quinta-feira, 1 de maio de 2008

Boladas

Feriadão do Trabalhador. O blog felicita toda a classe pela data, propícia à reflexão - num momento em que as desigualdades sociais estão reduzidas, mas ainda há muito a fazer - ao descanso... e a um papo sobre o esporte bretão, favorito de - quase - todas as categorias:

Show de bola
O Mengão quase se complicou, mas no final garantiu uma importante vitória que poderia ter sido bem mais tranquila dada a superioridade rubro-negra. O América do México tem hoje um time muito fraco e o Fla dominou amplamente a partida e poderia ter feito mais uns dois gols já que perdeu chances incríveis com Léo Moura, que após linda jogada acertou a trave, e com Obina, que interceptou uma bola invertida displicentemente na frente da grande área e, cara a cara com Ochoa, perdeu o gol. Marcinho voltou ajogar bem e marcou duas vezes. Léo Moura também reencontrou seu melhor futebol e foi fundamental para a vitória. Obina e Tardelli também entraram bem de novo. Dificilmente o Mengão perde essa vaga nas quartas de final da Libertadores!
Agora, na final de domingo há de se ter atenção nas bolas cruzadas na área. O Flamengo levou ontem dois gols bobos em jogadas dessa natureza e o Botafogo costuma ser eficiente nessas jogadas. Na semifinal da Taça Rio, foi aasim que a casa caiu.
Apesar do placar, a expresão de alívio do Joel no final da partida reflete a dificuldade que o time teve para definir a vitória na partida de ontem, apesar do amplo domínio. Espero que o título carioca possa coroar mais essa bem sucedida passagem do Natalino pela Gávea, ele merece.

Pequenos
Esse blog é ultra-democrata, mas no universo da bola não há espaço para esse melindre politicamente correto. Time pequeno é time pequeno e pronto! Assim, observamos sem a menor simpatia a evolução de "clubes de menor expressão" em importantes competições. Na Libertadores do ano passado a sensação foi o tal do Cúcuta - isso lá é nome de time de futebol? - que daqui há pouco enfrenta o Santos pelo mesmo torneio, em chave que indica o provável adversário do Mengão nas quartas-de-final. Na copa da UEFA, agora há pouco, um tal de Zenith, da Rússia, despachou o poderoso Bayern de Munique da competição, na semifinal. E o tal do Chelsea, vitaminado pelo dinheiro da máfia russa, finalmente chegou à final da Liga dos Campeões ao vencer ontem o Liverpool, frustrando este blogueiro, que ansiava pele reedição da final do munidial de 81 em Yokohama.

Eles fizeram falta!
A Copa de 82 é um trauma nacional. Aquela desclassificação até hoje está engasgada em nosa garganta. Esse blogueiro tinha apenas sete anos, mas tem gravada na memória a tristeza e o desconsolo vividos na casa de meu Padrinho Fernando nos momentos seguintes à inacreditável derrota em Sarriá. Sem dúvida foi minha maior frustração no futebol!
Semana pasada assisti uma entrevista sobre futebol com o roqueiro Nasa, o Wolverine do rock brazuca, feita pelo Mauro Beting. O entrevistado declarou sua admiração por dois personagens marcantes na campanha do escrete canarinho naquela Copa: o genial Telê Santana e o botinudo Serginho Chulapa. Com todo respeito à opinião de Nasa e de Mauro Beting, acho que a presença de Serginho naquele time foi um grande equívoco. Flamenguista apaixonado, logo insuspeito, creio que Roberto Dinamite poderia ter dado mais qualidade às finalizações na grande área.
Dois dias depois, no sábado, assisti em um programa esportivo da Band uma outra entrevista com o técnico Leão, por quem não tenho simpatia. Na entrevista ele foi respeitoso com a memória de Telê, mas não escondeu a mágoa por não ter disputado aquela Copa. A teimosia se contrapõe às inúmeras qualidades de Mestre Telê como um de seus poucos defeitos. Mas nesse caso, parece ter pesado no sentido do fracasso daquela geração de ouro. Serginho passou o mundial praticamente em branco, deixando a "artilharia" a cargo dos meias e do ponta Éder. E, dentre os que são velhos o suficiente para tal, quem não se lembra dos frangos de Valdir Peres? Acho que realmente Roberto e Leão fizeram falta!

ATUALIZAÇÃO em 02/05:
O atento Xacal me alertou nos comentários para a grafia correta do nome do ex-vocalista do Ira!, se escreve Nazi. Valeu! E o nome do timeco russo que eliminou o Bayern da Copa da UEFA também está errado, o correto é Zênit - agora sim! Ele aliás vai disputar o título com outro "pé-quebrado" o Glasgow Rangers, da Escócia.
Ah, pelo menos o Santos saiu na frente (2X0), sinalizando a eliminação do tal de Cúcuta, que agora tem de vencer por 3 gols de diferença na Colômbia. O Peixe pode ser um adversário mais qualificado, mas não gosto destes adversários retrancados que só jogam a base de contra-ataque, vide as sofridas partidas contra o Bolognesi. Quem quer ser campeão tem de vencer adversários de ponta!

2 comentários:

xacal disse...

o nome correto é: Nazi, grafado com "z"...único reparo de um ótimo texto....

FÁBIO SIQUEIRA disse...

OK Xacal!
Obrigado.
E a grafia correta do nome do timeco russo é Zênit!