quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Paulo Henrique Amorim: "RENAN: A MAIOR DERROTA DA IMPRENSA"

O blog acompanhou ontem a Sessão secreta do Senado que absolveu o Senador Renan Calheiros da acusação de quebra do decoro parlamentar sem emitir juízo de valor sobre a decisão.

Tenho costume de ter opinião e uma das razões de ser desse blog é justamente manifesta-las publicamente.

Nesse caso, contudo, houve um grave equívoco promovido pela oposição (PSDB e DEM) e pela imprensa em deslocar o debate do mérito da acusação - contra o Senador Renan - e apostar na condenação do governo e numa extrema politização do processo, perdendo o foco pontual na acusação. O réu inclusive, habilmente, soube tirar proveito da manobra de seus pretensos algozes.

Por isso, acho que se tornou impossível uma saída ideal para o impasse e concordo plenamente com a análise que Paulo Henrique Amorim manifesta sobre o papel da imprensa no episódio, hoje, em seu blog Conversa Afiada:

"Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil.

. A absolvição de Renan Calheiros é a maior derrota da imprensa brasileira depois da reeleição do Presidente Lula.

. A Veja, a Globo, o Estadão, a Folha e O Globo e seus inúmeros e inúteis colunistas jogaram todas as fichas na cassação.

. Como ensina o professor Wanderley Guilherme dos Santos, a imprensa brasileira se transformou num partido político.

. E jogou tudo contra um político da base de apoio ao Presidente Lula.
"

Para ler mais clique aqui.

Nenhum comentário: