terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Porta-voz.

Ainda sobre o malfadado PED, declaração da socióloga Maria Vitória Benevides n'O GLOBO de hoje representa anseios dos petista de boa cepa com relação ao debate ético no interior do partido! Vale conferir a matéria, não disponível em versão online.

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Fábio,

Petista de boa cepa????

Existe isso...ahhhh, sim, são aqueles que ainda não estão no governo.

"queres conhecer o ignácio, ponha-o em um palácio".

Esses reducionismos, boa cepa, cepa ruim, etc, etc, não servem para muita coisa, a não ser fazer piada...

O ex-companheiro bem sabe que o processo de construção de consensos e fazeres políticos é bem mais complexo e mais amplo que elocubrações filosóficas sobre ética, moral, etc.

Não sou adepto do vale tudo, mas essas lenga-lengas neo udenistas servem bem ao ideário tucano.

Um abraço.

Xacal...

Anônimo disse...

Aguerrido companheiro Xacal,
Companheiros de boa cepa? No bom sentido, é claro. Existem sim e muitos. A questão é juntá-los ao ponto de incentivar a aproximação de outros. Estou com o ilustre pensador e com os demais (Kabrunco e Lamparão. Saudações.
Djahojinho.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Meu ilustrado "Xacal",

Vc, a quem continuo considerando companheiro - e amigo - bem sabe que eu compreendo o pragmatismo como componente característico do fazer político. Mas o que propõe a ilustre companheira Benevides não é sectarismo, nem purismo, tampouco "neo-udenismo".
Não dá pra ignorar que o jogo institucional implementado nas relações com o Congresso pelo grupo hegemônico do CM, atual CNB, foi um desastre! E não apenas sob o foco ético. Foi também desastroso do ponto de vista operacional, um baita equívoco! Reprocessar o esquema do adversário? Pueril. É a tal história do Chico Buarque, do "vai dar merda". Deu! E não poderia ser diferente.
Para ser justo, é bom que se diga que o Comissário Dirceu - que pagou o pato - era contra a fórmula e defendia o estabelecimento de relações consistentes com o PMDB, nas bases atuais, ao invés de grana para os "bagrinhos" fisiológicos e também que poucos membros do CNB operaram o desastre. Mas a corrente majoritária continua a poupar "cabeças coroadas" e varrer para baixo do tapete um balanço dos prejuízos causados pela crise de 2005 à imagem do partido. É esse o "câncer" a que se refere a Benevides e que precisa ser "tratado". Virar as costas para tal balanço é favorecer a metástase - já anunciada pelo desempenho do PTLM (Tatto) que leva o excesso de pragmatismo, o cultivo de "curral eleitoral" de filiados e condutas "não-republicanas" às últimas consequências.
Não se trata de "elucubrações" sobre moralismo, mas sim de estabelecer padrões éticos elementares ao exercício de funções públicas, o que propõe o próprio CNB ao destacar a questão do código de ética a ser elaborado na nova gestão de Berzoini. Só que este debate não pode prescindir do "retrovisor"!

Anônimo disse...

Senhores...

Vamos, como disse Jack, o estripador, por partes...

1º-Djahojinho ressuscitou, mas continua meio barro meio tijolo, esse negócio de: "juntar ao pontode incentivar a aproximação". Ihhhh...sei não! Tudo bem o camarada Djahoje foi designado para a comissão de defesa de gênero;

2º-Fábio, se naõ tivesse a certeza de que é você diria que é o William Bonner, ou a Fátima Bernardes (se djahojinho preferir). O que foi uma catástrofe? O governo vai de vento em popa mesmo sendo atacado, por dentro e por fora pelos revisionistas, reacionários e ingênuos de plantão. Esse negócio devai dar merda é igual a relógio quebrado: Marca a hora certa duas vezes no dia. Nós não repreocessamos o esquema adversário. Nós tomamos deles, aperfeiçoamos e ainda passamos a mão na bunda deles...Olha a cara do Arthur Virgílio... dá pena!
3º-Os governos capitaneados pelos integrantes de sua tendência(é assim que se chama ainda?) como Niterói também não são primor de retidão e eficiência, pelo menos de acordo com a mídia reacionária e os adversários internso e externos.

Viu, é sempre assim...Não existe uma ética universal, com valores intocáveis...isso é muito bonito na luta política de Grêmio Estudantil.

Sabe por que no fundo, no fundo, bem no fundo criticamos o Pastor Ano(r)mal e suas práticas?...É porque ele não tem voto e é expressivo como um paralelepípedo.

O diabo são os outros...

Um abraço do Xacal.

PS: Djahojinho vale por um bifinho?

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Querido Xacal,
Prefiro continuar esse papo num botequim. Se topar, podemos agendar para depois do Natal e acrescentar na "pauta" um monte de bobagens.
Mas vão aqui algumas ponderações:
1) Nem "a mídia reacionária e os adversários internso e externos" denunciaram ainda mensalão em Niterói... nem em Sergipe, nem em Fortaleza, em Guarulhos, etc;
2) O Governo viveu maus momentos, se recuperou graças à prioridade dedicada aos programs sociais, aos bons resultados que estes renderam e a competência de Marco Aurélio Garcia ao assumir a campanha após a trapalhada do "aloprado" Berzoini. O mesmo Marco Aurélio cuja candidatura à presidência -que poderia consensuar com a "Mensagem" - foi rifada por sua própria "tendência", a CNB (ex-CM);
3) Para a recuperação da imagem do governo, muito contribuiu a ascendência política do Ministro Tarso Genro e suas propostas de ênfase nas práticas republicanas e de "Refundação do PT";
4) Concordo com vc quando diz, pragmaticamente, "que não existe uma ética universal", embora em tese, utopicamente, acho que deveria haver! Mas também como vc "não sou adepto do vale-tudo", muitos membros do CNB são!
5) Quanto ao Anomal, discordo. Com todo respeito, ele merece minhas críticas não por sua fragilidade eleitoral ou falta de carisma, mas sim por seus métodos de fazer política. Tatto é Deputado federal, tem voto, máquina e chegou ao segundo turno da disputa para Presidente Nacional do PT. Mas tenho com relação a ele o mesmo conceito que tenho em relação ao companheiro Anomal.
Hasta!
Um abraço,
Fábio.

Anônimo disse...

Mon ami Fabió,

Você bem sabe que não defendo nem participo de campos, ou tendências.
A respeito do mensalão, digo e repito: A Globo, realmente ainda faz a cabeça de muita gente...A velha fórmula Rosemberg: "mentira mil vezes vira verdade". Quanto a recuperação do Governo, minha opinião que ela se deve ao LULA, e quiçá, a Dilma Roussef...

Quanto ao Pastor Ano(r)mal,(em greve de fome pela transposição das águas do paraíba para o
Carvão) e o TATO concordamos, foi só provocação....

Em tempo, utopia só tem valor como referência...se ela se realiza deixa de ser utopia...não? Nesse papo de filosofia é bom chamar Gustavo "engenheiros do hawaii" Lemos.

xacal.

Anônimo disse...

Direto da região onde bicho de pé chama-se cambaio, e cerca viva é bardo,estamos de volta, com a capacidade de mais de mil bifinhos. Xacal voce é dos nossos, um pouco rude, porém ainda com um pouco de ternura. Conhece profundamente e enxerga as coisas também pelo outro lado delas. Só tá faltando um pequeno detalhe. Mesmo que disfarçados de nós mesmos, temos que atuar publicamente. Mas tem uma questão para refletir. Se só podemos resolver as coisas através do poder, o que fazer se ele por si já é podre. A política, ao meu ver, nos separou em algumas classes. A primeira - aquela que sobrou ainda marcada pela insalubridade dos anos de chumbo, está desanimada e incapaz de intervir. A outra, pós ditadura, está desgraçada e tomou gosto pela corrupção e a terceira é aquela que está chegando pela primeira vez ao primeiro instante das urnas , ainda virgens das compras de votos e promessas(aqueles dos l3 aos 16).Que tal chegarmos perto deles e, se possível, livres da droga dos vícios, prepará-los para tomar conta do nosso país, quando a nossa velhice se aproximar. Saudações aos velhos amigos Kabrunco e Lamparão.
Djahojinho.

Anônimo disse...

Caro amigo djahoje jr.

Perdoe a rudeza de minhas palavras, mas não dá prá fazer omelete sem quebrar os ovos...

Ao contrário do que possa parecer não abjeto a política, nem sou ingênuo de proclamar um discurso neo-udenista.

No entanto, creio que tá na hora de chacoalhar as estruturas, derrubar tudo, e depois, quem sabe, tentar construir algo...

Prá começar...sou pela destituição judicial...ou através das instâncias partidárias dessa direção (desgovernada) do ex-PT.

Ainda acredito em nossa capacidade de intervenção, apenas não vejo mais por que intervir...será que vale mesmo a pena...

Quanto aos jovens..ahhh, mon ami, sinceramente, acho que nosso futuro é sombrio...uma mistura de orkut debilóide, cyber-gadgets eletrônicos e novas drogas sintéticas capazes de sugar qualquer traço de senso de coletividade...E por mais paradoxal que seja, essa massa de indivíduos individualistas radicais formam uma massa amorfa...

Nem Hitler teria imaginado tanto...

Prefiro o descompromisso do anarco-humor-ceticismo. Não tem obrigação de chegar a lugar nenhum, mas continua caminhando...

Um beijunda...com o pouquinho de ternura que ainda não endureceu...