segunda-feira, 6 de agosto de 2007

BITTAR NA CULTURA

Essa é séria. A FOLHA DA MANHÃ publicou nos últimos dias declações deste blogueiro repercutindo a provável posse do deputado Jorge Bittar (PT-RJ) na Secretaria de Estado de Cultura, com a saída de Luís Paulo Conde, que assume a presidência de Furnas. Esta especulação já era de meu conhecimento antes mesmo da confirmação da nomeação de Conde, mas não despertou grande entusiasmo.

Sei da competência do Bittar e do potencial do PT para desenvolver grande trabalho na área cultural, em plena sintonia com o MINC, do GIL. Uma amostra é o belo trabalho desenvolvido por Marcos Gomes e pelo meu amigo André Diniz em Niterói.

O problema está na forma como Sérgio cabral se relaciona com o PT.

Até agora Benedita da Silva só conseguiu uma medida de impacto na Ação social: a substituição do Cheque-cidadão pelo Bolsa família. No mais, não conseguiu capilarizar uma equipe de sua confiança na estrutura da secretaria e desenvolver políticas públicas com autonomia. Está "amarrada".

O Minc pode até ter conseguido avançar um pouco mais. Mas o episódio traumático - especialmente grave para nossa região - onde teve de rever sua posição histórica com relação ao eucalipto para atender interesse nebulosos do governo - e de seu secretário capixaba - com a Aracruz celulose acendeu a luz amarela.

O fato é que, a meu juízo, a aliança ainda não produziu os efeitos desejados para o PT. Assim, espero que o problema da falta de autonomia para tocar políticas com nossa marca não se repita com o Bittar!

Nenhum comentário: