segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Congresso de Educação SMEC

A Secretaria Municipal de Educação de campos promove na quarta e na quinta-feira o IV Congresso Municipal de Educação. (Leia matéria aqui). Mais uma vez investe no modelo de oficinas e palestras com grandes especialistas em educação.

O problema é que os gestores não assimilam muito do que é professado pelos conferencistas, e assim, a rede segue ano após ano convivendo com velhos problemas.

Sem desqualificar a execelência da programação, a categoria quer mesmo saber é sobre o PCCS, que aboliu o tempo de serviço para efeito de enquadramento desde 2002 e está congelado desde então; da infra-estrutura das escolas, que em sua grande maioria funcionam em prédios sucateados, casas adaptadas e até alugadas e da eleição para diretoras de escola - acabando com a indicação política feita por vereadores ligados ao governo. Agora também paira uma ameaça sobre o direito de "ficar doente"!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou leitor assíduo do blog do professor Roberto Moraes. Com indicação dele passei também a ler o seu blog. Trabalho na SMEC e concordo com tudo que você disse. Não temos como entender coisas como essa do "direito de ficar doente". Mas....vai saber....talvez teremos em breve alguma explicação sobre isso. Tem tanta coisa pra nossa prefeitura explicar......
Abraço.

Renato disse...

Antes de fazer meu comentário,me permita me entusiasmar com o novo espaço e felicita-lo por ser um espaço "de luta".
Como o colega do primeiro comentário,também trabalho na rede municipal e testemunho como as boas(e caras) palestras se perdem numa rede que falta até papel para os alunos.Onde diretoras indicadas são ameaçadas se suas escolas aparecerem na mídia como objeto de denúncia.Onde temos escolas sucateadas e 16 em prédios alugados que não podemos nem classificar de sucateadas pois estão abaixo deste patamar.
Enfim só uma grande mobilização de profissionais da educação em conjunto com a sociedade organizada para revertermos este terrível quadro.Um abraço