como eu para "descobrir" quem violou seu lar, e as coisas que você mais preza...esse é o jogo..uma pena que seu cacife é fraco...
Agora, vá dar um passeio pelas ruas, quem sabe a gente se encontra..e você pode testar se o Xacal é isso mesmo, ou só um blefe..vai arriscar...?
Eu não tenho muito a perder e você...?

Anônimo disse...

“Não existe verdade”

Essa afirmação constituiria o que?
Complexo, não?
Xacal, o sofista.

Eu arrisco Xacal, por onde o Xacal costuma andar quando à paisana?
Qual o tipo físico atual do Xacal?
Mas cuidado Xacal, posso chegar por trás... (risada maléfica)