quinta-feira, 24 de setembro de 2009

No mundo sombrio de Chomsky só a América Latina se salva

Na última entrevista concedida por Noam Chomsky (La Jornada/Carta Maior 23/09/09), grande pesquisador da linguagem humana e intelectual dissidente, encontramos o reiterado diagnóstico apocalíptico sobre a ordem mundial e a situação dos EUA (os compromissos de Obama com seus "donos" inviabilizam qualquer reforma do sistema). Contudo, somos surpreendidos pela seguinte declaração: "A América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo"! Confira abaixo alguns momentos do seu discurso:

"A América Latina é hoje o lugar mais estimulante do mundo. Pela primeira vez em 500 anos há movimentos rumo a uma verdadeira independência e separação do mundo imperial. Países que historicamente estiveram separados estão começando a se integrar. Esta integração é um pré-requisito para a independência. Historicamente, os EUA derrubaram um governo após outro; agora já não podem fazê-lo. (...)
Outra mudança, ainda que acidentada, é a superação da patologia na América Latina, provavelmente a região mais desigual do mundo. É uma região muito rica, sempre governada por uma pequena elite europeizada, que não assume nenhuma responsabilidade com o resto de seus respectivos países.
[Nos EUA sob governo Obama] O setor financeiro está o mesmo que antes; as seguradoras de saúde ganharam com a reforma de saúde, as empresas de energia ganharam com a reforma do setor, os sindicatos perderam com a reforma trabalhista e, certamente, a população dos EUA e do mundo perde porque a destruição da economia é grave por si mesma. Se o meio ambiente é destruído, os que mais sofrerão serão os pobres. Os ricos sobreviverão aos efeitos do aquecimento global.
Por isso a América Latina é um dos lugares no mundo hoje verdadeiramente interessantes. É um dos lugares onde há uma verdadeira resistência a tudo isso. Até onde chegará? Não se sabe. Não me surpreenderia com um giro à direita nas próximas eleições na América Latina. Mesmo assim, terá se conseguido um avanço que assenta as bases para algo mais. Não há muitos lugares no mundo dos quais se possa dizer o mesmo."

Nenhum comentário: