quinta-feira, 30 de agosto de 2007

ILHA DA FANTASIA!


A imagem acima é da capa de uma luxuosa revista em papel couche, encartada pela Prefeitura na edição dominical de um jornal local de grande circulação no início do mês.

Encontrei uma amiga, educadora, na noite de segunda-feira e, conversando sobre os problemas do cotiidano ela me perguntou se já havia visto essa publicação da SMEC.
Disse que sim, que havia guardado meu exemplar e intencionava fazer aqui algum registro sobre o conteúdo da publicação, que é impressionante para quem lê. Deve encantar quem não conhece a realidade da maioria das unidades e o projeto pedagógico da rede municipal. E faz rir - ou chorar - quem conhece de perto a realidade em questão!

Assim como a nova montagem de "O bem amado", a revistinha da SMEC também me levou a uma reminiscência da memória televisiva da minha infância:o seriado americano A ilha da fantasia, protagonizado pelo simpático Tatu, lembra?

Disse isso a minha amiga e ela concordou.

E vc, já viu a revista? O que achou?

2 comentários:

Anônimo disse...

Embora meu amigo Fábio esteja, no momento, com ponto de vista oposto e sem, também querer usar seu espaço para criticá-lo, não admito ler ser manifestar-me . A PMC embora tenha seus problemas e tenha revertido tal situação a suas Secretarias, gostaria de dizer que os profissionais formados ou não, concursados ou não, que atuam nas escolas, têm procurado desenvolver o trabalho que lhes é cabido e cobrado da melhor forma possível. A revista citada em questão por sua amiga, inclusive, mostra um dos projetos maravilhosos e que tem dado certo na EM Profª. Vilma Tâmega. Projeto este , que tem a colaboração incondicional das amigas Ana Cláudia e Marluce ( página 14) . Alunos da própria escola e a comunidade têm acesso livre . Amigo, a "Ilha da Fantasia" que permeou nossos sonhos infantis, jamais poderia ter sido citado com a conotação dada pelo senhor. Isto porque, a Ilha estava aquém de nossas pequena realidade e a Educação campista está em nossas mãos e pode dar certo sim, seja agora ou em um futuro próximo onde acredito eu, e nossa família e amigos, o senhor estará atuando efetivamente enquanto futuro vereador.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Meu amor,
Sei perfeitamente que a rede municipal de educação só se vale de seus valorosos profissionais para desenvolver uma série de ações maravilhosas.
O problema está no fato da falta de estrutura que o poder público - que faz propaganda enganosa -proporciona a estes profissionais!
A revista, ao mesmo tempo que retrata experiências bem sucedidas, dá a entender que a estrutura física de todos prédios rede é adequada, e que os profissionais tem todo o suporte para desenvolver seus projetos pedagógicos. Na verdade vc bem sabe que falta mesmo até papel.
O que dá certo é graças a competência da nossa categoria, profissionais CONCURSADOS que fariam muito mais se tivessem por exemplo a estrutura do CENSA! [Talvez, por estarem habituados àquele universo, os valorosos colegas do CENSA tivessem mais dificuldade de se adaptar à realidade da rede da SMEC.]
A relação com a "Ilha da Fantasia" foi só uma metáfora bem humorada - pelo menos foi essa a intenção - de comparar a estrutura descrita no impresso com a que conhecemos na vida real.
Por fim, agradeço seu entusiasmo, mas acho que não é conveniente confundir os visitantes do blog relacionando possibilidades futuras com a ação sindical que desenvolvo há quase dez anos. Sempre cuidei bem de separar o militante petista do sindicalista - assunto que pode ser melhor abordado oportunamente. É bom não misturar as coisas!
Beijo.