segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Dia do Abandono!

Ufa! Estive fora no fim-de-semana e até há pouco por conta de meus babies - está cada vez mais difícil manter este espaço sem acesso à um PC doméstico ou portátil. Mas finalmente estou frente ao computador e o relógio ainda marca 17:15, logo, o Comentários não vai furar a bela iniciativa da "Rede Virtual de Resistência"!
Como as restrições tecnológicas deste modesto blog vão além do PC, e se estendem ao equipamento fotográfico - embora a Angela tenha me oferecido a antiga dela, que será aceita de bom grado e pode minorar nossa penúria operacional - não terei aqui o show de imagens que estão dando o pai da criança, Vitor Menezes, o Roberto Moraes, o Ricardo André e outros parceiros da Rede formada em torno da idéia - veja aí ao lado, nos links do Urgente, Eu penso que... e Roberto Moraes, neles há links para os dezoito participantes da feliz iniciativa!
Vou focar nossa modesta e simbólica participação num prédio abandonado que representa todo o descaso com a cultura e a história de Campos, e talvez, por já ter abrigado os poderes Legislativo e Executivo local, seu estado atual pode ser metafórico para ilustrar a deterioração da administração pública na cidade, em escala inversamente proporcional à escalada dos orçamentos.
Me refiro ao solar do Visconde de Araruama - sobre o qual temos feitos freqüentes comentários - há mais de quinze anos destinado a abrigar o Museu da Cidade e à espera de restauração. O solar também está retratado no Urgente e no Eu penso que... onde o Ricardo recuperou uma foto de 1997 (governo Garotinho), com a promessa - não cumprida - da esperada restauração estampada em uma placa da Prefeitura - veja aqui.Na foto acima, do amigo e colaborador Gustavo Lopes, o blogueiro e Bibica com o belo solar ao fundo, à espera de que finalmente, com a recente liberação de recursos do Ministério do Turismo ele possa ser restaurado e abrigar o Museu, garantindo às futuras gerações o acesso à nossa memória.

2 comentários:

Vitor Menezes disse...

Boa, seu Fábio. Abração!

Anônimo disse...

Fábio,
nos dois sentidos,
está, exatamente, nas suas mãos uma das opções para reverter o quadro de abandono em que nos encontramos.

Parabéns Vitor pela iniciativa. Foi bem elaborada e bastante divulgada por pessoas que tem interesses afins. Um dos objetivos, que ,sei ,que foi alcançado foi o de fazer muita gente parar e refletir sobre a questão... Pessoas simples e com pouco acesso a blogs ou mesmo a internet se perguntam diariamente, como meu filho de 7 anos: "mamãe, como pode existir uma rua a 15 minutos do centro da cidade,sem calçamento?" A pergunta ficou sem resposta, apenas aumentei o volume do som do carro onde apreciamos a "bela e excitante" créu...créu...créu...
Ele, sem entender nada, não percebeu que era a resposta e ainda bem que não tem malícia para a curiosa letra.

A propósito Fábio, sua filha é linda parece com a minha.

créu,créu,créu,créu, agora dando quatro.