quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Racismo no BBB?

Volto a falar do BBB, apesar de não ter assistido a nenhum programa da oitava edição do reality show. Na verdade, embora nunca tenha me interessado pelo Programa, é impossível ficar imune à repercussão que ele provoca no senso comum.
Ouvi de um grande amigo - que também não se interessa muito pelo jogo - o comentário que reproduzo a seguir. Frente ao interesse manifestado por sua mulher ele disse:
"Esse programa é uma armação. Por exemplo, sempre tem um negão, para ser politicamente correto. Mas eles nunca levam o prêmio, tampouco ficam com ninguém. São discriminados. É racismo!"
De fato, desde o BBB 3 todas as edições contam com um participante afrodescendente homem. Todos bonitos e atléticos: Alan, Zulu, Iran, Airton, Paulo e o atual, Felipe. Os ditos cujos, apesar dos predicados mencionados e de serem alguns deles simpáticos, bem-humorados e carismáticos, não conseguiram atrair nenhuma musa pra baixo dos edredons. E nenhum afrodescendente - independente do gênero - conseguiu o prêmio, que na última edição ficou com um participante apelidado de Alemão! Mais, em sete edições apenas duas mulheres levaram o prêmio.
Parece que meu amigo tem razão: mesmo que não haja manipulação, há uma visão preconceituosa, no caso, do público votante.O blog lança a campanha em favor de um BBB negro(a)! Nesta edição só há o Felipe, que, segundo o sítio do Programa, é fiel à sua namorada e intenciona manter-se casto enquanto permanecer na casa. Resta a ele o prêmio de R$ 1 milhão! Será desta vez?

FOTO: Sítio BBB.

10 comentários:

Anônimo disse...

pô Fábio, esse blog tá ficando eclético demais... tem coisa que não merece comentário... Perguntaram pro Wilson Martins o que ele achava da Paulo Coelho e a resposta: "Não, não eu só discuto literatura"

Anônimo disse...

Bom lance Fábio!
os afrodescendentes são realmente muito bonitos( principalmente as afrodescendentes) você vai ter muito assunto para o seu blog.
Já pensou se alguma delas resolve aceitar convites de revistas masculinas para um nú artístico?Além de vc ter ótimas ilustrações, poderá comentar o fato em uma diversidade de aspectos(sócial,sexual,econômico e principalmente político). Vai "te catar"! Sua acessoria é realmente ótima ou péssima. Não obstante o tema ser relevante,assista menos TV,fique menos tempo na Internet e tente sobreviver as suas próprias custas.O senhor, certamente, verá que o mundo é permeado de temas que podem fazê-lo se sentir melhor discutindo-os.
Nunca um afrodescendente ganhou o BBB? O senhor está mal informado ou não sabe,como professor de História,a formação étnica de nosso país.
Estaria me sentindo ofendido se tivesse participado e levado a bolada.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caros comentaristas anônimos, uma das funções do blog é provocar polêmica. Fico feliz com a participação de vcs, ainda que crítica. Voltem sempre e, vamos ao diálogo:
1) Não tivemos a intenção de promover, muito menos elogiar o BBB - programa que, reitero, não assisto. Contudo, com todo respeito ao Wilson Martins é impossível ignorar a presença da "subliteratura" de Paulo Coelho - que também desconsidero - no mercado editorial, nas livrarias e no imaginário de milhões de leitores. Da mesma forma, mesmo não assistindo ao BBB e não gostando do Programa é impossível ignorar a sua existência, tal o envolvimento das pessoas com quem convivemos com o mesmo. A propósito, o nome do blog é Comentários do COTIDIANO!
2)Tanto a frase de meu amigo que motivou o post, quanto a nota em si são críticos à produção e ao público do programa;
3)Esse post não é de responsabilidade de minha "acessoria" (sic) - coisa que o blog não tem. O (a) comentarista deve ter se referido aos colaboradores, que no caso também nada têm a ver com a nota criticada, que é de responsabilidade exclusiva do blogueiro;
4) Não devo satisfações sobre questões particulares mas quero deixar claro que ninguém paga minhas contas, logo, vivo sim às minhas custas, conforme está declarado à Receita Federal;
5) Quando afirmei que nenhum afrodescendente ganhou o prêmio - o que sustento sem ofensa a quem quer que seja - não me referi a mestiços e sim a negros.

Anônimo disse...

Mon ami Fabiô,

É isso que dá discutir m...rda...
Só atrai cabeça de chuteira...Anônimo I tem razão, bem feito...
Afordescendentes é óóóótimo...que pudor de falar ´preto, hein?

Dorme com essa Fabiô...

Xacal.

Anônimo disse...

"Subliteratura" de Paulo Coelho????
quem sois vós para dizer isso????

Um mecretefe que vive sim as custas dos outros e das falas dos outros sem opnião própria.

Pelo menos o Paulo Coelho soube e sabe usar seus conhecimentos para trazer conforto e paz e não polêmicas e discordia. Tenho certeza que nunca leu um livro de tal escritor para julgá-lo assim, apenas deve ter lido ou ouvido algumas críticas de outros mecretefes como vc.Se reconheces que milhões de leitores o lêem, reconhece,como inteligente que é, que milhões são diferentes de vc e merecem respeito como tal.

O publico do programa como vc também o é , sem embromação, tb quer o que vc quer, ver a vida alheia e suas excentricidades cotidianas.

Se a muito queria ver negras nuas e negros vencedores(tb nus ), seja claro e não esconda-se em palavras que nem sabe o significado. Seja claro e ponha suas idéias e seus ideais no blog. Todos(as) gostariam de "ver" e ler.

"vai te catar" vai pra rua.

Anônimo disse...

Fabiô,

Parece que você conseguiu um fã...(ou uma fã)...
Do tipo intelectual (Páuno Coelho, literatura de 1ª)...
Eu não preciso comer cocô, para saber que não gosto...o cheiro já e repugnante...
Assim como médicos não precisam adoecer para curar doenças, e por aí vai...
Fábiô, tente explicar ao seu (sua ) fã as coisas de forma bem lenta (ta-ti-bi-tati)...A leitura de Páuno Coelho causa esses efeitos colaterais...

Abraço...

Clô Fernandez

Anônimo disse...

Aí tá vendo, fica lendo essa merda de Paulo Coelho e não aprende a escrever direito. O sua (seu)Burra(o). Não é "mecretefe" não. essa palavra não existe animal. O certo é mequetrefe. Mas se você não sabe escrever, será que sabe o significado? Vai continua assim, vai lendo Paulo Coelho. Jumento(a).

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Calma gente! O debate é saudável mas certos comentários se afastaram demais do assunto. Na verdade a "obra" do "Mago" nada tem a ver com o post. Apenas me referi a ela dialogando com o primeiro comentarista anônimo que me fez uma crítica normal - agora acho que ele e Xacal talvez tenham toda razão. Ainda assim, apesar de concordar com o Xacal, não critiquei os best sellers, até destaquei que apesar de sua "qualidade questionável" tal "literatura" não poderia ser ignorada por sua influência na sociedade. Vou evitar lançar mão do recurso da moderação mas espero que os comentaristas mantenham o foco nos assuntos destacados. O blogueiro não "faz", mas é de Paz!
Agradeço os comentários solidários e agora, citando Cartola, "(...) vou calar, pois não pretendo amor te magoar (...)"

Anônimo disse...

Fabiô,

Meu moderador moderado...
Toda essa celeuma, esse "afastamento" do assunto (BBB, arghhh) porque na verdade são temas que não merecem nossa atenção, a não ser por curiosidade mórbida...
Aqui a chapa é quente...01, pede para sair!

Scuderie Le Cocq

Anônimo disse...

Saudações...Eu estou escrita no BBB desse ano através do site do 8p!Sou uma das poucas negras escritas no site 8p,uma amiga e um amigo meu já fomos vitímas de Racismo, ele uma única vez e ela 4 vezes a ultima foi ainda mais agressiva.Fizeram a reclamação junto a produção,mas vejo que o ato de revolta contra esse crime,irá pesar sériamente na chance dessas pessoas fazerem parte desse programa!

www.8p.com.br/bbb/bigfernandes/perfil


Vejam a reação negativa a figura negra nesse site!!