terça-feira, 24 de novembro de 2009

42 votos que incomodam muita gente!

Só mesmo deconhecimento profundo das coisas do PT levaria alguém a confundir deliberadamente resultados de eleições internas com possiblidades eleitorais de militantes do partido no universo de simpatizantes e eleitores petistas e dos cidadãos campistas. É caso de ingenuidade ou de má-fé...
Se este blogueiro quisesse confundir alhos com bugalhos, poderia recuperar resultados eleitorais de campeões de votos em eleições internas, ou ainda relembrar votações expressivas obtidas junto ao eleitorado campista por membros de nossa chapa que obteve no PED de domingo 40 votos conquistados com muita honra e fruto de opinião militante. Mas não vamos cair nesse jogo num momento de reconhecer os méritos do companheiro Eduardo - a quem cumprimentei pessoalmente ainda na noite do dia 22 - e recompor a unidade partidária.
O resultado do PED não define nada quanto à convenção de 2012, até porque os processos de escolha das direções partidárias em PED's e de candidatos pelo partido a cargos eletivos em convenções e Encontros Municipais são distintos. Em que pese a companheira Odisséia ser hoje um nome natural para a sucessão de Rosinha, nada impede que este posto possa ser ocupado por outro(a) companheiro(a), até mesmo em função de possíveis e legítimos interesses políticos da Vereadora na conjuntura de então.
Um outro dado particular que não tem destaque na mídia impressa é que o equilíbrio de forças na composição do novo Diretório não se identifica a partir da escolha do presidente, mas sim da proporcionalidade das chapas. Eduardo teve o apoio das três chapas mais votadas na disputa para o DM, mas a chapa Um partido para todos e todas, organizada por ele e pela Vereadora foi apenas a terceira dentre elas, com 142 votos. As chapas mais votadas foram Movimento Opção popular, liderada por Helio Anomal - única a indicar dois membros para a nova Executiva - com 153 votos e Construindo uma alternativa, composta por quadros ligados ao falecido Vereador Renato Barbosa, com 146 votos. O futuro presidente vai precisar de exercitar a habilidade em busca do consenso desejado para unir um Diretório que terá ainda 12 representantes das três chapas menos votadas.
Que o caminho da unidade interna não seja atrapalhado por caprichos e interesses outros que não o bem público.

Nenhum comentário: