terça-feira, 25 de novembro de 2008

Joilza na SMEC?

Repercutiu pela primeira vez na imprensa nesta segunda-feira - em matéria d'O DIÁRIO sobre especulações para o primeiro escalão de Rosinha - um boato que ouço há semanas, desde que se definiu o resultado do segundo turno.
Várias colegas professoras inclusive questionam este blogueiro sobre a pertinência da hipótese segundo a qual para a Secretaria de Educação seria nomeada a Professora Joilza Rangel, minha colega e Diretora no Liceu de Humanidades de Campos, atualmente respondendo pela Coordenadoria Regional NF 1 da SEE, cargo que ocupa desde a posse de Rosinha no governo do Estado. Prudente, como tenho me mantido na expectativa do anúncio oficial do Secretariado e do governo da Prefeita eleita, sem açodamentos, não me atrevi a palpitar. Até mesmo por não dispor de qualquer informação privilegiada sobre as preferências de Rosinha para seu primeiro escalão.
Contudo, a especulação pública sobre a presença de Joilza no staff me faz publicizar uma dúvida que mantinha entre mim e meus botões, eventualmente extendida a círculo íntimo:
Considerando as relações instáveis entre Garotinho/Rosinha e Sérgio Cabral, será que o casal vai abrir mão de uma pessoa de sua confiança em cargo estratégico na estrutura administrativa do Estado na região, deixando campo livre para que lá seja alocado alguém indicado por outros aliados do eclético Governador por estas plagas?
Vale lembrar que no início do governo Cabral, parlamentares e outros aliados de Mocaiber tentaram emplacar na Coordenadoria local da SEE a suplente de Vereadora Amélia da Educação. Joilza conseguiu se manter até agora no cargo por seu prestígio junto ao grupo de Garotinho, que certamente disputou a manutenção da aliada no posto. Pois será que agora, quando ela está consolidada no cargo vão arriscar abrir a vaga para algum outro grupo político local?

5 comentários:

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Comentário anônimo originalmente manifestado no post "Seriedade":

"Caros, aproveito a OPORTUNIDADE, se vocês me permitirem, para lamentar a respeito de mais um desastre ecológico envolvendo o Rio Paraíba.

Eu me lembro que 1988(Muda Campos; Garotinho eleito prefeito)houve a proposta - plano de governo - de que a água seria captada de outro lugar(deixaria de ser do Paraíba).

Garotinho foi eleito; elegeu Sérgio Mendes; Garotinho volta a ser prefeito e deixa a prefeitura, Arnaldo assume e ganha a eleição, elege Carlos Alberto(cassado); Mocaiber assume; Rosinha ganha a eleição.
Bem, contando assim foi rápido, porém isso foi em 1988(há 20 anos)e até hoje estamos esperando a ruptura com o Rio Paraíba.

Passaram-se vários problemas(está chegando outro)e continuamos com o Paraíba.

Certamente, é um desejo de grande parte da população ter acesso a uma água de melhor qualidade.

Considero importante esse espaço para externar a minha preocupação.

Desejo que outras pessoas reflitam sobre isso e peço que pessoas do nível de Luciano D'Ângelo e Sofiatti busquem uma mobilização popular para a solução desse grave problema.

Citei Luciano e Sofiatti porque os dois têm reserva moral para levantar qualquer bandeira.
Obrigado pela atenção!



Leia a Matéria(JB)
Vazamento de pesticida mata peixes no Rio

RIO DE JANEIRO(RJ)- A Fundação de Engenharia do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Feema) detectou um vazamento de 1,5 mil litros do pesticida Endosulfan, ocorrido na madrugada de ontem no rio Pirapetinga, afluente do Rio Paraíba do Sul, em Resende (RJ). O fato foi descoberto a partir de investigação da Feema, alertada por uma mortandade de peixes no rio Pirapetinga que acabou chegando ao Paraíba do Sul.

Apurações preliminares feitas pelos técnicos dão conta de que o vazamento ocorreu às 3h, proveniente de falha no descarregamento de um dos caminhões da Servatis - indústria de produtos químicos, em Resende -, que fazia o transportes do Endosulfan. A indústria foi autuada e o valor da multa será definido pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca).

Por causa do acidente foi suspensa a captação de água do Paraíba do Sul das cidades à jusante do local do acidente. Barra Mansa - mais próxima da origem do vazamento - suspendeu a captação durante a passagem da pluma de contaminação, mas já retomou a normalidade.

A região metropolitana do Rio de Janeiro não será afetada pelo vazamento, uma vez que a Secretaria estadual do Ambiente solicitou à Agência Nacional de Águas (ANA), a interrupção momentânea do bombeamento da Light, em Santa Cecília.

Esta estação elevatória é a responsável pela transposição de parte da vazão de água do Paraíba do Sul para o rio Guandu, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.

A Feema e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) estão fazendo o monitoramento das águas da região para análise e acompanhamento da situação. (JB Online)"

Gustavo Landim Soffiati disse...

A questão é que a maioria dos grupos políticos locais, exceto uns poucos que marcharão com Arnaldo, na oposição que o deputado federal e ex-prefeito prometeu organizar, seguirão com Garotinho e Rosinha.
Vejo que o casal continua tendo influência em alguns setores do governo de Cabral, valendo-se, por exemplo, da boa relação mantida com o vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Anônimo disse...

Certamente que Rosinha é uma pessoa inteligente. Isto posto não vai deixar - a 18 meses de se começar a sucessão estadual e um trabalho para eleger deputados - a coordenadoria estadual de Educação para ações políticas de adversários. Portanto, a minha resposta é : acredito que não!

Anônimo disse...

Fábio a repercussão da eventual indicação da Professora Joilza para educação repercutiu o mal entre os professores em sua maioria, não unanimidade, pois ela é burra e não existe esta notícia, pois a educação que votou em Rosinha o fez por outro motivo. Só na SMEC que esta possibilidade foi muito festejada. Algumas pessoas, ligadas a educação, estão surpresas com este contentamento na SMEC. Será que a professora manteria pessoas nas gerências desta gestão??? Se esta interrogação for verdadeira, Joilza é ligada a Beth Landim e não é fiel aos seus companheiros políticos. Ela não será secretária de educação porque tem alguém fiel, honesta, ética e companheira do casal Garotinho e acima de tudo competente... Que entende de educação no âmbito administrativo e pedagógico. É uma estudiosa e pesquisadora de educação como também é de absoluta probidade para com o erário público.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

O blog coloca o espaço à disposição da professora Joilza Rangel para eventual manifestação que julgar pertinente a respeito do debate nos comentários acima.