quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Mais Boladas.

O Carioca fecha hoje sua segunda rodada, e já produziu algumas boladas:

O desconhecido Mario Neto (?), técnico do Duque de Caxias quase confirmou suas bravatas ontem, mas esbarrou na recuperação do Fluminense, que investiu muito mas ainda se ressente de melhor entrosamento. O treinador e o cascalho Viola, falaram muito depois da goleada sobre o simpático Mequinha, na sua estréia na primeira divisão. Apesar do elástico placar (5X2), o tal do Mário Neto disse que teve volume para ganhar de mais. Já Viola, parece interessado em virar comediente ao encerrar - em breve - sua carreira. Declarou que o time da baixada vai disputar o título! Apesar do belo gol marcado ontem... Fala sério Viola!!!

Razão tem o técnico do Americano, Sérgio Alexandre. O regulamento que prevê que os times do interior só joguem com os grandes no Maracanã, no Engenhão ou em São Januário é um absurdo! Além de injusto com as equipes, priva o torcedor do interior de ver de perto seus times da capital. Eu, que há quatro anos não vejo o Mengão em Campos, adoraria ir à Cardoso hoje, ver o rubro-negro contra o clube da região!

Arerê!

O blog não registrou a estréia do Mengão no Carioca, domingo, quando, sem retomar as boas atuações do final de 2007, o rubro-negro venceu o Boavista por 2X0. Apesar da contusão de Renato Augusto, Marcinho entrou bem e teve participação decisiva no primeiro gol.
Hoje vamos pra cima do vizinho Cardoso Moreira, jogo que marca o retorno do meia Jônatas e promete um Mengão mais ofensivo, pois ele chega mais à frente e há a possibilidade de Obina sair jogando no lugar de um volante - formação utilizada no treino de terça-feira, com Marcinho na vaga do contundido camisa 10. Dá-lhe Mengo!!!

É hoje o dia...

Apesar dos comentários - sempre bem vindos - no post abaixo, o blogueiro, de férias, segue com assuntos descontraídos.
Se você está com água na boca com o show do Monobloco que abre o carnaval em Niterói, saiba que em Campos também tem folia antecipada hoje. A Banda Carmem Miranda, que já é uma tradição local, abre o Carnaval na Planície Goitacá logo mais, às 21:00, na Orla de Guarus. Boa pedida para depois do jogo do Mengão!!!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Racismo no BBB?

Volto a falar do BBB, apesar de não ter assistido a nenhum programa da oitava edição do reality show. Na verdade, embora nunca tenha me interessado pelo Programa, é impossível ficar imune à repercussão que ele provoca no senso comum.
Ouvi de um grande amigo - que também não se interessa muito pelo jogo - o comentário que reproduzo a seguir. Frente ao interesse manifestado por sua mulher ele disse:
"Esse programa é uma armação. Por exemplo, sempre tem um negão, para ser politicamente correto. Mas eles nunca levam o prêmio, tampouco ficam com ninguém. São discriminados. É racismo!"
De fato, desde o BBB 3 todas as edições contam com um participante afrodescendente homem. Todos bonitos e atléticos: Alan, Zulu, Iran, Airton, Paulo e o atual, Felipe. Os ditos cujos, apesar dos predicados mencionados e de serem alguns deles simpáticos, bem-humorados e carismáticos, não conseguiram atrair nenhuma musa pra baixo dos edredons. E nenhum afrodescendente - independente do gênero - conseguiu o prêmio, que na última edição ficou com um participante apelidado de Alemão! Mais, em sete edições apenas duas mulheres levaram o prêmio.
Parece que meu amigo tem razão: mesmo que não haja manipulação, há uma visão preconceituosa, no caso, do público votante.O blog lança a campanha em favor de um BBB negro(a)! Nesta edição só há o Felipe, que, segundo o sítio do Programa, é fiel à sua namorada e intenciona manter-se casto enquanto permanecer na casa. Resta a ele o prêmio de R$ 1 milhão! Será desta vez?

FOTO: Sítio BBB.

Já é Carnaval em Niterói!

Se você está acessando este blog papa-goiaba no Rio ou na terra de Araribóia, já tem um bom programa para amanhã! A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Niterói, comandada pelo André Diniz promove um Grito de Carnaval com o Monobloco, José Roberto Kelly e outras atrações. A partir das 17:00, no Teatro Popular Niemeyer. Imperdível!

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Belíssima!

Em recente conversa informal - focada em análise meramente estética, que fique bem claro - onde se previa uma nova leva de BBB's nas próximas edições de Playboy, o blogueiro foi questionado sobre as modelos dos ensaios da Revista em 2007.
Não vi todas as edições da revista ao longo do ano, mas entre as três BBB's que ilustraram capas da publicação, apenas a Fani me impressionou.
Contudo, na minha modesta opinião, o melhor ensaio do ano passado teve um B a menos. Foi o da Bela Bandeirinha Ana Paula de Oliveira.O blog torce para que ela recupere a forma física e atinja as metas dos testes de avaliação da rigorosa CBF, para que possa voltar a desfilar toda sua graça nos gramados do Brasil!

FOTO: Portal G1

Experiência do CEFET Campos na TV BRASIL

Hoje pela manhã sintonizei a TV BRASIL e tive a grata surpresa de acompanhar o 2º programa da série Educação Profissional em sintonia com a realidade local do Programa Um Salto para o futuro da TV Escola, exibida em junho de 2007 e reprisada esta semana.
O debate sobre Educação Profissional: espaços de possibilidades teve a participação do Sociólogo Nelson Crespo, professor do CEFET Campos com experiência na gestão da unidade e pesquisa sobre o tema.
Além da experiência acadêmica e administrativa do Nelson, que falou sobre a evolução do ensino profissionalizante e seu significado para os trabalhadores no mundo contemporâneo, o Programa também enfocou o tema na ótica de outros atores sociais de destaque na nossa região. Foram entrevistados representantes dos trabalhadores e do empresariado local. Pelo primeiro segmento, falou o companheiro Vitor Carvalho, do SINDIPETRO-NF, e pelo setor empresarial falou o representante regional da FIRJAN, Geraldo Coutinho.

Santander X Servidores públicos municipais de Campos

E por falar em Bancos que mantém servidores públicos cativos, o Dr. Cláudio Andrade alerta em seu blog que os funcionários da Prefeitura, recentemente "condenados" a enfrentar longas filas e abrir contas no banco Santander para garantir o pagamento de seus salários devem ficar atentos - veja aqui.
É que as contas que estão sendo abertas - o prazo para abertura das mesmas foi estendido - são contas correntes, sobre as quais incidem taxas bancárias. Os funcionários que são correntistas de outros bancos e desejarem converter a nova conta em Conta Salário - evitando o pagamento de diversas taxas - devem apresentar requerimento neste sentido tão logo recebam o primeiro pagamento pelo novo Banco.
O Departamento Jurídico do SEPE Campos esclarece que estará à disposição das profissionais da educação da rede municipal que eventualmente não tiverem tal requerimento prontamente atendido, para as ações judiciais cabíveis.

Acinte!

Na mesma edição de Piauí mencionada no post abaixo, há um outro reclame. Este, gigante, ocupa as duas primeiras páginas da Revista.
O anunciante, um banco que mantém pobres servidores públicos como eu reféns de seus "serviços", anuncia seus préstimos para clientes Vips, com mais de cinco estrelas!
O slogan do anúncio, dirigido á uma pequeníssima casta social é acintoso: Para onde você vai quando já chegou lá?
Eu, que acho que jamais vou "chegar lá", posso afirmar que se este fosse o caso não me preocuparia em ir a lugar algum que não fosse a agradáveis viagens. E que não seria uma sórdida casa bancária que me orientaria na administração do espólio!
O que me intriga é a publicação do acintoso - quase ofensivo - anúncio na Revista em questão. Será que eles acham que só os abastados são cultos?

Mulheres modernas!

Já declarei aqui que comprei a edição de Piauí deste mês, por especial interesse na matéria sobre política. É uma revista interessante, que eu não lia há meses - nós educadores não temos reconhecimento salarial que garanta a constante atualização necessária ao processo de qualificação permanente que nosso ofício exige!
Além da matéria que me levou a adquirir a revista - já comentada em outro post - há outros textos interessantes na edição, como um artigo do filósofo esloveno Slavoj Zizek sobre os desafios atuais colocados para a ação política da esquerda frente a aparente invulnerabilidade do capitalismo; uma deliciosa crônica do genial João Donato; a peculiar visão sobre o Piauí - o Estado - idealizada pelos responsáveis pelo enredo da Unido de Lucas, na interessante seção esquinas, entre outros.
Mas o que justifica este post é um curioso reclame publicado na Revista.
Pequenino, espremido em uma coluna de pequenos anúncios na página 33. Apesar de ser o menor das pocket mensagens chama a atenção por suas cores: rosa pink e verde. Adornado por um charmoso scarpin, o seguinte texto:
Chega de favores... você precisa, nós fazemos! Pequenos reparos, parte elétrica e hidráulica com profissionais técnicos uniformizados. Após uma visita de dagnóstico pelo supervisor técnico, fazemos um orçamento. Nota fiscal e garantia. Atendemos em toda a grande São Paulo. Abaixo, o telefone e sítio da empresa - veja aqui. O mais interessante está no título do pequeno box pink, o nome da empresa: Pra quê marido?
Me lembrei no ato da frase do genial Rubem Fonseca em livro sugerido recentemente aqui: "As mulheres querem companhia, segurança e provisão." Me lembrei também de certas cobranças que já sofri...
O anúncio, além de divertido é revelador: coloca sem rodeios para que servem os maridos de algumas Donas! E útil. Pode, paradoxalmente, salvar casamentos auxiliando mesmo maridos sem aptidão para tais funções domésticas. Ou simplesmente socorrer independentes e cultas leitoras de Piauí em apuros cotidianos - os empreendedores responsáveis pela empresa tem realmente visão de jogo, além de acharem um nicho de mercado que creio estar em expansão, anunciam em um veículo certamente lido por potenciais clientes.

Ilustração: Romero Britto.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Dia do Abandono 3

Fico por aqui, pois quero curtir mais um pouco meus pimpolhos e vou pra casa de ônibus!
Nós, que não somos motoristas ou simplismente optamos por não abarrotar ainda mais o abandonado trânsito de Campos com mais veículos particulares, somos vítimas diárias do péssimo transporte coletivo da cidade. Em setembro, divulguei aqui e aderi ao Dia mundial sem carro e, sem recorrer ao taxi, constatei que o caos é total nos fins-de-semana. Em certos bairros a coisa é especialmente dramática. Um condomínio enorme, como o Recanto das Palmeiras, com centenas de moradores, depende de lotadas! O "transporte alternativo" é um problema que resulta da irresponsabilidade do poder concedente e da falta de criatividade e qualidade por parte das empresas concessionárias das linhas regulares.
Assim, fecho a participação do Comentários nesta iniciativa reverberando o registro da Aucilene, que focou na precariedade deste sistema.
A foto abaixo, também do Gustavo Lopes, mostra que o abandono no Terminal Rodovíário Urbano não se restringe às questões diretamente ligadas ao transporte!

Dia do Abandono 2.

O post abaixo é um desabafo do blogueiro, que, com tristeza, diariamente vê o solar da janela de seu local de trabalho e tem uma frustração antiga sobre seu abandono.
Contudo, as imagens e textos em destaque hoje nos outros 17 blogs que aderiram à iniciativa revelam definitivamente que não apenas os pacientes oncológicos do Hospital Oncobeda, os 26 mil "beneficiados" que a Secretaria de Promoção Social reuniu na trágica distribuição do Vale-refeição, os "sem-água" do carvão e de outros bairros ou os servidores municipais, condenados à fila do Santander estão abandonados pelo poder público municipal. O Prefeito, pelo visto, abandonou toda a cidade!

ATUALIZAÇÃO EM 22/01 (12:45):
Em tempo, reproduzo aqui comentário ouvido pelo blogueiro no tete a tete:
"Fábio, certamente alguns poucos não foram abandonados pelo Prefeito. Sua bancada na Câmara, seu staff, correligionários, colaboradores e setores da mídia estão bem cuidados e aquinhoados pela viúva, muitos destes já vitaminados para as eleições de outubro!"

Dia do Abandono!

Ufa! Estive fora no fim-de-semana e até há pouco por conta de meus babies - está cada vez mais difícil manter este espaço sem acesso à um PC doméstico ou portátil. Mas finalmente estou frente ao computador e o relógio ainda marca 17:15, logo, o Comentários não vai furar a bela iniciativa da "Rede Virtual de Resistência"!
Como as restrições tecnológicas deste modesto blog vão além do PC, e se estendem ao equipamento fotográfico - embora a Angela tenha me oferecido a antiga dela, que será aceita de bom grado e pode minorar nossa penúria operacional - não terei aqui o show de imagens que estão dando o pai da criança, Vitor Menezes, o Roberto Moraes, o Ricardo André e outros parceiros da Rede formada em torno da idéia - veja aí ao lado, nos links do Urgente, Eu penso que... e Roberto Moraes, neles há links para os dezoito participantes da feliz iniciativa!
Vou focar nossa modesta e simbólica participação num prédio abandonado que representa todo o descaso com a cultura e a história de Campos, e talvez, por já ter abrigado os poderes Legislativo e Executivo local, seu estado atual pode ser metafórico para ilustrar a deterioração da administração pública na cidade, em escala inversamente proporcional à escalada dos orçamentos.
Me refiro ao solar do Visconde de Araruama - sobre o qual temos feitos freqüentes comentários - há mais de quinze anos destinado a abrigar o Museu da Cidade e à espera de restauração. O solar também está retratado no Urgente e no Eu penso que... onde o Ricardo recuperou uma foto de 1997 (governo Garotinho), com a promessa - não cumprida - da esperada restauração estampada em uma placa da Prefeitura - veja aqui.Na foto acima, do amigo e colaborador Gustavo Lopes, o blogueiro e Bibica com o belo solar ao fundo, à espera de que finalmente, com a recente liberação de recursos do Ministério do Turismo ele possa ser restaurado e abrigar o Museu, garantindo às futuras gerações o acesso à nossa memória.