quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O descaso com as creches!

Na terça-feira, conforme já comentamos aqui, nossa participação na esvaziada audiência pública que discutiu a proposta de Orçamento do Executivo Municipal para 2009 foi contundente no que se refere a necessidade de investimentos urgentes na educação infantil em creches. Esta intervenção se valeu da interlocução com militantes e especialistas em políticas de assistência social em Campos.
Pois bem, ontem, um dia depois da audiência, o jornal O Diário destacou em sua manchete principal que uma creche em Morro do Coco teve parte de seu teto desabado e teve de suspender seu funcionamento. A creche do Parque Aurora, que funcionava até semana passada em um prédio cedido por uma escola particular do bairro, também teve suas atividades suspensas esta semana. As mães trabalhadoras não sabem como fazer para conciliar suas atividades profissionais com os cuidados com os filhos, sem creche. Esta creche funcionava até junho em uma velha casa alugada no mesmo bairro, quando o telhado da casa também apresentou problemas inviabilizando definitivamente o funcionamento da unidade, já comprometido pela inadequação do prédio às atividades educativas ali desenvolvidas. Desde então funciona no espaço cedido, não sei exatamente em que termos, pela instituição privada de ensino - fontes do blog especulam que a cessão não acarretou ônus para a Prefeitura, mas não temos a informação oficial. Agora, desalojadas do abrigo temporário, as crianças estão novamente sem creche, enquanto o CIEP do bairro, municipalizado a pedido da Prefeitura há cerca de 19 meses, permanece fechado!
Dados de levantamento da realidade sócio-econômica do município feito pela UFF apontam que apenas 11% da demanda por educação infantil (creche) no município está atendida, precariamente.
O SEPE Campos está tentando sistematizar dados a respeito dessa situação, para enviar ao Vereador Geraldo Venâncio, que solicitou estas informações dizendo-se sensibilizado pela pressão popular por essa demanda sentida pelos políticos na recente campanha eleitoral para o parlamento local. O Vereador manifestou intenção de propor emenda para construção de creches em caráter emergencial no próximo ano.

Nenhum comentário: