segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Momento de serenidade!

Reproduzo aqui comentário feito por mim no post abaixo, a respeito do momento de indefinição política em Campos:

Não creio ser prudente qualquer manifestação mais açodada antes que o TSE, já com muito atraso, julgue o recurso do Deputado Arnaldo Vianna. Incluo aí as "comemorações" e carreatas que acontecem desde ontem na cidade.
Blogs de Campos repercutiram agora há pouco declarações do Presidente do TSE classificando o resultado do pleito de ontem em Campos como "provisório".
Entendo a manifestação de ODETE. Sem dúvida, se a situação - que permanece confusa - fosse clara com relação a condição eleitoral de Arnaldo, sua votação podia ter sido maior!
Ainda assim, acho que devemos ter paciência. O TSE causou toda a confusão ao não cumprir seu próprio calendário, que fixava em 26 de setembro a data limite para todas as pendências eleitorais. Com todo o respeito, o anúncio sobre a impugnação - definitiva - de Arnaldo não deveria ser feito por Feijó, num debate, nem na propaganda eleitoral de adversários, mas sim por um institucional da Justiça.
Aguardemos.

25 comentários:

Anônimo disse...

perfeito fábio siqueira, acompanhei a apuração ouvindo seus comentários na continental, parabéns pela cobertura!!!!!
a classe politíca de campos deveria respeitar os eleitores, na conta a candidato rosinha, mas fazer carreata e passeata , ela so é prefeita de campos depois de julgar o processo do PDT, não somos leigos, ate pq ela não foi eleita pela maioria, se vc soma os votos de aranldo, odete, feijó, brancos e nulos sem o vosto de arnaldo ela não teve maioria, grito , no monímo deve havar uma outra eleição o a professora odete no segundo turno, vc concorda???
abração...

Anônimo disse...

Porque não diplomar logo esta professora Odete como prefeita? Pra que 2º turno? Vocês são uns fanaticos. Ela teve uma votação ridicula e fica um bando de fanaticos achando que faltou pouco pra ela ganhar.

rufus disse...

A votação da Professora foi expressiva, dependendo do parâmetro, ou do ponto de vista, pode até ser considerada modesta, mas jamais ridícula...
Ridículo é alguém tentar ignorar que os cerca de 108 mil votos dados a Arnaldo - independente de ele merece-los ou não - NÃO FORAM NULOS. E mais, que significaram um NÃO a Rosinha e Garotinho.
Aí sim é parecer fanático!!!

Anônimo disse...

certo meu amigo rufus, concordo com vc, juntando os votos de arnaldo e odete, rosinha n teve maioria, querer ignorar isso é um absurdo, pois ninguem votou nulo nessa eleição, o prefeito de campos tem que ganhar pelo voto da maioia, são fanáticos mesmo....
as coisas podem mudar , depois vai chorar na cama que é lugar quente!!!!!
mta agua vai rola ainda nessa semana..
aguardem...

Anônimo disse...

A Rosinha foi proclamada prefeita pela juiza! As carreatas sao uma forma de nao deixar os militantes ''cairem'' em caso de um segundo turno!De qualquer forma, vale lembrar que Rosinha é vencedora do primeiro turno!

Unknown disse...

Como pode um candidato ser consifderado eleito, se perdeu para Nulo da Silva?

Manoel Caetano disse...

Na minha opinião, todos aqui estão sendo muito passionais e pouco racionais.

1. A candidata Rosinha obteve a maioria dos votos, portanto, indiscutivelmente venceu o primeiro turno.

2. É uma falácia o argumento de que o indeferimento de Arnaldo, antes do pleito, provocaria um aumento substancial na votação da professora Odete. Na verdade, caso Arnaldo fosse declarado inelegível também pelo TSE, ele seria substituido dentro da coligação e, provavelmente, transferiria a quase totalidade dos votos para o novo candidato do 12. Afinal, todos sabemos que estes 108 mil votos, em sua grande maioria, foram movidos por interesses inconfessáveis.

3. A legislação é clara, "candidato que concorre na situação de Arnaldo o faz por sua conta e risco e seus votos serão considerados nulos no caso de ideferimento".

4. Quem garante que boa parte dos cerca de 28 mil eleitores que votaram em Odete, num eventual segundo turno entre Rosinha e Arnaldo, não prefeririam a Rosinha ou mesmo anular o voto? Nesta hipótese, grandes são as chances dela vencer também no segundo turno, é claro. Nas contas do Roberto moraes bastariam algo perto de 10 mil votos para ela, convenhamos, nada muito difícil.

5. Se 108 mil eleitores não querem Rosinha, 118 mil querem e isso também precisa ser considerado.

Em suma, este anti-garotismo vazio não levará a nada, as regras são claras e esta grita não passa de lamúria de inconformados, principalmente porque perderão privilégios.

Tanto faz agora ou num eventual segundo turno, dificilmente Rosinha não será nossa prefeita a partir de 2009. Só no caso fantasioso da maioria dos votos de Odete serem dados pro Arnaldo, o que, convenhamos, dificilmente ocorrerá porque tais eleitores, na verdade, não desejam igualmente nem um nem outro.

Anônimo disse...

A PERGUNTA É:

QUEM É O GRANDE CULPADO DISSO TUDO?

QUEM ESCONDEU O QUE UMA PARTE DA SOCIEDADE JÁ SABIA?

QUEM FEZ DIVERSAS REUNIÕES EM SEU PARTIDO E TEVE A OPORTUNIDADE DE POR OUTRO EM SEU LUGAR?

QUEM DISSE O TEMPO TODO QUE ROSINHA ESTAVA MENTINDO NA TV?

POIS É O SEU ARNALDO PINÓQUIO VIANNA.

ELE É O GRANDE CULPADO E ELE DEVE SER PUNIDO, NÃO SÓ ELE MAS, O SEU PARTIDO, TODOS SABIAM E PORQUE NÃO O AFASTARAM?

AGORA ODETE QUER O 2º TURNO? POR QUE ELA NÃO DENUNCIOU ISSO NO 1º TURNO, TENDO ASSIM CHANCES DE DISPUTAR O 2º COM ROSINHA?

ME POUPE, ISSO É COVARDIA!

Bruno Lindolfo disse...

Morreu Odete, como diz o Xacal, depois de morta começa a decompor e feder: manifesta-se contrária à decisão que "anulou" os votos de Arnaldo sem cientificar os eleitores antes, o que poderia lhe transferir votos e levá-la ao segundo turno.

Morreu Odete se sente prejudicada.

Primeiro: é mentira que os eleitores não foram cientificados, todos sabiam da situação de Arnaldo, mas, ainda assim foram com sede ao pote de tentar manter suas boquinhas e benesses, confiando sempre na morosidade e permissibilidade dos juízes amigos. E confiando na palavra do quadrilheiro que prometia ser candidato, repetindo seu mantra preferido de que é Deputado Federal, portanto elegível.

Segundo: por que Morreu Odete não usou isso durante a campanha, não intensificou e foi incisiva no tema, por que não puxou os votos para si, por que não disse que a eleição de Arnaldo era uma fraude, como fez Paulo Feijó? Só um alienado não sabe que os votos de um candidato sem registro vão para o cômputo final como se "nulos" fossem. Morreu Odete não sabia disso em plena campanha e tendo feito todos os cursinhos do partido? Morreu Odete não tem quem a assessore? Ou Morreu Odete resolveu assumir de vez sua candidatura que, no deslinde da campanha, virou muleta alheia?

Primeiro o silêncio e a conivência, depois o grito da "injustiçada" que tinha todos os meios para ilidir a injustiça e trabalhar de modo diferente.

Não fez porque não quis.

Agora, Morreu Odete, feliz ou infelizmente, além de tu, Inês também é morta!

Não tem razão de ser a comemoração de Rosinha, mas, igualmente, não tem razão de ser a festa do Arnaldo. Odete, por sua vez, sem razão de ser, criminaliza apenas a primeira, deflagrando um apoio escancarado ao Arnaldo num segundo turno que ainda é dúvida. A candidata cujo mote de campanha, exaustivamente, foi a coerência, parece ter deixado essa de lado e vem cumprindo a risca a incoerência que marca a velha política que todos nós já conhecemos.

Não enganaram Morreu Odete, ela nos enganou.

Anônimo disse...

estao dizendo que 26mil de odete e 107 disseram nao a rosinha!
Interpretacao é uma coisa maravilhosa!
eu posso dizer que 107mil de arnaldo e 117 de rosinha disseram nao a Odete ou que 26 mil de odete e 117 mil de rosinha disseram nao a arnaldo. esta ultima seria a interpretacao mais correta, pois que se encontra no poder(situacao) é o grupo de Arnaldo!

Leonel disse...

Caesar, você tirou as palavras de minha boca, ou teclou um pouco antes de mim.
Eu ia justamente responder ao Rufus justamente isto, que 117.000 de Rosinha e 107.000 de Arnaldo, fora os brancos e nulos, disseram NÃO a Odete.
Quem foi mais rejeitada nesta eleição?

Anônimo disse...

Caesar e Leonel estão comendo votos da Rosinha. Ela teve exatos 118.245 votos.
OFICIALMENTE Arnaldo Viana teve 0 (zero) votos.

xacal disse...

O que eu digo é que os votos de arnaldo + rosinha + odete disseram não a Campos dos G., a moralidade e ao futuro...

Esse é o desfecho de 1988, do muda campos...um número cabalístico e redondo...20 anos de mandos e desmandos, de mistificação, manipulação e corrupção do sistema político...de divisões, rachas e recomposições do esquema...da tentativa de sempre se "renovar" para evitar mudanças...

antes folha de embrulhar peixe e garotinho andavam juntos, hoje separados, quem sabe se a quadrilha da lapa voltar ao poder...?

............................

Fábio,

Inglória a sua tarefa de defender o indefensável...sua candidata não demorou a dizer a que veio...ou melhor, por quanto($$$)veio...

Ainda está em tempo de você fazer sua autocrítica, meu caro...ou prefere emprestar sua credibilidade e honradez para ser achincalhada pela popstar da folha de embrulhar peixe...?

Anônimo disse...

Afinal, quem Mackhoul Odete Rocha???
Certamente foi o Prof. Fa(t)bio Siqueira.

Beijinhos de Amaro "O Bicho Cão"

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Não respondrei às provocações - mesmo às bem-vindas.

Dr. Bruno, mui respeitosamente, acho que estás um pouco açodado pelas cassandras da blogosfera.

Conheço pessoas do bem que votaram em Arnaldo, ainda que compartilhe de sua opinião que tal opção constitui grave equívoco político. Mas isso é do jogo democrático. Não tenho sua competência jurídica mas o que me parece realmente absurdo é o TSE permitir que um candidato concorra amparado por recurso, faça campanha eleitoral livremente, e depos considere seus votos nulos. Pior, que defina um calendário próprio para dirimir pendências e mais de 10 dias depois de expirado o prazo e 2 dias após o pleito, ainda não tenha apreciado os recursos!
Assim não considero os eleitores culpados pelo imbróglio, mas sim as instituições do Judiciário!

Este humilde alienado que vos escreve é um idiota, tal qual Eremildo, mas não considera adequado que esclarecimentos sobre a situação eleitoral de um candidato sejam feitos por seus adversários. O Dr. há de convir que isso permitiria muita manipulação. Há outros meios para tal. O Judiciário dispõe de recursos institucionais e de mídia para informar ao cidadão, mas parece querer mais confundi-los.

Voltando às cassandras da blogosfera, sinceramente, não vejo nas declarações da Professora Odete nem criminalização de Rosinha - vale lembrar que a candidata do PMDB não é culpada pela lambança do TSE, a quem sim caberia se criminalizar, se é que isso é possível - nem "apoio escancarado ao Arnaldo num segundo turno".

O fato é que mesmo eu, que reitero: não votarei em Arnaldo em nenhuma hipótese nesse pleito, concordo que não é possível, se for não é razoável, proclamar Prefeita quem venceu, legitimamente, o 1º turno, mas que teve contra si, ou a favor de outros candidatos, mais votos do que aferiu. Não vejo incoerência em afirmar que o resultado PROVISÓRIO é legítimo, mas não deve definir a parada em favor de Rosinha Garotinho. Não me parece democrático cassar dos cerca de 138 mil eleitores que NÃO votaram nela no dia 5 o direito de voltar às urnas.
Atenciosamente.

Igor disse...

Ainda bem que as coisas não são como te parecem, não é Fábio, mas sim como as são.

Odete está fazendo um papel ridículo. De qualquer maneira, nunca me convenceram de que ela apenas mais uma faceta desse projeto de mal-sucedido de terceira via que fingem tentar emplacar nessa cidade.

Bruno Lindolfo disse...

Se me permitem conspirar: inúmeros processos, muitos de importância menor, foram decididos em tempo hábil, não seria demais supor que a procrastinação da decisão do candidato campista se deu propositalmente, justamente para gerar o quadro atual de coisas. Até seu recurso foi interposto no tempo limite.

O TSE tem sua parcela de culpa.

Culpado é também o candidato que, avisado, permaneceu na disputa ludibriando seu eleitor.

Poderia o tribunal se manifestar sinalizando aos eleitores que candidatura A ou B estaria concorrendo sub judice, e que seus votos poderiam ser considerados nulos?

Em minha opinião sim, embora esbarre em alguns princípios, afinal, se a primazia é da inocência ao ponto do candidato ter direito a concorrer, ser votado, ainda que sem registro, tal informação constituiria uma macula em sua condição até então insuspeita.

Tal informação além de omitida pelo Tribunal, mas veiculada por candidatura rival, gerou direito de resposta, ainda que ressalvada a possibilidade de recurso na propaganda impugnada.

O que o candidato e a mídia que o apóia fazem é valerem-se da própria torpeza: aceitaram o ônus de concorrer sub judice, maquiaram e esconderam tal informação e agora culpam o processo ao qual se lançaram por conta em risco.


Concordo com a falta de respaldo político que teria uma candidatura vitoriosa por tão poucos votos em face da totalidade de eleitores votantes, mas alternativa a isso é a liberação pelo TSE da candidatura de nosso Deputado, o que seria uma aberração jurídica, afrontando outras decisões que o mesmo tribunal vem tomando em casos similares.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

E a hipótese de um novo pleito, com a anulação da votação de domingo, caso de fato o recurso de Arnaldo seja indeferido daqui há pouco?

xacal disse...

Fábio,

Como assim:
"Não me parece democrático cassar dos cerca de 138 mil eleitores que NÃO votaram nela no dia 5 o direito de voltar às urnas."

Olha meu caro, a democracia e o Estado democrático de direito não são feitos só de votos, mas também dos meios de controle que garantem legitimidade e cumprimento as regras impostas a todos...

Quando você, por motivos nobres, faz a defesa dos "votos" sufragados a arnaldo popozão melancia vianna, acaba por aderir, inconscientemente, a teoria do fato consumado, ou seja:

Concorramos a eleição mesmo sem amparo legal, (e mais importante:legitimidade) e despejemos sobre os magistrados e a sociedade, o peso de ter que cassar os votos conferidos...

Não...esse não é o Fábio que eu conheço e confio...


PS: já que andas tão próximo da morreu odete, pede a ela para ficar quietinha, sob pena de "torrar" em pouco tempo o cacife político que caiu em seu colo, de presente...

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caro Xacal,

E sobre a hipótese acima?
O que pensa?

Bruno Lindolfo disse...

Não acho que seja possível um novo pleito por esse motivo e, ainda que fosse, forças ocultas atuariam para sua não ocorrência.

É triste, mas é a realidade de Sucupira.

Anônimo disse...

Xacal!!

Vim aqui para digitar para o Fábio oq acho de Odete nisso tudo, já que votei nela e nao voto nunca mais, mas vc já escreveu tudo oq eu queria escrever....com louvores, parabéns

Igor disse...

Não existe a possibilidade jurídica de anulação da eleição no caso de Campos. Não há base legal para tanto.

Caso Arnaldo perca no TSE hoje, o que está ficando mais difícil a cada novidade sobre o caso, Rosinha será prefeita.

Anônimo disse...

"Concorramos a eleição mesmo sem amparo legal, (e mais importante:legitimidade) e despejemos sobre os magistrados e a sociedade, o peso de ter que cassar os votos conferidos..."

Se não houvesse amparo legal, o que a foto dele fazia naquelas maquininhas coletoras de voto?

Quem prepara aquelas maquininhas para eleição?

Esse Xacal é formado em Direito?
Qual a instituição que lhe conferiu este diploma? Possui algum amparo legal pra funcionar?

xacal disse...

Fábio,

o leigo xacal crê na possibilidade de anulação do pleito, justamente pela postura do tre e tse em não informar aos eleitores que os votos dos candidatos impugnados não seriam computados...

e mais, durante o pleito, o tre cassou a veiculação de peças publicitárias que aludiam ao fato, e ainda concedeu direito de resposta ao candidato impugnado...

ou seja, houve um desequilíbrio das condições de escolha do eleitor...

essa é a única linha de argumento que eu utilizaria, se fosse advogado (mas não sou)...

e ainda: penso que morreu odete levantou essa bola, instada pelo jurídico de arnaldo, como estratégia de emergência, caso o recurso seja negado...